sexta-feira, 27 de setembro de 2013

RORIZ, FILIPELI E ARRUDA


            O encontro entre o vice-governador Tadeu Filippelli, o ex-governador Joaquim Roriz com o ex-governador José Roberto Arruda, na capital bandeirante – onde reside Arruda, veio suscitar uma conversa sem fim entre rorizistas, filipelistas e arrudistas de Brasília. Claro, política, isso quer dizer: essas almas querem rezar. A campanha política está se aproximando, e faltam menos de 12 dias. Quem desejar se candidatar no pleito do ano vindouro terá de se filiar em qualquer partido, de qualquer legenda se for o caso, em que a pessoa não esteja filiada.. Por exemplo, tanto Joaquim Roriz como José Arruda no momento estão livres, sem partido. Por outro lado, o momento é propício para a formação de coligações partidárias. Em tempo. O eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico de seu título eleitoral está na hora de fazê-lo agora e já. Uma advertência:  “senhores candidatos: o tempo não para”.


AFRONTAR O POVO, NUNCA!

            José Roberto Arruda vem candidato a quê ? a deputado federa ?, a senador? Na atual circunstância tudo indica que Arruda só não virá candidato a governador. Pois, a maneira como ele foi enxotado do Palácio do Buriti foi de profunda humilhação. Como Arruda é um político competente e inteligente pode ser tudo, menos governador.


RORIZ NOVAMENTE

            Com Roriz a campanha de 2014 é diferente,  pois Roriz é dono de um carisma todo especial. O eleitor de Brasília seja ele mineiro, goiano, nordestino e até sulista sabem que Joaquim Domingos Roriz, como homem público, é um executivo de mão cheia e que conhece muito bem o seu imenso eleitorado. Na Ceilândia e em Taguatinga, onde é grande o eleitorado feminino, muitas senhoras o chamam de Rorizinho de Açúcar. E outra,  Roriz será candidato a senador


LEI DA FICHA LIMPA JÁ ERA

Eis um caso na política que aconteceu no Piauí, mas as consequências foram de âmbito nacional. Na campanha de 2010,, em Teresina, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) entrou com uma ação denominada de Recurso Contra Expedição de Diplomação (RECED), Agora, na terça-feira (17), a Corte do  TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarou ser inconstitucional o Recurso contra  Expedição de Diploma, tipo de ação para pedir a cassação de mandatos eletivos. O posicionamento do TSE poderá servir de precedente para remeter ações contra governadores aos tribunais Regionais Eleitorais (TREs), responsáveis pela diplomação de chefes do Executivo estadual. Com isso vários processos de cassação terão que voltar à instância de origem, o que trará atrasos na tramitação dos processos
Agora, na avaliação do relator da matéria, ministro Dias Toffoli, um mesmo fato não pode ser questionado por dois tipos de instrumentos diferentes. Por sua vez, a entidade responsável pela proposta que deu origem à Lei Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) critica o TSE, e reconhece que a Lei Ficha Limpa não existe mais. Em tempo. Com a publicação pelo TSE dessa instrução, de imediato 11 governadores ficaram livres para se candidatarem novamente, nas eleições do ano que vem (2014). E também os deputados federais e estaduais eleitos em 2010


SALVOS PELO GONGO

            Por obra e graça do parecer do ministro Dias Tofolli, que mandou remeter aos tribunais de origem todos os processos contra governadores e parlamentares eleitos no pleito de 2010, os deputados distritais, deputados estaduais e deputados federais estão livres das cassações de seus respectivos mandatos. Assim sendo, na Assembleia Legislativa de Brasília estão salvos os distritais: Ronney Nemmer, Benedito Domingo, Raad Mansoul.


MINEIRA VOTA EM MINEIRO, UAI!

            O diretório nacional do PSDB vai promover, por estes dias, uma seção solene para receber a filiação da Sra. Maria Estela Kubitschek, filha do inesquecível Presidente Juscelino Kubitschek. Dona Stela diz abertamente que apoia a candidatura de Aécio Neves à presidência da República, e tem mais, é torcedora fanática do Clube Atlético Mineiro – o Galo das Alterosas Na coordenação dessa solenidade está o deputado federal Luiz Pitmam – que também é mineiro.


NOVOS PARTIDOS

O tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou terça-feira (24) dois novos partidos políticos: o PROS e o Solidariedade. O primeiro é uma legenda criada por um vereador da cidade de Planaltina (GO), e o Solidariedade tem como fundador o deputado federal Paulinhho da Força Sindical, de São Paulo. E na próxima terça-feira, o TSE analisará a viabilidade do partido da ex-senadora Marina Silva: REDE Sustentabilidade.


CINE BRASÍLIA E FESTIVAL

            Terminou com muito sucesso e aplauso, a 46ª edição do Festival de Brasília do Cinama Brasileiro, na noite de terça-feira, no Cine Brasília, agora reinaugurado. A fita vencedora em primeiro lugar foi Exilados do Vulcão,da diretora Puala Gaitã. O segundo lugar, em longa metragem, foi de “Os Pobres Diabos” do cineasta Rosemberg Cariry. O filme  narra a história de um circo mambembe no interior do Ceará.


SÃO TODOS CONTRA

            A classe intelectual de Brasília - professores, artistas, escritores, poetas, cantores, críticos literários - estão criando um movimento para impedir que o governador Agnelo Queiroz passe o Museu da Cultura para o Ministério da Cultura. O assunto vem pegando fogo em qualquer lugar da cidade na UnB, nas Faculdades, nos Ministérios, nos teatros e bares da cidade. E nesse imbróglio contra o governo está a Sociedade Armorial Patafísica Rusticana, ou, simplesmente, O PACOTAO.


SETEMBRO...

            Com a devida licença poética da canção de Patativa do Assaré  na voz do maior cantor regionalista brasileiro, Seu Luiz ou Gonzagão vêm à lembrança os versos de A Triste Partida:
“ Setembro passou / Tamos em outubro/ novembro dezembro/ Meu Deus que é de nós?” Na realidade, hoje é 26. Então quem quer mudar de partido tendo em vista as eleições de 2014. O certo é que as eleições trazem inúmeros problemas que nem dinheiro resolve. Mudar de partido não será tão fácil, como se pensa.


RORIZ VERSUS AGNELO

            Para “matar a pau” o bochicho ou a contra-informação da separação da coligação Agnelo Queiroz (PT) e Tadeu Filippelli (PMDB), os presidentes nacionais do PMDB, senador Valdir Raupp, do PT e Rui Falcão, respectivamente, foi firmado o comprimisso da reedição das candidaturas do governador Agnelo Queiroz e o vice-governador Tadeu Filippelli. Quer dizer a luta vai continuar. Por outro dado, o ex-governador Joaquim Domingos Roriz assinou filiação no
PRTB, chefiado pelo empresário Luiz Estevão. E o fundamental é que Roriz disse que é candidatíssimo ao Palácio do Buriti nas eleições de 2014.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MORREU DONA CORACY

                Registra-se aqui o falecimento da Sra.Coracy Uchoa Pinheiro, ocorrido no dia 13 de setembro, e o seu sepultamento no sábado (14), no Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte. Dona Coracy nasceu em Paracatu. Filha de um médico,  casou-se com o engenheiro Israel Pinheiro no ano de 1924.O casal teve 9 filhos, sendo o primogênito Israel Pinheiro Filho. Além de muito amigo de Israel, o presidente Juscelino Kubistchek tinha neste colega extrema confiança, e foi ele, Israel, na qualidade de engenheiro formado pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG, o verdadeiro construtor de Brasília. Também foi o primeiro prefeito e o criador da Novacap. Dona Coracy  Israel e os filhos foram, de fato, os primeiros moradores do Catetinho. Dona Coracy morreu aos 107 anos.


DE QUÍMICA A EMPRESÁRIA

            Brasília já tem uma candidata ao Palácio do Buriti para o pleito que vem: é a deputado distrital Eliana Pedrosa, pelo PPS. A solenidade de lançamento foi na sede nacional do PPS, que fica no Setor de Diversões Sul (SDS), mais propriamente no CONIC / Praça Vermelha. O orador que recepcionou a candidata foi o deputado federal Augusto Carvalho. Eliana é formada em Química pela Universidade de Brasília e é empresária do setor terceirizado. Na política ela é deputada distrital pelo segundo mandato consecutivo.


MAGELA PARA SENADOR

            Nesta semana o Jornal de Brasília trouxe uma interessante matéria sobre o deputado federal Geraldo Magela Pereira, inegavelmente um político arguto e trabalhador. Geraldo é natural de Patos de Minas, e peça fundamental na criação do Partido dos Trabalhadores em Brasília. De maneira bem prosaica, Geraldo Magela inicia entrevista com uma frase de efeito: “PT e PMDB não precisam um do outro”. Certo que a história dessas duas legendas aqui na capital federal têm uma adversidade nata: tanto o PMDB vive sozinho quanto o PT. Para Magela essa coligação já vem durando demais. Em outras palavras, PT deve seguir seu destino só. Mas como a política (a eleição) vem se aproximando, Magela já trabalha na composição de sua própria candidatura ao Senado Federal, lógico, sem o PMDB.


NEM PRO CÉU

            O PPS acaba de lançar um portal pela Internet para perguntar ao povo brasileiro que candidatura o partido deve apoiar: Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Fernando Gabeira (PV), José Serra(PSDB) e Marinha Silva (# Rede). Em tempo. Roberto Freire comprou uma briga feia com o PT, e ele Roberto)  não faz acordo com Lula nem para ir pro céu.


TEMPO É TEMPO

            Está-se na segunda quinzena de setembro, e o prazo se estreitando para que os futuros candidatos aos cargos públicos de presidente da República, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, deputado federal, deputados estadual e deputado distrital (para Brasília), registrem suas respectivas chapas. O prazo final é dia 5 de outubro. Tal determinação é do Tribunal Superior Eleitoral. As eleições serão no dia 5 de outubro de 2014.


NÃO ABRE

            A presidente Dilma Rousseff encasquetou-se: não vai mais a Washington em outubro          para conversar com Obama. Ela está certíssima e faz muito bem em cortar o papo de fuxico,o disse-me-disse, e a intriga de bisbilhoteiros ianques. O bloco Pacotão está com Dilma e não abre. O Pacotão é um bloco carnavalesco e irreverente até a alma.


E A PÁTRIA

            O Partido Pátria Livre (PPL), presidido pelo diretor Marco Antônio Campanella, diretor do DFTrans, arranjou um método “sui generis” de conquistar eleitores.  Ele dá um emprego na repartição e cobra 2% do salário do servidor em folha. Agora, se o eleitor discordar do desconto, simplesmente, perde o emprego.


TRÊS NOVAS LEGENDAS

            Dois novos partidos estão praticamente inscritos e legalizados a particar das eleições de 2014. São eles o PROS – Partido Republicano da Ordem Social, uma legenda que nasceu em Planaltina (GO), e o Solidariedade, partido do Deputado Paulinho da Força Sindical.  Paulinho é deputado federal pelo PT.
            Mas... e a Rede Sustentabilidade (Rede #) da Marina Silva? Bem, Marina já apresentou uma documentação de 380 mil assinantes. Porém ela afirma categoricamente que já tem 620 mil eleitores signatários da sua legenda.


CANDIDATURA DE VERDADE

            Eduardo Campos, governador de Pernambuco,  aportou em Brasília, essa quarta-feira (18) com a seguinte missão: reunir-se com a diretoria  executiva nacional do PSB, e participou de uma audiência protocolar com a presidente Dilma Rousseff. Mas o fundamental do encontro com a primeira mandatária do Brasil, foi para assinalar oficialmente a saída do PSB do governo Dilma.  Assim, o governador Eduardo devolveu seis importantes cargos: Ministério da Integração Nacional; Secretaria Nacional dos Portos; Presidência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco;Diretoria Nacional de Combate à Seca (DNOCS); Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) e a Diretoria da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Claro que toda essa operação é para oficializar de vez a candidatura do governador Eduardo Campos à presidência da República no ano que vem.


SONHAR É FUNDAMENTAL

            Está em fase de “fermentação” uma coligação quase impossível unindo José Roberto Arruda (sem partido), o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB) e Joaquim Domingos Roriz (também sem partido). O objetivo dessa trindade nada santa é chegar ao governo do GDF na eleição de 2014. Ora, esse sonho tem tudo para ser uma realidade.


MENSALÃO


            O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou na tarde de ontem (19), a sessão de desempate de 5 a 5 da Ação Penal 470 – Mensalão. O ministro Celso de Mello o decano, votou a favor dos condenados. Assim, haverá um segundo julgamento dos mensaleiros – que são em número de 12. O júri despertou e chamou a atenção de toda classe política brasileira. Lógico que o resulto dessa votação decepcionou o eleitorado brasileiro. Por outro lado, políticos, sociólogos e o eleitor comum estão chateados. Vale a pergunta do poeta itabirano: “E agora, José”.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PELO QUINTO MANDATO

            Fim de estrada, ou melhor, fim da coligação PT e PMDB em Brasília. Assim, como já é voz corrente por toda capital federal, o vice governador Tadeu Filippelli, dirigente maior do PMDB conversou com o vice-presidente Michel Temer a respeito do fim da coligação PT/PMDB. Mas o que se fala por toda Brasília é que o ex-governador Joaquim Roriz vai voltar às hostes do PMDB, e, provavelmente, Roriz se candidatar pela quinta vez ao governo do Buriti.


A POLÍTICA GIRA

            Gente, a roleta da política está girando: mais de 74 deputados federais mudaram de legenda partidária, em cumprimento à determinação legislativa do TSE.  O parlamentar Luiz Pittman (PMDB-DF), por exemplo, vai para um outro partido que não seja o PT. O mesmo Pittmam foi recebido em audiência no gabinete do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Uma coisa é certa,Pittmam disse que para presidente da República o mineiro Aécio é o seu candidato. Por outro lado, é voz corrente que o deputado federal Augusto Carvalho vai se transferir para o Partido da Solidariedade – de Paulinho da Força. Se Augusto Carvalho sair do PPS, o velho Partidão de Brasília com certeza vai sentir essa ausência. Outra coisa vai ser hoje (12), às 20 horas, na sede do PPS, na Praça Vermelha / Conic, filia-se ao partido a deputada distrital Eliana Pedrosa, e mais importante, a Eliana Pedrosa é candidata à governadora do GDF no pleito de 2014. E finalmente, é certo, certíssimo, que governador Agnelo Queiroz vai disputar pela segunda vez, a reeleição. Agora o que está deixando o PT de Brasília , muito inquieto é saber quem será o companheiro  vice governador de Agnelo Queiroz.Ih! tem mais...o senador Rodrigo Rollemberg é candidatÍssimo ao Palácio do Buriti (governo do GDF), e Eduardo Campos virá brevemente a Brasília para selar esse compromisso.


TEATRO NACIONAL

            Por recomendação do Ministério Público do Distrito Federal, o Teatro Nacional vai parar suas atividades culturais pelo período de um ano. É que todo o conjunto arquitetônico desse palácio vai passar por uma grande reforma, já que hámais de 16 anos não se faz  nenhum reparo seque na estrutura física deste imenso prédio. Os trabalhos de engenharia começarão já em janeiro, por uma empresa construtora do Rio Grande do Sul. A urgência dessa operação é para livrar o Teatro Nacional de um possível acidente similar ao ocorrido na “Boate Kiss” no Rio Grande do Sul.


“PROS”  PELO POVO

            A cidade de Planaltina – Goiás, acaba de criar o Partido Republicano da Ordem Social, cuja  sigla é PROS. Seu presidente é o comerciante José Euripedes Júnior, que conseguiu captar 515 mil signatários. Em tempo. Eurípedes será candidato a deputado federal. Segundo o seu criador, a filosofia do PROS é defender o povo.


BANCÁRIOS EM GREVE

            A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) marcou, para o dia 19, greve em todos os bancos brasileiros, por tempo indeterminado. A classe patronal ofereceu um aumento de apenas 6,1%, mas a categoria bancária pede um reajuste de 11,93%. Enquanto isso, saiba que a taxa de juros no mês de setembro teve um aumento em até 10,09% para cheque especial e empréstimo pessoal.


 A SORTE DE RAAD

            E não foi agora, por essa semana, que o deputado distrital foi cassado, como era esperado. Na ultima hora, Raad entrou com uma liminar na Procuradora da Câmara Legislativa e conseguiu mais tempo. Também, outros parlamentares, colegas de Raad, conseguiram estirar o prazo de julgamento. A Câmara Distrital tem 24 parlamentares, desse total 8 deputados votam pela cassação, !4 deles estão indefinidos, e apenas 1 disse que não participará da votação.


FACULDADE FECHADA E ALUNOS APROVEITADOS

            O Ministério da Educação publicou, na segunda-feira (9), o descredenciamento da Faculdade Alvorada de Educação Física (de Brasília), alegando baixa qualidade acadêmica. Mas os 4 mil alunos matriculados no estabelecimento não terão prejuízo. O Ministério da Educação instruiu que os estudantes procurem outras escolas munidos de toda documentação escolar para ingressos em outras instituições. A Faculdade Alvorada foi despejada do prédio por falta de pagamento de aluguel.


ANA LÍDIA

            Terça-Feira 11 de setembro, fez 40 anos o brutal assassinato da criança Ana Lídia, uma menina lourinha,bonita, que desapareceu da escola colégio Madre Carmen Salles. O crime permanece insolúvel para a Polícia Civil do Distrito Federal. Os pais de garota Sr. Álvaro Braga e  Sra. Eloysa Braga hoje são falecidos. Álvaro Henrique Braga da Ana Lídia, na época suspeito e absolvido, é médico no Rio Janeiro. Raimundo Lacerda, alcoólatra, viciado em droga também já morreu. O corpo de Ana Lídia foi encontrado dois dias depois numa tosca sepultura nos terrenos da Universidade de Brasília. Ana Lídia é a primeira mártir de Brasília.


UM GAÚCHO NO CERRADO

            Mudança na Secretaria de Comunicação do GDF: sai Ugo de Barros Braga para entrar o jornalista Carlos André Duda. Duda é um competente técnico em comunicação que já trabalhou em vários governos e na TV Globo. Naturalmente, André Duda vai ser uma peça fundamental para o governo de Agnelo Queiroz, pois ele sabe onde o gado malha.


FERRO PARA OS TRABALHADORES

            A presidente está entre a cruz e a espada. A questão é a seguinte: o Governo se esforça para impedir a derrubada do veto presidencial que, de forma abrupta, corta a multa de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Uma coisa é certa, a gritaria vai ser braba.


PRESIDENTE HENRIQUE E DR. ULYSSES

            O presidente Henrique Eduardo Alves baixou norma que limita o quantitativo de pessoas no plenário da Câmara, como também proíbe a exibição de faixas, cartazes, painéis de caráter publicitário de todo pessoal que visita a Câmara. Um velho jornalista aqui da Casa saiu com esse desabafo: “O Dr. Ulysses falando á imprensa disse um dia: “o que eu mais gosto é quando a Casa fica com 3 mil, 5 mil pessoas tomam conta do plenário. Assim a gente trabalha com gosto”.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

PARTIDO SOLIDARIEDADE

                 Surge mais um novo partido político Solidariedade que recebeu o parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. O presidente da legenda é o deputado federal Paulo Pereira da Silva – mais conhecido como Paulinho da Força Sindical (PDT-SP). O próximo passo da organização é conseguir o registro e se tornar “noiva” em potencial para o troca-troca partidário nas eleições vindouras de 2014. O Solidariedade diz que já conseguiu 520 mil assinaturas de apoio. Por  sua vez, Paulinho da Força explica que o nome Solidariedade é uma homenagem ao movimento sindical da Polônia, cidade de Gdansky. Paulinho disse ainda que o partido vai apoiar Aécio Neves para presidente da República.


A REDE DE MARINA

                A ex-senadora Marina Silva não para na marcha para o registro da Rede Sustentabilidade, pois ela já conseguiu registrar a legenda em sete estados faltando apenas dois estados da Federação. A quota de 492 mil signatários já foi alcançada. Mesmo assim, Marina não perde tempo, e no próximo fim de semana ela e comitiva da Rede estarão no interior da Bahia, Sergipe e Espírito Santo..


NINGUÉM ACREDITA

                A grande imprensa publicou nesta quarta-feira (4), que José Serra vai mesmo se filiar no PPS. Enquanto isso, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire, passou a tarde inteira no Salão Verde da Câmara dos Deputados prestando dando aos jornalistas.O fato é que muita gente no Salão Verde não acreditava, nem um pouco sequer, de que Serra vá se filiar no PPS.


TEMPO SECO

                Brasília vive nesta época do ano -- meses fim de julho, agosto e setembro - o período mais cáustico para as doenças aéreas tais como: asma bronquite, gripe, rinite e conjuntivite. O tempo só vai melhorar quando as chuvas chegarem. Então, o remédio é ter paciência e pronto.


E DINHEIRO?    

                O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou – em outras palavras, reprovou - a verba partidária do PSol para o exercício de 2014. Isso significa que o partido não vai ter dinheiro no ano que vem. Em Minas Gerais tem um ditado que diz: sem dinheiro não se faz política.


DILMA É MAIS

                A reportagem publicada pela TV Globo no domingo (1) revela que a espionagem contra a presidente Dilma Rousseff é antes de tudo,uma tremenda falta de respeito à nossa Presidente da República. E um acinte que fere a honra de todos nós brasileiros. Em suma, a bisbilhotice partiu da NSA, um órgão investigativo da Casa Branca. Então, a coisa é muito mais séria, pois prova que o governo do Tio Sam não morre de amores pelo Brasil, o que não é nenhuma novidade. E  pelo jeito, a CPI instalada pelo Senado Federal, presidida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), pouco influenciará nessa história.


MACUNAIMA

Nada foi tão grotesco à nossa democracia como a absolvição do presidiário deputado federal, Natan Donadon (28 de agosto). Donadon foi condenado por vários crimes, dentre eles o desvio de 8 milhões de reais (dinheiro público de Rondônia), e formação de quadrilha, por isso ele foi condenado pelo STF. Acontece que, sendo eleito deputado federal por três legislaturas seguidas, Donadon soube empurrar com a barriga todo o processo contra sua pessoa. Na semana passada, tudo se complicou para ele,  mesmo ele sendo absolvido no plenário da Casa – faltaram 24 deputados para que Donadon fosse cassado.Hoje, o país vive um surrealismo fantástico, digno  de Macunaíma, pois temos um deputado federal prisioneiro


SEMI-ABERTO

O subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, Cláudio Magalhães afirmou que o Centro de Progressão Penitenciária (CCP) é uma obra milionária que está prevista desde 2010. É um conjunto de 6 celas de 9 metros quadrados, com janelas gradeadas, banheiros e fiação para instalação de televisão. Para o secretário, a informação de que as celas seriam para alojar os deputados incursos no escândalo Mensalão não procede, porque esses alojamentos se destinam, segundo ele, a presos de pena semi-aberto.


RENTRÉE

O 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro começa no dia 19 e esse prolonga até o dia 23 do mês em curso. A Câmara Legislativa é a instituição que banca o festival. A novidade é que este ano o velho cinema foi reformado por completo, com projetores novíssimos de linha eletrônica de ultima criação.A mostra no total conta com 22 filmes, sendo três de longa metragem que são: “Cidadão Brazza”, “Plano B”, “Açougue Cultural” e “Uma dose violenta de qualquer coisa”. A importância de 200 mil reais será concedida pelo Troféu Câmara Legislativa de Brasília.


DESFILE SIMPLESMENTE

É grande a expectativa do povo de Brasília pela parada militar de 7 de Setembro. Mas este ano por motivos diversos, inclusive a conjuntura política que o Brasil vem atravessando. Um exemplo, a presidente Dilma Rosseff vai ficar no palanque oficial por apenas 30 minutos. O quantitativo de militares que desfilará vai ser reduzido. E finalmente não acontecerá o tão esperado “show” da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB).


CIVISMO E BAGUNÇA

O certo é que, pelo sim pelo não muita gente virá ao Plano Piloto para a Parada do Dia 7 de Setembro, motivado pelo sentimento de nacionalismo – afinal é o DIA da Pátria. Já a União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras entidades anônimas sem designação política estão chamando toda a classe estudantil via rede social a vir para a Esplanada dos Ministérios.  Com certeza os jovens do Black Bloc vão agitar e protestar contra o governo. Claro que, muitos estudantes do secundário e das escolas particulares vão comemorar a grande data magna de 7  de Setembro.