quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A QUEDA DA OPOSIÇÃO FREUD EXPLICA

A situação política dos partidos brasileiros é no mínimo constrangedor. Fora dessa generalidade estão o PMDB e o PT. Por outro lado, o advento da Lei da Ficha Limpa, que começou a vigorar antes do tempo, como uma ordem ditatorial, veio engrossar mais o caldo dos descontentes. E, o bom de tudo isso foi que fila andou. Em outras palavras a democracia existe.

Ora, o Brasil tem hoje 27 partidos políticos registrados, legalmente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e um colégio eleitoral de 138 milhões de votantes. Há um dito popular que reza: tudo demais é veneno. Claro que não se precisa de tantas legendas. Contudo, fazendo uma retrospectiva no resultado das eleições passadas (2010), verifica-se que o eleitorado patrício está ficando cada dia mais esclarecido e mais independente, isso prova que está havendo politização no meio do povo. Claro que o noticiário da mídia eletrônica contribuiu fortemente para que o eleitorado ficasse mais esperto quando o assunto é política e político, pois, uma coisa completa a outra

Mesmo assim, existe aí um contra senso muito perigoso. Os jovens universitários parecem alienados, e que não querem nada com a política e muito menos conhecer as ideologias doutrinárias. Como era diferente a classe estudantil e os universitários das décadas de 60,70 e 80. “Oh tempore Oh more”.

Voltando à vaca fria, hoje, meia dúzia de partidos políticos estão em plena decadência, cita-se três legendas como exemplos: o PSDB, o DEM e o PPS . Todos eles perderam milhares de filiados, de simpatizantes e eleitores. Tanto assim é que, seus dirigentes atuais estão de veras, preocupados com as eleições vindouras de 2012, quando o Brasil elegerá novos prefeitos municipais e novas bancadas de vereadores municipais. Em tempo. Para 2012, haverá um acréscimo de 8 mil vereadores, para todo o país. Claro que, esse quantitativo de edis virá de sobre maneira oxigenar a vida política nacional.

Uma coisa é certa, os tucanos, os democratas e os comunistas estão acometidos de falta de identidade ideológica, coisa que qualquer psicólogo resolve facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário