sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

QUE HAJA ORDEM E PROGRESSO

                        A Ação Penal 470, que julgou o escândalo do Mensalão, foi o maior processo jurídico que até hoje transitou no Supremo Tribunal Federal (STF).E tudo foi grandioso, a repercussão, mais de 60 mil laudas, envolvendo deputados federais, empresários e executivos financeiros. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi a legenda que mais se complicou dos pés à cabeça. Conclusão geral: de 25 pessoas envolvidas, 15 foram apenadas a vários anos de prisão. O político mais notável é o ex-ministro da Casa Civil e então deputado federal, José Dirceu, considerado o “pivot” de todo escândalo financeiro.
            Abreviando todo o episódio, essa história começou, pra valer mesmo, no dia 5 de junho de 2005, quando o deputado Roberto Jefferson, em entrevista bombástica, denunciou a existência dessa corrupção comandada pelo então ministro José Dirceu. O escândalo veio à tona e o Zé Dirceu destituído da Casa Civil. Ato seguinte: veio a CPI que bagunçou por completo toda estrutura física do primeiro governo de Lula.
            Em 2012, o Mensalão aportou no Supremo Tribunal Federal e o júri foi algo de espetacular devido à grandiosidade do escândalo. E o fim dessa epopeia judicial aconteceu na tarde de 15 de novembro, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal decretou a prisão na Penintenciária da Papuda de todos que foram  condenados na Ação Penal 470.
            Claro que tal desfechou marcou para sempre a história do Poder Judiciário do Brasil. Claro, também, que o destino do pensamento político brasileiro tem agora um novo norte a seguir. E que seja de ordem e progresso.
Em tempo. Este escriba não tem nada de positivista.


DINHEIRO: PÚBLICO OU PRIVADO

            Os ministros do STF começaram, na tarde de ontem (quarta-feira – 11), a votação sobre o fim de doação de empresas privadas para as eleições gerais do ano que vem. A questão é muito complicada, e, por sua vez, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) faz uma intensa campanha pela extinção da doação. Contudo, a solução definitiva só virá em 2014, pois o ministro Teori Zavascki, na sessão de ontem, pediu a revisão do processo, o que significa que a continuidade do julgamento ficará para 2014. Em Tempo. No dia 20 começam as férias do judiciário, que são de 60 dias.


GOVERNADORA VAI RESISTIR
           
            O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte afastou a governadora Rosalba Ciarline (DEM) do cargo que exerce desde 2011. O motivo para a destituição foi abuso do poder econômico. A governadora Rosalba vai recorrer à Justiça Eleitoral pela sua continuidade à frente do governo potiguar.


MAIS ESCÂNDALOS

                        Assassinato de Reputações é o livro de autoria de Romeu Tuma Junior lançado na semana passada em São Paulo, a vem repercutindo como uma bomba de alto poder destruidor, pois trata de escândalos ocorridos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tuma, ou Tuminha, foi secretário de Justiça do estado bandeirante. Na quarta feira à noite, o livro foi lançado aqui em Brasília, no ADEPOL – Clube da Polícia Civil.


20 ANOS DE LOAS

            A Câmara dos Deputados vai comemorar com sessão solene os 20 anos de implantação do LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social -  às 11 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.Haverá também uma exposição comemorativa dos 20 anos de conquistas da LOAS, no Espaço do Servidor / Anexo II – Câmara dos Deputados. A coordenação dessas atividades tem à frente a deputada Fátima Pelaes (PMDB – Amapá).


JOÃO PAULO E PT MAGOADOS

            “A Verdade Nada, mais que a verdade”, eis a cartilha que o deputado federal João Paulo Cunha (PT – SP) está distribuindo para o público, na qual acusa o ministro do STF Joaquim Barbosa de usar a justiça apenas quando lhe interessa. João Paulo, que é um dos condenados pelo Mensalão não vai renunciar da função de deputado, como outros deputados renunciaram. Ele se julga profundamente injustiçado e que não cometeu qualquer crime pelo Mensalão.
            Por outro lado, termina hoje a série de reuniões que o PT nacional vem realizando, concomitantemente em São Paulo (capital)e aqui em Brasília, no Congresso Nacional. Os petistas discutem o tempo todo as conseqüências do processo Mensalão. Eles têm a consciência de que o Mensalão abalou a estima moral do partido, porém, isso não vai prejudicará o PT na campanha política que se aproxima.


UM NATAL SÓ, SOMENTE SÓ

            Portaria da Vara de Execuções Penais do DF tira as chances dos condenados do Mensalão terem direito à saída especial para o Natal e Ano Novo. O documento é assinado por cinco juízes do Ministério Público.


NÉLSON MANDELA, O MAIOR AFRICANO


            O mundo inteiro recebeu, com muita simpatia, o gesto do presidente americano Barack Obama, que de  forma inusitada, no estádio de Soweto, se dirigiu ao presidente de Cuba, Raul Castro, e cumprimentou-o. Esse fato aconteceu quando reis, presidentes de Nações, e religiosas de alta hierarquia prestavam homenagem a Nelson Mandela. O Brasil se fez representar pela presidente Dilma Roussef, que levou à África do Sul os ex-presidentes: José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário