sexta-feira, 26 de julho de 2013

PAPA FRANSCISCO É NOSSO


            A vinda de SS Papa Francisco é uma bênção para o Brasil, e principalmente uma bênção para os jovens do mundo inteiro. A Jornada Mundial da Juventude/2013 também é um sucesso. O Papa Francisco foi feliz em seu primeiro discurso (homilia) ao povo brasileiro quando pronunciou: “Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que demais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em Seu nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês”. E mais adiante ele frisou: “A juventude brasileira clama por mais direitos sociais, mais saúde, mais mobilidade urbana”.


FRANCISCO CONHECE TUDO

            Para comentar a presença do Papa Francisco, o ex frade, teólogo e escritor Leonardo Boff fez o seguinte comentário: “Toda pregação de Francisco e a reforma do papado vão na linha daquilo que a Teologia da Libertação preconiza. Portanto, a Igreja se aproxima dos movimentos sociais de base, dos sem teto, dos índios, dos negros, das crianças e dos círculos bíblicos.


QUEM O CONHECE

            “Só vamos saber quem realmente é o Papa Francisco a partir desta semana. O Papa Francisco começa a dizer a que veio e como será o seu pontificado”. Palavras do professor, sociólogo, e dominicano  frei Betto.


CIRO DIZ PALAVRÃO
 
            Nem sequer começou agosto, mas o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, dá uma declaração bombástica contra a pessoa da presidente Dilma Rousseff. Ele disse na maior tranqüilidade: “Dilma pilota uma aliança assentada na putaria”. Matéria do jornal “O Globo” 24/7/13. Claro que essa fala vai azedar a questão da futura campanha presidencial, no caso a reeleição da Dilma. Ciro falou na rádio “Verdinha AM, do Ceará, nessa terça-feira. E de quebra, Ciro quebrou o pau em cima do PMDB, qualificando a legenda de ajuntamento de assaltantes.


PMN TEM UM SONHO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

            Será no próximo domingo (28), na capital bandeirante, a convenção nacional do Partido da Mobilização Nacional. O presidente do partido Dr. Oscar Noronha espera que mais de 100 diretores regionais, inclusive as bancadas de deputados federais e estaduais venham se definir a favor da fusão do PMN com o PPS – do deputado federal Roberto Freire. O Partido da Mobilização Nacional é uma agremiação que tem como presidente a figura do proto mártir da Independência: Tiradentes. Como qualquer candidatura presidencial hoje não passa de uma conjectura, isso leva a crer que o PMN poderá apoiar o governador Eduardo Campos ou o senador Aécio Neves. Diz o secretário executivo do PMN Fernando Salgueiro que ainda é muito cedo para a definição da escolha de um nome à presidência da República.


A REFORMA POLÍTICA É PRA JÁ
 
            A Câmara dos Deputados criou um “site” (e-democracia) para a população poder opinar, sugerir idéias para a pretendida Reforma Política, um projeto que já dura 12 anos. Á frente, desse movimento está o deputado Cândido Vacarezza (PT- SP). Enquanto isso, todo o Congresso Nacional está na obrigação na obrigação correr contra o tempo, melhor explicando até setembro, e que se cumpra 1 ano de interinidade antes das eleições gerais de 2014.
 

BRASÍLIA MAIS DO QUE LINDA
 
            O trecho que fica entre a Torre de TV e a Rodoviária do Plano Piloto, o “Eixo Monumental”será urbanizada conforme projeto original do paisagista Burle Marx. O empreendimento arquitetônico é da Novacap, seu preço de custo é de 600 milhões de reais. O projeto consta de vegetação, calçada, ciclovia, espaço de conveniência, irrigação automatizada, cascatas e pontes. Para esse complexo urbanístico serão perfurados seis poços artesianos. O GDF pretende concluir toda construção até o ano de 2015. Mas até a Copa do Mundo do ano que vem espera-se que 70% do empreendimento esteja construído. Detalhe importante os detalhes arquitetônico fazem parte do plano original de Brasília.


FALA  MALAFAIA

            O pastor Silas Malafaia tentou em comentário diminuir o evento da Igreja Católica: “Jornada Mundial da Juventude / JMJ 2013”, que ora se realiza no Rio de Janeiro, dizendo que a estratégia da Igreja é conter a queda de seguidores. Acontece que, o mesmo bispo Malafaia, em junho, bradou, gritou pelas rádios e televisões que iria trazer mais de 100 mil fiéis evangélicos a Brasília, para a Marcha de Jesus, na Esplanada dos Ministérios. A sua previsão foi um desastre, a marcha aconteceu agora o público de evangélicos não chegou a 30 mil pessoas, Segundo a Polícia Militar.


GREVE É CONSCIÊNCIA POLÍTICA

            Tem um provérbio popular que reza o seguinte: Deus ajuda quem cedo madruga. O certo é que, as eleições vindouras já não estão  tão longe. Faltam 15 meses para a eleição de 2014. E na Assembléia Legislativa do DF, dos 24 distritais três serão candidatos à Câmara Alta, são eles: Wasny de Roure (PT), Agaciel Maia (PTC) e Alírio Neto (PTN). Tem mais coisas, os cronistas políticos de Brasília têm a certeza pragmática, que dos 24 deputados distritais a metade não se reelegerá, por causa da revolução silenciosa que esta acontecendo na sociedade brasileira; as greves estudantis. Claro que as manifestações da juventude vão impor uma cobrança a todos que forem candidatos no ano que vem. Uma coisa é certa: blábláblá de político indefinido não tem mais vez.  
 

IMPLICÂNCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pai da idéia de baixar para 25 o número de ministérios, vem ganhando apoio de seus pares, e pelo jeito que anda a conversa a presidente Dilma Rousseff concorda em parte com a idéia. Já o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva está muito chateado com tal proposta. Por outro lado, gente do Palácio do Planalto assegura de pé firme, que o quantitativo de 39 ministérios se manterá firme até abril de 2014.


MARINA, MENOS

            A ex-senadora Marina Silva (sem partido) praticamente já conseguiu 800 mil assinaturas para a criação de sua legenda: Rede Sustentabilidade. Mas seus correligionários estão querendo tirar do programa as proibições ingênuas que impedem  os recursos oriundos de empresas de bebidas alcoólicas,  de tabaco, de agrotóxicos, de bancos e de armas. Tamanha pureza chega à burrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário