sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ALEA JACTA EST

O fato mais importante, mais emblemático e o mais fantástico das eleições gerais de domingo (3), foi a grandiosa votação alcançada pela candidata, senadora, Marina Silva. Ela obteve uma votação superior a 19 milhões de votos, perfazendo assim, o total de 20% da votação geral, o que obriga a se fazer uma eleição de segundo turno, para se conhecer o (a) sucessor(a) de Lula, no Palácio do Planalto. Marina provou, com competência, que entrou no jogo da eleição para acabar com a idéia de plebiscito – como pretendia o primeiro mandatário do País. A vitória de Marina é a certeza da inteligência do povo brasileiro.

O próximo passo, será dia 31, do corrente, quando o eleitor patrício se pronunciará pelo voto elegendo Dilma Rousseff (PT/PMDB) ou José Serra (PSDB/DEM). Assim, “Alea jacta est” a sorte está lançada.

DE IGUAL PARA IGUAL

Foi surpreendente para o eleitorado de Brasília, a definição de segundo turno para a escolha do governador do Distrito Federal, que acontecerá no último domingo (31) do mês. O pleito transcorreu numa boa, com o povo comparecendo em massa, e tudo transcorreu na mais absoluta ordem, o que mostra o alto grau de civilidade, disciplina e educação do brasiliense. Agora, o páreo é entre Agnelo Queiróz versus Weslian Roriz.

Para o eleitor e a classe política o segundo turno é outra eleição, onde tudo começa novamente do zero. A votação passada é outra história. Para dona Weslian e o médico Agnelo vão polarizar o pleito, numa batalha de cabeça a cabeça, e não há favoritismo.

O POVO SABE VOTAR

A primeira parte da campanha política, que começou no dia 6 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simplesmente, esqueceu de lado, o código de ética da Justiça Eleitoral, e saiu pelo Brasil afora, pregando, abertamente, em praça pública, às candidaturas de Dilma para a presidência da República, e de seus correligionários estaduais. Lula e Dilma foram multados muitas vezes. Quando começou a campanha pelo rádio e televisão, Lulinha deu uma de garoto propaganda. Mas todo esse desprendimento publicitário foi em vão. Dilma vai ao segundo turno, e muita gente apoiada pelo presidente da República amargou derrota, exemplo, o senador Hélio Costa que disputou o governo de Minas Gerais. Uma coisa é certa, o povo sabe votar.

ADEUS DE PARLAMENTARES

A Câmara dos Deputados registrou na eleição do dia 3, o percentual de 44%, de deputados que não conseguiram se eleger. Entre essas figuras por demais conhecidas, com mais de três mandatos, na Casa, como:: José Genoino (PT/SP), Chico Alencar (PSol/RJ), Raul Jugmann (PPS/PE), Augusto Carvalho (PPS/DF). Enquanto isso, no Senado Federal, foram derrotados Heráclito Fortes (DEM/PI), Marco Maciel (PSDB/PE), Arthur Virgílio Neto (PSDB/AM), Tarso Jereissati (PSDB/CE) e Mão Santa (PSC/PI). A deputada federal Rita Camata (PSDB/ES) que concorreu ao Senado, foi derrotada. Em tempo. O deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM), também, foi derrotado.

QUEM VENCERÁ?

O embate entre dona Weslian Roriz versus Agnelo Queiróz vai ser surpreendente, pois, os números revelados nas urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dão uma lógica de equilíbrio, e que ninguém vai suplantar o adversário com votação estupenda. Por exemplo, no primeiro turno, Agnelo obteve 676.384 votos, o que significou 48,41%. Weslian teve 440.128 votos com o percentual de 31,50%; já Toninho do PSol fez bonito logrando a soma de 199.095 votos; perfazendo 14,25%. Já Eduardo Brandão (PV) chegou a 78.838 votos, representando 5,64% . Houve mais quatro candidatos com votações inexpressivas. No global registraram-se as presenças 1.550.765 eleitores presentes em todo o pleito.

A incógnita é a seguinte quantos votos terão o vencedor? Ora, o futuro a Deus pertence. Pela lógica, Agnelo tem chance de ganhar. Acontece que dona Weslian Roriz tem consigo o apoio e a determinação de seu esposo, Joaquim Roriz, que é um político carismático e popular. No momento a vantagem pró agnelo de 233.266 é mais do que relativo, quer dizer uma valorização puramente simbólica..

O fundamental dessa disputa serão os acordos políticos que farão tanto Agnelo como dona Weslian, pois, o povo é quem vai decidir. Assim, até o dia 31, muita, mais muita água mesmo, vai correr de verdade. Um detalhe o período da chuva já começou.

MAIOR INTERAÇÃO ENTRE PT E PMDB.

O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer promoveu na quarta-feira (6), uma reunião com toda bancada peemedebista, com a finalidade de fazer uma análise crítica das eleições. O presidente Michel que também é o candidato a vice presidente, da chapa de Dilma Rousseff, criticou os desentendimentos havidos entre os organizadores responsáveis pela agenda de Dilma Rousseff. Finalizou Michel Temer que agora na fase derradeira da campanha deve-se incrementar as viagens dele e de Dilma para que haja melhor proveito na votação de segundo turno, e lógico, a vitória de Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário