sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


O ÓBIV IO ULULANTE

            O PSDB quer saber da Comissão de Etica da Presidência da República o porquê da escala de 15 horas, em Lisboa, quando da viagem da presidente Dilma Rousseff acompanhada de ministros de seu “staff” que foram à Suíça (Davos) para a reunião do Banco Mundial. É que essa passagem por Portugal não estava programada na agenda oficial. De Lisboa Dilma e respectiva caravana viajaram para Cuba. Em Cuba, exatamente em Havana, momento, acontece o encontro de Comunidades de Estados Latinos Americanos e Caribenhos.

 

ROLEZINHOS E ETC

 

            O Ministério da Defesa vai modificar seu manual de atuação das Forças Armadas, tirar fora expressões de linguagem que lembrem a época do regime militar (a ditadura). São frases como: forças políticas de oposição, ou então forças oponentes. Essa mudança vai acontecer por causa da Copa do Mundo, e mais recentemente, por causa dos rolezinhos.

 

QUEM VOTA EM QUEM


            Em um escritório de uma certa empresa de Brasília, aconteceu ontem (terça-feira, 28) o encontro entre Joaquim Domingos Roriz e José Roberto Arruda. O assunto em voga: as eleições de outubro, as candidaturas, as coligações e outros papos. Essa  história teve como acólito o ex - deputado Alberto Fraga. Uma coisa é certa, os dois, ou melhor, os três vêm candidatos.

 

OS PENTELHOS DE RENAM


            Os jornais do Reino Unidos, dos Estados Unidos, aliás toda imprensa mundial que se utiliza de aplicativos tais como smarthphones e Angry Birds são monitorados pela NSA (Agência Nacional de Segurança) - coisa do presidente Barack Obama. O escriba quer é ver como ficamos carnavalescos do Pacotão ? Esses galhofeiros já gravaram o CD de marchinhas e a turma bate forte em todo mundo. Ora, os pacoteiros não livram a cara de  ninguém.


 

ETA, DIABO !

 
            E a FIFA?  No Pacotão tem um filisteu que diz que a bola da FIFA está mais murcha do que saco velho.

 

CARNAVAL EM MARÇO

 

            E a dança no primeiro escalão ministerial da Dilma está em profunda letargia. E pelo jeito, só depois que o carnaval passar é que se conhecerá o novo quadro de ministros da presidente Dilma Rousseff. Até agora, como cert, certíssimos, apenas dois indicados: o ministro Aloizio Mercadante para a Casa Civil, e o médico Arthur Chioro, para a Saúde.

 

 EVOÉ PACOTÃO

 

Sábado, dia 1º de fevereiro, às 14h, tem início o concurso de marchinhas para o carnaval de 2014. A promoção é da Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, ou simplesmente, o Pacotão. O evento acontecerá na entrequadra 408/409 Norte. As marchinhas são composições “poéticas” cujo motivo é criticar, satirizar com muita picardia a classe política rpincipalmente os governantes. Todo mundo, ou melhor, qualquer folião pode brincar e até compor sua marchinha Para este ano há mais de 30 melodias inscritas


 

RECAPEAMENTO


O GDF recomeçou na segunda-feira passada (27) as obras de asfaltamento em todas as cidades e municípios do entorno  Trata-se da obra de recapeamento que foi paralisada na segunda quinzena de dezembro devido ás fortes chuvas que preciptaram. O Departamentode Estradas e Rodagens quer que até dezembro seja feito um recapeamento geral não só em Brasília como também nas cidades do entorno.

 

POPULARÍSSIMO.


O Papa Francisco nesta semana virou capa da revista americana Rolling Stones, um semanário que só cuida de música. O Papa Francisco, pode - se dizer que já conquistou todo mundo graça á sua simpatia e bonomia. Ele é um padre simples e de fácil contato. Ele não tem subterfúgio.

 

CRISTÓVÃO PARA PRESIDENTE


O PDT nacional vive uma crise existencial: sai ou sai do apoio ao governo da presidente Dilma. Enquanto isso o PDT do Rio Grande do Sul, do Paraná, e da Bahia querem lançar o senador Cristóvão Buarque para presidente da República. Outra coisa,o PDT faz convenção nacional aqui em Brasília, na próxima terça-feira (4). Enquanto isso, Brizola Neto acha que o Lupi jogou o PDT no Lixo.

 

GOTINHA DE LUZ DÁ UM ROMBO

A Polícia Civil do GDF desbaratou uma gangue que gerenciava a creche Gotinha de Luz em Santa Maria (DF). O prejuízo é de 20 milhões de reais, e a creche foi criada há oito anos.

 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ROLEZINHO

                A palavra do momento é rolezinho e a sua aplicação abundante dá-lhe uma conotação de fenômeno sociológico. Sua raiz é o termo role. Cronistas, jornalistas, ensaístas e comentaristas estão usando e abusando dessa palavra.  Ora, a sua origem vem de São Paulo, do Rio de Janeiro e nos demais centros urbanos em que tem “shoppings”. Até aí tudo bem. Então nos centros mais evoluídos, mais ricos esses estabelecimentos foram ficando  mais seletos pela profusão do dinheiro que circula em suas lojas, restaurantes, cinemas e o diabo a quatro.
            Lógico que a presença da juventude rica, bonita e mestiça (todas as raças) é a peça fundamental desse sucesso. Claro, também, que são os homens, senhoras e idosos que têm dinheiro – compradores importantes e fundamentais à existência desse comércio.
            Até aí, tudo bem. O danado é que na juventude dourada de nossos “shoppings” existem os moços, as jovens, também, bonitos, mas sem poder aquisitivo, que moram afastados e longe desse comércio destinado à elite. Agora tudo se complica e vira um pandemônio quando alguém quer proibir a visita ou passeio da raia miúda, empobrecida de conhecer as vitrines luxuosas, as botiques riquíssimas e as salas de ginástica suntuosas e caras. Assim, só com rolezinhos os pobrezinhos de São Francisco podem conhecer o luxo e o “glamour” dos Shoppings.

FALTA DE VERGONHA

            Gente, como dizia o presidente Charles De Gaulle: o Brasil não é um país sério. Ora, essa história da CBF oferecer 4 milhões de reais para a Portuguesa de Desportos (SP) calar o bico e aceitar tranquilamente a classificação do Fluminense na classe A de times brasileiros é uma vergonha que desmoraliza o futebol mais belo do mundo.
            Outro episódio engraçado foi o jogo que não aconteceu. É o seguinte, no campeonato regional entre o time de Formosa (Goiás) versus Brasília, que deveria ter acontecido no estádio Abadião, o time visitante perdeu por W x 0 simplesmente porque o motorista do ônibus sumiu com as chuteiras dos jogadores do Formosa.



RUIM PRA CHICO E FRANCISCO

            O “casamento” entre PT e PMDB está em crise de verão, pois essa situação pode complicar a vida política de senador Sarney, da governadora Roseana, de Sérgio Cabral (governador), de Luiz Fernando Pesão (vice-governador do Rio de Janeiro), do senador Eunício Oliveira (CE), do senador Vital do Rego (PB), do Jader Barbalho e até Renan Calheiros. O negócio é que todo mundo acha que o rompimento da coligação PTxPMDB não é bom para ninguém.

FESTIM DO CAPITALISMO

            E a roleta de mudanças nos ministérios da presidente Dilma já deu seu primeiro giro. O ministro Aloísio Mercadante é agora o titular da Casa Civil. A presidente Dilma Rousseff encontra-se em Davos na Suíça, participando da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os economistas franceses da linha socialista chamam a reunião de Davos de Festim diabólico do capitalismo. Por outro lado, a ex-ministra, que também é senadora, é a candidata para o governo do Paraná.

TODO MUNDO É CANDIDATO

            A lista dos ministros que deixarão os ministérios nos próximos dias são Agnaldo Ribeiro – Ministério da Cidade, Antônio Andrade – Ministério da Agricultura, Antonio Henrique – Secretaria de Portos, Fernando Pimentel – Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio do Exterior, Francisco Teixeira – Ministério da Integração Nacional, Gastão Vieira – Ministério do Turismo, Marcelo Crivela – Ministério da Pesca e Aquicultura, Maria do Rosário – Secretaria de Direito Humanos, e Pepe Vargas – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em tempo. Todos os titulares são candidatos para as eleições de outubro vindouro.




QUANDO CARNAVAL PASSAR
             
            Usando uma expressão jornalista, pode se dizer que o nome do futuro ministro já está no prelo. É o médico Artur Chioro, paulista, uma indicação do ex ministro Alexandre Padilha. Padilha é candidatíssimo ao governo de São Paulo. Agora, uma coisa é certa, a posse de Chiaro só quando o carnaval passar.

UMBANDISTAS, MACUMBEIROS E ETC


            A Federação de Umbandistas de Brasília está empenhada em lançar vários candidatos à Câmara Legislativa do Distrito Federal para as eleições vindouras. A Federação estima que a Umbanda e outras seitas de origem afro, tenham em Brasília um colégio de eleitores superior a 200 mil seguidores. Ora, esse quantitativo de eleitores é um fator estimulante para que a categoria de umbandistas lance de 3 a 5 candidatos para deputado distrital, com ampla chance de vitória. Em tempo. Os evangélicos têm uma bancada de 13 deputados distritais, quer dizer a metade da bancada.

RENAM NO PACOTÃO


            Evoé Baco! Evoé PACOTÃO! Será sábado dia 1º, a escolha da Marchinha de carnaval, versão 2014, promoção da Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, simplesmente O PACOTAO. O concurso começará às 14h, na entrequadra 408/409, Asa Norte. Até o momento 26 marchinhas estão inscritas e todas inéditas. Entre elas seis marchinhas se referem ao senador Renan Calheiros, que recentemente fez aplique de cabelos.




E TOME CRÍTICA PARA JOAQUIM, PARA LEWANDOUWISK E PARA CARMEN
            O ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa que se encontra em Paris, criou uma tremenda celeuma na Corte pelo fato de ele ter decretado a prisão do deputado federal João Paulo Cunha e ter viajado imediatamente no dia 6 de fevereiro sem ter executado a ordem de prisão contra o parlamentar.  A ministra Carmen Lúcia e o ministro Ricardo Lewandouwki, de per si, se eximiram de proceder o ato prisional. Conclusão, o deputado federal João Paulo continua em liberdade e consequentemente, o processo parou. E o PT está furioso com todo mundo.

UNIVERSIDADE GAMA FILHO

            No meio da semana que passou, um grupo de 15 estudantes da Universidade Gama Filho e Univercidade (também da Gama Filho) acampou na área defronte ao Senado Federal – defronte à Praça Três Poderes. A invasçao foi contra o descredenciamento da universidade Gama Filho pelo Ministério da Educação. Os estudantes queriam uma audiência com a presidente Dilma Rousseff e também conversar com os presidentes do Senado federal e câmara dos Deputados, respectivamente, em busca de uma solução contra o descredenciamento. Na segunda-feira, 20, a Polícia Militar desalojou os estudantes, na marra, usando bomba e gás lacrimogêneo. Para o governo federal o descredenciamento da Gama Filho é questão de má administração financeira da Gama Filho e de queda na qualidade de ensino.

SÓ LULA É CAPAZ

            Quando o carnaval passar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cair de corpo e alma na briguinha besta entre PT e PMDB. Lula quer resolvera questão de uma vez por toda. Para tanto ele viajará o país inteiro para apaziguar os companheiros petistas e peemedebistas. Tudo isso se fará para que a coligação PT e PMDB se fortaleça e que a presidente Dilma se reeleja.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DAVOS E HAVANA

            Neste fim de semana, a presidente Dilma Rousseff embarcará para Suiça. E que na segunda feira (20), acontecerá em Davos, a reunião dos países mais ricos do mundo vão se reunir para discutir o preço do dólar e outras moedas fortes. No dia seguinte (terça feira), a nossa primeira mandatária viaja para Cuba. E em Havana haverá o Fórum das Comunidades Latinas Americanas e Caribenhas. Entre outras coisas Dilma Rousseff fiscalizará como anda a construção de um porto marítimo que o Brasil está construindo em Havana. Essa construção é um avançado projeto da engenharia brasileira com capital também brasileiro.


O TROCA TROCA DE MINISTROS

            Na noite de segunda-feira (13), o vice-presidente da República, Michel Temer, com todo seu “staff”, o maior do PMDB tiveram uma conversa com a presidente Dilma.   O objetivo do encontro? O PMDB quer mais um ministério para a sua tropa. O negócio é o seguinte o PMDB quer fortalecer a sua bancada ministerial. O que se comenta é que por causa das eleições de outubro, fala-se que 22 ministérios vão trocar de titulares e vários ministros vão se candidatar para o Senado, para a Câmara dos Deputados e até para governos estaduais.


BICUDOS NÃO SE BEIJAM

            O informativo oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) – via Internet, abriu fogo contra a candidatura de Eduardo Campos (PSB) em São Paulo, onde está a sede nacional do partido. A repercussão balançou o coreto do neto de Miguel Arraes.  Por outro lado, uma secção do PSDB de Minas Gerais entrou com uma ação contra Dilma Rousseff, alegando que ela (Dilma) está fazendo campanha política abertamente. A ação está no Tribunal Superior Eleitoral. E, finalmente, no Rio de Janeiro, vai ser muito difícil a continuidade da coligação PT e PMDB, via senador Lindenbergh Faria e Sérgio Cabral, respectivamente.


OS QUE TÊM PENA DE GASTAR

            Na atual legislatura da Câmara dos Deputados, com 513 parlamentares,  os três deputados federais que menos gastaram dinheiro de sua verbas pessoais são eles: deputado Miro Teixeira (PROS) do Rio de Janeiro:  206 mil reais; Nice Lobão (PSD) do Maranhão:  86 mil reais, e Antônio Reguff (PDT) do Distrito Federal, 86 mil reais.


TRÊS DEIXAM A VIDA PÚBLICA

            Da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que se compõe de 24 deputados, apenas 3 parlamentares não vão se candidatar à reeleição. São eles: Benedito Domingos,  Arlete Sampaio e Evandro Garla. Acontece que o deputado Cabo Patrício, o deputado AgacieL Maia, o  deputado Rôney Nemer virão como candidatos à Câmara dos Deputados. O deputado Chico vai batalhar para o Senado, Olair Francisco também para o Senado. Já a deputada Eliana Pedrosa disputará o GDF. Os demais tentarão a devida reeleição.


ADEUS, DUREZA

            O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio de Melo concedeu liminar para determinar a inclusão do Solidariedade, no rateio da maior fatia de recursos do Fundo Partidário no valor de  364 milhões de reais. Com essa grana, o Solidariedade vai se juntar à campanha do senador Aécio Neves.


E TOME FRUTAS

            O GDV pretende plantar 100 mil árvores em 2014. Entre as espécies a serem plantadas estão jabuticabeiras, mangueiras, ingazeiras, amoreiras, araçás, pitangas, tamarindeiros, abacateiros e pequizeiros. O plantio ocorrerá em qualquer logradouro ou terreno. A pessoa interessada deve procurar o Departamento de Parques e Jardins. A doação é gratuita.


 VOTO É CIDADANIA.

            Você, eleitor, que ainda não fez o seu recadastramento biométrico, não perca tempo, um ônibus do Tribunal Regional Eleitoral vai estar na Esplanada dos Ministérios ou nos Shoppings do Plano Piloto, fazendo o cadastramento do seu título. Não se paga nada e o prazo final é 31 de março. Então, para sua comodidade, faça o quanto antes o seu título biométrico.


EVO É BACO


            A Sociedade Armorial Patafísica Rusticana fará no próximo sábado (25) a escolha da marchinha do Carnaval de 2014, na entrequadra 408/409 Norte, a partir das 14 horas. Mais informações pelo pacotaofoliafacebook. O tema é variado e não pode elogiar governo algum.  Até agora 5 marchinhas apareceram falando da nova cabeleira do senador Renan Calheiros. Em tempo. O tema é livre.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

UM ANO DE MUITA ENERGIA

            Pronto. Estamos de ano novo, e com as bênçãos de Deus vamos tocar o barco para frente, pois a vida continua, e Feliz Ano Novo de 2014 para todo mundo. E a política paroquial do Distrito Federal está que se mexe. Há candidatos para todas as funções de nossa política. Cristãos, católicos, evangélicos e macumbeiros estão na arena à cata de votos para as eleições de outubro. Lógico que a campanha para valer só começará em julho com os comícios, palestras, encontros, reuniões, festinhas, aniversários, orações, missas e cultos.
            Em especial, para o GDF – Brasília e cidades adjacentes, a movimentação ainda não chegou às ruas, praças e demais logradouros, pois a Justiça Eleitoral está atenta a qualquer burburinho de ordem política. Então, senhores candidatos, devagar com o andor que o santo é de barro.


DOIS CANDIDATOS PARA UMA SÓ VAGA, IMPOSSÍVEL

            Nas eleições para o Senado Federal, em 2014,  o Distrito Federal vai eleger  um senador. Acontece que até agora, simplesmente, quatro futuros candidatos já estão badalando seus nomes, aliás, cinco porque o senador Gim Argelo é candidatíssimo à própria reeleição. Os outros pretendentes são: o deputado distrital Chico Leite, o secretário de Habitação Geraldo Magela - ambos pelo PT - , Eduardo Brandão , secretário de Meio Ambiente, e o empresário Adelmir Santana. Contudo, existe um quiproquó danado para se resolver: quem será de fato o candidato petista para o Senado: Magelinha ou Chico Leite?


A FICHA LIMPA E SUAS COMPLICAÇÕES

            A Lei Ficha Limpa é uma conquista que a  sociedade brasileira criou para se ver livre do político, em suma do mal político. Ela surgiu em 2010, mas só agora em 2014 é que ele vai valer plenamente. Assim, os condenados por crimes contra a administração pública, o patrimônio privado, o sistema financeiro, e a lavagem de dinheiro ficarão proibidos de se candidatar a cargos públicos.
Todavia, para o próximo pleito três candidatos a governadores já estão em campanha, e isso vem contrariar o espírito da Lei Ficha Limpa. São eles: Anthony Garotinho (PR-RJ), Ivo Cassol (PP de Rondônia), Valdez Góes –(PDT do Amapá) e Ronaldo Lessa (PDT de  Alagoas). Em tempo. Foi a Ficha Limpa que fez Joaquim Roriz deixar de ser candidato em 2010.


A QUEM SÃO PAULO APOIA?

O cenário para a eleição do futuro governador paulista é de muita cerração para qualquer coligação política. O governador Geraldo Alkimim é candidato a reeleição e tem possibilidade ganhar. Aliás, há vinte anos que o PSDB dá as cartas de mando quando o assunto é política. Já o empresário Paulo Skaf (da FIESP) tem chance relativa de vencer. Contudo, é bem verdade que o PMDB não tem mais aquele vigor de 30 anos atrás. Já para a esfera presidencial, os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff correm na mesma velocidade. É bem verdade que São Paulo é a locomotiva que puxa o Brasil, até em questão de votação eleitoral.


É A MAIORAL

No dia 3 de janeiro, no Recife, houve uma festa política bastante acirrada. É que o PS(D)B pernambucano se passou de vez para apoiar a chapa Campos e Marina. Em tempo. Pernambuco sempre foi o estado mais politizado do Nordeste,isso no contexto histórico. Por outro lado, é verdade que a candidatura da presidente Dilma Rousseff é muito forte no Nordeste. E lá Dilma é a maioral.


O POVO DE JUAZEIRO FEZ UMA GUERRA

            Em 2014, faz 100 anos da Rebelião de Juazeiro Norte. Pois bem, o que houve foi o seguinte, o governador do estado, coronel Franco Rabelo se desentendeu com o seu vice-governador, nada mais nada menos do que Padre Cícero Romão Batista. O governante então armou uma tropa de mil soldados, devidamente armados de canhão e outros apetrechos de guerra, e partiu para a região do Cariri, onde fica Juazeiro. Dizem que o coronel Franco Rabelo dizia “eu vou buscar a cabeça desse padre velho”. Gente, em questão de 15 dias, Juazeiro virou uma praça de guerra, com mais de 3 mil homens armados até os dentes. Das Alagoas, da Bahia, do Piauí, da Paraíba, essa gente se prontificou a brigar a favor de Padre Cícero. Naquele tempo. O trem de ferro saía de Fortaleza até a cidade de Iguatu. Os cangaceiros e também romeiros armados de faca foices, facão, espingardas, bacamartes e outras coisas mais chegaram até os arredores de Fortaleza. O comandante da tropa de Juazeiro, o médico Floro Bartolomeu, negociou com as autoridade de Fortaleza que, a cada dia, um grupo de oitenta pessoas arranchadas em Maranguape fosse conhecer o mar e naturalmente tomar banho de mar.
Hoje, Juazeiro do Norte tem uma população de 300 mil habitantes, é o segundo município do estado e o segundo centro de turismo religioso do Brasil. Outra coisa, a figura reverenda e carismática de Padre Cícero é a pessoa mais respeitada do clero do Nordeste. Outra coisa. Padre Cícero é a personalidade brasileira mais biografada por cientistas sociais, sociólogos e antropólogos. E por ser um centro acadêmico e cidade universitária o corpo docente dessas instituições promoverá seminários e simpósio sobre Padre Cícero Romão Batista.


TUDO PASSARÁ, MENOS VOCÊ, NELSON

Apesar dos pesares, devidamente entristecido registro aqui o falecimento do grande cantor romântico Nelson Ned. O inesquecível ator alagoano Paulo Gracindo o chamou de “pequeno gigante da canção”. Ele era mineiro da cidade de Ubá. Foi um vitorioso, pois venceu todos os complexos de inferioridade que a vida lhe impôs. Foi um cantor internacional chegando a vender mais de 45 milhões de discos, fitas e vídeos. Nelson Ned fica com Deus.


CINQUENTINHA

Tarde de segunda-feira (6), o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal determinou a prisão do deputado federal João Paulo Cunha, que era o único parlamentar em liberdade, dos quatros condenados à prisão, no complexo penitenciário da Papuda. João Paulo Cunha foi presidente da Câmara dos Deputados no biênio 2002/2003. Ele foi condenado pelo crime de corrupção passiva por ter recebido a insignificante quantia de 30 mil reais da agência de publicidade de Marcos Valério.


A CLASSE POLÍTICA QUE SE CUIDE.


A Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, simplesmente PACOTÂO, promoverá a escolha de marchinhas carnavalescas para o Carnaval de 2014, no dia 25 (sábado) à tarde na entrequadras SQN / 408. A grande marca do PACOTÂO é ser um bloco irreverente, que este ano completa 36 anos  de carnavais. A sua origem vem de uma ideia coletiva de jornalistas, de professores da Universidade de Brasília e de funcionários públicos. Tem mais, o bloco não cobra ingresso, nem paga taxas, e os foliões vão do jeito que bem entenderem. Mais informações pelo facebook: pacotãofolia.