quinta-feira, 28 de outubro de 2010

É VOCÊ QUE ELEGERÁ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Está-se na ultima semana da campanha política de 2010. Portanto, toda expectativa, toda emoção, toda atenção, tudo isso é muito pouco para expressar a esperança, e, ao mesmo tempo, a angustia da população brasileira para eleger o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São dois os candidatos: Dilma Rousseff e José Serra. Passando uma vista d’olhos nos institutos de pesquisas - Ibope, Data Folha, Soma e etc, os números dos

boletins, sinceramente, não dizem nada, melhor dizendo tudo é uma conjectura numérica tanto para cima como para baixo, quer dizer ficou na mesma. Um exemplo plausível dessas previsões é que nenhuma firma do ramo acertou o desempenho da candidata Marina Silva, no recente pleito de 3 de outubro.

O Brasil, país de tamanho continental com mais de 135 milhões de eleitores, é por excelência uma Nação peculiar. Se se a candidata Dilma foi muito bem votada no Nordeste, já no Sul o bom de voto foi o Serra. Então, vai se especular o quê ? Lógico que cada eleitor é uma cabeça, é uma sentença.

A campanha está na fase final, e todo o mundo político brasileiro está empenhado na vitória de seu candidato. E é, justamente, nesse momento que o eleitor deve analisar o programa político de cada presidenciável. Uma coisa é certa o vitorioso será aquele que o programa tenha mais sintonia, mais calor humano e expresse melhor os anseios do povo, do trabalhador e da gente brasileira. Agora, o mais importante dessa história é o seu voto, será você que elegerá Dilma ou Serra, Serra ou Dilma.

NOSTRADAMUS

Realmente, não é fácil prever quem vencerá as eleições presidenciais. Ora, no primeiro turno a senadora Marina Silva obteve 19 milhões de votos, no Brasil todo. Claro que essa votação vai ser dividida entre Dilma e Serra. Outra coisa, ainda nessa primeira fase houve uma abstenção de 18,12% do eleitorado ausente, o que representa 24,6 milhões de eleitores. Por sua vez, muita gente que se absteve, nesse domingo (31), certamente, votará em alguém. Quem ? Essa tarefa é para Nostradamus.

MENOS OS FICHAS SUJAS

O Supremo Tribunal Federal reúne-se quarta-feira (27), para definir a situação de três senadores que foram eleitos no ultimo dia 3, mas que pesam sobre eles a culpabilidade de serem Fichas Sujas, são eles: Jader Barbalho, João Capiberibe e Cássio Cunha Lima. E de quebra, o Supremo também, analisará o caso de Paulo Salim Maluf, candidato a deputado federal que obteve quase 500 mil votos

Enquanto isso, na esfera do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Evandro Lewandouwisky, falando à imprensa adiantou que até o dia 17 de novembro, a Corte Eleitoral espera diplomar todos os candidatos eleitos.

SUA EXCELÊNCIA GASTOU QUANTO?

A Justiça Eleitoral em cumprimento a determinação do Tribunal Superior Eleitoral, informa que, o prazo fatal para a declaração de prestação de contas de todos os candidatos é o dia 2 de novembro. Assim, a movimentação contábil deve ser entregue a Receita Federal, ao Banco Central ou a Receita Estadual. O não cumprimento dessa ordem pode implicar na suspensão de diplomação do candidato eleito.

FICHA LIMPA VERSUS FICHA SUJA

O Supremo Tribunal Federal (STF) espera encontrar, o quanto antes, uma solução para a questão da Ficha Limpa. O caso é complicadíssimo no que tange à Constituição (Carta Magna). Pois, a Ficha Suja veio afetar até a composição da bancada de deputados distritais do Distrito Federal. É que acontece o seguinte, o distrital Raimundo Ribeiro que foi eleito, agora, no dia 3, poderá perder o mandato parlamentar para o deputado Benício Tavares – tido como Ficha Suja, mas absolvido que foi pelo TSE. Em situação semelhante encontra-se o deputado Wasny de Roure que poderá perder o mandato para o guarda Jânio de Taguatinga, que ficou na primeira suplência da Casa.

O DEBATE NA TELEVISÃO

Algo está acontecendo no mundo político brasileiro. No Congresso Nacional não há mais oradores eloqüentes de discursos sóbrios, e filosóficos. A formação cultural e intelectual do parlamentar brasileiro não tem mais o tirocínio, a disciplina e nem o humanismo fruto da reforma educacional do ministro Gustavo Capanema. Longe, pois, de qualquer saudosismo. Falar em público é uma arte, alimentar a discussão oral de uma idéia, de um pensamento é prova de maturidade.

Hoje, dá pena o telespectador se plantar diante de aparelho de “TV” para assistir um debate político. É que os debatedores não têm a técnica de audiofonologia para conversar com o público. É que falar em rádio e falar na televisão são duas coisas distintas. Por tudo isso, se conclui que, qualquer debate político, hoje, tem de ser repensado e modificado em toda sua estrutura técnica, dentro dos padrões da Internet. Finalizando vem a lembrança o velho guerreiro Abelardo Barbosa – Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”.

FERIADÃO ELEITORAL

Arghi!, os diretores e assessores das campanhas políticas tanto do PT, PMDB, PSDB e coligações partidárias estão preocupadíssimos com a possibilidade de um longo feriadão, e a conseqüência de acontecer uma grande abstenção de eleitores, no pleito de domingo (31). O pavor é o medo que corre de Dilma não ser eleita, ou então o Serra, se milhões de eleitores optarem pela praia do que votarem (no domingo) pelo segundo turno. Essa apreensão atinge, principalmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades de praia no litoral. Pois bem, as férias, fora de época, podem começar já na quinta-feira (28), que é feriado de São Judas Tadeu, e dia do funcionário público. Assim, podem ser “enforcados” a sexta-feira (29), e segunda-feira (1), datas que antecedem o Dia de Finados (2) de novembro. Contudo, dizem as más línguas que, o governador Rogério Rosso até vai antecipar o pagamento dos servidores do GDF, para que eles possam gozar essas férias extras.

ESPIRITUALISTA: DILMA VENCERÁ

Chegou a este “blog” uma previsão anunciando a vitória da candidata Dilma Rousseff, para a presidência da República. O signatário da mensagem é um espiritualista, visionário, vidente, autônomo de Santa Bárbara de Minas, e o seu nome é Coraci Fernandes, 81 anos, e autodidata. Todo mundo da cercania de Ouro Preto e Catas Altas conhece o guru. Outra coisa, Seu Coraci é corretor de imóveis, e presta assistência a várias entidades filantrópicas da região. Ele também goza de alto prestígio popular com a classe política de Santa Bárbara – onde já foi vereador municipal.

Em junho do ano passado (2009), Coraci enviou uma carta a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff que profetizava a sua vitória com uma votação entre 3 milhões a 27 milhões de votos. Será que o Nostradamus de Minas Gerais acertará?

CRER É QUESTÃO DE FÉ

A candidata Dona Weslian Roriz pode ter a cara de inocente, mas boba ela não é, de jeito algum. Qual é o político que não faz promessa, todos. A Dona Weslian está deixando o seu adversário com medo. É que as promessas da ex-primeira dama são idéias factíveis, pés no chão e não têm nada mirabolante, e tudo que ela apregoa é possível. O povo parece que está comprando e aceitando as sugestões dela. E como não custa nada votar nela, Agnelo que se cuide. Uma perguntinha, você de boa consciência acredita que o candidato Agnelo esteja, realmente, a 30 pontos na frente de Weslian, como dizem as pesquisas?

FICHA LIMPA DERROTA BARBALHO

O Supremo Tribunal Federal (STF) - reuniu-se ontem (27), para analisar a situação de Jáder Barbalho, que embora, tivesse a maior votação para novamente chegar ao Senado, foi agora impugnado, pelo fato de sua renúncia ao Senado Federal, isso, em 2001. A sessão transcorreu em clima de forte tensão e de discussão entre os ministros. Outro empate. É que se repetiu o mesmo placar de votação dos ministros, de5 a 5, como aconteceu no julgamento do caso de Joaquim Roriz. Contudo, o fato mais importante é que essa Corte, por sugestão do Ministro Celso, decidiu-se pela validade da Lei da Ficha Limpa, agora, já este ano – com o processo eleitoral em curso.

Mesmo assim, o STF tem, aguardando julgamento, oito casos de candidatos que tiveram grandes votações, mas que correm o risco de não serem diplomados. Então, a Lei Ficha Limpa já vigora, solenemente, no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário