quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nova legislatura

O ano legislativo para o Congresso Nacional começa dia 1º de fevereiro, com a sessão magna de abertura, às 14 horas, sob a presidência de seu titular o senador José Sarney. Já no dia 2, haverá as eleições para a composição da mesa diretora do Senado Federal e Câmara dos Deputados, respectivamente.

Para o Senado já está “sacramentada” a reeleição do senador José Sarney. Enquanto isso é certa, certíssima, a eleição, também, na Câmara dos Deputados, na pessoa de Marco Maia (PT/RS).


O IMBATÍVEL

Ninguém duvida da vitória do deputado Marco Maia, gaúcho, pois, a sua campanha armou uma grande aliança que envolve 17 partidos. Agora, o complicado vai ser ele atender, a contento, todos os legionários dessa campanha. Está-se falando das seis secretarias especiais que formam a Mesa Diretora da Câmara.


PARTIDO POLÍTICO OU COLIGAÇÃO ELEITORAL

 Eis uma pergunta que está incomodando a gregos e troianos, e em especial a Câmara dos Deputados: as vagas deixadas por parlamentares são do partido político ou da coligação eleitoral? Pois bem, isso gerou uma tremenda confusão para os juízes do TSE, TREs e TJ, e que afetou o Brasil inteiro.

Em Minas Gerais, o caso é o seguinte: o deputado Humberto Souto (PPS) reivindica no Supremo Tribunal Federal a vaga do deputado Alexandre Silveira (PPS), que deixou o cargo para assumir a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Metropolitano. Por sua vez a Câmara utilizou como critério a ordem de votos na coligação. Souto, que não foi eleito, perdeu a vaga para o DEM, partido mais bem votado do que o PPS. Outro caso. O STF concedeu liminar ao PMDB determinando que a vaga aberta por renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB/RO) fosse ocupada por um suplente do partido o deputado João Batista (PMDB/RO), e não pelo integrante mais bem votado da coligação. Afinal, casos semelhantes a esses dois, ocorreram em todos os estados da Federação.


A COISA É FEIA

Os hospitais de Brasília estão doentes. Como médico, o governador Agnelo Queiroz terá que se dobrar para curar também as feridas financeiras deixadas pelo governador (tampão) Rogério Rosso. Em tempo.Nesses primeiros dias de luta, Agnelo já visitou todos os grandes hospitais e constatou que a “desgraça” é feia, mas que tem jeito.


ORA PRO NOBIS

1500 pessoas de Brasília tiveram a sorte ou sina, de receber uma carta assinada pelo ex-governador José Roberto Arruda. A missiva não diz nada com nada. Não fala de política e nem fala de religião, ainda bem. Mas o Filisteu figura carimbada aqui nas hostes jornalísticas, matou a charada: “essa alma quer reza” A carta começou a ser veiculadas depois que passaram as festividades de Natal e de Ano Novo.


PODEROSO E NEGÃO

Charles Preto, embaixador plenipotenciário do Pacotão avisa que o presidente Barak Obama virá ao Brasil. A notícia virou a cabaça da ala de compositores do Pacotão, que já tem uma marchinha: O Negão mais lindo e mais gostoso do mundo. É isso aí Dá-lhe rigone.


XÔ INFLAÇÃO

 Os economistas, tributaristas, auditores ficais, banqueiros e financistas já dão como certo a escalada da inflação brasileira para este ano. Ora, essa notícia é muito chata, pois, se a danada da inflação voltar quem se dana é a classe trabalhadora, ou melhor, o povão. Presidenta Dilma não deixe que isso aconteça.


OSTRACISMO

Uma historinha. Quando o governador Carlos Lacerda foi cassado, abandonado e jogado às traças pelo regime militar, muito tempo depois, ele sem tribuna, sem jornal e completamente no ostracismo, e confidenciou a um amigo que o que mais lhe doía era não ter um veiculo de comunicação, um clube, uma instituição que podesse falar para o povo. Guardando as devidas proporções, que está na solidão de dar dó é o ex governador de São Paulo, José Serra, está sem destino, quer ser presidente do PSDB nacional ou então presidente do Instituto Teotônio Vilela – órgão que dita a filosofia e a conduta do PSDB. O danado é ficar no esquecimento.


MAIS VEREADORES E DINHEIRO

A partir de fevereiro todas as Câmaras de Vereadores do pais vão estudar e dissecar a Emenda Constitucional nº 58, que criar o quantitativo de 7.816 novas vagas de vereadores. A Emenda será efetuada no ano de 2013, visto que, no ano anterior (2012) haverá eleições municipais em todo o Brasil. Assim, os novos vereadores estarão circunscritos numa tabela de faixa etária que se aplica a todo e qualquer município brasileiro. Também, obedecendo as circunstâncias demográficas o salário do vereador ficará entre 2.476,87 e 15.031,78 reais.





IRMÃO, TOMA CUIDADO.

A bancada da Oposição da Câmara Distrital tão logo inicie os trabalhos naquela Casa, vai entrar com uma ação contra o deputado distrital Benedito Domingos. A motivação desse processo para destituir o parlamentar evangélico é que as suas contas não foram aprovadas, no exercício passado. E tem mais Benedito Domingos está envolvido no escândalo “Caixa de Pandora”, e foi o parlamentar que mais recebeu propina do ex-governador José Roberto Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário