sexta-feira, 26 de julho de 2013

PAPA FRANSCISCO É NOSSO


            A vinda de SS Papa Francisco é uma bênção para o Brasil, e principalmente uma bênção para os jovens do mundo inteiro. A Jornada Mundial da Juventude/2013 também é um sucesso. O Papa Francisco foi feliz em seu primeiro discurso (homilia) ao povo brasileiro quando pronunciou: “Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que demais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em Seu nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês”. E mais adiante ele frisou: “A juventude brasileira clama por mais direitos sociais, mais saúde, mais mobilidade urbana”.


FRANCISCO CONHECE TUDO

            Para comentar a presença do Papa Francisco, o ex frade, teólogo e escritor Leonardo Boff fez o seguinte comentário: “Toda pregação de Francisco e a reforma do papado vão na linha daquilo que a Teologia da Libertação preconiza. Portanto, a Igreja se aproxima dos movimentos sociais de base, dos sem teto, dos índios, dos negros, das crianças e dos círculos bíblicos.


QUEM O CONHECE

            “Só vamos saber quem realmente é o Papa Francisco a partir desta semana. O Papa Francisco começa a dizer a que veio e como será o seu pontificado”. Palavras do professor, sociólogo, e dominicano  frei Betto.


CIRO DIZ PALAVRÃO
 
            Nem sequer começou agosto, mas o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, dá uma declaração bombástica contra a pessoa da presidente Dilma Rousseff. Ele disse na maior tranqüilidade: “Dilma pilota uma aliança assentada na putaria”. Matéria do jornal “O Globo” 24/7/13. Claro que essa fala vai azedar a questão da futura campanha presidencial, no caso a reeleição da Dilma. Ciro falou na rádio “Verdinha AM, do Ceará, nessa terça-feira. E de quebra, Ciro quebrou o pau em cima do PMDB, qualificando a legenda de ajuntamento de assaltantes.


PMN TEM UM SONHO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

            Será no próximo domingo (28), na capital bandeirante, a convenção nacional do Partido da Mobilização Nacional. O presidente do partido Dr. Oscar Noronha espera que mais de 100 diretores regionais, inclusive as bancadas de deputados federais e estaduais venham se definir a favor da fusão do PMN com o PPS – do deputado federal Roberto Freire. O Partido da Mobilização Nacional é uma agremiação que tem como presidente a figura do proto mártir da Independência: Tiradentes. Como qualquer candidatura presidencial hoje não passa de uma conjectura, isso leva a crer que o PMN poderá apoiar o governador Eduardo Campos ou o senador Aécio Neves. Diz o secretário executivo do PMN Fernando Salgueiro que ainda é muito cedo para a definição da escolha de um nome à presidência da República.


A REFORMA POLÍTICA É PRA JÁ
 
            A Câmara dos Deputados criou um “site” (e-democracia) para a população poder opinar, sugerir idéias para a pretendida Reforma Política, um projeto que já dura 12 anos. Á frente, desse movimento está o deputado Cândido Vacarezza (PT- SP). Enquanto isso, todo o Congresso Nacional está na obrigação na obrigação correr contra o tempo, melhor explicando até setembro, e que se cumpra 1 ano de interinidade antes das eleições gerais de 2014.
 

BRASÍLIA MAIS DO QUE LINDA
 
            O trecho que fica entre a Torre de TV e a Rodoviária do Plano Piloto, o “Eixo Monumental”será urbanizada conforme projeto original do paisagista Burle Marx. O empreendimento arquitetônico é da Novacap, seu preço de custo é de 600 milhões de reais. O projeto consta de vegetação, calçada, ciclovia, espaço de conveniência, irrigação automatizada, cascatas e pontes. Para esse complexo urbanístico serão perfurados seis poços artesianos. O GDF pretende concluir toda construção até o ano de 2015. Mas até a Copa do Mundo do ano que vem espera-se que 70% do empreendimento esteja construído. Detalhe importante os detalhes arquitetônico fazem parte do plano original de Brasília.


FALA  MALAFAIA

            O pastor Silas Malafaia tentou em comentário diminuir o evento da Igreja Católica: “Jornada Mundial da Juventude / JMJ 2013”, que ora se realiza no Rio de Janeiro, dizendo que a estratégia da Igreja é conter a queda de seguidores. Acontece que, o mesmo bispo Malafaia, em junho, bradou, gritou pelas rádios e televisões que iria trazer mais de 100 mil fiéis evangélicos a Brasília, para a Marcha de Jesus, na Esplanada dos Ministérios. A sua previsão foi um desastre, a marcha aconteceu agora o público de evangélicos não chegou a 30 mil pessoas, Segundo a Polícia Militar.


GREVE É CONSCIÊNCIA POLÍTICA

            Tem um provérbio popular que reza o seguinte: Deus ajuda quem cedo madruga. O certo é que, as eleições vindouras já não estão  tão longe. Faltam 15 meses para a eleição de 2014. E na Assembléia Legislativa do DF, dos 24 distritais três serão candidatos à Câmara Alta, são eles: Wasny de Roure (PT), Agaciel Maia (PTC) e Alírio Neto (PTN). Tem mais coisas, os cronistas políticos de Brasília têm a certeza pragmática, que dos 24 deputados distritais a metade não se reelegerá, por causa da revolução silenciosa que esta acontecendo na sociedade brasileira; as greves estudantis. Claro que as manifestações da juventude vão impor uma cobrança a todos que forem candidatos no ano que vem. Uma coisa é certa: blábláblá de político indefinido não tem mais vez.  
 

IMPLICÂNCIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pai da idéia de baixar para 25 o número de ministérios, vem ganhando apoio de seus pares, e pelo jeito que anda a conversa a presidente Dilma Rousseff concorda em parte com a idéia. Já o ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva está muito chateado com tal proposta. Por outro lado, gente do Palácio do Planalto assegura de pé firme, que o quantitativo de 39 ministérios se manterá firme até abril de 2014.


MARINA, MENOS

            A ex-senadora Marina Silva (sem partido) praticamente já conseguiu 800 mil assinaturas para a criação de sua legenda: Rede Sustentabilidade. Mas seus correligionários estão querendo tirar do programa as proibições ingênuas que impedem  os recursos oriundos de empresas de bebidas alcoólicas,  de tabaco, de agrotóxicos, de bancos e de armas. Tamanha pureza chega à burrice.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

NOSSA SENHORA DOS PRETOS FORROS

            O mês de julho é de muitas festas religiosas em Minas Gerais, Bahia e no Nordeste. Festejam-se Nossa Senhora das Graças, Santa Ana que é Santana – mãe de Maria, e, por conseguinte, avó de Jesus. Julho é também o mês de São Benedito um santo negro venerado pelos católicos e fiéis seguidores das religiões de origem africana. Os adeptos da umbanda, da quimbanda e dos terreiros de Xangô festejam com muita religiosidade as cerimônias de seus rituais com muitas preces, orações e bênçãos tudo isso regado por um fausto banquete de arroz, carnes diversas, frutas, bolos, cremes, doces aluá e sucos. A parte musical é com sanfonas, maracás, tambores, tarôs e caixas de percussão. Os festejos de Julho acontecem sempre na última semana. Em tempo. A comunidade católica participa ativamente desse evento.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

            O Santo Padre, Papa Francisco chega no dia 23 (terça-feira) ao Rio de Janeiro, para presidir a Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2013. Essa é a primeira viagem do Papa argentino e jesuíta que faz às Américas. A arquidiocese do Rio de Janeiro promotora desse grande encontro espera que 2 milhões de fiéis brasileiros e estrangeiros assistam às cerimônias do Papa em Copacabana. Já o departamento de comunicação do Palácio São Joaquim (Rio) informou que até segunda-feira (15), havia chegado à Cidade Maravilhosa mais de 20 mil pessoas.
A presidente Dilma Rousseff e todo seu “staff” de ministros de estado vão recepcionar o Papa Francisco no Palácio São Joaquim. Outra informação. Para prestigiar a ordem Jesuíta - a que pertence Papa Francisco, mais de 200 sacerdotes: cardeais, bispos e padres da Europa, da África, da Índia virão ao Brasil.  As palestras, as homilias e as questões de cunho filosófico abordarão os temas: espiritualidade, ação social e cultura.




DINHEIRO CHAMA DINHEIRO


            A vinda do Papa Francisco vai ter um custo avaliado em 180 milhôes de reais, quantia essa que será quitada pelo governo federal, governo estadual e governo municipal. Por outro lado, numa visão de macro-economia, segundo técnicos do Ministério da Fazenda,  avaliam que a viagem papal representa uma injeção de dinheiro no comercio carioca na ordem de 300 milhões de reais.

RABO DE PALHA

            Mais um deputado federal renuncia ao mandato temendo ser condenado pelo STF. É o pastor Mario de Oliveira (PSC-MG), fundador da igreja Evangelho Quadrangular – Tabernáculo da Fé, em Belo Horizonte. O parlamentar cumpria seu sétimo mandato. O ex-deputado alegou problema de saúde para deixar a vida de homem público. Mas extensa é a sua ficha pregressa como parlamentar: crime de responsabilidade, formação de quadrilha, crime contra lei de licitação, estelionato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, crime de homicídio, pois contratou um pistoleiro por 150 mil reais, para matar um colega.



VALERAM AS GREVES.

            Faz exatamente um mês que começou o levante das passeatas pelos  estudantes secundaristas, universitários e trabalhadores em geral. A princípio foi uma campanha contra os 20 centavos de aumento na passagem de ônibus em São Paulo. Então, a polícia revidou com toda brutalidade possível, batendo, prendendo jornalistas, cinegrafistas e até transeuntes que não tinha nada com o peixe. Em seguida, desencandeou uma série de manifestações pelo Brasil inteiro, principalmente, nas capitais. Em Brasília, os grevistas invadiram o Ministério do Itamarati, e parte inferior (piso) da Câmara dos Deputados. A culpa do quabra-quebra foi atribuído aos baderneiros e não aos estudantes . Agora, a coisa mais importante desse movimento foi a crítica da juventude contra o Congresso Nacional, entenda-se Senado Federal e Câmara dos Deputados, e de quebra à pessoa da presidente da República, pela maneira como ela vem governado o País. O certo é que a juventude brasileira se mostrou consciente e que quer um governo de paz, de progresso e de uma economia sólida e de felicidade para o nosso povo.

O FUTURO É DE DEUS
            Está chegando Agosto o mês de tanto simbolismo, de expectatividade, mês de cachorro doido – diz a cultura popular.  Já para os cabalistas, os espiritualistas e os astrólogos é um mês de se ajustar as contas financeiras, de se verificar como vai a saúde de todo mundo. Na política brasileira, Agosto já deixou notas fatídicas. Exemplos: a morte de Getúlio Vargas, a renúncia de Janio Quadros e a morte do Presidente JK. Mas dando os trâmites por findo, como fica a candidatura da presidente Dilma? E os “Mensaleiros” vão para a cadeia? E o Congresso Nacional toma jeito?

BURRA


            Tem uma coisinha no ar que está preocupando a Dilma Rousseff e aos deputados do PMDB. É que em São Paulo tem um grupo de petistas pregando de forma acintosa, a volta de Lula ao Palácio do Planalto. Claro que, isso vem chatear não só a Dilma, como também ao vice-presidente Michel Temer. O motivo desse impasse é simples o PT não sabe o conviver com opoder, em outras palavras é de uma hegemonia burra.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FUTRICAS DA CIA
Não é de agora, que a Agência Central de Informações (CIA) do governo norte americano vive futricando o governo do Brasil. Bisbilhotando as nossas riquezas minerais, os nossos rios e principalmente a nossa Amazônia. Dessa vez o pau quebrou porque um funcionário americano agente da CIA, botou a
boca mundo, aliás, na Internet, e revelou que o governo de Obama está vigiando, noite e dia, as autoridades de todos os países. Ontem (dia 8), o jornal “O Globo” deu um furo internacional mostrando documentos e comunicados secretos referentes à vida nacional. Claro, que a repercussão foi grande. O Senado Federal até já convocou o embaixador dos EUA sr. Thomas Shanon, e também, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Eis, um fato que lembra, muito bem, essa quizila. Na década de 30, Monteiro Lobato, grande escritor nacionalista, disse que no Mato Grosso o boi estava morrendo de tanto beber petróleo. Foi um Deus nos acuda, pois, os técnicos americanos afirmavam com toda categoria que o Brasil não tinha petróleo.


MISSÃO IMPOSSIVEL
O Congresso Nacional está enfrentando uma questão bem complicada que é a aprovação do Plebiscito da Constituinte com validade para o pleito do ano que vem (2014). Ora, a base aliada – os partidos de esquerda que apóiam o governo de Dilma Rousseff, e também, parlamentares do próprio PMDB, são visceralmente contra a proposta sugerida pela Dilma. O “x” do problema está justamente na questão do TSE que estipulou o prazo de 70 dias, para a execução desse projeto constitucional. Eis a relação que dificultam a votação do Plebiscito: 1) Financiamento de campanha, 2) Fim da reeleição e a instituição do mandato de 5 anos, para as eleições de 2018, 3) Fim do voto secreto; e 4) Suplência de senadores.


OLHA A MARINA AÍ
A “Rede Sustentabilidade” da ex-senadora Marina Silva já conseguiu o apoio de 706 mil eleitores. Isso significa que ela conseguiu já alcançou o numero de pessoas para o registro do partido no TSE. Pois, o quantum necessário é de 495 mil eleitores. Outra coisa, numa pesquisa da Folha de São Paulo, para o pleito presidencial do ano vindouro, o nome de Marina Silva aparecia em segundo lugar, com o percentual de 23% de votantes.


RÁDIO DA LUCIA GAROFALO
Brasília tem uma rádio excepcional. Falo da Brasília Super Rádio FM, que opera na freqüência: 89.9. O “slogan” da emissora é: “a diferença é a música”. Ela toca sinfonias, rapsódias, óperas, fox, valsas e até mesmo samba bem brasileiro. Mas aos domingos, pontualmente, às 10 horas, acontece “Canções de todos os tempos, onde o leitor poderá se deliciar ouvindo os melhores cantores do Mundo, pessoas como Mário Lanza, Beniamino Gigli, Rosita Serrano, Pedro Vargas, Carlos Galhardo, Edit Piafi, The Platters e outros. Agora, pela Internet o site é: superfm@superfm.com.br


TONINHO DO PSOL
Brasília já tem o primeiro candidato para o GDF, nas eleições vindouras de 2014, é o psicólogo Toninho Andrade do PSOL. Essa chapa tem o apoio do PSTU e do PCB. Em 2010, Toninho foi candidato pela segunda vez ao Palácio do Buriti. Em tempo. Quando Cristovam Buarque se elegeu nas eleições em 1994, fez de Toninho administrador do Plano Piloto.


TUDO CONSUMADO
A manchete de hoje (10), do Correio Braziliense diz, categoricamente: “Câmara enterra plebiscito de Dilma”. Pois, é a Câmara dos Deputados encerrou de vez, a sugestão da presidente Dilma Rousseff de se fazer um plebiscito de reforma política para valer nas eleições de 2014. Mesmo assim, o PT, através de seu líder José Guimarães e do presidente da legenda (PT) Ruy Falcão, vão encetar campanha nacional defendendo os mesmos princípios da Presidente Dilma. Só que, a questão constitucional fica para o ano de 2016. Uma lembrancinha para avivar a memória. O PT é um partido teimoso. Eis o fato: quando se proclamou a Constituição de 1988, ficou certo, que 5 anos, depois, haveria uma espécie de revisão da Carta Magna. Porém a revisão não aconteceu, pois, o PT fugiu da raia.


A LUZ DO TÚNEL
Pessoal a história não acabou, e mexer na Constituição é coisa seriíssima. Agora, para valer, a Câmara dos Deputados vai criar um grupo de parlamentares
com 13 integrantes, para elaborar sugestões de temas da reforma política no prazo de 90 dias. Em seguida as propostas devem ser votadas no Congresso e depois submetidas a consulta popular por meio de referendo, a ser aplicado nas eleições de 2014. O resultado da consulta só deve ter efeito nas eleições de 2016.


TRINTA E QUATRO PARTIDOS
A diretoria executiva nacional do Partido da Mobilização Nacional marcou reunião para o próximo dia 28, quando acontecerá a fusão com o PPS e daí nascerá a Mobilização Democrática, que receberá a sigla MD33 do TSE. O partido PMN fará coligação com o deputado pernambucano Roberto Freire (PPS-SP). Assim sendo, o país tem hoje 33 partidos, aliás, 34, porque a Marina Silva já conseguiu o número de apoiadores para o registro definitivo da legenda Rede Sustentabilidade. Enquanto isso, técnicos do Tribunal Superior Eleitoral acreditam que até outubro, mais três partidos consigam registros juntos à corte eleitoral.


QUEM VIRÁ... RORIZ.
Uma legenda que fez história no Brasil, e principalmente, em Minas Gerais, foi o Partido Social Democrático – o famoso PSD, constituído em sua maioria por fazendeiros, pecuaristas, cafeicultores e homens da roça, e de quebra banqueiros. Benedito Valadares, Juscelino Kubistchek, José Maria Alkimim e muitas outras são personalidades que glorificaram a legenda. Hoje, o PSD renasce das mãos do paulista Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo. Mas quem vai assinar ficha no PSD – secção de Brasília, é o ex-governador Joaquim Domingos Roriz. E até falam, abertamente, que Roriz é candidato ao governo do GDF, pela quinta vez.






sexta-feira, 5 de julho de 2013

SOBROU PARA OS DISTRITAIS

SOBROU PARA OS DISTRITAIS

            A tarde de segunda-feira (1), transcorria placidamente na Rodoviária do Plano Piloto, e todo mundo curtia a ressaca da vitoria brasileira, de Brasil 3 x 0 Espanha. Mas lá pelas 18 horas, um grupo de estudantes da UnB e de escolas secundárias do GDF começa a agitar o cenário. Era o movimento estudantil iniciando mais uma passeata. Depois eles caminharam até à sede da Câmara Legislativa, no Eixo Monumental. O que a moçada quer é que a presidência da Assembléia Legislativa proceda com a devida urgência o julgamento de todos os deputados distritais envolvidos no espetacular escândalo “Caixa de Pandora” . Em outras palavras os estudantes querem uma limpeza moral naquela “Casa do povo”.

LIÇÃO DE PADIM CIÇO
            Em Juazeiro do Norte, a segunda cidade do Ceará, uma passeata de estudante fez uma caminhada, para externar o sentimento de apoio à onda de manifestações políticas em favor de um Brasil com mais Educação, mais Saúde, e mais Emprego. E sem nenhuma modéstia, um cartaz apregoava, simplesmente: “Estamos Mudando o Brasil”.

NADA DE LATINO AMERICANO

            A presidente Dilma Rousseff está envolvida até a alma, na intenção de resolver o grande imbróglio nacional: as manifestações populares dos estudantes e da juventude  que almejam um Brasil justo, limpo, descente e democrático. Pois não é que de repente, o Brasil se acordou, não quer ser  uma republiqueta latino americana qualquer. Uma coisa é certa, essa mudança custará sangue, suor e vergonha.




“CANUDOS, NÃO SE RENDEU. EXEMPLO ÚNICO NA HISTÓRIA”

            Uma coisa é certa, as manifestações populares que já levaram às ruas, às praças públicas, mais de 2 milhões de pessoas, nos 27 estados da Federação, expressam um recado: mudança e já. Lógico que o recado não é dirigido à uma só pessoa, à sra. Presidente da República, Dilma Rousseff.  Tem muito mais gente, que são: os senadores da República, os deputados federais, os ministros do STF, os governadores, os prefeitos municipais e os vereadores e de quebra, todos os políticos das 32 legendas partidárias. Amigos, este manifesto é impar, e nunca houve outro igual. Agora, veio-me à lembrança a história de Canudos, uma cidadela, nos cafundós do sertão baiano, que não se rendeu ao Exercito republicano fortemente armado, em 1896.
PLEBISCITO CONSTITUCIONAL

            A cúpula nacional do PMDB esteve em peso, na Câmara dos Deputados para presenciar a entrega do documento da Presidente da República, Dilma Rousseff ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Coube ao vice-presidente da Republica, Michel Temer conduzir a cerimônia, uma vez que é de competência da Câmara dos Deputado dirigir  todo o processo de natureza constitucional. Eis, os 5 pontos que norteiam o documento: 1- Sistema eleitoral; 2 – Financiamento de campanha, 3 – Voto secreto no Congresso, 4 – Suplentes, e 5 – Coligações.

TEMPO EXÍGUO
            A presidente do Tribunal Superior Eleitoral,  ministra Carmen Lúcia, fixou o prazo de 70 dias, para que o plebiscito sobre a reforma política seja feita. Para se chegar a tal definição, a ministra Carmen Lucia convocou à Brasília, todos os presidentes estaduais do Tribunal Regional Eleitoral. O fato significativo do prazo de 70 dias, para fazer tal pesquisa, é por causa das eleições gerais de 2014. Assim, o Congresso Nacional tem apenas 70 dias, para fazer o plebiscito, e cumprir automaticamente, a interinidade de 1 ano, antes do pleito eleitoral de 5 de outubro, do ano que vem.




JESUS TE AMA, MAS PAGUE A CONTA.

Os deputados distritais que têm qualquer envolvimento com o escândalo da “Caixa de Pandora” que se cuidem, pois a Justiça Eleitoral do GDF vai cobrar a devida quitação de débitos contra a receita do GDF. Os jornais de Brasília estão publicando que, mais da metade dos deputados distritais devem ao tesouro. Em tempo. A Câmara Distrital tem 24 parlamentares, e 17 deles   são evangélicos

        A SORTE NA CADEIA


          O instituto de pesquisa da Data Folha, em São Paulo, fez a seguinte pergunta a seus eleitores: Réus condenados merecem novo julgamento  ou devem ser presos imediatamente? As respostas de imediato foram: 74 devem ser presos imediatamente; 14 merecem novo julgamento e 12 não sabem. Essa pesquisa foi entre os dias 27 e 28 de junho.

SUPLENTE DO SUPLENTE

            A política brasileira tem um feitiço inexplicável: é o poder que cada senador, logo que, eleito, tem a prerrogativa de indicar dois suplentes. O suplente na realidade não faz nadica de nada. Então, agora, é a hora de acabar com tal aberração.






ESPANTALHO.

            A insatisfação da classe política é geral quando se fala do plebiscito da constituinte. Até agora, o senador Aécio Neves, o governador Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva  discordam da sugestão de se fazer tal consulta, que é uma sugestão da presidente Dilma Rousseff. Aliás, na própria base aliada do governo, tem muita gente contra esse movimento  de consulta popular.


CASO SÉRIO

Pode-se dizer sem nenhum subterfúgio que a situação política do Brasil é simplesmente grave. Não adianta dourar a pílula, e nem acha que tudo está perdido e sem solução. Lembre-se que a virtude está no meio. Outrossim, o que nos resta é a esperança, lógica, racional e brasileiríssima. Somos de uma terra feita de fé, para tanto eis aí o Congresso Nacional. Claro que tanto no Senado como na Câmara dos Deputados têm cidadãos honestos e conscientes do dever a cumprir. Lembro de um pensador humanista, Erasmo de Roterdam
Que dizia o seguinte: “O que Deus deu mais ao homem foi o bom senso”.Então o sentimento de humanismo , de um ser social e altruísta é um bem divino. E quem vai salvar o Brasil é o homem público seja ele parlamentar, governante, operário, agricultor ou professor, e para tanto, basta ser gente como a gente, mas que honre o a instituição do voto.