sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BRASÍLIA REDIMIDA

Cícero Ferreira Lopes - jornalista

A vitória de Agnelo Queiróz, para o governo do GDF tem um significado todo especial. A vitória mostra antes de tudo, que o eleitorado de Brasília é inteligente, é esclarecido e independente. O GDF vive um momento nada glorioso e está manietado desde que a Polícia Federal deflagrou o escândalo Caixinha de Pandora. Que vergonha, que desatino aconteceu com todo mundo (conosco) aqui residente.

As cenas do governador Arruda sentado, apachorradamente, na poltrona recebendo de um serviçal dinheiro espúrio, e mais, imagens de deputado distrital se empanturrando de cédulas nos bolsos e nas meias, de uma certa senhora, que , com avidez, enchia uma bolsa enorme com dinheiro público, tem, também, dois deputados simulando uma oração de agradecimento a Deus, como se esse descalabro fosse uma benção dos céus. A Caixinha de Pandora destruiu e arrasou a fé e a moral de muita gente do serviço público, até então, tido como cidadão de bem e honesto. É impossível medir os estragos de Arruda e seus asseclas.

As eleições deste ano, foram uma oportunidade para o povo se desvencilhar dos maus políticos e dos maus gestores da coisa pública.

Brasília está de alma lavada com a dupla de governantes; governador Agnelo Queirós (PT), e Tadeu Filippelli.Por sua vez, a Assembléia Distrital eleita recentemente é uma casa parlamentar, completamente renovada com novos políticos de responsabilidade e de senso de justiça, que naturalmente, vão trabalhar para o bem do povo e da sociedade.

Como a fênix mitológica, Brasília vai renascer com essa plêiade de homens públicos eleitos em outubro último.

IN PECTORE

Dilma Rousseff é a presidente eleita (31), para o bem geral do Brasil, e felicidade de toda nossa gente. A candidata “in pectore” do presidente Lula, Dilma obteve 55.752.529 votos, o que dá o percentual de 56,05%, da votação nacional. Portanto, bela e expressiva vitória da coligação PT/PMDB. Já o adversário, ex-governador paulista, José Serra, teve a seguinte pontuação: 43.711.388 votos, que significa 43,95%. Agora, é esperar pela posse solene, no Palácio do Planalto, no dia 1º de janeiro de 2011.

QUEM NÃO CHORA

No dia seguinte, a vitória da presidenta eleita Dilma Rousseff, na segunda-feira, ainda nos embalos da comemoração, três estrelas maiores do PT, organizaram uma espécie de “avant-premiére”, para começar a se formar o novo governo eram eles: José Eduardo Dutra – presidente do PT, José Eduardo Cardoso – secretário geral do PT, e Antonio Palocci – responsável direto da área técnica. Mais do que de repente, quando soube de tal convocação, o vice-presidente eleito Michel Temer se queixou à presidenta, que num instante botou o Temer na equipe precursora do novo governo. É o negócio quem não chora não mama, ou então, farinha pouca, meu pirão primeiro.

FOI À BAHIA

Os petistas estão nas nuvens com a vitória de Agnelo Queiróz para o governo do GDF, e não é para menos. Por sua vez, Agnelo e família viajaram para Salvador, e logicamente, vão tomar banho de mar, e descansarem da dura campanha eleitoral. Agnelo, por sinal é baiano do interior e gosta de peixe, de bode, de axé, de timbalada e outras milongas. Na próxima segunda-feira (8), o governador eleito Agnelo estará na cidade, para cuidar da formação técnica de seu “staff” de governo.

PLANTÃO DA IMPRENSA

Eis aqui três historinhas bem parecidas. O Sr. Roberto Simionato, aposentado, morador do Lago Sul e vizinho da presidente eleita, deu uma de bom samaritano, resolveu fazer de sua casa (área de garagem) um comitê para acolher a imprensa que cobre o dia-dia da presidenta Dilma Rousseff. O comitê tem mesas cadeiras, estantes armários, e todo o dispositivos eletrônicos para interligar computadores, notebooks, flashes e todos outros apetrechos. “Professor” como é tratado pelos reporteres dá lanches, café e chás, tudo isso graciosamente.

Historinha II – Quando se instalou a Nova República, o presidente José Sarney morava no Sitio São José do Paracumã. Nos fins de semana, e feriados a imprensa – repórteres, inclusive muitas moças, eram enviados lá pra roça do Sarney. Acontece que, aí surge a figura de Dona Marly Sarney. Ela providenciava, no amplo quintal da casa, de tudo possível, mesa, papel, Xerox e mais ainda, café, chá, bolo, doce, almoço e suco de manga. Dona Marly uma dama na acepção da palavra.

Historinha III – Casa da Dinda. Era um suplício para os repórteres cobrirem o dia-a-dia do presidente Collor de Mello. A mansão Dinda era fechada e vigiada o tempo todo. Os jornalistas tinham de se virar em pleno cerrado, fizesse sol fizesse chuva, água para rapaziada nem pensar e quando o presidente Collor saía era numa carreira desembestada. E quem mais sofria eram as mulheres, principalmente se estivessem naqueles dias.

POSSIBILIDADES

Pois bem, em fevereiro, no dia primeiro, instala-se oficialmente, na Câmara dos Deputados, a bancada de parlamentares eleita no 1º turno. Agora, com a eleição de Agnelo Queiróz, para o governo do GDF, o Diretório Executivo do PT quer promover um arranjo na equipe de secretários de governo de Agnelo. A pretensão é a seguinte tirar dois deputados federais Érica Kokai e Paulo Tadeu para secretárias do GDF, e convocar os suplentes Roberto Policarpo e Augusto Carvalhos, respectivamente, para a Câmara dos Deputados. Também, o PT vê a possibilidade de trazer o distrital ChicoLeite para ocupar a Secretaria de Justiça.

BOM DE VOTO

Causa admiração a excepcional votação do deputado federal Antonio Reguffe (PDT) obtendo mais 260 mil votos no Distrito Federal. Também, tiveram votos à bessa, para a Câmara Federal Erika Kokai, Paulo Tadeu e Geraldo Magela. Já o Chico Leite para a Câmara Distrital foi o campeão com 135 mil votos.

No geral, os parlamentares de Brasília tiveram boa acolhida – quer dizer bem votado pelo povo. Isso significa confiança e consciência do que representa o voto em nossa comunidade.

FAZER REFORMAS

Em sua primeira fala ao povo brasileiro, já como presidenta eleita, Dilma Rousseff, enfatizou que entre as reformas de cunho administrativo, ela pretende fazer são: a Reforma Política e a Reforma Tributária. Dilma discursou no Hotel Naoum, pouco depois do ministro Ricardo Lewandouwski ter anunciando, oficialmente, o resultado das eleições do segundo turno.

SEM GRANA, NADA

Em Minas Gerais tem um ditado que diz: sem dinheiro não se faz política. Pensando assim, saiba o leitor quem mais gastou dinheiro para se eleger: senador Cristovam Buarque – 2.073.312,00; senador Rodrigo Rollemberg – 1.337.261,50: deputado federal Luiz Carlos Pitmann – 2.439.680,05; deputado federal Geraldo Magela Pereira – 1.311.722,93; deputado federal Reginaldo Fonseca de Souza – 1.300.000,00, deputado distrital Cristiano Araújo – 901.953,72; deputada distrital Eliana Pedrosa – 822.450,00

TOME RORIZ! TOME JADER!

Por uma inspiração “espírita” e desconhecendo totalmente o Artigo 16 da Constituição Magna, o Supremo resolveu castigar todo aquele candidato que um dia renunciou. Tome Roriz, Tome Jader

PEGAR UM BRONSE

A expectativa de que muita gente viajaria no feriadão do segundo turno, realmente se concretizou. Informa o TSE que, a abstenção de eleitores no domingo (31), às urnas eleitorais, foi de 22% do eleitorado. Então, muita gente preferiu um banho de mar, um passeio a votar.

QUAL GABINETE ? ONDE VOU MORAR?

Já que as eleições gerais passaram, espera-se daqui pra frente os deputados de primeira legislatura -.os novatos, venham a Brasília para conhecer seus gabinetes na Casa, e também, saber como funciona o parlamento. E mais, providenciarem a locação de apartamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário