quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL / BOAS FESTAS

As festas de Natal e de Ano Novo já se prenunciam com muita alegria e presentes. A estudantada só pensa nas viagens de férias, as repartições públicas, os ministérios também só pensam nas férias. Aliás, Nelson Rodrigues, já dizia com toda categoria: “O Brasil para no Natal e só volta a trabalhar depois do carnaval”. Essa verdade é irretocável para a sociologia carioca. E como o carnaval de 2011, vai ser no dia 8 de março, então vai se ter muito tempo para descansar, brincar e pular no carnaval. E como uma coisa puxa a outra, falando de Natal me lembro da belíssima marchinha “Boas Festas” que tem os versos “Anoiteceu o sino gemeu/ E o povo quedou feliz a rezar / Papai Noel vê se o senhor / Tem a felicidade / Pra você me dar / Eu Pensei que todo mundo / Fosse filho de Papai Noel / E que felicidade fosse um brinquedinho de Papel”. Essa marcha é a maior música brasileira do Natal, e o seu compositor é simplesmente o genial Assis Valente, talentoso baiano de Santo Amaro da Purificação.

BAIXO CLERO

Esta semana a movimentação política em Brasília está quente. Na Granja do Torto a equipe técnica da presidente eleita, Dilma Rousseff, vem trabalhando diuturnamente, no fechamento do “staff” ministerial. Todos os partidos querem influenciar na composição do novo governo federal. Até o “Baixo Clero” quer fazer seu ministro. Para quem não sabe o “Baixo Clero” são os partidos de pequena representação no Congresso Nacional. Integram esse bloco: PRTB, PRP, PTC, PSL, PMN e PHS. Eles têm 15 deputados federais e 1 senador

BAGUNÇOU GERAL

O site “Wiki leaks” do sueco Julian Assange bagunçou como nunca o coreto da imprensa internacional, com a revelação para o público mundial de 250 mil documentos secretos da Casa Branca. O Julian está preso em Londres. Acontece que a ONU está liderando um movimento em prol do jornalista, e até o presidente Lula já se manifestou a favor de Julian Assange.
Moral da história com o escândalo “Wiki leaks” quem ganhou foi a democracia

CULTURA

A Intelectualidade brasileira – centrada no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais faz um trabalho de arregimentação para influir na nomeação do novo Ministério da Cultura. Pois, há uma lista tríplice para ministro da Cultura constituída pelo sociólogo e professor Emir Sader, a antropóloga Ana Holanda (irmã de Chico Buarque)
e o maestro mineiro Wagner Tiso.

ABSOLVIÇÃO DO PAPA

A Igreja publicou um livro que é antes de tudo um documento histórico que fala do pontificado do Papa Pio XII. O livro escrito pelo Papa Bento XVI cuida de dar um relato histórico da vida do Papa Eugenio Pacelli – o mesmo que Papa Pio XII. Pio XII subiu ao trono de São Pedro em 1939, e governou até 1958. Foi no seu papado que aconteceu a II Grande Guerra, e consequentemente, o Holocausto dos Judeus. O livro prova cientificamente que o Papa Pio XII, intermediou contatos para a libertação de mais de 6 mil judeus. No entanto, General Stalin o todo poderoso da União Soviética, plantou na imprensa européia a falsa informação de que o Papa era colaborador de Hitler.

MINISTÉRIO DE DILMA

Como no tempo da Nova República, o restaurante Piantela está tendo grande aumento de sua clientela de parlamentares, ministros e altos executivos que estão vindo à Brasília para negociar a formação do novo ministério da presidenta eleita Dilma Rousseff. Terça, quarta e quinta feiras são os dias mais agitados, principalmente à noite. Em Tempo. A próxima segunda-feira (20), a presidente eleita Dilma anunciará o seu ministério.



CRISTO LÁ KAKA CÁ

Eta diabo. O super craque Kaka, e sua mulher a cantora gospel, Caroline Celico, deixaram a igreja Renascer em Cristo do bispo Estevam Hernandez. Kaka disse que saiu numa boa e que não tem volta.
O dízimo que o jogador dava a igreja era de 1,5 milhão, mês. A senhora Celina Celico, judia de nascimento, disse a Folha de São Paulo que, realmente, por motivos de filosofia e de religião cortou suas relações com a igreja “Renascer
em Cristo”.

ALÍVIO

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ) cassou na última segunda-feira (13), a decisão da própria corte que enquadrou o deputado federal Paulo Maluf como Ficha Suja. Agora, e urgentemente, os advogados vão entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral solicitando a consideração de válidos dos 496 mil votos que Maluf recebeu no dia 3 de outubro. Lembrete. Sexta-Feira é o dia da diplomação dos deputados federais, e Maluf espera ser diplomado. O que embargou a candidatura de Paulo Maluf foi uma compra de frangos, quando ele era prefeito da capital paulista em 1996.

JUSTIÇA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Por decisão unânime do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) o ex-procurador-geral do Ministério Público do Distrito Federal, Leonardo Bandarra e a promotora Deborah Guerner, foram afastados por 120 dias do serviço público. O Dr. Bandarra foi pego recebendo propina do delator Durval Barbosa, como também, a Dra. Deborah, quando do escândalo da Caixa de Pandora. Mas como o processo ainda não acabou, espera-se com toda certeza, as cassações de função, tanto do ex procurador geral do (MPDF), Leonardo Bandarra, e procuradora Deborah Guerner, em nome da honra, da decência e da justiça do Ministério Público.

DESPEDIDA DE MICHEL


O presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer pronunciará, logo mais, às 16h (15 de dezembro), seu discurso de despedida como deputado federal. Antes de se afastar do cargo, Michel participará da ultima sessão legislativa da Casa, quando então será votado o aumento salarial para deputados e senadores. Conforme vem anunciando a imprensa os parlamentares do Congresso Nacional terão seus salários equiparados aos vencimentos de ministro do Supremo Tribunal Federal, que é de 26,7 mil reais. O deputado gaúcho Marcos Maia (PT) substituirá Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário