quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A REFORMA VIRÁ


Pelo sim ou pelo não, parece que a Reforma Política vai mesmo acontecer. É o negócio, pois, os tempos mudaram. Hoje as personalidades mais expressivas do cenário político brasileiro são favoráveis à mudança. O vice-presidente da República é de opinião que a Reforma Política aconteça este ano (de 2011), pelo fato de que para o ano vindouro haverá eleições para vereadores e prefeitos municipais. O senador mineiro Aécio Neves, também, é favorável a essa transformação. Aliás, todos os presidentes de partidos pensam igualmente.

Ora, o atual sistema proporcional eletivo é falho e inconseqüente. Por exemplo, nas eleições de 2002, houve um caso pitoresco, quando foi eleito o médico Enéas Carneiro, com uma votação estupenda superior a 1milhão e 500 mil votos, Doutor Enéas fez sozinho (elegeu) 5 outros deputados. Agora, no ano passado, o deputado Tiririca trouxe consigo mais 3 deputados. E, tudo isso, ocorreu pelo fato do quociente eleitoral. Outra incongruência que pode ser consertada, é o candidato titular, ao Senado Federal, escolher, ao seu bel prazer, a indicação de dois suplentes.

Outro fato interessante é o seguinte, extinguindo-se as coligações, os grandes partidos lucrariam mais, na soma absoluta de votos (votação majoritária), e certamente, o PSDB, o DEM e PPS teriam,naturalmente, eleitos mais parlamentares do que no pleito do ano passado. E ainda, no bojo de tantas mudanças, o senador Itamar Franco sugere que a posse do presidente da Republica venha acontecer no dia 10 de janeiro, e não no dia 1º de janeiro, como vem acontecendo ultimamente.


MUITO SANGUE

No Oriente, mais precisamente, no continente da África, algo revolucionário está acontecendo e a democracia se estabeleceu no Egito e na Tunísia sendo que os dois ditadores que governavam essas nações foram depostos. Na Argélia, na Jordânia, no Iêmen e no Barein o povo clama pelo regime democrático. Agora a coisa está feia é na Líbia, pois, as forças militares do ditador Omar Khadafi estão matando os adversários políticos sem dor e nem piedade. Hoje (22), pela manhã, no palácio governamental de Trípoli, Khadafi fez um violento discurso onde anunciou que não irá renunciar e que vai receber os adversários com muita bala.


PARA FRENTE É QUE SE ANDA

E a fila anda. Pelo meio dia desta terça-feira, com o plenário do Senado bastante cheio, o senador José Sarney instalou, solenemente, a comissão que irá elaborar o anteprojeto da Reforma Política. O grupo é constituído por 12 senadores, sendo que o indicado para presidir esse colegiado é o senador Francisco Dornelles(PP/RJ). Os outros parlamentares são: Itamar Franco (PPS/MG), Fernando Collor (PTB/AL), Aécio Neves (PSDB/MG), Demóstenes Torres (DEM/GO), Luiz Henrique (PMDB/SC), Roberto Requião (PMDB/PR), Wellington Dias (PT/PI), Jorge Viana (PT/AC), Pedro Taques (PDT/MT), Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) e Eduardo Braga (PMDB/AM).


MUBARACK/DILMA/SARNEY E A SERPENTE

Será sábado (26) o lançamento do CD do Pacotão, versão 2011, as marchinhas não fogem a tônica de sempre, que é espinafrar os políticos e a política. O Cicinho Filisteu vem falando de uma serpente que adora picar as pessoas, é a serpente do Pacotão. Mas quem está na berlinda são o Mubarack, a Dilma e o José Sarney. O Pacotão sai no domingo e na terça-feira gorda, da SQN/302, e a concentração começa ao meio dia.


ESPÍRITO DE CORPO

A Câmara Distrital de Brasília está cuidando de um artifício, um imbróglio qualquer para livrar o deputado Benedito Domingos de uma cassação, já que seu nome está relacionado com a turma do mensalão. Seus colegas (de Benedito) alegam que as infrações foram de gestões anteriores. Isso em bom português se chama “passar a mão na cabeça” e deixar de lado, faz de conta que não foi nada.


DROGAS

Dar dó, ver centenas de jovens, garotos e moças se drogando à céu aberto no Conic e adjacências. A Polícia de vez quando dá uma batida. Mas a solução é prender os traficantes que fazem a venda de maconha, cocaína e o crack. Por outro lado, isso é um problema de saúde pública que o governo tem de solucionar.


É FERA COMENDO FERA

Estou sabendo que a granfina e caríssima loja Daslu que abastecia a fina flor da sociedade quatrocentona de São Paulo, faliu e foi multada por explorar e enganar o “higt society” paulistana.Outra débâcle econômica de São Paulo foi a quebradeira do Banco Panamericano, que deu um prejuízo superior a 500 milhões de reais, na praça. E o empresário de comunicação Silvio Santos continua brincando com o seu auditório, com a pergunta ingênua quem quer dinheiro. Gente, isso é uma ironia, pois, o maior inimigo do capitalismo é o próprio capitalismo


MUITA GRANA

A presidente da Republica Dilma Rousseff na segunda-feira (21), esteve em Sergipe participando do XII Forum de Governadores. O local do encontro foi em Barra dos Coqueiros, município vizinho a Aracaju. O ponto alto do fórum foi o discurso da presidente Dilma, que falando durante 47 minutos, fez um discurso de afago para todo nordeste, prometendo realizar todos projetos que visam a erradicação da pobreza, e consequentemente, o crescimento social da gente nordestina. Foi justamente no Nordeste que Dilma alcançou a sua maior votação com 10.717.434 votos. Até o final de sua gestão presidencial em 2014, Dilma Roussef deve aplicar 120 bilhões de reais, em todo o Nordeste.


SEM SINTONIA

O XII Fórum de Governadores com a presença de 6 governantes, num total de 9, de forma sub-repitícia, alguns deles iniciaram uma conversa em favor da volta do tributo CPMF. Acontece que, a presidente Dilma Rousseff não gostou da insinuação, e não deu prosseguimento ao assunto. Claro que a CPMF é um tema indigesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário