sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“BÁLSAMO DA VIDA”

                                                                                  Cícero Ferreira Lopes

            Todo juazeirense nato, batizado, crismado e afilhado de Padim Ciço conhece a história da Farmácia dos Pobres. Pois bem, sábado próximo dia 31 esse estabelecimento completa 100 anos de existência. Seu criador foi José Geraldo da Cruz, mais conhecido como seu Zezinho, que também fora uma uma espécie de secretário “adoc” e pessoa de confiança de Padre Cícero, tendo muitas vezes viajado na companhia do grande sacerdote. Outro fato, José Geraldo foi prefeito por cinco mandatos, e na política foi fundador da União Democrática Nacional, a famosa UDN.
            Mas a vocação para farmacêutico lhe veio pelo fato dele viver sempre ao lado de Padre Cícero, pois, o vigário além de sua missão religiosa, prestava toda e qualquer assistência  social aos moradores da cidade. E nessa seara José Geraldo fez estudos em Recife onde se fez farmacêutico. Agora, o remédio mais famoso criado por seu Zezinho é o “Balsamo da Vida” um complexo de ervas e sais minerais para curar fígado, rins, pâncreas e todo o estômago inclusive as tripas. O certo é que falam maravilhas desse medicamento fabricado na própria Farmácia dos Podres.

            Aliás, nada é mais peculiar no Juazeiro do que a Farmácia dos Pobres, eis um título que diz tudo, já que o município que se desmembrou do Crato, é hoje uma metrópole com uma população chegando a 300 mil almas. Seus moradores são romeiros vindos de todo o Nordeste, motivados pela fé católica de meu Padim Ciço. 


QUEDA PARA CIMA
            A demissão inusitada do ministro das Relações Exteriores, o diplomata Antonio Patriota só trouxe confusão, a ponto de a presidente Dilma Rousseff demiti-lo, inexoravelmente. Sabe-se que o pivô dessa história desarranjada foi o senador boliviano Roger Pinto Molina, que invadiu a embaixada brasileira e ali se instalou por 455 dias. Claro que o senador Roger não é flor que se cheire, pois ele tem uma ficha pregressa de 22 processos contra a sua pessoa. E mais, é inimigo e adversário do presidente Evo Morales. Mas o que gerou todo imbróglio foi a atitude canhestra do diplomata brasileiro Eduardo Sabóia, em pegar o asilado, botar num carro da embaixada e se mandar para o Brasil. Também em cima da hora, a presidente cuidou de nomear, imediatamente o embaixador Alberto Luiz Figueiredo, das Nações Unidas, em Nova York. E para o espanto geral de todo mundo, a primeira mandatária da Nação, Dilma Rousseff, põe à frente da representação brasileira em Nova York, justamente, Antonio Patriota. Então a demissão de Patriota foi um prêmio, ou melhor, uma queda para cima.

SAI, CAPETA!
            Frei David do movimento “Educafro”, fazia uma palestra na Faculdade de Atibaia – São Paulo, e no final da reunião teve a ideia de fazer uma pesquisa eleitoral para saber quem seria o candidato a vice-presidente da República, na chapa com detalhe o ministro Joaquim Barbosa seria o presidente. Deu-se uma surpresa, a pessoa indicada foi a ex-senadora Marina Silva, com a indicação de 92%. Mas um expectador gritou bem alto: “ isso não é uma pesquisa é exorcismo”. Joaquim Barbosa e Marina Silva... sai capeta!

GARANTIR A REDE
            Segunda-Feira (26), à tarde, a ex-senadora Marina Silva acompanhada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), pelo deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) e por uma comitiva de admiradores, foram ao TSE entregar um documento com 304 mil assinaturas de eleitores que pedem o reconhecimento do partido Rede Sustentabilidade. Acontece o seguinte, até 5 de outubro Marina tem de registrar o Rede Sustentabilidade com 492 mil assinaturas. Contudo, a equipe de Marina diz ter um saldo de 637 mil assinantes. O problema está justamente na burocracia dos cartórios eleitorais, que trabalham com muita lentidão. Então, a morosidade caminha contra o sonho de Marina, que é ser candidata pela segunda vez, à presidência da República.

A COISA ESTÁ ESQUENTANDO
            A  campanha política do PT em Brasília está pegando fogo. O deputado federal Gealdo Magela ( o Magelinha) está “cozinhando” a sua candidatura para o Senado, ou então para a reeleição. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa,  já se filiou ao PT e vai disputar uma cadeira para a Assembléia Distrital. Rejane Pitanga novamente é candidata à deputada distrital.  O governador Agnelo Queiroz pensa 24horas por dia em como formatar a sua campanha de reeleição, juntamente com secretário da Casa Civil, Swendeberger Barbosa (o Berger). Por sua vez, quem anda meio chateado é o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), pois o seu amigo Neviton Pereira, ex-administrador de Santa Maria foi exonerado do cargo. Já o deputado Antonio Reguffe vai disputar uma cadeira no Senado Federal com o apoio do senador Rodrigo Rollemberg, que almeja  candidatar-se ao governo do Palácio do Buriti. Enquanto isso é certo, certíssimo, que toda bancada evangélica da Câmara Distrital vai repetir a devida candidatura.

AZEDOU A CASSAÇÃO
            A cassação do deputado distrital Raad Massoud (PPL) pode acontecer esta tarde. O parlamentar Joe Valle relator do processo já apresentou seu inquérito no qual sugere a pena de afastamento do cargo. Mas na quinta-feira passada (22), no apagar das luzes, o deputado apresentou uma defesa contendo uma história que envolve muita gente. A primeira é a que um pastor da Igreja de Deus, pedindo a importância de 2,7 milhões de reais para livrar o Raad. Nesse enredo entra o sargento da Aeronáutica, Adalberto Matias (o Dadá). Entra também, o doubler de radialista e bicheiro de jogo do bicho, Roberto Cavalcanti,, e de quebra, o bicheiro Carlinhos Cachoeira – de Goiânia). Então, o caldo azedou.

MÉDICOS
            O Tribunal de Contas União começou ontem a investigar a contratação de 4 mil médicos cubanos que vieram trabalhar no Brasil. O ministro Augusto Nardes do TCU já conversou com o ministro da Saúde Alexandre Padilha,e outras autoridades do Ministério da Saúde. Mas o contra- ponto dessa pacificação tem sido a Associação Medica Brasileira, que desde as primeiras conversações tem mostrado má vontade em aceitar a vinda dos médicos. E em Minas Gerais aconteceu até atitudes de racismo, médicos mineiros xingaram os colegas de Cuba. Por outro lado, a grande massa do povo brasileiro apoia com grande aprovação a vinda dos médicos.

BLACK BLOC
            Quando houve manifestações estudantis e universitárias no Rio e em São Paulo surgiu um grupos de jovens chamados de “Black blocs”. Segundo a professora e filósofa Marilene Chau, essa gente ataca por atacar os indivíduos, mas não tem o caráter revolucionário. Eles fazem a baderna pela baderna. Eles são completamente os jovens franceses que fizeram a revolução estudantil. Claro que no Brasil os universitários da União Nacional Estudantil, a aguerrida UNE, botou para quebrar. Por outro lado, fala-se por todos cantos que na Parada do Dia 7, Dia da Independência do Brasil, haverá manifestação em todas as capitais do País. E o movimento não quer conotação partidária de nenhum partido.

 ABSOLVIÇÃO ESPÚRIA
            Em votação secreta a Câmara dos Deputados rejeitou a cassação do deputado Natan Donadon (RO), Ele que está condenado há mais de 13 anos pelo Tribunal Superior Federal. O placar da votação foi o seguinte: 233 votos pela cassação, 131 votos pela absolvição e 41 pela abstenção. Para a condenação de Natan, faltaram 24 votos. Tal resultado calou profundamente entre as organizações democráticas e nos partidos políticos, pois essa absolvição maculou os sentimentos de liberdade e de democracia. Mas, mesmo assim, o presidente da Câmara dos Deputados, Luiz Henrique Eduardo Alves, já convocou o suplente Amir Lando (PMDB-RO) para tomar no cargo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

EM SETEMBRO A PRIMAVERA

            O mês de agosto está se findando, e resta todo mês de setembro para os políticos que desejam se candidatar aos cargos de deputados, senadores e governadores arrumarem as devidas documentações pessoais para receber o voto de seus eleitores. O prazo vai até o dia 5 de outubro. Outro detalhe muito importante: os candidatos os cabos eleitorais o pessoal que trabalha nos partidos políticos estão na obrigação de levar o cidadão eleitor a se recadastrar na ficha biométrica. Por outro lado, o próprio eleitor pode ligar para o Tribunal Regional Eleitoral e agendar a sua visita, ou ainda se cadastrar pelo e-mail.


FREIRE E MARINA

            O deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) está muito confiante em que a ex-senadora Marina Silva, caso não consiga registrar a Rede Sustentabilidade, terá as portas abertas pelo PPS. Enquanto isso, a Rede Sustentabilidade já gastou mais de 800 mil reais em campanha para o registro da legenda. Agora, tem um segredo guardado a sete chaves, Marina não revela quem são esses mecenas.


BANCADA DE PESO

            O governador de Pernambuco, Eduardo Campos está em campanha por todos os estados, defendendo a sua candidatura ao Palácio do Planalto, como também, é seu desejo que o PSB faça uma bancada de deputados federais de 50 parlamentares em todo o Brasil. Eduardo Campos acredita no dito popular: “quem trabalha Deus ajuda”.


PRÉVIA

            Atenção.  Aécio Neves concorda em disputar uma candidatura prévia com José Serra para ver quem sai, realmente, candidato a presidente da República. Voltando à história, mineiros e paulistas sempre duelaram, vide a Revolução de 30. O Aécio Neves tem uma vantagem, é que o nome de seu avô tem um carisma danado (Tancredo Neves).


NO CEARÁ NÃO TEM DISSO NÃO.

            O Governo do Ceará publicou um edital no valor de 3 milhões e 400 mil reais com uma rede de restaurantes de Fortaleza para servir almoços e jantares a personalidades estrangeiras que visitem o Ceará. Por sua vez, um deputado da oposição pôs a boca no mundo e deixou os cearenses chateados. A reação do governador Cid Gomes foi a mais singela possível, Cid mandou que tudo que fosse estrangeiro fosse cortado do “Buffet”: bacalhau, salmon, funghi, escargot, caviar e frutos do mar. Agora, o povo ficou brabo foi com demagogia barata do deputado.


A UnB, GENTE.

            Segunda-Feira (19), teve início o primeiro dia de aula do segundo  semestre, para os alunos da Universidade de Brasília. A  instituição tem 32.120 alunos de graduação e 8.558 alunos de pós-graduação e docência. A UnB tem 26 unidades acadêmicas. As aulas deste semestre vão até 20 de dezembro. Agora as boas vindas aos calouros será Sexta-Feira (23), no Centro Comunitário Darcy Ribeiro (o beijódromo).


CADASTRE-SE, ELEITOR

            Sábado, agora, dia 24, o eleitor do Lago Norte poderá fazer o seu agendamento biométrico no andar térreo do shopping “Iguatemi” entre 8h às 14h. O agendamento, também, pode ser feito por meio do site do TRE-DF (www..tre-df.jus.br), ou pelo fone 3048-4000.


RORIZ AGORA VEM MESMO

            O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após sete anos,  julgou e arquivou o processo contra a chapa ao Senado formada pelo ex-governador Joaquim Domingos Roriz e pelo senador Gim Argelo. A ministra Laurita Vaz, relatora do caso, simplesmente entendeu que os prazos para recursos à decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral foram cumpridos, o que torna o processo nulo. Agora, Roriz está livre para concorrer em 2014, sem quer seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.


JUSTIÇA CORTA EXPLORAÇÃO TELEFÔNICA.

            A Justiça proíbe que as operadoras de telefonia móvel cobrem vencimento de crédito para celular pré-pago. Essa determinação partiu do desembargador federal Dr. Souza Prudente. Essa medida veio na hora certa, pois as firmas de telefonia móvel estavam sugando e abusando dos bolsos dos contribuintes. Em suma as telefônicas estavam explorando o usuário de menor poder aquisitivo sem dó e nem piedade. Outra decisão importante do TRF determina que as operadoras reativem em 30 dias, o serviço de todos os usuários que deixaram de receber ou efetuar chamadas por causa do vencimento dos créditos. Em tempo. A taxa de serviços telefônicos mais cara do mundo é a do Brasil.


BRASIL COM 33 LEGENDAS.

            O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) vai criar uma PEC que permita ao eleitor a criação de filiação provisória, como forma de conter o surgimento de mais partidos políticos. Muita gente acha a ideia bisonha. Hoje o Brasil tem 30 partidos, mas até outubro outros 3 partidos surgirão.


DILMA EM SÃO JOÃO DEL REI

            Terça-Feira (20), a presidente Dilma Rousseff visitou a cidade histórica de São João Del Rei – Minas Gerais, aonde levou a importância 1 bilhão e 600 milhões de  reais, que serão aplicados pelo IPHAN na restauração de vários prédios e casas coloniais. O projeto do IPHAN é atender a 44 cidades catalogadas por esse Instituto Histórico


OBESIDADE FORA

O governador Agnelo Queiroz sancionou a Lei nº 5.146, de autoria do deputado distrital Joe Valle  proíbe a venda de balinhas,  pirulitos, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, refrigerantes e outros guloseimas nas escolas públicas de educação infantil e de ensino fundamental da rede pública. Eis aí uma medida que merece o apoio e a cooperação dos pais desses alunos. Pois, a ingestão de tais merendas só faz a criançada ficar obesa.


MUITO CARO.
                        A diretoria de marketing da FIFA, no primeiro dia de vendas de ingressos, terça-feira (20), em apenas 7 horas, atendeu a solicitação de 1 milhão de ingressos para dois jogos: o de abertura, dia 12 de junho, e a última partida, dia13 de julho.  Claro, os preços de ingressos são muito caros, e o trabalhador brasileiro não tem condições financeiras de compra.


ABSOLVIDO

            O deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) foi absolvido pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Foram 12 votos pela absolvição e 3 pela condenação. Leréia foi acusado de usar o cartão de crédito de Carlinhos Cachoeira, seu amigo particular. Em Tempo. O escândalo de Carlinhos Cachoeira teve um subterfúgio, o PT pretendia abafar de todo jeito o escândalo do Mensalão  e pegou o Cachoeira como isca.


CASSADO


            A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 39 votos a favor e 16 contra cassou o mandato do deputado Natan Donadon, ex-peemedebista. O processo contra Natan vem rolando há 13 anos. Donadon é de Rondônia.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A ECONOMIA NUNCA PARA


             A ciência da Economia gira: vai prá lá vem prá cá, sobe, desce e até estaciona. E depois, tudo recomeça. O mundo também é assim: gira, gira e dá um tranco. A eleição de 2014 será assim. A Presidente Dilma, depois das manifestações de junho, foi pro fundo do poço, mas agora está restabelecendo os pontos perdidos. Os juros do IPCA – principalmente os incidentes sobre a safra agrícola representam um superávit formidável safra agrícola fez baixar a danada da inflação. O certo é que nesta fase atual o governo respira com muita tranqüilidade e a inflação vai permanecer na faixa de 6,5%. .


REDE DE MARINA PODE NÃO BALANÇAR

            A ex-senadora Marina Silva, muito embora já tenha alcançado 800 mil pessoas que assinaram a lista de fundação da Rede Sustentabilidade, corre o perigo de nadar nadar e morrer na praia. É que, a verificação individual de cada ficha é uma rotina muito lenta, e muito dos cartórios são lentos demais. Hoje, a Marina tem cadastrados, quer dizer, legalizados, apenas 180 mil fichas. Enquanto isso, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ela (Marina) deve atingir a cota 480 mil títulos regularmente inscritos. Por outro lado, vários partidos nanicos, mas legalmente registrados, estão oferecendo suas legendas à Marina.


DILMA PERDE MAIS UMA

            A base aliada que apoia o governo federal está realmente rachada. Tal conclusão se tira do resultado da votação do orçamento impositivo, ocorrido   na terça-feira à noite, que mostrou o seguinte resultado: 378 votos a favor, 48 votos contra, e 13 abstenções. Em suma, mais uma derrota para os governistas.


STF SÓ PRENDEU
           
            Na semana passada, o senador Ivo Cassol foi condenado, em julgamento pelo Superior Tribunal Federal, a mais de 4 anos de prisão. Mas a mesma Corte não lhe cassou o mandato de senador, e deixou essa missão para os próprios colegas.  Enquanto isso, Ivo Cassol se recolheu em Porto Velho para cuidar da papelada de sua defesa.


PRISÃO

                        Impreterivelmente, não passa do dia 21(quarta-feira) o julgamento na Câmara dos Deputados, do parlamentar Natan Donadon, que está preso. Por sua vez, o deputado Sergio Sveiter (PSD-RJ) já concluiu seu parecer, que pede a cassação de Donadon. Em sua condenação, Sveiter alega os crimes de peculato e formação de quadrilha. O caso vai ser julgado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


A RODA GIRA

            Quem está todo prosa, pronto a voltar para a Câmara Alta do país, é o peemedebista Amir Lando, substituindo Ivo Cassol.


PESQUISA INSOSSA

            O clube de admiradores do ex- governador José Serra não está parado, de forma alguma. Tanto assim que, no domingo passado, a Data Folha soltou uma pesquisa onde José Serra aparece em segundo lugar. A Marina está em primeiro lugar. Já o neto de Tancredo Neves surge na terceira posição com 13% de indicação.


OS TUCANOS NERVOSOS

            É muito difícil apagar fogo de monturo. É, justamente o que vem acontecendo em São Paulo com o problema Metrô Companhia Paulista de Trens Metropolitanos envolvendo os governos do PSDB nos anos de 1990 até 2008. O PT está inquieto, e quer  jogar a carapuça nos tucanos. Por sua vez, o governador Geraldo Alkmin quer que essa questão não saia dos limites do estado bandeirante. E pelo jeito, a firma alemã Siemens está encalacrada até a alma


TODO MUNDO É CRISTÃO

E a Reforma Política como ficará? Só os oráculos gregos sabem, e o resto é ter paciência. E na paróquia de Roriz, de Geraldo (Magelinha), de Agnelo, de Cristovam de Augusto Carvalho e a turma dos irmãos evangélicos, e da turma de Pandora?  Enquanto isso, corre um movimento muito forte, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, com a intenção de esquecer por completo a Ficha Limpa. Já os “fichas sujas” tenham a chance de serem candidatos. É o tal negócio: pai é pai, não é padrasto


A DURA REALIDADE

            O Instituto Data Senado fez uma pesquisa de opinião publica para saber como vai o Senado Federal perante a opinião do povo. Eis, portanto, o quadro de como, as manifestações atingiram a massa humana : Ótima – 0,7%; Boa – 4,8%, Regular – 26,9%, Ruim – 24,4%; Péssima – 40,9%. Outro questionamento: a aprovação popular  – aprova as manifestações – 93,4%, Não aprova – 2,3%.E mais atuação da Polícia: 52,1%. Atuou com mais força que devia; 40,5% - atuou de forma adequada. E finalmente: o futuro do país, após às manifestações: 61,3% vai mudar para melhor. 2,3% vai mudar para pior, e 25,5% não vai mudar.


MULHERES

            A pretendida Reforma Política brasileira tem uma meta, que é aumentar o número de mulheres no Congresso Nacional. A entidade que congrega as parlamentares completou esta semana 25 anos de existência, e a sua presidente é a deputada Jô Morais (PCdoB – MG). No Senado Federal o quantitativo de mulheres é de 12%; já na Câmara dos Deputados, a percentagem chega a 8,7%. Mas a deputada federal Jô Morais é uma otimista, e acha que o quadro feminino vai crescer muito mais nas futuras eleições


TEIMOSIA

            José Serra será mesmo candidato. Ele não sabe a que cargo. Ele afirmou categoricamente: “Nem tudo é maravilhoso no PSDB”. Agora, quem deve ficar cabreiro é o senador Aécio Neves, que é o candidato batizado, crismado e sacramentado pelos tucanos de alta linhagem. Em tempo. O PPS até se ofereceu para agasalhar Serra como candidato adversário de Dilma, de Marina, de Eduardo Campo e etc. Finaliza o ex-governador paulista: “O PSDB é um partido que eu ajudei a criar, com o qual eu tenho muita identidade. É tudo maravilhoso ? Não. Mas isso, na vida, é sempre assim”.


RAAD, BENEDITO, NEMER E AYLTON.

            Corre na Assembleia Legislativa do Distrito Federal o processo que analisa o desvio de 70 mil reais pelo deputado distrital Raad Massouh. O relator da causa é o deputado distrital Joe Valle. E o julgamento está marcado para o dia 21 (quarta-feira). Raad está confiante de que sairá livre desse imbróglio. Também, ainda este mês, a Mesa Diretora da Casa julga três parlamentares: que são Roney Nemer (PMDB), Aylton Gomes (PP), e Benedito Domingos (PP).


PLEBISCITO NOVAMENTE

            O Partido dos Trabalhadores, o Partido Socialista Brasileiro, o Partido Comunista do Brasil e o Partido Democrático Trabalhista vão reavivar a minuta do plebiscito da Reforma Política, e eles querem abordar dois fatos: o financiamento público e as eleições simultâneas. Afinal,eles querem ressuscitar a idéia do plebiscito, como pensava a presidente Dilma Rousseff.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

IDEIA MALFADADA


                         Transcorria o ano de 2002, e exatamente no dia 12 (de agosto), uma quarta-feira, aniversário do presidente da República, numa reunião entre amigos, políticos e sindicalistas, o então presidente dos taxistas Manelzinho Araujo tem a malfadada idéia de conclamar os trabalhadores e o povo em geral a sair em passeata com a bandeira do Brasil, em apoio ao aniversariante do dia Fernando Collor de Melo. Isso foi noticiado nos jornais da noite. Pois bem, na manhã seguinte o povo começou a ligar para os jornais, televisões e rádios, só que o povo inverteu o sentido: todo mundo sairia  de luto e fitas pretas nos carros para externar o repúdio público contra Collor. A marcha contra Fernando Collor de Mello incendiou todo o Brasil. E Manelzinho Araujo é conselheiro do Tribunal de Contas do GDF.


MUDAR É NECESSÁRIO
       
            Uma coisa é indiscutível, as manifestações de junho PP, mudaram, transformaram e embaralharam a filosofia política dos atuais governantes. E consequentemente o “modus vivendi” de nossos partidos políticos terão de se adequar a um novo tempo, naturalmente, mais democrático e mais progressista.
            Enquanto isso, uma pesquisa do Ibope encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção nacional, publicada na segunda-feira (5), revelou que a Reforma Política tem aprovação de 85% da população. Essa consulta foi via telefone ouvindo-se 1,5 mil eleitores. Outra informação é que 84% das pessoas consultadas são favoráveis que as mudanças legislativas devem valer para as eleições do próximo ano (2014). Outro questionamento é de que apenas 13% desejam que as modificações entrem vigor nas eleições de 2016.
            Mas finalmente, uma coisa é certa. Dizem os sociólogos e os cientistas políticos: os discursos do Papa Francisco de apoio à juventude e ao povo brasileiro fortaleceram a idéia de se fazer uma revolução política pelo voto.  Ora, dentro desse espírito de mudança o eleitorado brasileiro pode muito bem fazer uma reforma geral elegendo em massa novos deputados federais e senadores dando pois uma cara nova ao Congresso Nacional.

De Gaulle

Essa história do Tribunal Superior Eleitoral que repassou as informações pessoais de 141 milhões de eleitores ao Serasa, consideradas estritamente confidenciais,  é o que se chama crime de lesa pátria. Pois, nada se justifica tamanho absurdo contra o cidadão brasileiro. A ministra Carmem Lúcia, presidente do TSE e ministra do Supremo Tribunal Federal ficou pasma. Isso faz lembrar a celebre frase do general Charles de Gaulle: “O Brasil não é um país sério”.


PT ALIVIADO

Tardou mais chegou. A coisa que o Partido dos Trabalhadores mais desejou e mais aspirou, era encontrar um escândalo vultoso que pegasse todos os tucanos. Eis, aí na fuça, o escândalo do Metrô de São Paulo, que pelo jeito em termos financeiro, vai abafar o Mensalão. É que toda corte do PSDB era governo quando foi inaugurado o Metrô. Uma coincidência, a força tarefa do Ministério Público de São Paulo achou 45 inquéritos que envolvem todo o escândalo, e mais 45 é o número do PMDB. Conclusão se no PT não tem santo, também no PSDB não tem.


MUDANÇA NA PROCURADORIA

Até o começo desta semana, tudo estava certo que, o procurador Rodrigo Janot seria o substituto de Roberto Gurgel na Procuradoria Geral da República. Pois, o Janot até fora sabatinado pelo Senado Federal. Mas de repente, a presidente Dilma sugeriu que o Senado ouvisse em sabatina, as  procuradoras Dra. Ela Wiecko e Dra. Déborah Duprat. O certo é que, no dia 15 setembro, o procurador Roberto Gurgel deixará a casa.
 

MINEIRINHO COME QUETO
 
            De maneira bem mineira, sutil e ligeirinho, a cúpula do PSDB convocou seus 27 presidentes estaduais, para uma reunião rapidinha, e formalizar um pacto de apoio a Aécio Neves, virtual candidato à presidência da República. A  razão da misteriosa sessão teve um objetivo: abafar a idéia de uma prévia do PSDB, onde o nome de José Serra aparecia como possível candidato da legenda para presidente da República. Agora, se o Zé Serra quiser disputar o Senado por São Paulo, a história é outra.


MINEIRO NÃO É FALASTRÃO

            Samambaia, Santa Maria, Ceilândia, Riacho Fundo, Paranoá os moradores dessas comunidades já tem como certa a candidatura de Joaquim Domingos Rorriz. Domingo passado (4), aniversário de Roriz, na matriz de Luziania mais de 5 mil pessoas assistiram à missa, em sua homenagem. E em momento algum confirmou ou negou que é candidato ao governo do GDF.       Uma coisa é certa, mesmo sendo goiano, Roriz em matéria de política é tão mineiro como José Maria Alkmin ou Juscelino (JK)


CANDIDATURAS EM PERIGO

            A Mesa Diretora da Assembléia Distrital através de seu presidente, deputado Wasny de Roure vai anunciar o julgamento dos deputados distritais envolvidos em escândalo financeiro, exemplo: deputado Raad Massouh, na quinta-feira dia 15. Esse julgamento é vital para os parlamentares que aspiram à reeleição. No total são eles: Raad Massouh (PPL), Benedito Domingos (PP), Roney Nemer (PMDB) e Aylton Gomes (PR).
 

GRANDE EXPECTATIVA
 
            O Supremo Tribunal Federal (STF) recomeça o julgamento da Ação Penal 470 – ”Mensalão”, Condenar à prisão quem for condenado e encerrar  de vez, o mais longo julgamento da mais alta corte de Justiça do país. O presidente do júri é o ministro Joaquim Barbosa, e a personalidade, de maior destaque, nesse julgamento é o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

JOAQUIM BARBOSA E ITAMARATY

Pela sua projeção de homem intelectual à frente do julgamento da Ação Penal 470 - caso mensalão-, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), está em evidência até para uma possível candidatura à presidência da República. Acontece que, de pronto, o ministro de Paracatu descarta tal possibilidade. Mas em entrevista à jornalista Miriam Leitão, jornal O Globo, Joaquim Barbosa conta que fez concurso público no Instituto Rio Branco (Itamaraty) para diplomata, porém, foi reprovado. Segundo Joaquim, o Itamaraty é uma instituição preconceituosa que não aceita negros em seu quadro.
Por sua vez, no mesmo jornal, no dia seguinte, o porta-voz do Itamarati, embaixador Tovar da Silva negou, peremptoriamente, a declaração do ministro Joaquim Barbosa, que o Itamaraty seja racista.
            Ora, esse fato me lembrou um livrinho de Nelson Rodrigues – crônicas de  “A Vida Como Ela É”. Narra Nelson que um jovem mineiro prestes a se  formar diplomata, recebeu uma instrução que ele (o rapaz), não poderia se casar e permanecer no Itamarati, porque a sua noiva era filha de um português comerciante de secos e molhados no Meier, e a mãe da moça era uma senhora negra, neta de escravo. Lógico que a jovem ficou transtornada com o fim do casamento. Certo dia, domingo à tarde, o rapaz leva a noiva para ver um filme na avenida Rio Branco. E eis que se aproxima o bonde. Então, a pobre noiva maquinou o seguinte: quando o bonde chega bem próximo do casal, num ímpeto de loucura, ela empurra violentamente o noivo, que cai nos trilhos, e o bonde passa por cima do recém diplomata. E a moça, transtornada e louca, dizia aos brados:
                        - Não casa comigo, não casa com mais ninguém.


OLHO VIVO

            A presidente Dilma Rousseff reuniu-se em seu gabinete, terça-feira, com 10 ministros de estado, para viabilizar a concessão de 2 bilhões de reais, essa grana é para acalmar os senadores e deputados federais. Em setembro haverá outra dotação de verbas no valor de 4 bilhões. Já o motivo da presidente doar essa dinheirama é para que ela não sofra mais derrotas no Congresso quando houver votação de emendas ou projetos de interesse do Palácio do Planalto. Claro que o momento político nacional deixou a presidente Dilma na espreita. Afinal, isso é uma conseqüência das greves de junho.

ESQUERDISTAS, UNI-VOS

            Neste fim de semana, começando sexta até domingo, em São Paulo, vai ocorrer o 19º Encontro de Partidos de Organização de Esquerda da América Latina. Luiz Inácio Lula da Silva é o orador principal. O presidente Evo Morales também discursará. O encontro será no Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo. Além do PT, estarão PCdoB, PDT, PSB, PSol e etc.


O SEXO MUDOU

            Morreu esta semana em Nova York, aos 88 anos, a cientista Vírginia Johnson. Ela, na época estudante e auxiliar do professor Dr.Willian Master editou o famoso Relatório Kinsey, em 1948. Essa obra revolucionou todo o comportamento sexual do homem e da mulher americana. Para a psicologia, para a medicina o mundo se transformou 100%. Realmente, antes do Relatório Kinsey, a sociedade americana era cega, surda e muda.


SAÚDE PARA SARNEY



            O senador José Sarney viajou esta manhã para São Paulo, onde ficará internado no Hospital Sírio Libanês, tratando de uma pneumonia que o atacou em São Luiz do Maranhão. Como vivemos na época da comunicação eletrônica via redes sociais, gente do Brasil inteiro está comentando a doença do ex-presidente José Sarney. Já foram mais de 10 mil mensagens falando bem e falando mal. O certo é que Sarney é muito estimado pelo povo.


DESTITUIÇÃO

            A Sra. Lúcia Carvalho, que foi deputada distrital por três legislaturas e até presidente da Assembléia Legislativa do Distrito Federal, é uma petista autêntica e de gabarito. Pois bem, a Polícia Federal pediu, junto ao Ministério Público e à Justiça, o afastamento da chefe da Secretaria de Patrimônio da União do Distrito Federal. Lúcia é acusada de fraudar a demarcação de um terreno em Vicente Pires, avaliado em 300 milhões de reais.


É HORA DE ESCUTAR

            Enquanto o Congresso Nacional goza de merecido repouso de meio de ano, os políticos de nossa “tribo estão” que trabalham noite e dia. Assim é na terça-feira (30), por volta das 13 horas, o governador Agnelo Queiroz almoçava num restaurante do Lago Sul, rodeado de 40 dirigentes partidários (da base aliada)
, partidos que lhe dão sustentação política. Dizem que Agnelo ficou caladinho só ouvindo e prestando atenção no que se falavam.



“ ÀGUA NO FEIJON”



            Pronto, chegou agosto. Dizem... um mês cabalístico. O certo é que o tempo não para. Sendo assim, senhor candidato, para qualquer cargo nas eleições vindouras, vossa senhoria tem apenas 60 dias para definir de fato e de direito a sua candidatura. Outra coisa, as manifestações dos jovens e dos estudantes agitaram e muito a consciência desse eleitorado  exigente. E para confirmar esse reboliço juvenil o Santo Papa Francisco pôs mais lenha e mais fogo. Então, mais água no feijão.


COISA DIVINA

            O Papa Francisco em seus discursos, homilias, orações, bênçãos, abraços, cumprimentos de mão e beijos na criançada encantou o povo brasileiro. A  lição que ele nos deu foi de sábio, coisa de Jesus Cristo. E já  na volta à Roma, em pleno vôo na entrevista aos jornalistas que o acompanharam ele disse: “Se uma pessoa é gay, se busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la”. Querem ensinamento maior?