quarta-feira, 29 de maio de 2013


CASAMENTO GAY “JAMAIS”

 

            A França é por excelência católica, a ponto de  ser considerada  a filha da Igreja. Berço de intelectuais, de  artistas e da Revolução Francesa que marcou o destino e a democracia ocidental do Novo Mundo. Paris é a Cidade Luz, que, com toda sua categoria, no último fim de semana (sábado -25), assistiu à direita católica e outros partidos de esquerda e de centro realizarem  uma grande manifestação popular contra o casamento gay. Fala-se  que havia mais de 1 milhão de pessoas. Então, a lógica dos franceses quanto ao casamento é a ponderação natural entre um homem e uma mulher. Já homem com homem dá lobisomem e mulher com mulher dá jacaré.

 

TAXA SALGADA

 

            O Distrito Federal, incluindo Brasília, conta com 71% de sua população ligada à rede mundial da Internet, no Brasil. E tem mais, os estudantes universitários são os mais antenados com as universidades, as faculdades e os estabelecimentos educacionais. O contra-ponto negativo  nessa história é que a taxa que se paga, aqui no Brasil é uma das mais cara do mundo.

 

SEGUNDAS INTENÇÕES

            Há 12 anos a PEC 349, que trata do Voto Secreto, vem dormindo no plenário da Câmara dos Deputados. Isso aconteceu em 2001, quando o senador Álvaro Dias (PR) queria a aplicação do voto secreto apenas para cassar parlamentares. Era época do escândalo: dos “anões do orçamento”. Em 2006, a PEC 349 volta à cena para estudar o famigerado Mensalão. Mas agora em 2013, o líder do PSDB, Carlos Sampaio (São Paulo), quer a volta da PEC 349  como peça jurídica para escoimar o voto secreto como solução política. O fato é que o voto secreto esconde segundas intenções. Detalhe importante:  a bancada do PT é a maior defensora da manutenção do voto secreto.

 

 

 

 

AINDA BEM

           

            A explicação do presidente Jorge Hereda, da Caixa Econômica Federal, sobre o saque do bolsa família em 13 estados da Federação não foi nada convincente para os deputados da Câmara. Agora o PPS quer ouvir a presidência do Banco Central. Afinal, todos querem saber qual foi a empresa de telemarketing que espalhou o boato de que o Bolsa Família ia acabar.

 

ACENDE A FOGUEIRA

 

            Viva São João, Viva Santo Antônio e Viva São Pedro, pois as festas de junho estão aí para animar e alegrar a vida do povo brasileiro. Este escriba se apóia na competência intelectual do maior folclorista brasileiro, Luiz da Câmara Cascudo, quando diz que as festas juninas sãoa mais autentica e mais rural festividade popular, onde se bebe a melhor cachaça, se desfruta dos melhores doces, dos bolos, das comidas mais regionais e das fogueiras calorosas. O certo é que ninguém foi mais longe do que o mestre Câmara Cascudo. Oi, gente, pega Luiz Gonzaga e bota ele cantando: “ Oi! São João, São João você é tão bonzinho”.

 

OLHE O TREM

 

            O Governo Federal confirmou na semana passada, que foi firmado um contrato com quatro empresas de engenharia para estudar a implantação de uma estrada de ferro ligando  Goiânia/Anapólis/Brasília. O prazo de execução da obra é de 15 meses. A informação é do presidente da SUDECO, Marcelo Dourado. A extensão da ferrovia é de 200 quilômetros. A estrada servirá para transporte de passageiro e de carga.

 

FILIPPELLI/GIM/RORIZ

 

            Eita!, boato corre solto que o vice-governador Tadeu Filippelli vai se candidatar de fato e de direito à sucessão do governador Agnelo Quiroz. Desse jeito pelo sim pelo não o casamento ou coligação PMDB/PT, a nível de Distrito Federal pode ir pro espaço. Por outro lado, o “seu senador Gim”, aquele em que ninguém votou  pensa em ser ministro do Tribunal de Contas da União. E Joaquim Roriz está em casa se restabelecendo da operação cardíaca a que se submeteu em São Paulo.

 

JUSCELINO MAIS ALEGRE

 
            Morre mais um pioneiro, Ildeu de Oliveira, aos 83 anos. Ildeu era natural de Araguari, e primo do presidente Juscelino Kubitschek. Ele chegou por aqui juntamente com toda equipe presidencial. Ildeu foi o responsável pelas construções de casas de madeira na Vila do Sossego – a chamada Candangolândia. Foi diretor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital  e tinha uma veia de boemia. Com Juscelino gostava de gostava de bebericar uma cachacinha, uma cervejinha e de um bom tira-gosto. Também gostava de fazer serenata e cantar canções do norte de Minas com o primo famoso, J

sexta-feira, 24 de maio de 2013


COISA DO DEMO

 

 

            Um sujeito indeterminado não qualificado e oculto espalhou um boato de que a Bolsa Família iria acabar. Deus do céu... quase que o mundo veio abaixo, e que todo o “staff” da Presidência da República  dormiu atordoado pelo boato. Em 13 estados da federação, as mulheres que recebem mensalmente o auxílio do governo tomaram de assalto, os caixas da Caixa Econômica Federal. A confusão só começou a ser controlada na segunda-feira, quando o ministro da Justiça deu uma ordem para que a Polícia Federal descobrisse quem havia gerado a informação.

 

CRÍTICA  BEM-EDUCADA

            O senador Aécio Neves é agora o presidente nacional do PSDB. A sua eleição aconteceu no sábado (18), no Centro Empresarial Brasil 21. Os convencionais com direito a voto eram 573 filiados. Aécio obteve 537 votos a favor. Fernando Henrique Cardoso, José Serra e o governador Geraldo Alkimim  prestigiaram a convenção. Mas, o que chamou a atenção de todo o publico brasileiro foi uma mensagem de Aécio, veiculada nas televisões do país, pela qual o ex-governador mineiro faz uma  crítica inteligente e direta à economia da Presidente Dilma.

 

PASSOU MAS DOEU

 

            A presidente Dilma Rousseff conseguiu aprovar a MP/557 a um preço caríssimo, muito mais do que 1 bilhão de reais, que ela mandou para as emendas de senadores e deputados federais. Seus assessores estão dizendo que daqui para frente, todo e qualquer projeto será discutido à exaustão dentro da lógica e do raciocínio científico. A MP dos Portos passou, porém houve um baque danado entre correligionários e coligados.

 

 

 

 

PMDB/Mulher em CONVENÇÃO

           

 

            O PMDB/Mulher realizou terça-feira (21), no plenário do Senado Federal “Petrônio Portela”, a convenção nacional que elegeu a deputada federal  Fátima Lúcia Pelaes, do Amapá, presidente da agremiação. O encontro teve a participação de 408 mulheres de todos os estados da federação. O congresso em que foram discutidos assuntos de toda ordem, obedeceu ao seguinte tema: “Mulher: Participação, Cidadania e Paz”. Na sessão de encerramento estiveram presentes: o vice-presidente da Republica Michel Temer, o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, o presidente do Senado, senador Renan Calheiros, o senador José Sarnei, e o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, o deputado Eliseu Padilha.

 

 

O EXECUTIVO

 

            A política paroquial de Brasília - entenda-se o Distrito Federal está começando a se mexer, pensando naturalmente nas eleições  do ano que vem. Exemplo: o empresário Luiz Estevão disse a um jornal que vai bancar o PRTB nas próximas eleições. E mais, ele (Luiz Estevão) não será candidato, pois  está impedido de candidatar-se até 2022. Sua filha Fernanda será a presidente da legenda.

 

 

OBROU MAL

 

            Políticos ligados ao ex-governador Joaquim Roriz, que têm à frente, a deputada federal Jaqueline Roriz (filha do ex-governador), promoveram na manhã do dia 6, no plenário Ulysses Guimarães, um ato solene pela passagem do dia do líder comunitário, celebrado naquela data. Mais de duas mil pessoas prestigiarem o evento.Todo mundo queria ver, simplesmente, a figura de Joaquim Domingos Roriz. Para tristeza de todos a deputada Jaqueline Roriz veio com uma desculpa esfarrapada. Pegou mal. Na quarta-feira, dia oito, Roriz é operado. Agora, felizmente, o homem está bom, e vai concorrer às eleições de 2014.

 

 

 

DURA LEX SEDE LEX

 

            O ministro Joaquim Barbosa, ao proferir uma palestra para os alunos do curso de Direito, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), fez uma análise crua e verdadeira da política nacional, e disse que o Poder Executivo manda no Poder Legislativo, e que os partidos são de mentirinha.O Congresso Nacional estremeceu-se todo, mas calou o bico. Aliás, nenhum figurão da república quis responder ao ministro Joaquim Barbosa. Em tempo. Ele falou em sala de aula.

 

1968 FATÍDICO

 

            1968 foi um ano nada benevolente, principalmente para a classe estudantil universitária. Pois em Paris eclodiu a greve da Universidade de Sorbone que se alastrou por toda a Europa. Aqui no Brasil a UNE liderou uma passeata com mais de 100 mil pessoas: estudantes, professores, artistas, intelectuais, sindicalistas e padres e freiras. Contudo, o fato mais emblemático foi o congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiuna – São Paulo, onde a Policia Militar prendeu todos os congressistas num total superior a dois mil estudantes. Aqui em Brasília o Exército baixou o pau, prendeu, atirou e destruiu o patrimônio da UnB. E o tempo passa, é que toda essa atrocidade está fazendo 45 anos. E para fechar tanta desgraça em 13 de dezembro de 68 veio o infeliz AI/5.

 

A  AGU e MPF QUEREM  MILHÕES DE EX GOVERNADORES

 

            Joaquim Domingos Roriz, Maria de Lourdes Abadia e José Roberto Arruda vão ter de se explicar à justiça o desvio de 19,9 milhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Acontece que o governo de Roriz e o governo de Maria Abadia já tiveram suas contas aprovadas pela Assembléia Distrital do Distrito Federal. Então, tal denúncia não vai dar em nada. É o caso de se lembrar: “águas passadas não movem moinhos”.

 

 

sexta-feira, 17 de maio de 2013


 
QUESTÃO DE FÉ                                                       Cícero Filisteu

 

            O técnico Luiz Fellpe Scolari liberou a lista de jogadores que vão defender a Seleção Canarinho no campeonato das Confederações (caça - níquel da FIFA), que acontecerá no próximo mês. Felipão foi sincero e disse que não vai morrer de dor de barriga com a presente escalação. Kaká e Ronaldinho Gaúcho ficaram de fora, enquanto que a convocação surpresa é a de Bernard, mineirinho de 20 anos, do Clube Atlético Mineiro. No frigir dos ovos parece que ele acertou, muito embora o seu “handicap” de técnico da CBF, pela segunda vez, não sugera muita esperança, pois, em cinco partidas perdeu 1, empatou 3 e venceu 1. E agora, torcer pelo time do Felipão é uma questão teologal de pouca fé ou fé de mais.

 

MENSALÃO É IRREVERSÍVEL

            O  Acórdão da Ação Penal 470 do Mensalão não veio para perdoar os réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal, tanto é assim que o ministro Joaquim Barbosa negou o pedido de embargo da defesa do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Também, na mesma situação, ficou a solicitação de Cristiano Paz, ex-sócio do empresário Marcos Valério. Para o ministro Joaquim Barbosa a imposição dos embargos infringentes deixa bem clara a pretensão de “eternizar” o julgamento e colocar em descrédito a justiça brasileira. Contudo, uma pergunta incomoda a sociedade brasileira: os mensaleiros serão presos?

 

 

FÁBIO JÚNIOR

 

            O leitor ou leitora que desejar assistir ao cantor e galã Fábio Junior, no Opera Hall, no dia 19, basta levar as notas fiscais de compras, nas lojas do Pátio Brasil, sexta-feira dia 19.  A compra ou compras no valor de 250,00 reais vale por um (1) ingresso, apenas. O-bri-ga-du.

 

 

 

NÃO É POVÃO

 

            O Flamengo versus Santos, aqui no Mané Garrincha vai custar os olhos da cara, pois o ingresso na geral vai custar  R$160,00 reaís. Isso quer dizer que povão não vai porque não pode pagar. Isso é extorsão, podes crer. Isso está parecendo coisa da FIFA. Aliás, a FIFA é muito engraçadinha: não queria que o estádio de Brasília se chamasse “Manè Garrincha” que foi o maior ponta direita do Brasil, das Américas e do Mundo. Olhem a empáfia da FIFA:  queria proibir a venda de acarajé das baianas no terreiro de Nosso Senhor do Bomfim. Ah! se Toninho Malvadeza fosse vivo, ele mandava essa FIFA pra caixa prego, no mínimo.

 

 

MANGALÔ (bate 3 vezes na madeira).

 

            Gente, já pensou o Brasil perder a Copa do Mundo no ano que vem, é muito azar. Ora, o brasileiro é apaixonado por duas coisas:  carnaval e futebol. O carnaval a gente tem todos os anos. O futebol é uma coisa à parte, muito embora sejam glorias nossas o Rei Pelé e Garrincha ( o anjo das pernas tortas). Infelizmente, o nosso futebol está de crista baixa, Alemanha, Espanha e a Itália jogam uma bola redonda com arte e primazia. Nelson Rodrigues dizia que o homem fé é incapaz de chupar um chicabom. A nossa esperança é que o homem brasileiro de tanta fé chega a ser um fervoroso. A Seleção brasileira vai ganhar pela força que tem o futebol do Brasil.

 

 

ÀS DURAS PENAS

 

            Nunca no Congresso Nacional a discussão de um projeto, a MP dos Portos, teve um debate tão acalorado quanto este, que deu vitoria à Presidente Dilma Rousseff por 210 votos contra 172 votos. Em termos de discursos, acordos, contradições, interpretações e toda verborragia usada, toda questão foi uma diatribe severa ao extremo. O certo é que todo mundo se queimou incluindo,a Presidente Dilma, o vice-presidente Michel Temer, os líderes Eduardo Cunha, Arlindo Chinaglia, a ministra Ideli Salvati e o presidente da Câmara Henrique Alves. A lição que ficou desse episódio é que de hoje em diante se acabou o sentido de paz e harmonia ideológica.

 

 

 

 

REVERTÉRIO

 

            A Advocacia Geral da União (AGU) mandou ao STF um ofício de 13 páginas, contestando a liminar do ministro Gilmar Mendes, que, brecou a pretensa idéia da coligação PT/PMDB que proíbe o surgimento de novos partidos políticos. A AGU deseja em outras palavras derrubar a futura candidatura de Marina Silva, via Rede Sustentabilidade. Isso é simplesmente, um revertério para a ex-senadora do Acre.

 

 

ONZE MINISTROS

 

            O número de juízes que integram a Suprema Corte de Justiça é de 11 ministros. Acontece que por uma temporalidade do destino, a Corte hoje tem apenas 10 juízes. E o décimo primeiro quando virá ? – é o tal negócio, perguntar não ofende. Mas o Supremo Tribunal Federal está bem próximo de concluir, de fechar o emblemático julgamento do Mensalão, que é o maior e mais escandaloso crime do dinheiro público do Brasil. Uma coisa é certa: os réus não ficarão impunes.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Dom Pelé



            A Fundação Ulysses Guimarães,  via PMDB de Minas Gerais, recentemente, editou um livreto que aborda o tema “A Cultura religiosa afro-brasileira e seu impacto na cultura universitária”, que é uma palestra proferida por Dom José Maria Pires, hoje, arcebispo emérito de João Pessoa.Um lembrete, Dom José foi o primeiro negro sagrado bispo no Brasil, e que ficou conhecido pela alcunha de Dom Pelé. O livro foi escrito pelo jornalista Itamar de Oliveira, presidente da Fundação Ulysses em Belo Horizonte.
            Dom José Maria Pires, que também é professor universitário é profundo conhecedor da cultura afro-brasileira e autor de trabalhos relacionados à sociologia e antropologia. Outrossim, a obra é ilustrada com diversas fotografias referentes aos rituais da umbanda e outros credos africanos. 

domingo, 12 de maio de 2013

POLÍTICA




       A Política é como a vida não para, então, segue a fila. E assim é que para o ano de (2014) no Brasil haverá eleições gerais para a presidência da Republica e para o Congresso Nacional. É verdade que as campanhas propriamente ditas só começarão em abril. Mas burlando ou não o estatuto eleitoral, quatro personalidades mostram as suas respectivas candidaturas para o posto máximo de Presidente da República; são elas: a Presidente Dilma Rousseff – que batalha pela própria reeleição, o senador Aécio Neves (PSDM-MG), o governador Eduardo Campos (PSB-PE), e a ex-senadora do Acre e sem partido no momento. Assim, todo mundo que almeja alguma candidatura vai levando a vida na maciota.
POLITICO NÃO TEM FÉRIAS
            O saudoso político José Maria Alkimim, notável raposa mineira, fundador do PSD, homem de uma habilidade extraordinária, foi deputado federal por nove legislaturas, ministro de estado, e vice – presidente da República no governo do presidente marechal Humberto Castelo Branco . Dr. Alkimim, como a imprensa o tratava, vivia assediado de jornalistas e repórteres tinha a resposta adequada para qualquer situação. Um dia falando com os jornalistas, ele perguntou por alguém, e os colegas responderam: “fulano está de férias”. E ele complementou: “feliz de quem pode tirar férias, eu nunca gozei férias, pois quando chega o fim de ano eu vou paraninfar as professoras, pois, eu já diplomei mais de 20 mil professorinhas em Minas Gerais”. E finalizou categoricamente dizendo: “político não tem férias”,

Agnelo é novamente candidato

            Aqui nas paróquias do Distrito Federal, ou melhor, nas cidades satélites, o tema de eleições municipais é o assunto que se aborda todos os dias. É gente que se diz candidata a deputado distrital, outros que se anunciam a deputado federal,e tem, também, pessoas que aspiram um lugar no Senado. Mas uma coisa é certa, a briga vai ficar difícil para os que desejam sentar-se na cadeira de governador. Isso porque o PT já anunciou que o governador Agnelo Queiroz é candidatíssimo à reeleição, juntamente com o seu vice-governador Tadeu Filippelli.
Por outro lado, nesse mesmo diapasão, mais de 15 outras personalidades falam por si mesmo que serão, indubitavelmente, candidatos ao governo do Palácio do Buriti. Ora, uma coisa é certa, a campanha para o Buriti é vero.  O tempo passa e a eleição vem se aproximando, isso é uma verdade verdadeira.
 

STF resolve                            

A Ação Penal – 470 do Supremo Tribunal Federal (STF) é o processo que cuida exclusivamente de toda demanda do mensalão,  que vem se arrastando há 7 anos e tem um calhamaço de 60 mil páginas digitadas. Esse julgamento já está na fase final que compreende a decisão derradeira – leitura de sentenças condenatórias de todos envolvidos no maior escândalo de dinheiro público, o denominado Mensalão. Os condenados mais notáveis desse escândalo são eles: José Dirceu, que foi ministro da Casa Civil no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; José Genuíno, na época presidente nacional do PT; João Paulo Cunha, que fora presidente da Câmara dos Deputados, e Delúbio Soares Soares, tesoureiro nacional do PT. Agora, justamente na fase do Acórdão, todos eles pediram a saída do relator do processo, que é justamente o ministro Joaquim Barbosa, além de pedirem a revisão de suas penas. Por outro lado, toda sociedade brasileira espera, com ansiedade a solução definitiva da Ação 470 do Supremo Tribunal Federal.


Mensalão

            O autor desse verbete é o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB- RJ),  na época presidente do PTB. Foi em uma entrevista que ele concedeu à jornalista Renata LoPrete,  do jornal Folha de São Paulo, no dia 5 de junho de 2005, relato que detonou nacionalmente o escândalo do Partido do Trabalhador, que estava comprando a peso de ouro o apoio de parlamentares da Câmara para votarem nos projetos de interesse da cúpula da Presidência da República. Em suma, o testa de ferro dessa operação era simplesmente o ministro da Casa Civil, José Dirceu. E o termo Mensalão veio de uma cota paga mensalmente, daí o palavrão: Mensalão.


Quase que cai

            O escândalo do Mensalão foi um “tsunami” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tanto assim, que as bases do governo tremeram. A sorte de Lula é que a oposição – entenda-se PSDB, PFL e outras legendas menores-, não teve competência para implodir o presidente Lula. Ou melhor, os adversários não souberam como derrubar o governo. Isso era em 2005; no ano seguinte, Lula deu a volta por cima e ganhou mais uma vez as eleições.



Os réus
     
            O escândalo do Mensalão foi o maior crime em termo de corrupção da história do Brasil, julgado pelo Supremo Tribunal Federal. O processo condenou 25 personalidades, como políticos, empresários, banqueiros, executivos, deputados e servidores públicos. Eis, pois, a lista nominal: José Dirceu, Delúbio Soares, Marcos Valério Fernandes de Souza, Ramon Hollebarch Cristiano Paz, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, José Roberto Salgado,Vinicius Samarane, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Pedro Correa, Rogério Tolentino, José Genuíno, Pedro Henry, João Claudio Genu, Breno Fischberg,Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas,  Carlos Rodrigues, Roberto Jefferson, Romeu Queiroz, Enivaldo Quadrado, Emerson Palmieri e José Borba.


Marina é teimosa

            A  equipe de polítólogos e cientistas sociais da Presidência da República trabalhavam com todo empenha para encontrar um arranjo jurídico para brecar uma possível enxurrada de novos partido. E não mais que de repente, uma liminar exarada pelo ministro Gilmar Mendes deu um basta nessa proposta. Acontece que o objetivo de tal proposta é de impedir uma possível e
futura candidatura da ex-senadora Marina Silva, à Presidência da República. Pelo jeito o Palácio do Planalto está ressabiado com o PSD do Gilberto Kassab, que num passe de mágica criou do nada um partido com mais de 40 deputados federais e mais de 300 prefeituras municipais, isso no pleito de 2012. Por sua vez, Marina Silva disputou a Presidência e obteve, uma votação mais do que significativa de 19 milhões de votos  Agora, a realidade para Marina conseguir um abaixo assinados de 500 mil signatários, não será tarefa fácil. Mas ela é mulher é forte e de muita fibra. E com toda certeza, Marina Silva virá candidatíssima.