quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CARA PERFOMÁTICA

Esta semana aumentou a intensidade de reuniões, de contatos, de conversações entre a equipe técnica de transição formada por José Eduardo Dutra - presidente do PT, José Eduardo Cardoso – secretário geral do PT, e Antonio Palocci – chefe da equipe técnica, com a liderança política responsável pelas indicações pessoais dos futuros ministros. Exemplo, Guido Mantega (italiano nascido em Genova) será o titular do Ministério da Fazenda. Assim, faltam, portanto, 36 outros ministérios. Um fato muito importante, os observadores já perceberam é que esse ministério não terá ares conservadores do governo de Lula. Muito pelo contrario, o ministério da presidente eleita terá cara própria, ou seja de Dilma Rousseff.

MORDEU A ISCA

Na semana passada na festa do PT, num hotel de Brasília, em meio a euforia natural da vitória, a presidenta eleita Dilma Rousseff em discurso de empolgação, afirmou que Lula deixou para ela uma “herança bendita”. O fato foi devidamente divulgado pela imprensa política, como uma coisa natural. Ontem, em Belo Horizonte, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que participava de um seminário do Instituto de Estudos de Empresários, fez uma contestação à Dilma Rousseff pela expressão “herança bendita”. Ora, a razão da reprovação de FHC, é que na semana passada, quando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participando do G20 – na Coréia do Norte, disse ter recebido uma herança maldita, referindo-se ao governo de FHC.

IGUALAR POR CIMA

Os deputados federais, senadores, governadores e consequentemente os prefeitos, vereadores e deputados estaduais têm seus salários controlados para o exercício do mandato. Assim, durante a legislação vigente eles não terão mais aumento salarial. Pois bem, os parlamentares da Câmara dos Deputados estudam um aumento de 18% em seus vencimentos, e essa taxa representa a correção da inflação de 2007 até 2010. Outro fato, os congressistas querem uma isonomia salário igual a ministro do Supremo Tribunal Federal, que é de R$ 26 mil reais.

A PEC NÃO

Autoridades do Ministério de Planejamento Orçamento e Gestão informaram aos jornalistas econômicos que cobrem essa pasta que, dificilmente, a PEC 300 que reivindica aumento salarial para os militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Policias militares e Corpos de Bombeiros, consiga aprovação na Câmara e Senado respectivamente, para vigorar já no próximo ano. E o fator impeditivo é o preço cambial do dólar.

VIAJAR DE AVIÃO

Segundo o jornalista Alexandre Garcia (da Globo), os aeroportos brasileiros no próximo Natal e Ano Novo, deverão ter uma movimentação de 14 milhões de passageiros voando pelo Céu. A preocupação é tanta que a ANAC contratou, recentemente, 300 funcionários, para regularizar as viagens das aeronaves. Contudo, o “overbooking” que é a venda indiscriminada de passagens aéreas, é a preocupação maior da ANAC, já que as empresas de aviação aéreas só pensam em faturar. Agora, o fato mais significativo é que viajar de avião, em determinada circunstância, ficou mais em conta de que viajar de ônibus.

MEIRELES SAI

O presidente do Banco Central Henrique Meireles, com certeza absoluta, não mais continuará à frente do Banco Central. A Dilma Rousseff

já tem em vista o assessor Alexandre Tombini – diretor de normas e instruções, e pelo menos não é tão monetarista como o Meireles. Outrossim, é desejo de Guido Mantega que o Banco Central perca o “status” de ministério, como era antes.

LET IT BE

Foi, simplesmente, magnífico o “show” de Paul McCartney no Morumbi, domingo à noite, depois do Fantástico. O espetáculo agradou a gregos, a troianos,a mineiros e a baianos. Muita gente chorou ou cantou com voz embargada, pela emoção, os inesquecíveis sucessos dos rapazes de Liverpool. O certo é o que é bom é eterno. O danado é você pensar que estava nos planos de Arruda e Paulo Octavio trazerem o Paul MacCartney para os 50 anos de Brasília. E o que lascou tudo foi a “Caixa de Pandora”.

VIDA INTELIGENTE

Como a fênix mitológica que renasce das próprias cinzas, acontece hoje o 43º Festival de Cinema de Brasília.O evento marca por si a fortaleza, a determinação e a vontade indômita dos apreciadores brasilienses da Sétima Arte. Não é fácil, aliás, nunca foi fácil fazer o Festival do Cinema de Brasília, que indubitavelmente é o melhor festival do Brasil da modalidade. O festival se estenderá até o dia 30. A solenidade de abertura será no Teatro Nacional “Cláudio Santoro”. A promoção do evento é da Secretaria de Cultura do GDF. A verdade é que Brasília se transforma a cada festival de cinema que realiza, pois, é o fato mais concreto de que a Cultura da capital da República tem vida inteligente, por incrível que pareça.

HAJA DINHEIRO

Segunda-Feira (22), o governador eleito Agnelo Queiroz se reuniu com a bancada de Brasília, no Congresso Nacional para debater a questão do orçamento de 2011. Foi uma reunião de trabalho para tomar pé da verdadeira situação da vida econômica financeira do Distrito Federal. A prioridade de Agnelo é para questões de natureza administrativa que envolve as pastas de Saúde, de Segurança, de Transporte e de Educação. Essa comissão prevê que a verba inicial seja de 350 milhões de reais.

MAIOR PROCESSO DO STF

E o Mensalão do PT, aquele que derrubou o todo poderoso, ministro da Casa Civil, José Dirceu, como está? O Mensalão, segundo o ministro do STF, Joaquim Barbosa, relator do processo, os 38 réus devem vir a júri no final de 2011. Até agora o ministro Joaquim Barbosa já estudou mais de 40 mil páginas. O julgamento em si deve durar três semanas, devido a sua complexidade jurisdicional. Outrossim, a tramitação dessa Ação Popular começou em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário