sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PT DO DISTRITO FEDERAL

  
            O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) promoverá no próximo dia 10 (domingo), as eleições regionais  nos estados da Federação para eleger as respectivas diretorias seccionais. E o caso do Distrito Federal, cujo presidente é o deputado federal Roberto Policarpo. As zonais de Brasília são organizadas em 31 distritos municipais, mas apenas 7 são os candidatos que disputam a presidência, inclusive o deputado Policarpo, que luta pela reeleição.Os petistas com mais chances de vitórias são: o próprio Roberto Policarpo, a deputada Erika Kokay, o jornalista Beto Almeida, o bancário José Ricardo, do Sindicato dos Bancários, e Oton Alves, do Sindsep. O PT (diretório regional) de Brasília tem uma listagem superior a 6 mil pessoas filiadas.


CAMPOS/MARINA/FREIRE

           A recente coligação do PSB ( do governador Eduardo Campos) com Rede Sustentabilidade (da ex-senadora Marina Silva) está crente que, brevemente, o PPS de Roberto Freire venha integrar essa união. Lógico que, o objetivo fundamental dessa trindade é fortalecer a campanha presidencial de Eduardo Campos, com vista às eleições de 2014. Em tempo. Para a segunda quinzena de dezembro, está marcada a convenção nacional das três legendas Rede/PPS/PSB, no Rio de Janeiro.


AINDA É TEMPO

            O senador Aécio Neves, na semana passada,  transitou pelo triângulo mineiro fazendo contatos com toda bancada do PSDB. O motivo dessa excursão é simplesmente aumentar a bancada de deputados federais nas eleições do ano vindouro. A verdade é que os tucanos estão apreensivos com o baixo número de parlamentares que o partido tem hoje: 44 deputados federais, pois há 16 anos  atrás, o PSDB tinha 88 parlamentares na bancada.  O senador Aécio fez o seguinte alerta: O PSDB vai ter de vir às ruas e eleger uma bancada numerosa em Brasília. No final de sua falação (no Triângulo Mineiro), Aécio fechou a conversa, dizendo que o partido chegou tarde demais.


SEPARAÇÃO JÁ

            E a coisa não está fácil para Lindberg Farias (senador) e Sérgio Cabral (governador), pois a cisão entre estes dois homens públicos não tem mais jeito. Assim, Lindberg virá candidato ao governo do Rio de Janeiro, pelo PT. E para fortalecer essa decisão, o senador Marcello Crivella aceitou ser candidato a vice-governadoria do Rio Janeiro, na chapa de Lindberg. Então, a coligação  PT e PMDB, em terras fluminenses, já era.


NADA DE “SHOPPING CENTER” NO LAGO PARANOÁ

            A belíssima PONTE JK, quando construída em 2002 pelo governador Joaquim Roriz, foi alvo de premiação pela Unesco como o mais avançado projeto arquitetônico de pontes no mundo. Pois bem, a Ponte JK não só embelezou Brasília como resolveu o problema de tráfego entre Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto, quer dizer, toda confusão de trânsito foi solucionada com a implantação de seis faixas de rolamento – três pela mão direita e três pela mão esquerda. Contudo o fundamental dessa obra foi a valorização capital de todo o conjunto urbanístico a que ela se propõe a servir.
            Pois bem, agora que tudo está às mil maravilhas, surge um grupo de empreendedores imobiliários com a idéia de construir, nas adjacências da Pote JK, mais um “shopping center” para servir à distinta e rica freguesia. Por outro lado, toda a comunidade moradora está desconfiada da ideia de tal shopping center. Uma coisa é certa, está com o GDF a idéia de se construir um moderníssimo parque municipal para servir a todas comunidades de Brasília aproveitando o rico manancial hídrico do Lago Paranoá. Com a palavra, o governador, os deputados da Assembleia Distrital, os administradores regionais, e, finalmente, todo mundo de Brasília.


PSD SURFANDO DEVAGARZINHO

            Ninguém duvida da capacidade intelectiva do ex-presidente Lula. E fazer candidatos é com ele. Veja então a situação da política no estado de São Paulo, com referência às eleições de outubro vindouro (2014). Pois não é que Lula quer resgatar o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para vice governadoria?.  Acontece que o cargo nº 2 do estado bandeirante, é o cargo de senador, que já esta comprometido com o senador Eduardo Suplicy. Outra preocupação de Kassab é a eleição de no mínimo oito deputados federais pela legenda do, PSD. Também  é pretensão de Kassab aumentar a sua bancada na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Ainda em São Paulo, embora correndo por fora, vem a sonhada candidatura de José Serra(PSDB) para o governo de São Paulo. E que ninguém esqueça que Serra é um inimigo figadal de muita gente. Finalmente, no Nordeste, é certa a candidatura do vice - governador da Bahia Otto Alencar pelo PSD, que deverá enfrentar como concorrente o ex-ministro da Integração Nacional, Gedel Viera (PMDB – BA).


TCHAU, RAAD

            Nem santo Antônio com gancho salvou o deputado distrital Raad Massouh (PPL). No julgamento de seus pares da Câmara Distrital, Raad foi condenado e perdeu o mandato com uma votação de 18 votos pela cassação e 3 abstenções. Toda bancada parlamentar se fez presente, inclusive o próprio Raad. Motivo do julgamento: falta de decoro parlamentar, O lugar dele vai ser ocupado pelo suplente Paulo Roriz.


AVACALHOU

            O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado com honras e glórias pelo Senado Federal na grande solenidade em que o Congresso Nacional celebrou os 25 anos da promulgação da Constituição (29). Lula foi aplaudido quando discursou e foi ovacionado pelo público presente. Mas, contudo, porém e outras “coisitas”  mais, o homem soltou o verbo contra a imprensa. Acusou a imprensa de “avacalhar” a política. Ele não perdoa os jornalistas por revelarem a quadrilha do mensalão (maior escândalo de ladroagem da história), criada em seu governo.


AGENTES PENITENCIÁRIOS DESARMADOS

            O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade que pede a nulidade da lei distrital que concede o porte de armas para agentes penitenciários.


ECONOMIA FURADA


            O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros na intenção de fazer uma gestão sem gastos exacerbados, em prol da Instituição, mandou para o olho da rua mais de 600 servidores terceirizados. O clamor foi terrível. E de quebra o senador cortou a linha de ônibus que servia aos funcionários da  Casa, no intercurso Senado / Rodoviária e Rodoviária /Senado. Mas está acontecendo um revertério: a lista dos senadores que readmitiram terceirizados nos seus gabinetes só aumenta: Inácio Arruda (PCdoB), Valter Pinheiro (PT), Paulo Paim (PT) e Vanessa Grazziotim (PCdoB), também recontrataram os terceirizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário