sexta-feira, 28 de maio de 2010

Saúde de vaca premiada

No campeonato Mundial de 1954, na Suiça, a seleção que abafou e mais impressionou o mundo foi o time da Hungria, que tinha um craque genial Puskas. Os húngaros ganharam do Brasil por 3x1. Mas o campeão foi a Alemanha. O jornalista Armando Nogueira que assistiu a copa, voltou apaixonado com o futebol da Hungria, e para ele a referência maior e mais avançada era seleção de Puskas. Um detalhe todo time era oriundi do exercito comunista. Em tempo. A Hungria fazia parte do Mundo Cominista de Moscou. Por sua vez para gozar Armando Nogueira, o Nélson Rodrigues dizia que: "A seleção húngara de Armando Nogueira tem saúde de vaca premiado".

quinta-feira, 27 de maio de 2010

NEM MAIS (+) NEM MENOS (-) , A NOTÍCIA

Cicinho Filisteu

JUNHO AQUECE A POLÍTICA.

O mês de junho está à porta, e terça-feira é o dia 1(primeiro). É período de grandes decisões de definições de coligações políticas, de acertos de candidaturas, e mais, pelo calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral, entre os dias 10 e 30, todos os partidos devem fazer. Obrigatoriamente, as convenções regionais, inclusive a nacional, para escolher os candidatos a presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital (Lei nº 9.504/97, art. 8º, caput).

A partir da realização da convenção partidária fica vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção (Lei nº 9.504/97. Art. 45, § 1º).

O “X” DO PROBLEMA

Tão logo deixou o governo de Minas Gerais, Aécio Neves partiu para uma viagem de férias pela Europa e Estados Unidos, para descanso pessoal. Mas o neto do presidente Tancredo Neves que é candidato ao Senado, já regressou e já está em plena campanha política. No entanto, figuras ilustres do PSDB, do DEM (antigo PFL), e de outras agremiações que apóiam a candidatura de José Serra à presidência da República, querem a toda prova que Aécio Neves seja o vice-presidente de José Serra. Ora, Minas Gerais tem uma maneira toda peculiar de fazer política, dizer que Aécio aceita ou não ser o vice candidato de José Serra, eis aí o “x” do problema que poderá mudar o destino da política nacional.

LULA QUER É MUITO

O presidente.Luiz Inácio quer eleger sua ex ministra, Dilma Rousseff, como sucessora sua na presidência da República. Acontece que Lula quer mais ainda, deseja fazer 20 senadores, para que o PT tenha uma representação forte no Senado. E tem mais coisa, Lula quer que o PT faça uma bancada expressiva de parlamentares na Câmara dos Deputados, para que assim, Dilma Rousseff, se eleita possa fazer um governo venturoso. O certo é que o presidente Lula tem grande chance de eleger a Dilma

VARGAS VENCE O BONITÃO

Quando o ex-presidente Getúlio Vargas foi “destronado” do Palácio do Catete, em 1945, Getulio se refugiou em sua cidade natal São Borja, nos –pagos gaúchos. Pois bem, em 1945 veio a eleição com dois expoentes militares como candidatos: o brigadeiro Eduardo Gomes (herói do episódio Forte de Copacabana), e o general Eurico Gaspar Dutra Dutra, que tinha sido ministro da Guerra de Getúlio. A campanha fluía naturalmente com Dutra candidato. Acontece que o brigadeiro Eduardo Gomes, pela UDN tinha tudo para ganhar o pleito. O brigadeiro um líder entre os militares, homem bonito e as mulheres o endeusava. Enquanto Dutra um oficial de linha dura, integro e respeitado pela sociedade. E pelo andar da carruagem Dutra não tinha a menor chance de vencer o seu opositor. Porém, quando faltavam 5 dias para eleição, Getúlio faz uma carta à Nação pedindo ao povo que votasse em Dutra. Não deu outra coisa, o general Dutra foi eleito presidente da Republica. Dutra era do PSD (Partido Social Democrático).

A VOZ DE DEUS.

O presidente Lula está tão predestinado a vencer as eleições ao Palácio do Planalto que, ele próprio determinou que o PT não apresentasse candidatos a governador em 15 estados da federação, e dessa forma ele pudesse fazer as coligações necessárias à vitória de sua candidata (Dilma). Um exemplo, Minas Gerais não terá candidato para enfrentar o ex-ministro Hélio Costa (PMDB). Lógico que Lula conhece como ninguém quem é quem na política brasileira, e onde o PT dá as cartas, e o PMDB, também. Então a coligação PT e PMDB é uma união para vencer. E o feio na política é perder diz a voz do povo.

CARA DE FOME

A senadora Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde (PV) à presidência da República, está em campanha devagar e sempre, com seu discurso, direto e nacionalista vai conquistando o público, bem como a massa de eleitores. A primeira coisa que ela diz é que essas eleições não serão um plebiscito como deseja o presidente Luiz Inácio Lula. Todos sabem que Marina Silva é uma acreana, seringueira, lutadora e vencedora ( basta ver as crises de malária que ela passou). Jornalistas que cobrem a área política são unânimes em afirmar que Marina vai ter uma votação muito grande, e que os votos dela vão balançar o coreto de muita gente. Afinal Marina lembra as mulheres euclidianas de “Os Sertões”. Agora, aparece a Rita Lee para dizer que não vota na senadora Marina, porque ela tem a cara de fome. Fala sério, Rita.

PANDORA ESTRAGOU TUDO

Quinta-Feira (27) de maio, fez, exatamente, seis meses, que a Polícia Federal “detonou” o escândalo Caixa de Pandora, que simplesmente arrasou com a classe política do Distrito Federal, e chegou a cassar o mandato do governador José Roberto Arruda. E.nunca se viu tamanha aberração governamental com a coisa pública, como que aconteceu no GDF. O escândalo, também, manchou o Poder Legislativo envolvendo nesse mar de lama, o próprio presidente da Casa, Leonardo Prudente, e mais sete colegas parlamentares distritais. A onda (sujeira) foi tão grande que sucumbiu até o vice-governador Paulo Octavio. Esse mesmo redemoinho alcançou os deputados Leonardo Prudente, e Junior Brunelli que renunciaram o cargo de deputado distrital. Sobrou então a deputado Eurides Brito que ofereceu resistência a um processo de cassação por questão de ética, mas, mesmo assim. Ela será implacavelmente cassada, por esses dias. Outra conseqüência danosa da Caixa de Pandora foi a dissolução do quadro político partidário do Distrito Federal com referência às eleições de outubro vindouro. As pré-candidaturas já estão postas, porém, saber quem vai ganhar? O futuro a Deus pertence, e pronto.

BEDELHO NO MPDFT

O procurador geral da Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Leonardo Bandarra, está envolvido no escândalo da Caixa de Pandora. É que essa autoridade recebeu de Durval Barbosa, a quantia de 1milhão e 600 mil reais, por troca de informações privilegiadas. Também, no mesmo escândalo encontra-se a procuradora do Ministério Público, Deborah Giovanetti Guerner. O desfecho desse fato é que ambos serão punidos com afastamento da função, em ação patrocinada pelo Conselho Nacional do Ministério Público.