A posse da presidenta Dilma Rousseff foi um espetáculo lindo e inesquecível, e nem a chuva tirou a beleza da efeméride. Detalhe, em seu discurso oficial, a própria Dilma disse que gostaria de ser chamada de presidenta.O início da solenidade oficial teve um pequeno atraso, devido a forte chuva que se precipitou no intercurso entre a residência oficial da Granja do Torto até à Catedral de Brasília (na Esplanada dos Ministérios). O discurso da primeira mandatária mulher do Brasil, da República, foi uma peça oratória de 40 minutos, contendo 3.604 palavras, foi um discurso claro, objetivo, técnico e inteligente. A presidenta por três vezes se emocionou e foi aplaudida pelo convidados especiais e pelo povo. Outro momento marcante foi quando ela passava em revista a tropa militar, e fez uma curta parada, para beijar a Bandeira do Brasil. Isso aconteceu no sábado – 1º de janeiro. Ato contínuo deu-se a posse dos 37 ministros de Estado que compõem o seu “staff” administrativo.
A BELEZA FAZ FESTA
Um acontecimento que marcou de forma impressionante a posse de Dilma Rousseff foi a jovem senhora Marcela, esposa do vice-presidente da República, Michel Temer. Todo mundo ficou encantado com essa beleza feminina.
CAVALO DE PAU
Na segunda-feira, quando todos os ministérios começaram de fato o trabalho, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior anunciou que vai dar um “cavalo de pau” no orçamento do governo para este ano de 30 Bilhões de reais. Tal corte vai afetar principalmente as verbas públicas de senadores e deputados federais. A ministra anunciou também que este ano não haverá aumento salarial, a exceção fica para os que ocupar cargos de chefia. Tem mais, as despesas de viagens (como diarias), alugueis de carros e contratos de imóveis terão uma fiscalização mais do que rigorosa.
BOICOTE
Nem tudo são flores e nem tudo flui naturalmente. É que está havendo um boicote do PMDB que não prestigiou a posse de nenhum ministro do PT. A razão desse arrefecimento é porque, simplesmente, o PT abocanhou três pastas ministeriais que pertenciam ao PMDB, são elas: a Saúde, as Comunicações e a Integração Nacional.
SARAVÁ
Militante de esquerda e de movimentos culturais da Bahia, a professora Luiza Helena Bairros que tomou posse na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social e Racial (SEPPIR), teve uma solenidade bonita, no Ministério da Justiça. Professores, cientistas sociais, empresários que fundaram a UNEGO e o MNU vieram à Brasília prestigiar o evento. E a certo instante, a ministra Luiza disse que era filha de Iansã – entidade feminina do Candomblé e foi bastante aplaudida.
VELHO CHICO
Cinco governadores do Nordeste fizeram questão de prestigiar a posse do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB). Em seu discurso o ministro prometeu implantar a Estrada de Ferro Transnordestina e concluir a obra de Transposição do Rio São Francisco.
MEDO DE SE ACABAR
Nas hostes da oposição está causando tremores, dores de cabeça e suores frios quando assunto é a refundação do PSDB e refundação do DEM. O assunto é espinhoso, pois, quem diria que essas duas legendas que já mandaram e desmandaram viessem a definhar, como nas eleições próximas passadas.
VIVERE
Cezare Batisti italiano que aportou no Brasil em 2007, que está preso em Brasília, sob a custódia da Polícia Federal, não será extraditado para a Itália, como quer o governo italiano. No ultimo dia do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simplesmente negou a extradição dele. Isso está dando pano para as mangas. É verdade que pesam contra o foragido quatro homicídios políticos cometidos na Itália. Por sua vez os advogados daqui que lutam pela defesa do Cezare já entraram com uma ação de soltura junto ao Supremo Tribunal Federal. E a vida continua...
SAÚDE PRIORIDADE 1
O governador Agnelo Queiroz iniciou sua gestão administrativa no domingo, sendo que o dia anterior foi a sua posse oficialmente. E a prioridade número 1 da gestão que ora se inicia, é justamente, a Saúde da Família do Distrito Federal. Na terça-feira, o governador Agnelo e o seu secretária e mais uma equipe de técnicos de saúde estiveram no Hospital Regional do Gama – que está em reforma. No momento Agnelo anunciou a construção de um outro hospital (e que falta definir a localidade). À tarde Agnelo teve uma audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha que disponibilizou uma verba de 100 milhões de reais. Outra conquista muito importante para o governo de Agnelo Queiroz foi o convênio como Hospital Universitário de Brasília para a consecução do programa Centro de Alta Complexidade em Oncologia que atenderá todo e qualquer paciente de Câncer. Para tanto será criado um terceiro turno – expediente, para atender o publico.
AGRADAR É DIFICIL
Nem Cristo agradou a todo mundo, imagine o governador Agnelo Queiroz ao formar o seu “staff” de secretários de estado. Ora, o arco de aliança que elegeu o novo governador contava com 14 partidos. Assim, na prática era impossível contentar a todos igualmente. Por exemplo, o PT ganhou 17 secretarias, e o PMDB 6 secretarias. O incômodo foi tão flagrante que o senador reeleito Cristovam Buarque, de pirraça, não compareceu à posse. E ele foi o grande ausente na solenidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário