PMDB/FUG/2012
Com a presença do vice-presidente eleito, deputado federal, Michel Temer o PMDB e Fundação Ulysses Guimarães – nacionais, e uma delegação de 72 dirigentes peemedebistas, aconteceu o seminário “Rumo aos Municípios/2012”, no CEFOR da Câmara dos Deputados, nos dias 7/8. O objetivo principal foi fazer uma análise das futuras eleições de 2012, e estabelecer um projeto para preparar a militância partidária do PMDB, e assim, eleger os futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras. O seminário foi aberto pelo deputado federal e presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha. Mais de uma dezena de parlamentares eleitos para a próxima Legislatura, que se inicia no dia 1º de fevereiro, prestigiaram o encontro. Também, o seminário serviu para fazer uma retrospectiva, à guisa de comentário de que o PMDB saiu vitorioso nas eleições deste ano.
VÁ DEVAGAR
Pois é, o senador Gim Argello (PTB-DF), mais uma vez encalacrado em tramóias com o dinheiro público, ele que até ontem (7) era o relator do Orçamento de 2011 do Senador Federal. O senador Gim, simplesmente, havia destinado 4 milhões de reais, para instituições de “fachadas” – quer dizer nada sério. Assim não dá, pois, o dinheiro público merece respeito.
QUE CÉU
O céu não está nada azul, ou melhor, nada de céu de brigadeiro para os figurões do PSDB nacional. José Serra brigou feio com o senador Sergio Guerra, tudo isso, porque o Serra quer tomar o comando da legenda. A coisa só não descambou para pior, pois, o senador eleito, Aécio Neves, mineiro e conciliador, chegou para acalmar os ânimos. Agora, o motivo da encrenca a derrota de Zé Serra para Dilma.
OPOSIÇÃO É PRECISO
As eleições passadas (2010) trouxeram uma realidade nada confortável para dois grandes partidos: PSDB e o DEM, respectivamente. Tanto isso é vero que, o PSDB fala em se recriar, se refundar ou renascer das próprias cinzas, como a fênix mitológica. Com o DEM (Democratas) o cenário é o mesmo. E um terceiro partido que vai ruim das pernas é o PPS. Para o professor Itamar Oliveira da UFMG, a razão dessa débâcle é simples, os partidos (PSDB, DEM e PPS) estacionaram quanto ao crescimento político da sociedade brasileira. E tem mais, alega o Itamar: “eles não sabem fazer oposição. Por isso o Lula nadou de braçada”.
GOVERNADORES
No próximo dia 15 (quarta-feira), a capital de Alagoas vai ser sede do encontro de oito governadores tucanos eleitos em outubro. Também, vão participar do “Petit comitê” deputados e senadores da legenda, e discutir por que o partido vem decaindo a cada eleição, por exemplo. Na eleição anterior o PSDB fez 59 deputados e 16 senadores, agora (2010), o placar foi 53 deputados e 11 senadores. O único conforto é que o PSDB elegeu o maior número de governadores 8, no que suplantou as demais legendas.
REVEILLON DE PAZ
As autoridades públicas do Rio de Janeiro, já previam em 2009, que a “Guerra do tráfico – tomada do Morro do Alemão” seria uma “violência traumática”, pois, iriam enfrentar um logradouro muito bem armado com munições, armas e artefatos bélicos. Realmente, a Marinha, o Exercito, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros se prepararam para uma batalha de muito sangue que não houve – graças a Deus, pois, os bandidos fugiram. E o melhor de tudo, é que a paz voltou a reinar na Vila Cruzeiro e Morro do Alemão, e a população está feliz. Outra coisa, o povo do morro confiante na ação pacificadora do governo e dos militares está denunciando, prontamente, qualquer localidade que tenha drogas e munições dos bandidos. Por outro lado, a Secretaria de Turismo já faz um trabalho para divulgar o “Réveillon de Copacabana” como atração imperdível na passagem de Ano Novo.
DONA VIDINHA / JK / DARCY
Dona Vidinha mãe de Darcy Ribeiro, foi amiga e colega de Dona Júlia Kubistchek – mãe de JK, ambas, professoras formadas em Montes Claros. Pois bem, os irmãos de Darcy são engenheiros, médicos e advogados, e somente, ele abraçou a antropologia. Pois bem, um dia Dona Vidinha encontra-se com o Presidente Juscelino e faz-lhe um pedido uma reclamação, nesses termos: “Presidente, meu filho estudou tanto para desasnar índios. Arranche um emprego para o Darcy”. Resposta de JK , foi “Madrinha ele vai fazer a Universidade de Brasília”. Na segunda-feira (6), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o reitor da UnB, José Geraldo de Souza Jr. Inaugurou o “Beijodromo Darcy Ribeiro”, um centro cultural com área de 2 mil metros quadros, projeto do arquiteto Lelé Filgueiras, no campus da Universidade. Em tempo. Darcy antes de se integrar à equipe de JK, passou 10 anos, trabalhando com os índios da região Centro Oeste.
MUITO DINHEIRO
A Câmara Legislativa do DF na semana passada aprovou a verba de governo para o GDF (exercício 2011), cuja importância surpreendeu a todos os deputados distritais, e principalmente, a nova Legislatura que governará no próximo ano. O valor exato é de 350 milhões de reais. A verba deste ano (2010) foi pouco acima de 208 milhões de reais.
COTA DO PMDB
A presidente eleita Dilma Rousseff despachou, dia 8, na Granja do Torto, acertando o nome de 5 peemedebistas que ocuparão cargos de ministros no “staff” maior da presidência da República que são: Wagner Rossi – Agricultura, Edison Lobão – Minas e Energia, Pedro Novais – Turismo, Garibaldi Alves – Previdência e Moreira Franco – Secretaria de Assuntos Estratégicos.
DOSE
E mais bronca para o Gim. Agora, foi o Ministério Publico que ajuizou uma ação contra o senador. Pois, em 2005, ele causou um prejuízo de R$ 1,9 milhão quando presidia a Câmara Distrital. A referida ação tem como relator o ministro Gilmar Mendes do STF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário