sexta-feira, 2 de agosto de 2013

JOAQUIM BARBOSA E ITAMARATY

Pela sua projeção de homem intelectual à frente do julgamento da Ação Penal 470 - caso mensalão-, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), está em evidência até para uma possível candidatura à presidência da República. Acontece que, de pronto, o ministro de Paracatu descarta tal possibilidade. Mas em entrevista à jornalista Miriam Leitão, jornal O Globo, Joaquim Barbosa conta que fez concurso público no Instituto Rio Branco (Itamaraty) para diplomata, porém, foi reprovado. Segundo Joaquim, o Itamaraty é uma instituição preconceituosa que não aceita negros em seu quadro.
Por sua vez, no mesmo jornal, no dia seguinte, o porta-voz do Itamarati, embaixador Tovar da Silva negou, peremptoriamente, a declaração do ministro Joaquim Barbosa, que o Itamaraty seja racista.
            Ora, esse fato me lembrou um livrinho de Nelson Rodrigues – crônicas de  “A Vida Como Ela É”. Narra Nelson que um jovem mineiro prestes a se  formar diplomata, recebeu uma instrução que ele (o rapaz), não poderia se casar e permanecer no Itamarati, porque a sua noiva era filha de um português comerciante de secos e molhados no Meier, e a mãe da moça era uma senhora negra, neta de escravo. Lógico que a jovem ficou transtornada com o fim do casamento. Certo dia, domingo à tarde, o rapaz leva a noiva para ver um filme na avenida Rio Branco. E eis que se aproxima o bonde. Então, a pobre noiva maquinou o seguinte: quando o bonde chega bem próximo do casal, num ímpeto de loucura, ela empurra violentamente o noivo, que cai nos trilhos, e o bonde passa por cima do recém diplomata. E a moça, transtornada e louca, dizia aos brados:
                        - Não casa comigo, não casa com mais ninguém.


OLHO VIVO

            A presidente Dilma Rousseff reuniu-se em seu gabinete, terça-feira, com 10 ministros de estado, para viabilizar a concessão de 2 bilhões de reais, essa grana é para acalmar os senadores e deputados federais. Em setembro haverá outra dotação de verbas no valor de 4 bilhões. Já o motivo da presidente doar essa dinheirama é para que ela não sofra mais derrotas no Congresso quando houver votação de emendas ou projetos de interesse do Palácio do Planalto. Claro que o momento político nacional deixou a presidente Dilma na espreita. Afinal, isso é uma conseqüência das greves de junho.

ESQUERDISTAS, UNI-VOS

            Neste fim de semana, começando sexta até domingo, em São Paulo, vai ocorrer o 19º Encontro de Partidos de Organização de Esquerda da América Latina. Luiz Inácio Lula da Silva é o orador principal. O presidente Evo Morales também discursará. O encontro será no Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo. Além do PT, estarão PCdoB, PDT, PSB, PSol e etc.


O SEXO MUDOU

            Morreu esta semana em Nova York, aos 88 anos, a cientista Vírginia Johnson. Ela, na época estudante e auxiliar do professor Dr.Willian Master editou o famoso Relatório Kinsey, em 1948. Essa obra revolucionou todo o comportamento sexual do homem e da mulher americana. Para a psicologia, para a medicina o mundo se transformou 100%. Realmente, antes do Relatório Kinsey, a sociedade americana era cega, surda e muda.


SAÚDE PARA SARNEY



            O senador José Sarney viajou esta manhã para São Paulo, onde ficará internado no Hospital Sírio Libanês, tratando de uma pneumonia que o atacou em São Luiz do Maranhão. Como vivemos na época da comunicação eletrônica via redes sociais, gente do Brasil inteiro está comentando a doença do ex-presidente José Sarney. Já foram mais de 10 mil mensagens falando bem e falando mal. O certo é que Sarney é muito estimado pelo povo.


DESTITUIÇÃO

            A Sra. Lúcia Carvalho, que foi deputada distrital por três legislaturas e até presidente da Assembléia Legislativa do Distrito Federal, é uma petista autêntica e de gabarito. Pois bem, a Polícia Federal pediu, junto ao Ministério Público e à Justiça, o afastamento da chefe da Secretaria de Patrimônio da União do Distrito Federal. Lúcia é acusada de fraudar a demarcação de um terreno em Vicente Pires, avaliado em 300 milhões de reais.


É HORA DE ESCUTAR

            Enquanto o Congresso Nacional goza de merecido repouso de meio de ano, os políticos de nossa “tribo estão” que trabalham noite e dia. Assim é na terça-feira (30), por volta das 13 horas, o governador Agnelo Queiroz almoçava num restaurante do Lago Sul, rodeado de 40 dirigentes partidários (da base aliada)
, partidos que lhe dão sustentação política. Dizem que Agnelo ficou caladinho só ouvindo e prestando atenção no que se falavam.



“ ÀGUA NO FEIJON”



            Pronto, chegou agosto. Dizem... um mês cabalístico. O certo é que o tempo não para. Sendo assim, senhor candidato, para qualquer cargo nas eleições vindouras, vossa senhoria tem apenas 60 dias para definir de fato e de direito a sua candidatura. Outra coisa, as manifestações dos jovens e dos estudantes agitaram e muito a consciência desse eleitorado  exigente. E para confirmar esse reboliço juvenil o Santo Papa Francisco pôs mais lenha e mais fogo. Então, mais água no feijão.


COISA DIVINA

            O Papa Francisco em seus discursos, homilias, orações, bênçãos, abraços, cumprimentos de mão e beijos na criançada encantou o povo brasileiro. A  lição que ele nos deu foi de sábio, coisa de Jesus Cristo. E já  na volta à Roma, em pleno vôo na entrevista aos jornalistas que o acompanharam ele disse: “Se uma pessoa é gay, se busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la”. Querem ensinamento maior?


Nenhum comentário:

Postar um comentário