sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DIRCEU E GENOINO

            Acredite, se quiser. José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares estão presos na Papuda. Presos, presos, não é bem assim. O José Genoino passou mal e foi internado no Hospital das Forças Armadas, onde foi submetido a vários exames, inclusive por uma equipe de cinco cardiologistas da UnB. O grupo emitiu um atestado no qual afirma que a patologia do cliente (José Genoino) não é grave, e que seu estado clínico no momento não exige um recolhimento domiciliar. Ora, de sexta-feira para sábado, Genoino foi levado sob cuidados médicos para a casa de sua filha. Agora, o ministro Joaquim Barbosa vai enviar o relatório médico da UnB para a Procuradoria Geral da República. Contudo cabe ao ministro Joaquim Barbosa definir se José Genoino passa a ter uma prisão domiciliar ou se volta para a Papuda.
            Já José Dirceu conseguiu um emprego com um salário de 20 mil reais, por mês no Hotel Saint Peter, e vai trabalhar das 8 às 17h.
            Então vale o dito popular: quem tem padrinho não morre pagão.


SOLIDARIEDADE

            Segunda-feira e terça-feira desta semana, uma camionete ficou em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal com mais de 50 jovens vestidos de camisas da CUT. Era uma manifestação de solidariedade e de apoio aos correligionários presos do Mensalão. Por outro lado, a direção nacional do PT marcou para o próximo dia 9, em São Paulo, uma grande manifestação cultural aos colegas condenados pelo STF. O ex-presidente Lula será o orador principal do evento. E vez ou outra, 


DESAGRAVO AO MINISTRO.

            A Rede Solidariedade, da Marina Silva, iniciou uma campanha com o objetivo de angariar, em todo o Brasil,  apoio maciço de todas as classes, de todas as categorias – uma grande moção de apoio ao ministro Joaquim Barbosa pela sua condução correta, honesta, sincera e inteligente à frente do  processo “AÇÃO PENAL 470, que julgou o Mensalão. O movimento vai visitar todo o Brasil. É pensamento de Marina Silva obter mais de 1 milhão de assinaturas. E mais, ela quer mostrar que STF é de fato o promotor da Justiça no Brasil.


SIEMENS DESMASCARA MENSALÃO DO METRÔ.

            O caldo mais uma vez entornou para o Partido dos Trabalhadores de São Paulo. A história é a seguinte: o PT diz, abertamente, que houve corrupção das grossas quando da implantação das linhas do Metrô e de trens na capital bandeirante. O escândalo vem se arrastando há mais de 15 anos. O caso é muito complicado e envolve a firma alemã Siemens como empresa que construiu e fabricou os trens e etc. Contudo, não é de hoje que um grupo paulista procura a todo custo descobrir se houve maracutaia ou não. Em tempo. O termo maracutaia foi criado por Lula, num programa político transmitido pela TV Globo, e Lula disputava com Collor de Mello, a presidência da República. Então, maracutaia é corrupção, é enganação, é safadeza, é coisa desonesta e etc.
            Pois bem, de um pouco tempo para cá, o assunto voltou à tona. Só que  dessa vez, apareceu um documento da Simens em inglês, relatando pagamento de propina a pessoas ligadas ao governo paulista e ao PSDB. Acontece que tais documentos caíram na mão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. E o pior a documentação é fajuta. E essa história virou mais uma pataquada do PT.
              

A BATALHA SERÁ DURA
           
            A batalha que se prenuncia para a campanha presidencial de 2014 será árdua, cara e trabalhosa, principalmente para as hostes do PT. E o ex-presidente Lula personifica toda adversidade contra Dilma. Logo quem está contra Dilma quer derrotar Luiz Inácio Lula da Silva. Outra verdade, o PT sozinho é incapaz de chupar um “Chiicabon”: Saravá!, Nélson Rodrigues, cronista e teatrólogo maior.
            Em sua carreira vitoriosa de político, Lula vai deixando de lado alguns políticos influentes derrotados simplesmente por ele (Lula). Para o ano que vem, pelo menos três candidatos nordestinos vão trabalhar com muita garra para se elegerem, e também, eleger um presidente da República adversário de Lula. São eles: a ex-senadora Heloisa Helena (PSol – Alagoas), Tasso Jereissati (PSDB-CE), e Heráclito Fortes (PSB-PI), Todos eles almejam voltar ao Senado Federal.


MAIS LUZ PARA AMAZÔNIA

            Mais energia elétrica para a Amazônia. É que no dia 10 (dezembro) a presidente da República, Dilma Rousseff, estará inaugurando o complexo viário do Rio Madeira com duas instalações a de Usina Santo Antonio e a de Usina  Jirau, ambas com a potência 7mil megawats. A história da construção dessas usinas aconteceu quando Dilma era titular do Ministério das Minas e Energia,enquanto Marina Silva, então senadora da República, ocupava o Ministério do Meio Ambiente. Outro fato interessante, Marina era do contra.


ÔNIBUS EM GREVE POR UM DIA.

            Terça-Feira (26) pela manhã nada de ônibus coletivos para transportar a massa de trabalhadores, de funcionários públicos, de estudantes, de operários enfim do povão. Foi uma greve de um dia, apenas. E quem bancou a paralisação, para seu governo, foram duas empresas, as quais estão fora  do “pooL” das novas firmas transportadoras que vão operar no Distrito Federal. Já a greve foi uma ação coordenada, como protesto da greve de 11 mil motoristas e cobradores que estão impacientes quanto à perda de salários e de empregos que afeta a classe de motoristas e cobradores.
            Da Secretaria de Transportes do GDF veio a informação que no próximo mês (desembro) mais de 3000 veículos novinhos em folha entrarão para cobrir as cidades de Sobradinho, Guará, Taguatinga e outras.

           
PADRE CíCERO E TODA CULTURA DE CORDEL
 
            Brasília realiza, nesta semana, a 31ª Feira do Livro, evento que conta com o apoio da Secretaria de Cultura do GDF, como também com a colaboração de editoras e livrarias nacionais e estrangeiras, alem de instituições como a UnB, o CEUB, a Unesco e universidades de outros estados da Federação. A Feira do Livro está instalada na Esplanada dos Ministérios, anexa ao Museu Nacional. Mais de 200 livrarias participam do evento.
            Claro que é grande o acervo de livros e objetos didáticos destinados a educação, e obras como romances, livros e jornais científicos. Contudo, há também uma ala destinada a gravuras, pinturas, poesias e literatura regional.
            Um dos expositores presentes é o cordelista e gravurista professor Abraão Batista, de Juazeiro do Norte, o pólo mais importante da literatura de cordel do Nordeste.


DEVAGAR COM O ANDOR

            Há rumores de que a Central Única de Trabalhadores é uma ala rebelde do PT que promete fazer ações de repúdio contra a pessoa do presidente do STF ministro Joaquim Barbosa. Na semana passada, quando a trinca do Mensalão foi presa na Papuda, um carro de som com militantes da CUT, e, claro, do PT faziam piadinhas para denegrir o caráter e a personalidade do mi9nistro Joaquim Barbosa. E, para complicar a situação, até o ex-presidente Lula fez piada contra o sério e inteligente juiz do STF.


POR UMA POLITICA ESTAVEL E DEMOCRÁTICA.


            Quarta-Feira (27), à tarde, pela Esplanada dos Ministérios aconteceu uma passeata com muita gente de terno e gravata, executivos, empresários professores, senhoras e jovens, era o início de uma campanha que conta com o patrocínio da CNBB, da OAB. do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, da UNE, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, da FENAJ, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, e de outras mais. O fundamental do movimento é acabar, sobretudo, o financiamento de empresas privadas – o popular “caixa dois”. Promover eleições      proporcionais em dois turnos, e mais esclarecer sobre a importância do voto como veículo de progresso para a sociedade brasileira. O movimento, lógico, é de amplitude nacional. E justamente nessa tarde (27), em várias capitais brasileiras, também, estarão acontecendo passeatas como esta. Vários deputados e senadores prestigiaram o evento.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

RESTA ESPERANÇA

  
            A jornalista Ana Dubeux – editora chefe do Correio Braziliense, em seu artigo de domingo (17), com muita propriedade e certeza, falou da existência de um projeto com nome e sigla estrambótica que pretende modificar todo Plano Piloto. O negócio é descaracterizar o traçado arquitetônico de Brasília. O programa chama-se Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, e a sigla é PPCUB – uma palavra explosiva picante e feia. Contudo, o dantesco nessa histeria é que o defensor número um do PPCUB é o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, deputado federal, Geraldo Magela (PT-DF). O projeto está tramitação na Câmara Legislativa de Brasília.
            Na realidade o PPCUB quer aleijar Brasília, ou anular o projeto urbanístico concebido por Lúcio Costa. Outra coisa, querem simplesmente piorar o Plano Urbanístico de Brasília aprovado, sacramentado e abençoado pela UNESCO. A descabida intenção do PPCUB é alterar toda a área do Eixo Monumental, inclusive a Praça do Cruzeiro, onde foi celebrada a primeira missa em Brasília, e ainda conceder a licença para criação de mais lotes residenciais adjacentes ao Cruzeiro Velho. Querem também bulir em toda Avenida da W/3 Sul, permitindo a construção de edifícios de seis andares. Vão alterar toda área que circunda a Igrejinha de Fátima, com a implantação de bares, restaurantes, cafés, casas de espetáculo e etc. Outra ideia é a construção de novos conjuntos residenciais em volta do Lago Paranoá, com lotes residenciais de menores dimensões. O Catetinho vai ser também fracionado gerando novos bairros residenciais.
            Pelo que se fala, a transformação será o fim da Brasília de JK, de Lúcio Costa, de Israel Pinheiro, dos pioneiros e dos            candangos. E assim o PPCUB pode se chamar de Para Piorar o Conjunto Urbanístico de Brasília. Em tempo. Este projeto deve entrar em votação da Câmara Distrital até o dia 15 de dezembro. E o povo de Brasília tem todo o direito de rechaçar o PPCUB via os deputados distritais eleitos pelo povo do Distrito Federal.
 

MENSALÃO: NOVELA REAL

            Para os cristãos, os incréus, os comunistas, os socialistas, os liberais e o sobretudo os petistas acabaram as discussões da Ação 470, ou melhor, o júri do Mensalão. Foram pois oito anos de espera, e no fechar das cortinas foram condenados 25 réus. O mais notável de todos eles foi ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Agora, a figura mais proeminente do julgamento foi o ministro Joaquim Barbosa. Parodiando o grande dramaturgo e cronista Nélson Rodrigues: “Quando Pelé adentra no Maracanã a figura majestática é a dele, que é rei. O resto é paisagem”. O ministro Joaquim Barbosa teve seu momento de rei, pois ele trabalhou com nobreza. Com justiça, com fé, com esperança e com inteligência. E quem teve culpa foi condenado e foi preso, Fim para a novela Mensalão.


MENSALÃO FOI UM TSUNAMI

            O Diretório Nacional do PT reuniu-se na segunda-feira (18), em sua sede para preparar o ato de desagravo pelas prisões de José Dirceu, de Delúbio Soares, de José Genoíno e de João Paulo Cunha. Na primeira quinzena de dezembro, o Partido dos Trabalhadores nacional fará uma convenção geral para esclarecer ao povo brasileiro que a prisão de seus líderes tem a característica de prisão política. Os petistas vão mais longe ainda, dizem que as prisões são ilegais. Por sua vez, a crônica política e a mídia eletrônica acreditam que o Mensalão abalou profundamente todo o Partido Trabalhista em sua conjuntura política.


HÁ 50 ANOS MORRIA KENNEDY

            Numa sexta-feira (22 de novembro) de 1963, pouco antes do meio dia, horário local, Dallas, morre o presidente John Kennedy, alvejado por um tiro na cabeça. O crime abalou o mundo inteiro. O presidente JFK visitava a cidade de Dallas. Kennedy fazia visita oficial à cidade, e com ele, no banco da limusine estava a sua esposa, Jacqueline Kennedy. O autor do tiro seria um Oswald Lee Harvey, o qual foi assassinado duas horas depois. Toda essa historia completa hoje 50 anos. Detalhe a parte, John Kennedy era católico praticante.


GESTÕES NEFASTAS DO PT


            O PT está governando o Distrito Federal pela segunda vez. A primeira vez foi com o professor Cristovão Buarque que fez uma gestão medíocre e apagada. Cristão não construiu um colégio, um hospital e nem uma ponte, Ele, que é formado em engenharia civil, mas nunca exerceu a função de engenheiro. Governador Cristovão produziu a maior greve da escola pública do GDF com uma paralisação superior a mais de 90 dias parados. O segundo governo petista começou com Agnelo Queiroz que, pegou todo o GDF literalmente esfacelado pelo escândalo de Pandora.


DEUS É BRASILEIRO

            Uma prova inconteste de que o futebol brasileiro não anda bem das pernas é o desempenho dos times cariocas. Dá pena a gente ver os jogos do Vasco da Gama e do Fluminense os dois estão na beira do rebaixamento. Só o Botafogo deve ficar na quita colocação. Agora, o Vascão na segunda divisão é certo certíssimo. E por causa disso, pode-se fazer uma previsão de como jogará a Seleção Canarinha em junho pela Copa do Mundo. Tem um consolo: Deus é brasileiro.
 

AÉCIO É ACLAMADO CANDIDATO

            O PSDB reuniu entre sábado e domingo (16/17 de novembro) toda cúpula diretiva do partido para uma convenção nacional com as presenças de oito governadores estaduais e mais senadores e depurados federais. Nessa ocasião foram celebrados os 30 anos da campanha “Diretas Já” destacando as insígnias figuras de Dr. Ulysses Guimarães e do Dr. Tancredo Neves. Contudo, o fato notável deste ano foi o lançamento oficial da candidatura do senador Aécio Neves para presidente da Republica. O professor e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso presidiu a cerimônia. E o fato mais importante dessa cerimônia foi a leitura da carta do ex-governador José Serra expressando o seu apoio pessoal à candidatura de Aécio Neves.


ACIMA DE TUDO, A DEMOCRACIA

            O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde terça-feira (18), tem novo presidente, na pessoa do ministro Marco Aurélio de Mello. Marco Aurélio substitui a ministra Carmen Lucia. Esta é a segunda vez que o ministro Marco Aurélio preside essa Corte.  Em seu discurso de posse, ele falou da presença dos black blocs que vêm agitando a juventude brasileira, e que o fundamental para o Brasil é a manutenção do estado democrático.


TIRO PELA CULATRA

            A fuga de Henrique Pizzolato – condenado a 7 anos de prisão, para Itália é um fato complicador para o PT. Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores quer a todo custo, transformar o caso Mensalão em crime político. Ora, o STF provou que o Mensalão foi uma maneira que o governo do presidente Lula achou para que os parlamentares aprovassem seus projetos. E Henrique Pizzolato foi um forte aliado nesse propósito. O dinheiro envolvido era do Banco do Brasil.


A MINIRREFORMA DIFICULTA TUDO

            A Minirreforma Eleitoral para valer nas eleições de 2014 foi aprovada pelo Senado Federal, e agora será sancionada pela presidente Dilma Rousseff. São sete as instruções principais da reforma: 1) Proibidas doações de empresas ligada a concessionárias de serviços públicos. 2) Os partidos são obrigados a destinar 20% dos recursos do Fundo Partidário para instituições e fundações, 3) Os candidatos só poderão contratar 1 cabo eleitoral para um grupo de mil pessoas. 4) Os gastos com alimentação serão de até 10% da receita da campanha e com combustível 20%. 5) Proibição de adesivos de carros, de cavaletes, de pinturas de muros públicos, de placas e cartazes em vias públicas. 6) A troca de candidatos só poderá ocorrer, no máximo, 20 dias antes das eleições. 7) O candidato poderá parcelar a multa em até 60 vezes. A parcela não pode ultrapassar 10%.




quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PED ELEGE POLICARPO

            Em plena manhã nublada e de pouca chuva de domingo (9), com  muita tranqüilidade, o Partido dos Trabalhadores (PT), via Processo de Eleições Diretas (PED), reelegeu o deputado federal Roberto Policarpo à presidência regional PT, aqui no Distrito Federal. Policarpo teve 3.656 votos, e vai permanecer durante 3 anos à frente desta agremiação.
            Falando à imprensa, o presidente Roberto Policarpo foi objetivo e direto. Ele disse que sua missão é batalhar pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, e também  a reeleição do governador Agnelo Queiróz. Mas como em 2014 haverá eleições gerais para o Congresso Nacional, o PT deverá apresentar um candidato ao Senado Federal que, poderá ser o deputado federal Geraldo Magela ou o deputado distrital Chico Leite. Porém como essa escolha somente acontecerá depois de abril, o PT tem tempo de sobra para escolher o seu representante. Policarpo fez a seguinte observação: “Claro que o candidato petista contará com outras legendas partidárias que nos apoiarão”.


CORRUPÇÃO        

            Para variar, mais um escandalozinho em nossa política envolvendo dois administradores regionais, o de Águas Claras e o de Taguatinga, respectivamente. Foi negócio de suborno, ou melhor, compra de alvarás para prédios em construção. Entre os implicados nessa tramoia está Carlos Sidney de Oliveira –  escondido em algum lugar. O Carlos administrava Águas Claras,  chegou a ser preso, mas alegando ter mais de setenta anos, conseguiu uma licença para ir à sua residência. Acontece que ele ludibriou a polícia e se evadiu. Já Carlos Jales continua preso, internado num hospital e vigiado por força policial. Ontem (11), o Ministério Público expediu medida judicial prorrogando por mais dias a prisão dos dois ex-administradores.


ROLO NA FEIRA DO ROLO

            Domingo ultimo (10), na Feira do Rolo pela manhã, baixou  por lá a Polícia Civil, o Detran, o Agefis e a Polícia Judiciária, e a limpa foi geral no Setor O. 15 meliantes foram presos, e mais de 150 pessoas levaram bacolejos  e prestaram esclarecimentos. Foram apreendidos, pneus, macacos, chaves de fenda, aparelhos de televisão, toca-fitas, celulares, relógios, panelas de pressão, peças de vestuários, jogos de facas, colheres, talheres e computadores domésticos. A Feira do Rolo tem a fama ser uma praça de coisas roubadas.


CASSAÇÃO PARA AS CALENDAS

            Muito embora o corregedor da Câmara Legislativa, deputado distrital, deputado Patrício (PT), tenha pressa em solucionar logo a situação do deputado Benedito Domingos, o julgamento do parlamentar só acontecerá no ano vindouro. Isso porque a Comissão de Ética da casa reúne-se apenas uma vez por mês. Assim sendo o julgamento de Benedito só acontecerá depois de fevereiro. E a vida continua e Benedito Domingos continua deputado distrital.


SARAVÁ, MEU PAI

            Quem viaja muito, o melhor que faz é comprar um avião a jato. E foi justamente isso o que fez o governador Agnelo Queiroz. Ele comprou – aliás, o GDF adquiriu um jatinho executivo, pelo preço 60 prestações de 1,3 milhão. Agora, ele vai para Europa, França e Bahia. Detalhe, Agnelo é baiano e saravá! (Em tempo. O governador Agnelo cancelou a licitação).


NOVAS ESTAÇÕES PARA ÔNIBUS

            O vice-governador Tadeu Filippelli assinou autorização para a construção de oito terminais (estações) de ônibus no Gama, em Sobradinho II, em Recanto das Emas, em Samambaia Norte e Sul e em Santa Maria. O investimento será no valor de 33 milhões de reais, E tudo é para já, vez que as novas “bacias” estão sendo implantadas pelo GDF.


PRAGA DO FILIPÃO

            Há um mês, mais ou menos, o técnico Filipão convocou o atacante Diego Costa para integrar a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. O jogador Diego esnobou o chamado do Luiz Felipe, pois fora convocado para jogar no escrete espanhol da Copa de junho – Rio de Janeiro. Domingo passado, em jogo pelo campeonato  espanhol, e Diego sofreu contusão muito forte, e corre a possibilidade de ele ser cortado do time nacional da Espanha.


CRISTO TUCANO X CRISTO PETISTA.

            Pois é, nas eleições de 2014, entre os candidatos católicos, evangélicos, comunistas e ateus, tem ainda dois Jesus Cristos que disputam  a Câmara Legislativa. O primeiro Jesus é o policial civil Cláudio Abrantes que, por nove anos, foi o Jesus Cristo nas solenidades religiosas da Semana Santa em Sobradinho. Claúdio é do PT e é candidato pela terceira vez. O Outro Jesus é Saulo Humberto (do PSDB). O Cristo tucano vem substituindo o Cristo lulista e agora quer ser deputado distrital.


REELEIÇÃO CERTA.

            O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que PT realizou com bastante êxito pelos estados o Processo de Eleições Diretas (PED), agora vai lutar pela manutenção da coligação vitoriosa PT e PMDB. Essa peleja vai até o mês de abril, e quando começará de fato a definição das candidaturas aos cargos estaduais de deputados federais, deputados estaduais (para o GDF: deputados distritais), governadores e senadores, respectivamente. Como a política é um fenômeno em constante evolução, naturalmente, vai surgir uma miscelânia de candidatos para todos os cargos, e caberá aos partidos aplicar uma filosofia de ação e de trabalho. A missão de Lula e correligionários não é nada fácil, também não é impossível. PMDB e PT só juntos conseguirão as reeleições presidenciais da presidente Dilma e do vice presidente Michel Temer, respectivamente.


NOME ESCALAFOBÉTICO

            Morava eu numa pensão de estudantes na avenida Álvares Cabral, bem pertinho da Faculdade de Direito, em Belo Horizonte, no ano de 62... A conversa era sobre nomes personativos exóticos. E apareceu um tal de PRORREBRÁS deTal das Contas. E a explicação da estranha denominação era que, antigamente, havia uns calendários com a seguinte legenda “PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL”. Então o pai da criança, que procurava um nome para batizar o menino, rapidinho pensou: Proclamação dá Pró, República dá Ré e Brasil dá Brás. Pronto. O nome do menino é PRORREBRAS. E não é que a criança nascera no dia 15 de novembro!


SUPREM0 PRENDE TODO MENSALÃO


            A “Ação Penal 470”, que resume todo o Processo do Mensalão, chega ao fim com a decisão de prender Zé Dirceu e demais condenados. O julgamento terminou ontem (13 de novembro) no Supremo Tribunal Superior (TSF). Ficarão presos em regime semiaberto, com penas entre 4 e 8 anos: José Dirceu, ex ministro; Delúbio Soares,ex- tesoureiro do PT; José Genuíno, ex-presidente do PT; Roberto Jefferson, ex-deputado federal; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério; Jacinto Lama, ex-tesoureiro do PL (hoje PR); Romeu Queiroz (ex-deputado do PTB-MG). Em regime fechado, com penas superiores a 8 anos: Marcos Valério, empresário;  Katia Rabello, dona do Banco Rural; Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil e Cristiano Paz, ex-sócio de Valério. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TONINHO OUTRA VEZ CANDIDATO

             Antonio Carlos Andrade (psicólogo), ou melhor, Toninho do PSOL é o candidato da esquerda, e seu nome foi indicado na convenção do PSOL (regional) que se aconteceu no último fim de semana. Por sua vez, o PSTU e PCB também se manifestaram como apoiadores de Toninho. Assim, pela terceira vez, o psicólogo disputa o Palácio do Buriti representando, de fato e de direito, toda comunidade esquerdista de Brasília. Para ele (Toninho) as transformações e manifestações do público jovem e universitário são sinais de que sua candidatura chegue ao segundo turno nas eleições vindouras.


QUEREM BARRAR MALUF

            A coisa azedou para o lado do deputado Paulo Salim Maluf. É que a turma de desembargadores do Ministério Público de São Paulo votou pela condenação e suspensão dos direitos políticos de Paulo Maluf de quando ele era prefeito municipal da capital bandeirante. A condenação se deu porque o Ministério Público apurou que havia ocorrido um desvio de 96 milhões de reais na construção do túnel Ayrton Sena. Por suas vezes, os advogados de Paulo Maluf garantem  que Maluf será candidato mais uma vez à Câmara dos Deputados no ano de 2014.


COMO ESTÁ A IGREJA?

            O Papa Francisco vai enviar a todas as paróquias católicas do mundo inteiro um questionário para saber, realmente, como vai a Igreja Católica. A enquete vai levantar quem se desquitou quem vai casar no rito católico pela segunda vez, quem deixou a religião quem se afastou da Igreja e outras informações.  Outra coisa, o questionário não aborda temas de ordem dogmática. O período dessa investigação vai durar um ano. O Vaticano adianta que a linha filosófica dessa pesquisa está baseada na misericórdia e no perdão.


ATAZANAR

            Dois figurões de peso na política paulista se reuniram, na capital bandeirante, no domingo (3), com o senador Aécio Neves. O objetivo dessa conversa foi amarrar, fortalecer, trancar, firmar e proteger de qualquer intempérie a candidatura do mineiro Aécio Neves ao Palácio do Planalto. Os figurões  eram o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Um detalhe, que vem atazanando os tucanos é o Zé Serra com a mania de ser presidente da Republica.


VOLTA POR CIMA

            O empresário Paulo Roriz está todo ancho de si mesmo, pois á está no pleno exercício de deputado distrital na vaga de Raad Massouh. O interessante é que um mês atrás, Paulo Roriz foi exonerado da Secretaria de Administração pelo fato de ele criticar o governo de Agnelo Queiroz.


REPROVAÇÃO GERAL

            Uma pesquisa de opinião pública feita nos Estados dos Unidos da América do Norte  revelou o óbvio: que 76% dos ianques estão contra a bisbilhotagem da vida alheia coisa da Agência Nacional de Segurança (NSA), quer dizer a rede de espionagem que o presidente Obama instituiu. Na Europa, na Ásia e na África, governo nenhum aprovou a atitude insolente dos espiões americanos.


PRAZOS/CAMPANHA/DINHEIRO

            Muito embora estejamos no início de novembro em todo o país, é grande a movimentação dos candidatos que buscam se eleger a deputado estadual (ou distrital em Brasília), a deputado federal, a governador e etc. A peleja é árdua e vale a pena lutar por um cargo público. A batalha está só começando. Quanto á legalização (registro) das candidaturas, o prazo vai até 30 de junho: antes, porém, vêm as convenções partidárias. Enquanto isso, em julho começa a campanha de rua, a hora do boca a boca, e, lógico, a campanha publicitária com faixas, cartazes, panfletos e os indefectíveis santinhos. E haja dinheiro, e sem dinheiro não há eleição, pelo em Minas Gerais.


NADA DE VOTOS IMPRESSOS


            Eis uma história bem singular. Em 2009, o Congresso Nacional votou projeto de implementar a minirreforma que consiste na impressão de votos em cédula eleitoral para as eleições de 2014. Contudo, já em 2011, uma liminar do Supremo Tribunal Federal havia derrubado a necessidade de os votos serem impressos, como meio de preservar o sigilo eleitoral. Mas, na noite de terça-feira (5), a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade derrubou a tese do voto impresso. A votação foi por unanimidade.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PT DO DISTRITO FEDERAL

  
            O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) promoverá no próximo dia 10 (domingo), as eleições regionais  nos estados da Federação para eleger as respectivas diretorias seccionais. E o caso do Distrito Federal, cujo presidente é o deputado federal Roberto Policarpo. As zonais de Brasília são organizadas em 31 distritos municipais, mas apenas 7 são os candidatos que disputam a presidência, inclusive o deputado Policarpo, que luta pela reeleição.Os petistas com mais chances de vitórias são: o próprio Roberto Policarpo, a deputada Erika Kokay, o jornalista Beto Almeida, o bancário José Ricardo, do Sindicato dos Bancários, e Oton Alves, do Sindsep. O PT (diretório regional) de Brasília tem uma listagem superior a 6 mil pessoas filiadas.


CAMPOS/MARINA/FREIRE

           A recente coligação do PSB ( do governador Eduardo Campos) com Rede Sustentabilidade (da ex-senadora Marina Silva) está crente que, brevemente, o PPS de Roberto Freire venha integrar essa união. Lógico que, o objetivo fundamental dessa trindade é fortalecer a campanha presidencial de Eduardo Campos, com vista às eleições de 2014. Em tempo. Para a segunda quinzena de dezembro, está marcada a convenção nacional das três legendas Rede/PPS/PSB, no Rio de Janeiro.


AINDA É TEMPO

            O senador Aécio Neves, na semana passada,  transitou pelo triângulo mineiro fazendo contatos com toda bancada do PSDB. O motivo dessa excursão é simplesmente aumentar a bancada de deputados federais nas eleições do ano vindouro. A verdade é que os tucanos estão apreensivos com o baixo número de parlamentares que o partido tem hoje: 44 deputados federais, pois há 16 anos  atrás, o PSDB tinha 88 parlamentares na bancada.  O senador Aécio fez o seguinte alerta: O PSDB vai ter de vir às ruas e eleger uma bancada numerosa em Brasília. No final de sua falação (no Triângulo Mineiro), Aécio fechou a conversa, dizendo que o partido chegou tarde demais.


SEPARAÇÃO JÁ

            E a coisa não está fácil para Lindberg Farias (senador) e Sérgio Cabral (governador), pois a cisão entre estes dois homens públicos não tem mais jeito. Assim, Lindberg virá candidato ao governo do Rio de Janeiro, pelo PT. E para fortalecer essa decisão, o senador Marcello Crivella aceitou ser candidato a vice-governadoria do Rio Janeiro, na chapa de Lindberg. Então, a coligação  PT e PMDB, em terras fluminenses, já era.


NADA DE “SHOPPING CENTER” NO LAGO PARANOÁ

            A belíssima PONTE JK, quando construída em 2002 pelo governador Joaquim Roriz, foi alvo de premiação pela Unesco como o mais avançado projeto arquitetônico de pontes no mundo. Pois bem, a Ponte JK não só embelezou Brasília como resolveu o problema de tráfego entre Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto, quer dizer, toda confusão de trânsito foi solucionada com a implantação de seis faixas de rolamento – três pela mão direita e três pela mão esquerda. Contudo o fundamental dessa obra foi a valorização capital de todo o conjunto urbanístico a que ela se propõe a servir.
            Pois bem, agora que tudo está às mil maravilhas, surge um grupo de empreendedores imobiliários com a idéia de construir, nas adjacências da Pote JK, mais um “shopping center” para servir à distinta e rica freguesia. Por outro lado, toda a comunidade moradora está desconfiada da ideia de tal shopping center. Uma coisa é certa, está com o GDF a idéia de se construir um moderníssimo parque municipal para servir a todas comunidades de Brasília aproveitando o rico manancial hídrico do Lago Paranoá. Com a palavra, o governador, os deputados da Assembleia Distrital, os administradores regionais, e, finalmente, todo mundo de Brasília.


PSD SURFANDO DEVAGARZINHO

            Ninguém duvida da capacidade intelectiva do ex-presidente Lula. E fazer candidatos é com ele. Veja então a situação da política no estado de São Paulo, com referência às eleições de outubro vindouro (2014). Pois não é que Lula quer resgatar o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para vice governadoria?.  Acontece que o cargo nº 2 do estado bandeirante, é o cargo de senador, que já esta comprometido com o senador Eduardo Suplicy. Outra preocupação de Kassab é a eleição de no mínimo oito deputados federais pela legenda do, PSD. Também  é pretensão de Kassab aumentar a sua bancada na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Ainda em São Paulo, embora correndo por fora, vem a sonhada candidatura de José Serra(PSDB) para o governo de São Paulo. E que ninguém esqueça que Serra é um inimigo figadal de muita gente. Finalmente, no Nordeste, é certa a candidatura do vice - governador da Bahia Otto Alencar pelo PSD, que deverá enfrentar como concorrente o ex-ministro da Integração Nacional, Gedel Viera (PMDB – BA).


TCHAU, RAAD

            Nem santo Antônio com gancho salvou o deputado distrital Raad Massouh (PPL). No julgamento de seus pares da Câmara Distrital, Raad foi condenado e perdeu o mandato com uma votação de 18 votos pela cassação e 3 abstenções. Toda bancada parlamentar se fez presente, inclusive o próprio Raad. Motivo do julgamento: falta de decoro parlamentar, O lugar dele vai ser ocupado pelo suplente Paulo Roriz.


AVACALHOU

            O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado com honras e glórias pelo Senado Federal na grande solenidade em que o Congresso Nacional celebrou os 25 anos da promulgação da Constituição (29). Lula foi aplaudido quando discursou e foi ovacionado pelo público presente. Mas, contudo, porém e outras “coisitas”  mais, o homem soltou o verbo contra a imprensa. Acusou a imprensa de “avacalhar” a política. Ele não perdoa os jornalistas por revelarem a quadrilha do mensalão (maior escândalo de ladroagem da história), criada em seu governo.


AGENTES PENITENCIÁRIOS DESARMADOS

            O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede a nulidade da lei distrital que concede o porte de armas para agentes penitenciários.


ECONOMIA FURADA


            O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros na intenção de fazer uma gestão sem gastos exacerbados, em prol da Instituição, mandou para o olho da rua mais de 600 servidores terceirizados. O clamor foi terrível. E de quebra o senador cortou a linha de ônibus que servia aos funcionários da  Casa, no intercurso Senado / Rodoviária e Rodoviária /Senado. Mas está acontecendo um revertério: a lista dos senadores que readmitiram terceirizados nos seus gabinetes só aumenta: Inácio Arruda (PCdoB), Valter Pinheiro (PT), Paulo Paim (PT) e Vanessa Grazziotim (PCdoB), também recontrataram os terceirizados.