quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nova legislatura

O ano legislativo para o Congresso Nacional começa dia 1º de fevereiro, com a sessão magna de abertura, às 14 horas, sob a presidência de seu titular o senador José Sarney. Já no dia 2, haverá as eleições para a composição da mesa diretora do Senado Federal e Câmara dos Deputados, respectivamente.

Para o Senado já está “sacramentada” a reeleição do senador José Sarney. Enquanto isso é certa, certíssima, a eleição, também, na Câmara dos Deputados, na pessoa de Marco Maia (PT/RS).


O IMBATÍVEL

Ninguém duvida da vitória do deputado Marco Maia, gaúcho, pois, a sua campanha armou uma grande aliança que envolve 17 partidos. Agora, o complicado vai ser ele atender, a contento, todos os legionários dessa campanha. Está-se falando das seis secretarias especiais que formam a Mesa Diretora da Câmara.


PARTIDO POLÍTICO OU COLIGAÇÃO ELEITORAL

 Eis uma pergunta que está incomodando a gregos e troianos, e em especial a Câmara dos Deputados: as vagas deixadas por parlamentares são do partido político ou da coligação eleitoral? Pois bem, isso gerou uma tremenda confusão para os juízes do TSE, TREs e TJ, e que afetou o Brasil inteiro.

Em Minas Gerais, o caso é o seguinte: o deputado Humberto Souto (PPS) reivindica no Supremo Tribunal Federal a vaga do deputado Alexandre Silveira (PPS), que deixou o cargo para assumir a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Metropolitano. Por sua vez a Câmara utilizou como critério a ordem de votos na coligação. Souto, que não foi eleito, perdeu a vaga para o DEM, partido mais bem votado do que o PPS. Outro caso. O STF concedeu liminar ao PMDB determinando que a vaga aberta por renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB/RO) fosse ocupada por um suplente do partido o deputado João Batista (PMDB/RO), e não pelo integrante mais bem votado da coligação. Afinal, casos semelhantes a esses dois, ocorreram em todos os estados da Federação.


A COISA É FEIA

Os hospitais de Brasília estão doentes. Como médico, o governador Agnelo Queiroz terá que se dobrar para curar também as feridas financeiras deixadas pelo governador (tampão) Rogério Rosso. Em tempo.Nesses primeiros dias de luta, Agnelo já visitou todos os grandes hospitais e constatou que a “desgraça” é feia, mas que tem jeito.


ORA PRO NOBIS

1500 pessoas de Brasília tiveram a sorte ou sina, de receber uma carta assinada pelo ex-governador José Roberto Arruda. A missiva não diz nada com nada. Não fala de política e nem fala de religião, ainda bem. Mas o Filisteu figura carimbada aqui nas hostes jornalísticas, matou a charada: “essa alma quer reza” A carta começou a ser veiculadas depois que passaram as festividades de Natal e de Ano Novo.


PODEROSO E NEGÃO

Charles Preto, embaixador plenipotenciário do Pacotão avisa que o presidente Barak Obama virá ao Brasil. A notícia virou a cabaça da ala de compositores do Pacotão, que já tem uma marchinha: O Negão mais lindo e mais gostoso do mundo. É isso aí Dá-lhe rigone.


XÔ INFLAÇÃO

 Os economistas, tributaristas, auditores ficais, banqueiros e financistas já dão como certo a escalada da inflação brasileira para este ano. Ora, essa notícia é muito chata, pois, se a danada da inflação voltar quem se dana é a classe trabalhadora, ou melhor, o povão. Presidenta Dilma não deixe que isso aconteça.


OSTRACISMO

Uma historinha. Quando o governador Carlos Lacerda foi cassado, abandonado e jogado às traças pelo regime militar, muito tempo depois, ele sem tribuna, sem jornal e completamente no ostracismo, e confidenciou a um amigo que o que mais lhe doía era não ter um veiculo de comunicação, um clube, uma instituição que podesse falar para o povo. Guardando as devidas proporções, que está na solidão de dar dó é o ex governador de São Paulo, José Serra, está sem destino, quer ser presidente do PSDB nacional ou então presidente do Instituto Teotônio Vilela – órgão que dita a filosofia e a conduta do PSDB. O danado é ficar no esquecimento.


MAIS VEREADORES E DINHEIRO

A partir de fevereiro todas as Câmaras de Vereadores do pais vão estudar e dissecar a Emenda Constitucional nº 58, que criar o quantitativo de 7.816 novas vagas de vereadores. A Emenda será efetuada no ano de 2013, visto que, no ano anterior (2012) haverá eleições municipais em todo o Brasil. Assim, os novos vereadores estarão circunscritos numa tabela de faixa etária que se aplica a todo e qualquer município brasileiro. Também, obedecendo as circunstâncias demográficas o salário do vereador ficará entre 2.476,87 e 15.031,78 reais.





IRMÃO, TOMA CUIDADO.

A bancada da Oposição da Câmara Distrital tão logo inicie os trabalhos naquela Casa, vai entrar com uma ação contra o deputado distrital Benedito Domingos. A motivação desse processo para destituir o parlamentar evangélico é que as suas contas não foram aprovadas, no exercício passado. E tem mais Benedito Domingos está envolvido no escândalo “Caixa de Pandora”, e foi o parlamentar que mais recebeu propina do ex-governador José Roberto Arruda.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VIVER É VIVER

Está-se na segunda quinzena de janeiro de 2011, e uma coisa é certa, vai ser um ano muito complicado, no que tange à política, às atividades econômicas, o primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff, a parceria PMDB/PT, como se sairá o governador Agnelo e o Carnaval no mês de março. A vida só é boa com muitas atribulações ... Argh!. E a fila anda, boa sorte.


CANDIDATURA ÚNICA

O deputado federal Marco Maia (PT-RS) está viajando á todas as capitais estaduais, com o objetivo de amarrar a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2011/2012, respectivamente. Ora, o PT já tem um compromisso amarrado, fechado e laçado com o PMDB, fruto da coligação que elegeu a presidente Dilma Rousseff. Enquanto isso, duas possíveis candidaturas de Aldo Rabelo (PC do B – SP), e Júlio Delgado (PSB – MG) desistiram do embate com Marco Maia. Mas, ontem (18), o presidente do PR, deputado Waldemar Costa Neto anunciou o apoio de sua legenda (PR) ao gaúcho Marcos Maia, cortando assim qualquer iniciativa de Sandro Mabel (PR – GO) a presidente da Câmara dos Deputados.


DEM AOS CACOS

Dilema atroz vive hoje os Democratas (DEM), que um dia foi o glorioso Partido da Frente Liberal (PFL). Esse partido vive uma questão de identidade própria que só Freud explica. Em 2002, o PFL elegeu 84 deputados federais, em 2006 fez uma bancada de 65 parlamentares na Câmara, em 2010, a sua representação eleita na Câmara Baixa foi, apenas de 43 deputados. Agora, no próximo dia 31, o DEM elegerá nova diretoria executiva, mas, a crise está braba e confusa, como também, deverá eleger o novo líder do partido na Câmara numa disputa que envolve os deputados ACM Neto (Bahia) e Marcos Montes (Minas Gerais). Contudo, o que mais crucifica os democratas é a perda de verba do Fundo Partidário que caiu mais de 50%, em termos financeiros. Pois, a verba ficará abaixo de 500 mil reais.


SALÁRIO PARA EX GOVERNADOR, NUNCA

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), doutor Ophir Cavalcanti vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal, contra o privilégio de pagar aos ex-governadores de Estado de aposentadoria. Entende doutor Ophir que esse pagamento fere o principio da moralidade pública, pois, é um acinte a todos brasileiros. Claro, que tal questão, vai mexer com toda sociedade nacional.


SAKINEH SALVA
 No começo da semana, a presidência da República recebeu uma mensagem lacônica, do governo do Irã, comunicando que a prisioneira Sakineh Mohammadi não seria enforcada. Sakineh é aquela senhora que foi presa por cometer adultério, caso que divulgado no mundo inteiro. A princípio ela teria morte por apedrejamento.


NINGUEM É DE FERRO

 A presidenta Dilma Rousseff concedeu férias a três ministros de seu governo: ministro Fernando Haddad – MEC; ministro Guido Mantega – Ministério da Fazenda, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho. Desde quando começou a campanha política de Dilma Rousseff, o trio não afastou um dia sequer do batente.


FICHA LIMPA

A famigerada Lei da Ficha Limpa ainda vai atormentar a vida de muitos candidatos que foram eleitos, mas que têm pelas costas alguns pacadinhos de ficha suja. Pois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer passar tudo a limpo, por exemplo, teve candidato que eleito já mudou de partido, e isso não pode.


ORDEM NAS COMUNICAÇÕES

O Ministério das Comunicações já enviou ao Congresso 339 pedidos de concessão e de renovação de outorga para rádios e TVs. São solicitações de senadores, depurados federais, deputados estaduais, empresários e pessoas que pretender explorar o ramo de comunicações. Pois bem, cada projeto, individualmente, será analisado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, e depois, enviado para o Senado Federal. Por sua vez, o Projeto de Lei (PLC116) já aprovado na Câmara dos Deputados vai seguir para o Senado. No geral esse tema abrange e, rádio, televisão, companhia telefônica e até empresas de capital estrangeiro.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DOIS BICUDOS

Tem um ditado popular que diz o seguinte: dois bicudos não se beijam. Pois bem, a coligação partidária entre PMDB e PT, ou vice versa, esclarece muito bem a atual situação do momento. Essa coligação elegeu a presidente Dilma Rousseff e o governador Agnelo Queiroz, portanto, são dois partidos de governo e que se elegeram governo. Mas passadas as eleições começaram a surgir intrigas, boatos e futricas, porque na hora de distribuir os cargos (partilhar o bolo) cada um tinha mais fome do que o outro. Nessa peleja o PT levou vantagem na distribuição dos Ministérios. Essa discussão azedou tanto que essa semana a presidente Dilma Rousseff chamou o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e determinou que ele amistosamente, acabasse com essa pendenga. Em tempo. Aqui na área paroquial do governador Agnelo Queiroz, petistas e peemedebistas também se estranharam, mas, por enquanto tudo está calmo.

AS DROGAS

Brevemente, o novo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo começará uma cruzada por vários estados brasileiros, com o objetivo de implantar uma aliança nacional de combate ao crack. Como é do conhecimento público as drogas como cocaína, maconha, cheirinho da loló, e especialmente o crack estão dizimando a nossa juventude. Além dos governos estaduais os Ministérios da Marinha, do Exercito, da Aeronáutica e as Polícia Federal, Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros terão participação no combate às drogas. Para o ministro José Eduardo Cardoso: “O crack é a pior das drogas. É pior porque é barata na sua fabricação, fácil de ser produzida e traz um dano à saúde brutal”.


OLHO VIVO

O governador Agnelo Queiroz criou a Secretaria de transparência e Controle que terá a função de fiscalizar e controlar os atos do governo, e assim frear a corrupção. Para dirigir essa repartição com “status” de secretaria de governo, Agnelo nomeou Carlos Higino Ribeiro de Alencar, servidor altamente qualificado do Tribunal de Contas da União (TCU).

BURITINGA DO ARRUDA

O governador Agnelo Queiroz, na tarde de ontem (12), fez a entrega, ou melhor, a devolução do prédio onde funcionou o Palácio Buritinga, à Polícia Militar do Distrito Federal. A área fica na QNG de Taguatinga Norte.

DAR UM TEMPO

Entre tanta as tarefas do ministro José Eduardo Cardoso – Ministério da Justiça, é sua pretensão, arrumar os caminhos para efetivar a Emenda Constitucional que cria um piso nacional para as policias e bombeiros, a PEC300. Agora, no governo da presidente Dilma Rousseff, a PEC300 como foi elaborada não tem condições técnicas e financeiras de ser aplicada, por uma questão de conjuntura econômica do orçamento da nação.

COMO ANTES

Autoridades civis e militares da Secretaria da Defesa Civil, a Secretaria de Ordem Pública e Social estiveram inspecionando as áreas de risco em Brasília, exatamente agora com as constantes precipitações de chuvas. Foram anotadas 26 zonas de perigo. A Vila Rabelo II é a mais dramática de todas por haver despenhadeiros e um contingente de 50 famílias aí residente. Um detalhe a parte, toda a zona que oferece perigo tem um histórico de anos. O danado é que o poder público faz ouvido de marcador quer dizer não faz nada.

LÁ VEM BESTEIROL

“Em fevereiro tem carnaval” diz a música de Jorge Benjor, acontece que, o carnaval deste ano será no dia 8 de março. Aqui na capital federal as escolas de samba já fazem ensaios, e o irrequieto Pacotão – bloco de sujo que não perdoa ninguém, também, já se agita. Paulão de Varadero, Joka Pavaroti e o judeuzinho Filisteu fazem segredo de sete chaves para não revelar “as pérolas” de suas marchinhas para o tríduo de Momo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

POSSE INESQUECÍVEL

A posse da presidenta Dilma Rousseff foi um espetáculo lindo e inesquecível, e nem a chuva tirou a beleza da efeméride. Detalhe, em seu discurso oficial, a própria Dilma disse que gostaria de ser chamada de presidenta.O início da solenidade oficial teve um pequeno atraso, devido a forte chuva que se precipitou no intercurso entre a residência oficial da Granja do Torto até à Catedral de Brasília (na Esplanada dos Ministérios). O discurso da primeira mandatária mulher do Brasil, da República, foi uma peça oratória de 40 minutos, contendo 3.604 palavras, foi um discurso claro, objetivo, técnico e inteligente. A presidenta por três vezes se emocionou e foi aplaudida pelo convidados especiais e pelo povo. Outro momento marcante foi quando ela passava em revista a tropa militar, e fez uma curta parada, para beijar a Bandeira do Brasil. Isso aconteceu no sábado – 1º de janeiro. Ato contínuo deu-se a posse dos 37 ministros de Estado que compõem o seu “staff” administrativo.

A BELEZA FAZ FESTA
Um acontecimento que marcou de forma impressionante a posse de Dilma Rousseff foi a jovem senhora Marcela, esposa do vice-presidente da República, Michel Temer. Todo mundo ficou encantado com essa beleza feminina.

CAVALO DE PAU
Na segunda-feira, quando todos os ministérios começaram de fato o trabalho, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior anunciou que vai dar um “cavalo de pau” no orçamento do governo para este ano de 30 Bilhões de reais. Tal corte vai afetar principalmente as verbas públicas de senadores e deputados federais. A ministra anunciou também que este ano não haverá aumento salarial, a exceção fica para os que ocupar cargos de chefia. Tem mais, as despesas de viagens (como diarias), alugueis de carros e contratos de imóveis terão uma fiscalização mais do que rigorosa.

BOICOTE
Nem tudo são flores e nem tudo flui naturalmente. É que está havendo um boicote do PMDB que não prestigiou a posse de nenhum ministro do PT. A razão desse arrefecimento é porque, simplesmente, o PT abocanhou três pastas ministeriais que pertenciam ao PMDB, são elas: a Saúde, as Comunicações e a Integração Nacional.


SARAVÁ
Militante de esquerda e de movimentos culturais da Bahia, a professora Luiza Helena Bairros que tomou posse na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social e Racial (SEPPIR), teve uma solenidade bonita, no Ministério da Justiça. Professores, cientistas sociais, empresários que fundaram a UNEGO e o MNU vieram à Brasília prestigiar o evento. E a certo instante, a ministra Luiza disse que era filha de Iansã – entidade feminina do Candomblé e foi bastante aplaudida.


VELHO CHICO
Cinco governadores do Nordeste fizeram questão de prestigiar a posse do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB). Em seu discurso o ministro prometeu implantar a Estrada de Ferro Transnordestina e concluir a obra de Transposição do Rio São Francisco.


MEDO DE SE ACABAR
Nas hostes da oposição está causando tremores, dores de cabeça e suores frios quando assunto é a refundação do PSDB e refundação do DEM. O assunto é espinhoso, pois, quem diria que essas duas legendas que já mandaram e desmandaram viessem a definhar, como nas eleições próximas passadas.

VIVERE
Cezare Batisti italiano que aportou no Brasil em 2007, que está preso em Brasília, sob a custódia da Polícia Federal, não será extraditado para a Itália, como quer o governo italiano. No ultimo dia do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simplesmente negou a extradição dele. Isso está dando pano para as mangas. É verdade que pesam contra o foragido quatro homicídios políticos cometidos na Itália. Por sua vez os advogados daqui que lutam pela defesa do Cezare já entraram com uma ação de soltura junto ao Supremo Tribunal Federal. E a vida continua...


SAÚDE PRIORIDADE 1
O governador Agnelo Queiroz iniciou sua gestão administrativa no domingo, sendo que o dia anterior foi a sua posse oficialmente. E a prioridade número 1 da gestão que ora se inicia, é justamente, a Saúde da Família do Distrito Federal. Na terça-feira, o governador Agnelo e o seu secretária e mais uma equipe de técnicos de saúde estiveram no Hospital Regional do Gama – que está em reforma. No momento Agnelo anunciou a construção de um outro hospital (e que falta definir a localidade). À tarde Agnelo teve uma audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha que disponibilizou uma verba de 100 milhões de reais. Outra conquista muito importante para o governo de Agnelo Queiroz foi o convênio como Hospital Universitário de Brasília para a consecução do programa Centro de Alta Complexidade em Oncologia que atenderá todo e qualquer paciente de Câncer. Para tanto será criado um terceiro turno – expediente, para atender o publico.

AGRADAR É DIFICIL
Nem Cristo agradou a todo mundo, imagine o governador Agnelo Queiroz ao formar o seu “staff” de secretários de estado. Ora, o arco de aliança que elegeu o novo governador contava com 14 partidos. Assim, na prática era impossível contentar a todos igualmente. Por exemplo, o PT ganhou 17 secretarias, e o PMDB 6 secretarias. O incômodo foi tão flagrante que o senador reeleito Cristovam Buarque, de pirraça, não compareceu à posse. E ele foi o grande ausente na solenidade.