quarta-feira, 16 de março de 2011

Depois do Pai a Filha

Está havendo uma verdadeira chuva de ações judiciais contra a pessoa da deputada federal Jaqueline Roriz. Essa bomba estourou no dia 3 de março, quando o jornal “Estado de São Paulo” divulgou a notícia de um vídeo, onde aparece a deputada Jaqueline Roriz, acompanhada de seu marido, Manoel Neto, recebendo 50 mil reais, de Durval Barbosa. O fato teve uma divulgação espetacular , principalmente, no Distrito Federal. Durante toda semana de carnaval a imprensa e mídia eletrônica “bamburraram” a notícia de todas as formas.

Ainda, nessa avalanche o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em primeira mão anunciou que a Câmara iria abrir uma ação jurídica contra Jaqueline Roriz. Por sua vez, o procurador geral da Republica, Roberto Gurgel mandou constituir uma comissão na Procuradoria Geral da União, também, contra a filha do ex-governador Joaquim Roriz. Duas outras instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil – seção do Distrito Federal, e o presidente do PSoL (Partido Socialismo e Liberdade) Antonio Carlos Andrade engrossaram o caldo contra Jaqueline, impetrando cada um, uma ação na Justiça Eleitoral.

Porém, a coisa não se encerra por aí. É pretensão do presidente da Câmara, deputado Marco Maia que, o poder Legislativo descubra um artifício para cassar, ou melhor, suprimir a figura de “delação premiada” a Durval Barbosa, o delator nº 1 do escândalo da “Caixa de Pandora”. Pois, a imprensa anunciou que Durval tem uma relação de vídeos com mais de 200 pessoas, implicadas em recebimento de propina.

Pelo sim pelo não, a situação da deputada federal é muito complicada. Ela só tem um fato a seu favor, e que a referida denuncia data de 2006, quando ela era candidata a deputada distrital. Hoje, ela é deputada federal (eleita no ano passado). Lógico, que, tal denúncia não tem nada haver com o pleito de 2010. E além do mais, Jaqueline Roriz goza de imunidade parlamentar.

O carnaval já passou, as águas rolaram e este Ano da Graça de 2011 promete ser quentíssimo na política nacional, além disso, uma coisa é certa vem aí a Reforma Política, pois quem quer é a classe política.

Em Tempo. Todos sabem: Joaquim Roriz é um político carismático, que muito embora, nascido em Goiás, por vocação é uma raposa mineira do nível de José Maria Alkimim – mestre maior no ofício da política.



PARTIDO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Vem aí uma nova legenda partidária: Partido da Democracia Brasileira (PDB), e o seu criador é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Esse partido chega com força, com a intenção de disputar cargos de prefeito e vereador, já nas eleições vindouras do ano que vem. Por sua vez, é intuito de Kassab fazer uma coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), cujo presidente é o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Hoje, o PSB no Congresso Nacional conta com 31 deputados federais e 3 senadores. A princípio 29 deputados estão dispostos a se passar para o PDB. Contudo, para que o PDB venha se transformar num partido legal deve passar pela Justiça Eleitoral.
Enquanto isso, já é tido como favas contadas o desligamento de Gilberto Kassab dos Democratas.

AÉCIO E SERRA

A semana que se aproxima vai ser decisão para o Partido Social da Democracia Brasileira, que estará elegendo no dia 25 deste, o seu diretório executivo nacional. Disputam a presidência da legenda o economista e ex-governador paulista José Serra, e o senador e Aécio Neves que dão sinais concretos de que serão candidatos ao Palácio do Planalto em 2014.

CEM ANOS DE ASSIS VALENTE

Sábado dia 19, é dia de todo Brasil reverenciar o primeiro centenário de nascimento do genial compositor baiano Assis Valente. Ele nasceu em Santo Amaro da purificação – Recôncavo baiano, em 1911. Menino pobre e negro, Assis foi interno de colégio de Padres, mas quando tinha 12 anos, começou a vida artística recitando poesias em circos mambembes, pelo Brasil a fora até chegar no Rio de Janeiro. Foi aí que se revelou um compositor primoroso. Suas músicas eram interpretadas por Orlando Silva, Carmen Mirando, Carlos Galhardo e outro mais. Eis alguns sucessos de Assis Valente: Boas Festas (marchinha de Natal), E o Mundo Não se Acabou, Boneca de Pano, Segura na Mão, Sossega Leão, Alegria, Batucada e o inesquecível Brasil Pandeiro.

CENTENARIO DE SANTIAGO DANTAS

O jornalista, professor, sociólogo e ensaísta Cássio Schusbky escreveu uma crônica sobre o intelectual e político Francisco Clementino de San Tiago Dantas, que ficou imortalizado na vida política brasileira como Santiago Dantas, carioca nascido em 30 de outubro de 1911. Muito jovem aos 26 anos, Francisco San Tiago Dantas era professor, da Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro. Em sua juventude ele foi um estudante do movimento Integralista. Depois ele foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1962 foi designado ministro do Ministério do Itamaraty. Foi ainda jornalista e escritor e trabalhou em conjunto com Celso Furtado e Darcy Ribeiro. Vítima de um câncer voraz Santiago Dantas faleceu aos 52 anos em 1964.


DELAÇÃO PREMIADA É INJUSTIÇA

Tem um ditado popular que diz o seguinte: tudo demais é veneno. Com justa razão o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT/RS), vai sugerir a Comissão de Justiça e Constituição, uma maneira de cassar o ato de delação premiada concedida ao ex secretário institucional do GDF, Sr. Durval Barbosa, pois, como todo mundo sabe o Durval é dono de um vídeo repleto de figuras (funcionários graduados e deputados distritais) que recebiam propina (suborno). Ora, o escândalo de da Caixa de Pandora esfacelou a vida administrativa do Governo Distrital. E nessa circunstância quem posa de bonzão e bonitão é Durval quem tem as fitas de vídeo em mãos.

NEM DIREITA E NEM ESQUERDA


Hoje, praticamente, não há mais lugar para partido de direita e partido de esquerda, isso num questionamento ideológico, quer na África, na Ásia ou qualquer lugar do mundo. O capitalismo imperialista está em queda, basta ver o crescimento econômico da China e do Japão. O Tio Sam que se cuide. E a vinda esta semana ao Brasil do presidente Barack Obama tem um objetivo bem latente, Obama quer ver como o Brasil está se comportando politicamente com as nações do mundo inteiro. Ninguém nega que o Brasil está predestinado a ser uma potência de primeira grandeza na economia mundial. Desse jeito já
não tem mais cabimento chamar alguém de comunista ou de direitista, isso já era.


SÓ FALTAVA CUIDADO

O governador Agnelo Queiroz entregou nessa segunda-feira (14), ao trafego normal de veículos, a Ponte JK – monumento arquitetônico de Brasília. Na segunda quinzena de janeiro a Ponte JK teve um problema de desnivelamento. Pois, há 8 anos de construída a ponte nunca viu uma reparação técnica, e governo nenhum teve esse cuidado – pura incúria publica. Pois bem, a empresa de engenharia que fez o nivelamento recebeu a importância de quase 800 mil reais. E o trânsito flui normalmente na velocidade de 60 kilometros por hora. E a Ponte JK continua bela.


REFORMA ELEITORAL

A Comissão da Reforma Política do Senado, que tem o senador Francisco Dornelles, realiza nessa quarta e quinta-feira, as primeiras reuniões para debater os seguintes temas da Reforma Política: a) suplência de senador, b) data de posse de chefes do Executivo, c) adoção do voto facultativo e d) reeleição de prefeitos, governadores e presidente. Conforme o senador Dorneles é pretensão da Comissão deixar os temas mais polêmicos para o final da discussão. Claro que as questões mais intrigantes terão mais tempo, pois, o objetivo fundamental é fazer a Reforma Política ainda neste semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário