sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEU TEODORO 90 ANOS, A SERVIÇO DA CULTURA.

Brasília assistiu no último fim de semana, dias 15,16 e 17 (outubro), a “47ª Festa da Morte do Boi de Seu Teodoro”, um espetáculo cultural e folclórico, que aconteceu na Área Especial nº 2 / Sobradinho, quando se apresentaram ao público, gratuitamente, grupos de Bumba Boi todos de São Luiz do Maranhão, que vieram prestigiar o Mestre Teodoro Freire, um entusiasta divulgador da cultura maranhense. Os brincantes vieram, também, comemorar o aniversário de 90 anos de Seu Teodoro, completados no dia 15. Participaram da festa os grupos: Companhia Barrica, Boi de Morros, Baile de Caixa da Fé Em Deus, Boi de Santa Fé e Josias Sobrinhos, e claro, o grupo local “Bumba Boi de Seu Teodoro”. Para animar o clima de festança, houve barraquinhas com muitas variedades de comidas típicas que eram vendidas a preço popular.

Entre brincantes, passistas, percussionistas, cantores e músicos o governo do Maranhão mandou 200 figurantes. Enfim, foi uma festa bonita, folclórica e cultural. Detalhe, o grande homenageado Seu Teodoro não foi ao festival, por se encontrar hospitalizado com pneumonia.

IDÉIA ESCALAFOBÉTICA.

Dona Weslian Roriz, candidata ao governo do GDF, muito placidamente, no seu programa eleitoral, de domingo à noite – que se repetiu na segunda-feira, anunciou um projeto de que ela se elegendo vai anistiar todas as multas de trânsito pendentes de pagamento até 30 de setembro último. Então, a bomba estourou e deixou Agnelo Queiroz e todos seus correligionários encafifados. Tal fato, me lembra o ensinamento do maior comunicador Abelardo Chacrinha que dizia de maneira professoral: “eu vim para confundir, não vim para explicar”.

O certo, é que em todo o Distrito Federal, o povo comenta a fala de Dona Weslian. Agora, uma coisa é certa, como fazer, como proceder isso não é com ela

SE CUIDA ALEXANDRE

Já aconteceram dois programas de televisão, aqui em Brasília, sem que a candidata Weslian Roriz comparecesse para debater com o seu opositor Agnelo Queiroz. Pela imprensa sabe-se que estão acertados cinco programas. Ora, se Dona Weslian não foi ao primeiro e nem ao segundo programa, logicamente, ela não irá ao terceiro, ao quarto e ao quinto. Nessa pisada, o Agnelo vai torna-se um “anchor-man”. Alexandre Garcia que se cuide.

CULPADA É PANDORA

No Bar Beirute, na mais absoluta falta do que fazer, a não ser beber uma cervejinha, um pacoteiro contumaz teve a seguinte idéia: essa história de anistiar as multas de pardais e de trânsito, isso é coisa de fariseu do Pacotão, aliás, o Pacotão é celeiro de ateu, de comunista, de anarquista, e de anti-rorizista.Isso me cheira a Caixa de Pandora.

NEM BARRO NEM TIJOLO

O Partido Verde (PV), seguindo orientação de seu diretório nacional, realizou no domingo (17), a sua convenção para marcar posição partidária frente ao pleito de 31 de outubro. Pois bem, a figura emblemática e exponencial da senadora, Marina Silva, marcou presença. Não houve surpresa, e o PV ficará neutro: nem Dilma Rousseff (PT), e muito menos, José Serra (PSDB). Porém, a turma de maiorais (clorofilados) se dividiu em bandos, assim: Gilberto Gil, Sarney Filho e Juca Ferreira votarão em Dilma. Já Fernando Gabeira, Fábio Feldmann e Luiz Bassuma estarão com José Serra. E, finalmente, senadora Marina Silva, Guilherme Leal (candidato a vice-presidente), José Luiz Penna – presidente, e Alfredo Sirkis – vice-presidente do Partido Verde, se manterão independentes. É bom lembrar, que, Marina teve no Distrito Federal uma extraordinária votação de 611.362 votos, que significa 41,96% da votação.

MISCELÂNIA

A Câmara dos Deputados já tem a relação dos 513 deputados que foram eleitos no dia 3 pp, para o mandato de 2011 a 2014, que se iniciará no dia 1º de fevereiro. O PT foi a legenda que fez a maior bancada:86 deputados. O PMDB conseguiu fazer 79 parlamentares. Por outro lado, o quadro partidário da Casa terá 22 partidos políticos (incluindo a bancada do baixo clero e os partidos nanicos).

Por sua vez, a Câmara dos Deputados terá três blocos parlamentares assim constituídos a) Bloco da esquerda com PT, PSB, PDT,PCdoB, PSol e PV; b) Bloco de centro com: PMDB, PP, PR, PTB e PSC; c) Bloco de oposição com PSDB, DEM e PPS.

Dilma Rousseff ou José Serra, ou seja quem for eleito presidente da República, terá de se compor com esses grupos, para então comporem (eles) a equipe de governo na Câmara dos Deputados. Uma informação. A renovação, quer dizer deputados de primeira legislatura, foi apenas de 44,2%, a mais baixa dos últimos tempos.

AS PESQUISAS... NÃO ACERTAM

A disputa do páreo Dilma Rousseff x José Serra está cabeça à cabeça, para usar uma expressão de corrida de cavalo. A diferença de poucos pontos para cima ou para baixo, não interfere em nada. Aliás, acreditar em pesquisa só se for para fazer favor. Pois, nenhum instituto de opinião pública – nem de longe acertou a performance de Marina Silva, no pleito de 3 de outubro, quando ele obteve uma votação estupenda de superior a 19 milhões de votos. E todo mundo sabe que Marina provocou o segundo turno. Faltam apenas 10 dias, para se conhecer o sucessor de Lula, no Palácio do Planalto.

PADIM CIÇO FOI BOM DE VOTO

O Comitê Central Nacional da Campanha de Dilma Rousseff está enviando instruções, principalmente, para o Nordeste, no sentido de que nenhum eleitor lulista deixe de comparecer à votação no dia 31 de outubro. Os fiscais da coligação PT/PMDB vão vigiar atentamente todo o eleitorado nordestino. Isso, porque é no Nordeste onde se concentra o maior colégio eleitoral pro-Dilma. Em outros termos, é ali que estão os votos vencedores da candidata indicada pelo presidente Lula. Com meu Padim Ciço a vitória é certa. Em tempo. Padre Cícero de Juazeiro, além de sacerdote foi político, prefeito municipal, vice-governador, deputado federal, e fez uma Revolução em 1914.

A FOTO É DELE O VOTO É DELA

O Tribunal Regional Eleitoral - (TER) - decidiu por unanimidade, manter a foto de Joaquim Roriz, nas urnas eletrônicas, para o pleito de 31de outubro. A razão que justifica a decisão, é que, as urnas não podem ser violadas, pelo período de 60 dias, conforme instruções da Justiça Eleitoral. Dessa forma, o eleitor do Distrito Federal que votar em Dona Weslian, assim que acessar o número 20 aparecerá o retrato de Joaquim Roriz, e o voto será validado.

TEMPO DE COLHER VOTO

Com sol ou com chuva, todas as tardes Dona Weslian Roriz continua na sua peregrinação visitando lares, ruas e praças públicas em busca do voto de seu eleitorado. Ela é de uma energia incrível, e fala a linguagem gostosa do povo – como dizia o poeta maior Manoel Bandeira. Para Dona Weslian não tem tempo ruim, pois, a eleição se ganha com votos.

CONTINUADOR

O senador José Sarney que sofreu um surto de taquicardia, e ficar internado numa clínica cardiológica em São Paulo, está de volta às lides administrativas do Senado Federal. Todavia, do jeito que vai a campanha sucessória presidencial, ganhe Dilma ou ganhe José Serra, o Senado Federal que é o poder moderador, terá suma importância na condução da democracia quer no governo de Dilma, ou no governo de Serra. Claro que nessa situação a inteligência, o cabedal intelectual, a força moral, e seu tirocínio político, tudo leva a crer que o senador José Sarney continue, por mais dois anos, à frente do Senado.

CARDEAL

O Papa Bento XVI nomeou o arcebispo de Aparecida do Norte, Dom Raymundo Damasceno, cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana, em solenidade do Sínodo de Cardeais, em Roma, no ultimo domingo. Dom Raymundo Damasceno, tem 73 anos, e nasceu em Capela Nova – Minas Gerais.

UM SUSTO APENAS

Na quarta-feira (20), em Campo Grande – RJ, o candidato José Serra foi vítima de um pequeno acidente, quando participava de uma passeata no centro de Campo Grande. É que a certo momento houve um bate-boca entre militantes do PSDB com partidários do PT, na confusão alguém atirou um rolo de fita crepe que atingiu a cabeça de José Serra. Acalmados os ânimos os médicos que atenderam o governador José Serra tomaram a decisão de Serra ficar de repouso e de voltar para Copacabana, onde o candidato estava hospedado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário