sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A CABRA VADIA


“1º de janeiro de 1967, a cabra vadia de Campo Grande pulava, saltitava, berrava a todo tempo. Só os lorpas, os pascácios, os beócios e os capadócios não entendiam a mensagem que a cabra anunciava. Simplesmente, o animal estava revelando que o Fluminense Futebol Clube seria o Campeão deste ano”. Tirei essa lembrança do fundo da memória, justamente, agora, que domingo próximo, o Fluminense poderá se sagrar, mais uma vez, campeão do Brasileirão, versão 2010. Em tempo. Sou um leitor incorrigível do dramaturgo, escritor, cronista, poeta e romancista Nélson Rodrigues. Salve Nélson! Outra do Nélson Rodrigues só o fluminense é tricolor os demais (times) são três cores.


ABRA OS OLHOS

Gente é grande a procissão de pessoas que vão a Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios, conversar com os articuladores e assessores da equipe de formação do novo governo de Agnelo Queiróz. Dizem até que cinco ex-secretários que serviram ao governo de Cristovam Buarque, já estão cooptados para servir ao governo agnelista. Mas, aí tem um porém, o governo de Cristovam (de 95 a 98), foi o pior da historia do GDF em termos de administração. E o povo sabe disso. Abra os olhos Agnelo.


ACORDA DF

Sábado passado (27) fez, exatamente, um ano, que explodiu a escândalo da Caixa de Pandora, numa operação da Polícia Federal. A imprensa e a crônica política esqueceram-se desse triste acontecimento. A verdade é que a vida política e administrativa do GDF está parada. Não se faz nada, não se programa nada, Brasília parece um sonâmbulo. A “Caixa de Pandora” foi uma praga, podes crer.



COISAS ABSTRUSAS

Dois fatos que mostram o ridículo de alguns procuradores do Ministério Público. 1) Os padres da Igreja de São Pedro de Alcântara – no Lago Sul, estão proibidos de tocar os sinos mesmo nos rituais de celebração. A ordem é do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. É que, os sons dos sinos irritam a sensibilidade auditiva de alguns moradores. 2) Certa vez, o folclorista, e intelectual Ariano Suassuna se envolveu se envolveu numa batida de carro, ele e uma jovem senhora. De repente a senhora salta do carro e diz com toda arrogância: o senhor está falando com a procuradora federal do Ministério Público do Estado de Pernambuco. E Ariano, disse prontamente: a senhora está falando com o afilhado de meu Padrinho Padre Cícero Romão Batista, vigário da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte – Ceará.


RESPEITO, HONESTIDADE E SERIEDADE

A Câmara Distrital de Brasília, instituição que ficou desmoralizada perante o eleitorado do Distrito Federal, devido, ao escândalo da “Caixa de Pandora” espera o dia 1º de fevereiro, e assim, iniciar a Legislatura 2011/2014. São 24 deputados distritais, sendo 4 mulheres. A renovação do quadro pessoal não foi tão grande como se esperava, considerando, que, mais de 800 candidatos lutaram, por uma vaga. A renovação foi, apenas de 54,1%. Chico Vigilante, Wasny de Roure e Arlete Sampaio conseguiram voltar à Casa, eles que em eleições passadas foram deputados distritais. Dessa vez, 10 parlamentares são estreantes na Câmara Distrital. O PT é a legenda majoritária com 5 parlamentares, enquanto que, a Polícia Civil é a instituição de quatro deputados. Não foram reeleitos os distritais: Batista das Cooperativas (PRP), Dr. Charles (PTB), Geraldo Naves (sem partido), Paulo Roriz (DEM), Milton Barbosa (PSDB), Roberto Lucena (PR). Mas o importante, e fundamental, é que esta nova Assembléia Distrital não envergonhe mais Brasília e aos seus eleitores.


SEM CULPA

Na semana passada, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Distrital, absolveu 5 deputados, todos implicados no escândalo “Caixa de Pandora”, em um processo da própria Casa cujo relator era Paulo Tadeu – que foi eleito deputado federal.Portanto, estão “perdoados” os deputados: Benedito Domingos, Benício Tavares, Rôney Nemer, Ayltom Gomes e Rogério Ulysses.


EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE

Já está pronto o cronograma da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, para o dia1° de janeiro (2011). A cerimônia de posse de Dilma começará às 14h15, e se estenderá à noite, numa segunda-feira. Ela e o vice, Michel Temer desfilarão pela Esplanada dos Ministérios em carro aberto, no automóvel “Rolls Royce” – veiculo que foi presenteado ao Presidente Getúlio Vargas pela Inglaterra.
Eis, o programa: 14h15 – Dilma e Temer seguem de carro aberto da Catedral até o Congresso. 14h30 – Assinatura do termo de posse e discurso no Congresso Nacional. 16h30 – Transmissão simbólica do cargo, passagem da faixa presidencial e recebimentos de cumprimentos de chefe de Estado e de Governo no Palácio do Planalto. 17h – Pronunciamento à Nação, no parlatório do Palácio do Planalto. 17h45 – Cerimônia de nomeação dos ministros. 18h30 – Recepção a missões estrangeiras e nacionais no Palácio do Itamaraty.


OK VOCÊ GANHOU

Está tudo certo e apalavrado, o senador Antonio Carlos Valadares deixa o Senado para ser ministro do Turismo. Enquanto isso, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que também é 1º suplente do Senado Federal, assume a cadeira de senador. Tudo OK.

EXPRESSIVA VITÓRIA

O episódio da “Guerra contra o tráfico”, de domingo (28), ganhou o Brasil, o Morro do Alemão e a Vila Cruzeiro. Enfim, ganharam a Polícia Militar, o Exército Brasileiro, a Marinha, a Policia Civil, o Corpo de Bombeiro, o governador Sergio Cabral, o presidente Lula, e todos nossos irmãos cariocas. E não é que, o mal por si se destrói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário