quinta-feira, 6 de junho de 2013


POLÍTICA É SEGREDO
Chegou junho e com ele o meio do ano (de 2013). Esta semana poderá acontecer a votação da PEC 349, que está encalhada há mais de 12 anos, no Congresso Nacional. Pergunta-se por que este “sono” tão comprido? Aliás, a história do Voto Secreto começou mesmo em 1991, quando então se discutia a sua constitucionalidade. Em 2001 nasce a PEC 349 que acabava com o sigilo para cassar parlamentares. Vem em seguida o escândalo dos “anões do orçamento”. Porém, em 2006, mais uma vez a PEC 349 entra em cena devido ao escândalo do mensalão.

            Agora, desta feita, o voto secreto está sendo estudado com uma parcimônia de filósofo, sem pressa e sem verborragia barata. Diz o dito popular que o segredo é a alma do negócio. O segredo tem a sua lógica e o segredo é irmão da paciência. Afinal, política sem segredo não existe, pelo menos em Minas Gerais.          

 
SONHAR BRASIL



+1 partido não faz mal a ninguém. Trata-se do Partido Militar do Brasil (PMB). A legenda já conta com 315 mil assinantes, o TRE exige o quantitativo de 485 mil signatários. O estatuto já foi publicado no Diário Oficial da União. À frente da legenda está o capitão do Exército Augusto Rosa, porém, o grande anseio do militar é ter como candidato à presidência da República, o titular do STF, o ministro Joaquim Barbosa, nas eleições de 2014. O slogan  da legenda é: “Somos brasileiros que acreditam que o Brasil só achará seu caminho com um Presidente sério”.

 

ELA É AMAZÔNIDA

 

            A ex-senadora Marina não brinca em serviço, é que a Rede Sustentabilidade está preste a atingir a cota de 500 mil assinaturas, o  que a credencia a participar das eleições vindouras  como candidata à Presidência da República. A ilustre acreana é uma guerreira que não se abate. Aliás, lutar é o seu lema, como também é mister para ela defender os índios, os povos da floresta e o povo brasileiro. Agora mesmo, no STF, uma ação está sendo julgada, pois  um grupo de palacianos (petistas e emedebistas) pretende a todo custo barrar a Rede Sustentabilidade a se tornar o novo partido de Marina.

 

EM TEMPO

 

            Hoje, dia 4 (terça-feira), o Supremo Tribunal Federal julga a liminar de autoria do ministro Gilmar Mendes, que brecou projetos que tinham a intenção de cassar o surgimento de novos partidos com pretensões de disputar a sucessão da Presidente Dilma Rousseff.

 

 

 

FUTEBOL REMOVE BILHÕES DE REAIS

 

 

            O Tribunal de Contas da União (TCU) revela que a Copa Mundo de 2014, vai custar simplesmente a quantia de 25 bilhões de reais. É grana que gente besta não conta.

Outra história, é que pelo projeto fantástico firmado pelo Brasil com a FIFA, o país sede está no dever de construir 12 estádios, bem como todo complexo viário de estradas, rodagens, avenidas, praças, viadutos e hotéis e edificações urbanistas.

            Claro, que o Brasil não vai cumprir ao pé da letra tudo que reza o documento contratual

 

. Até hoje apenas 6 estádios estão prontos para os jogos da Copa. O certo e garantido é que os jogos vão acontecer. E eis uma pergunta para todo povo brasileiro: a Seleção Brasileira ganhará a Copa? Deus nos livre do dissabor da Copa de 1950

 

 

 

ABSOLUTISMO

 

            A monarquia mais absoluta e mais gastadora foi a do Rei Luiz XV, na França. Diz a História que os fiscais de Luiz XV cobravam dos vassalos até pelo simples ato de moradores abrirem as janelas de suas casas, alegando-se que os nobres estavam gastando o oxigênio e a luz do dia que eram propriedade do Rei. Uma coisa lembra outra. Na semana passada, o conselheiro Bruno Dantas do Conselho Nacional de Justiça, com muita coragem e dignidade,suspendeu o pagamento de 101 milhões  de reais para os juízes de oito Estados: Bahia, Pernambuco, Roraima, Sergipe, Espírito Santo, Maranh-ao Paulo e Pará. Pois é, estavam cobrando um auxilio de alimentação, retroativo ao ano de 2004. A liminar do conselheiro Bruno Dantas é um ato de inteligência, grandeza e sobriedade.

 

A VOLTA DOS “SUJOS”

 

            A Lei Ficha Limpa é uma criação da sociedade brasileira que veio para moralizar os costumes e a vida política nacional. Ela é justa, inteligente e veio para ficar. Mas, contudo, todavia e qualquer outra coisa, na Câmara dos Deputados surgiu um movimento de parlamentares que querem amansar a Ficha Limpa, e fazer que os candidatos “sujos” tenham a chance de se candidatarem nas próximas eleições. Para o ministro Ayres Brito a volta desses candidatos é “desastroso retrocesso”.

 

MAGNÍFICA RENDA

 

            O jogo inaugural da Arena Mané Garrincha, domingo 26, em Brasília, foi uma partida xoxa de 0 x 0, sem lances espetaculares. Foi também a despedida do Neymar, que jogava pelo Santos. Já o Flamengo foi mais ou menos, dominando todo o primeiro tempo. O Santos melhorou um pouquinho no segundo tempo. Agora, fantástica foi a renda de R$ 6.948.710, a maior cifra de uma partida de futebol em toda história do Brasil. O Estádio Nacional de Brasília  é qualquer coisa de soberba.

 

 

 

NACIONALISTA  MESMO

 

            O físico, engenheiro e professor José Walter Bautista Vidal, faleceu no dia 1º de junho, em Brasília. O doutor Walter Bautista nasceu na Bahia, era filho de espanhóis, e formou-se em Santiago de Compostela. É de autoria do engenheiro José Walter Bautista Vidal, o vitorioso Projeto do Proálcool, que foi implantado no País pelo Presidente Ernesto Geisel. Professor Bautista foi mestre na Universidade de Brasília, era um nacionalista aloprado e não se cansava de dizer que o Brasil é a maior potência energética e econômica do mundo. Ele tinha 78 anos.

 

PROBLEMÃO À VISTA

 

            A Proposta de Emenda Constitucional nº 37 ( PEC/37), está dando o que falar, e provocando enorme debate no Congresso Nacional. Explica-se: é que a PEC/37 quer excluir os promotores, os procuradores do Ministério Público  de toda e qualquer apuração penal, e mais, todos os processos dessa natureza ficam agora a cargo da Polícia Federal e Polícia Civil. O imbróglio está feio. O fato é que a solução há de vir, e só as cabeças pensantes do Congresso Nacional têm o dever de achar a solução.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário