quinta-feira, 28 de outubro de 2010

É VOCÊ QUE ELEGERÁ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Está-se na ultima semana da campanha política de 2010. Portanto, toda expectativa, toda emoção, toda atenção, tudo isso é muito pouco para expressar a esperança, e, ao mesmo tempo, a angustia da população brasileira para eleger o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. São dois os candidatos: Dilma Rousseff e José Serra. Passando uma vista d’olhos nos institutos de pesquisas - Ibope, Data Folha, Soma e etc, os números dos

boletins, sinceramente, não dizem nada, melhor dizendo tudo é uma conjectura numérica tanto para cima como para baixo, quer dizer ficou na mesma. Um exemplo plausível dessas previsões é que nenhuma firma do ramo acertou o desempenho da candidata Marina Silva, no recente pleito de 3 de outubro.

O Brasil, país de tamanho continental com mais de 135 milhões de eleitores, é por excelência uma Nação peculiar. Se se a candidata Dilma foi muito bem votada no Nordeste, já no Sul o bom de voto foi o Serra. Então, vai se especular o quê ? Lógico que cada eleitor é uma cabeça, é uma sentença.

A campanha está na fase final, e todo o mundo político brasileiro está empenhado na vitória de seu candidato. E é, justamente, nesse momento que o eleitor deve analisar o programa político de cada presidenciável. Uma coisa é certa o vitorioso será aquele que o programa tenha mais sintonia, mais calor humano e expresse melhor os anseios do povo, do trabalhador e da gente brasileira. Agora, o mais importante dessa história é o seu voto, será você que elegerá Dilma ou Serra, Serra ou Dilma.

NOSTRADAMUS

Realmente, não é fácil prever quem vencerá as eleições presidenciais. Ora, no primeiro turno a senadora Marina Silva obteve 19 milhões de votos, no Brasil todo. Claro que essa votação vai ser dividida entre Dilma e Serra. Outra coisa, ainda nessa primeira fase houve uma abstenção de 18,12% do eleitorado ausente, o que representa 24,6 milhões de eleitores. Por sua vez, muita gente que se absteve, nesse domingo (31), certamente, votará em alguém. Quem ? Essa tarefa é para Nostradamus.

MENOS OS FICHAS SUJAS

O Supremo Tribunal Federal reúne-se quarta-feira (27), para definir a situação de três senadores que foram eleitos no ultimo dia 3, mas que pesam sobre eles a culpabilidade de serem Fichas Sujas, são eles: Jader Barbalho, João Capiberibe e Cássio Cunha Lima. E de quebra, o Supremo também, analisará o caso de Paulo Salim Maluf, candidato a deputado federal que obteve quase 500 mil votos

Enquanto isso, na esfera do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Evandro Lewandouwisky, falando à imprensa adiantou que até o dia 17 de novembro, a Corte Eleitoral espera diplomar todos os candidatos eleitos.

SUA EXCELÊNCIA GASTOU QUANTO?

A Justiça Eleitoral em cumprimento a determinação do Tribunal Superior Eleitoral, informa que, o prazo fatal para a declaração de prestação de contas de todos os candidatos é o dia 2 de novembro. Assim, a movimentação contábil deve ser entregue a Receita Federal, ao Banco Central ou a Receita Estadual. O não cumprimento dessa ordem pode implicar na suspensão de diplomação do candidato eleito.

FICHA LIMPA VERSUS FICHA SUJA

O Supremo Tribunal Federal (STF) espera encontrar, o quanto antes, uma solução para a questão da Ficha Limpa. O caso é complicadíssimo no que tange à Constituição (Carta Magna). Pois, a Ficha Suja veio afetar até a composição da bancada de deputados distritais do Distrito Federal. É que acontece o seguinte, o distrital Raimundo Ribeiro que foi eleito, agora, no dia 3, poderá perder o mandato parlamentar para o deputado Benício Tavares – tido como Ficha Suja, mas absolvido que foi pelo TSE. Em situação semelhante encontra-se o deputado Wasny de Roure que poderá perder o mandato para o guarda Jânio de Taguatinga, que ficou na primeira suplência da Casa.

O DEBATE NA TELEVISÃO

Algo está acontecendo no mundo político brasileiro. No Congresso Nacional não há mais oradores eloqüentes de discursos sóbrios, e filosóficos. A formação cultural e intelectual do parlamentar brasileiro não tem mais o tirocínio, a disciplina e nem o humanismo fruto da reforma educacional do ministro Gustavo Capanema. Longe, pois, de qualquer saudosismo. Falar em público é uma arte, alimentar a discussão oral de uma idéia, de um pensamento é prova de maturidade.

Hoje, dá pena o telespectador se plantar diante de aparelho de “TV” para assistir um debate político. É que os debatedores não têm a técnica de audiofonologia para conversar com o público. É que falar em rádio e falar na televisão são duas coisas distintas. Por tudo isso, se conclui que, qualquer debate político, hoje, tem de ser repensado e modificado em toda sua estrutura técnica, dentro dos padrões da Internet. Finalizando vem a lembrança o velho guerreiro Abelardo Barbosa – Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”.

FERIADÃO ELEITORAL

Arghi!, os diretores e assessores das campanhas políticas tanto do PT, PMDB, PSDB e coligações partidárias estão preocupadíssimos com a possibilidade de um longo feriadão, e a conseqüência de acontecer uma grande abstenção de eleitores, no pleito de domingo (31). O pavor é o medo que corre de Dilma não ser eleita, ou então o Serra, se milhões de eleitores optarem pela praia do que votarem (no domingo) pelo segundo turno. Essa apreensão atinge, principalmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades de praia no litoral. Pois bem, as férias, fora de época, podem começar já na quinta-feira (28), que é feriado de São Judas Tadeu, e dia do funcionário público. Assim, podem ser “enforcados” a sexta-feira (29), e segunda-feira (1), datas que antecedem o Dia de Finados (2) de novembro. Contudo, dizem as más línguas que, o governador Rogério Rosso até vai antecipar o pagamento dos servidores do GDF, para que eles possam gozar essas férias extras.

ESPIRITUALISTA: DILMA VENCERÁ

Chegou a este “blog” uma previsão anunciando a vitória da candidata Dilma Rousseff, para a presidência da República. O signatário da mensagem é um espiritualista, visionário, vidente, autônomo de Santa Bárbara de Minas, e o seu nome é Coraci Fernandes, 81 anos, e autodidata. Todo mundo da cercania de Ouro Preto e Catas Altas conhece o guru. Outra coisa, Seu Coraci é corretor de imóveis, e presta assistência a várias entidades filantrópicas da região. Ele também goza de alto prestígio popular com a classe política de Santa Bárbara – onde já foi vereador municipal.

Em junho do ano passado (2009), Coraci enviou uma carta a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff que profetizava a sua vitória com uma votação entre 3 milhões a 27 milhões de votos. Será que o Nostradamus de Minas Gerais acertará?

CRER É QUESTÃO DE FÉ

A candidata Dona Weslian Roriz pode ter a cara de inocente, mas boba ela não é, de jeito algum. Qual é o político que não faz promessa, todos. A Dona Weslian está deixando o seu adversário com medo. É que as promessas da ex-primeira dama são idéias factíveis, pés no chão e não têm nada mirabolante, e tudo que ela apregoa é possível. O povo parece que está comprando e aceitando as sugestões dela. E como não custa nada votar nela, Agnelo que se cuide. Uma perguntinha, você de boa consciência acredita que o candidato Agnelo esteja, realmente, a 30 pontos na frente de Weslian, como dizem as pesquisas?

FICHA LIMPA DERROTA BARBALHO

O Supremo Tribunal Federal (STF) - reuniu-se ontem (27), para analisar a situação de Jáder Barbalho, que embora, tivesse a maior votação para novamente chegar ao Senado, foi agora impugnado, pelo fato de sua renúncia ao Senado Federal, isso, em 2001. A sessão transcorreu em clima de forte tensão e de discussão entre os ministros. Outro empate. É que se repetiu o mesmo placar de votação dos ministros, de5 a 5, como aconteceu no julgamento do caso de Joaquim Roriz. Contudo, o fato mais importante é que essa Corte, por sugestão do Ministro Celso, decidiu-se pela validade da Lei da Ficha Limpa, agora, já este ano – com o processo eleitoral em curso.

Mesmo assim, o STF tem, aguardando julgamento, oito casos de candidatos que tiveram grandes votações, mas que correm o risco de não serem diplomados. Então, a Lei Ficha Limpa já vigora, solenemente, no País.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SEU TEODORO 90 ANOS, A SERVIÇO DA CULTURA.

Brasília assistiu no último fim de semana, dias 15,16 e 17 (outubro), a “47ª Festa da Morte do Boi de Seu Teodoro”, um espetáculo cultural e folclórico, que aconteceu na Área Especial nº 2 / Sobradinho, quando se apresentaram ao público, gratuitamente, grupos de Bumba Boi todos de São Luiz do Maranhão, que vieram prestigiar o Mestre Teodoro Freire, um entusiasta divulgador da cultura maranhense. Os brincantes vieram, também, comemorar o aniversário de 90 anos de Seu Teodoro, completados no dia 15. Participaram da festa os grupos: Companhia Barrica, Boi de Morros, Baile de Caixa da Fé Em Deus, Boi de Santa Fé e Josias Sobrinhos, e claro, o grupo local “Bumba Boi de Seu Teodoro”. Para animar o clima de festança, houve barraquinhas com muitas variedades de comidas típicas que eram vendidas a preço popular.

Entre brincantes, passistas, percussionistas, cantores e músicos o governo do Maranhão mandou 200 figurantes. Enfim, foi uma festa bonita, folclórica e cultural. Detalhe, o grande homenageado Seu Teodoro não foi ao festival, por se encontrar hospitalizado com pneumonia.

IDÉIA ESCALAFOBÉTICA.

Dona Weslian Roriz, candidata ao governo do GDF, muito placidamente, no seu programa eleitoral, de domingo à noite – que se repetiu na segunda-feira, anunciou um projeto de que ela se elegendo vai anistiar todas as multas de trânsito pendentes de pagamento até 30 de setembro último. Então, a bomba estourou e deixou Agnelo Queiroz e todos seus correligionários encafifados. Tal fato, me lembra o ensinamento do maior comunicador Abelardo Chacrinha que dizia de maneira professoral: “eu vim para confundir, não vim para explicar”.

O certo, é que em todo o Distrito Federal, o povo comenta a fala de Dona Weslian. Agora, uma coisa é certa, como fazer, como proceder isso não é com ela

SE CUIDA ALEXANDRE

Já aconteceram dois programas de televisão, aqui em Brasília, sem que a candidata Weslian Roriz comparecesse para debater com o seu opositor Agnelo Queiroz. Pela imprensa sabe-se que estão acertados cinco programas. Ora, se Dona Weslian não foi ao primeiro e nem ao segundo programa, logicamente, ela não irá ao terceiro, ao quarto e ao quinto. Nessa pisada, o Agnelo vai torna-se um “anchor-man”. Alexandre Garcia que se cuide.

CULPADA É PANDORA

No Bar Beirute, na mais absoluta falta do que fazer, a não ser beber uma cervejinha, um pacoteiro contumaz teve a seguinte idéia: essa história de anistiar as multas de pardais e de trânsito, isso é coisa de fariseu do Pacotão, aliás, o Pacotão é celeiro de ateu, de comunista, de anarquista, e de anti-rorizista.Isso me cheira a Caixa de Pandora.

NEM BARRO NEM TIJOLO

O Partido Verde (PV), seguindo orientação de seu diretório nacional, realizou no domingo (17), a sua convenção para marcar posição partidária frente ao pleito de 31 de outubro. Pois bem, a figura emblemática e exponencial da senadora, Marina Silva, marcou presença. Não houve surpresa, e o PV ficará neutro: nem Dilma Rousseff (PT), e muito menos, José Serra (PSDB). Porém, a turma de maiorais (clorofilados) se dividiu em bandos, assim: Gilberto Gil, Sarney Filho e Juca Ferreira votarão em Dilma. Já Fernando Gabeira, Fábio Feldmann e Luiz Bassuma estarão com José Serra. E, finalmente, senadora Marina Silva, Guilherme Leal (candidato a vice-presidente), José Luiz Penna – presidente, e Alfredo Sirkis – vice-presidente do Partido Verde, se manterão independentes. É bom lembrar, que, Marina teve no Distrito Federal uma extraordinária votação de 611.362 votos, que significa 41,96% da votação.

MISCELÂNIA

A Câmara dos Deputados já tem a relação dos 513 deputados que foram eleitos no dia 3 pp, para o mandato de 2011 a 2014, que se iniciará no dia 1º de fevereiro. O PT foi a legenda que fez a maior bancada:86 deputados. O PMDB conseguiu fazer 79 parlamentares. Por outro lado, o quadro partidário da Casa terá 22 partidos políticos (incluindo a bancada do baixo clero e os partidos nanicos).

Por sua vez, a Câmara dos Deputados terá três blocos parlamentares assim constituídos a) Bloco da esquerda com PT, PSB, PDT,PCdoB, PSol e PV; b) Bloco de centro com: PMDB, PP, PR, PTB e PSC; c) Bloco de oposição com PSDB, DEM e PPS.

Dilma Rousseff ou José Serra, ou seja quem for eleito presidente da República, terá de se compor com esses grupos, para então comporem (eles) a equipe de governo na Câmara dos Deputados. Uma informação. A renovação, quer dizer deputados de primeira legislatura, foi apenas de 44,2%, a mais baixa dos últimos tempos.

AS PESQUISAS... NÃO ACERTAM

A disputa do páreo Dilma Rousseff x José Serra está cabeça à cabeça, para usar uma expressão de corrida de cavalo. A diferença de poucos pontos para cima ou para baixo, não interfere em nada. Aliás, acreditar em pesquisa só se for para fazer favor. Pois, nenhum instituto de opinião pública – nem de longe acertou a performance de Marina Silva, no pleito de 3 de outubro, quando ele obteve uma votação estupenda de superior a 19 milhões de votos. E todo mundo sabe que Marina provocou o segundo turno. Faltam apenas 10 dias, para se conhecer o sucessor de Lula, no Palácio do Planalto.

PADIM CIÇO FOI BOM DE VOTO

O Comitê Central Nacional da Campanha de Dilma Rousseff está enviando instruções, principalmente, para o Nordeste, no sentido de que nenhum eleitor lulista deixe de comparecer à votação no dia 31 de outubro. Os fiscais da coligação PT/PMDB vão vigiar atentamente todo o eleitorado nordestino. Isso, porque é no Nordeste onde se concentra o maior colégio eleitoral pro-Dilma. Em outros termos, é ali que estão os votos vencedores da candidata indicada pelo presidente Lula. Com meu Padim Ciço a vitória é certa. Em tempo. Padre Cícero de Juazeiro, além de sacerdote foi político, prefeito municipal, vice-governador, deputado federal, e fez uma Revolução em 1914.

A FOTO É DELE O VOTO É DELA

O Tribunal Regional Eleitoral - (TER) - decidiu por unanimidade, manter a foto de Joaquim Roriz, nas urnas eletrônicas, para o pleito de 31de outubro. A razão que justifica a decisão, é que, as urnas não podem ser violadas, pelo período de 60 dias, conforme instruções da Justiça Eleitoral. Dessa forma, o eleitor do Distrito Federal que votar em Dona Weslian, assim que acessar o número 20 aparecerá o retrato de Joaquim Roriz, e o voto será validado.

TEMPO DE COLHER VOTO

Com sol ou com chuva, todas as tardes Dona Weslian Roriz continua na sua peregrinação visitando lares, ruas e praças públicas em busca do voto de seu eleitorado. Ela é de uma energia incrível, e fala a linguagem gostosa do povo – como dizia o poeta maior Manoel Bandeira. Para Dona Weslian não tem tempo ruim, pois, a eleição se ganha com votos.

CONTINUADOR

O senador José Sarney que sofreu um surto de taquicardia, e ficar internado numa clínica cardiológica em São Paulo, está de volta às lides administrativas do Senado Federal. Todavia, do jeito que vai a campanha sucessória presidencial, ganhe Dilma ou ganhe José Serra, o Senado Federal que é o poder moderador, terá suma importância na condução da democracia quer no governo de Dilma, ou no governo de Serra. Claro que nessa situação a inteligência, o cabedal intelectual, a força moral, e seu tirocínio político, tudo leva a crer que o senador José Sarney continue, por mais dois anos, à frente do Senado.

CARDEAL

O Papa Bento XVI nomeou o arcebispo de Aparecida do Norte, Dom Raymundo Damasceno, cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana, em solenidade do Sínodo de Cardeais, em Roma, no ultimo domingo. Dom Raymundo Damasceno, tem 73 anos, e nasceu em Capela Nova – Minas Gerais.

UM SUSTO APENAS

Na quarta-feira (20), em Campo Grande – RJ, o candidato José Serra foi vítima de um pequeno acidente, quando participava de uma passeata no centro de Campo Grande. É que a certo momento houve um bate-boca entre militantes do PSDB com partidários do PT, na confusão alguém atirou um rolo de fita crepe que atingiu a cabeça de José Serra. Acalmados os ânimos os médicos que atenderam o governador José Serra tomaram a decisão de Serra ficar de repouso e de voltar para Copacabana, onde o candidato estava hospedado.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SEGUNDO TURNO NÃO PARA

E a fila anda, pois, logicamente, o mundo não para. Nessa brincadeira faltam (hoje) 18 dias, para o segundo turno das eleições de 2010. Na paróquia do Distrito Federal, a campanha política está mais quente do que nunca. Ninguém perde tempo. Ontem, dia 12, o grande acontecimento religioso, social e político foi sem sombra de dúvida, a festa de Nossa Senhora Aparecida, que aconteceu na Esplanada dos Ministérios. Foi um fato integrado às solenidades comemorativas de 50 anos de Brasília, que ocorreu no dia 21 de abril.

Contudo, o marco maior dos festejos a Nossa Senhora Aparecida, foi a celebração da Missa campal, na Esplanada dos Ministérios. Mais de 50 mil fieis prestigiaram a cerimônia. O arcebispo da Capital Federal, Dom João Braz de Aviz, em sua homilia litúrgica, além do tema bíblico, fez uma abordagem essencialmente política, tocando na Lei da Ficha Limpa, e na questão do Aborto. Entre a população presente estavam dona Weslian Roriz – acompanha de seu marido Joaquim Roriz, o médico Agnelo Queiroz e respectiva família.

Após a celebração da Missa, houve a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo que durante o percurso houve a recitação do Terço. Para finalizar a festa aconteceu uma queima de fogos de artifícios.

LULA NO COMÍCIO

Como a campanha política de segundo turno, continua a todo vapor, o primeiro comício pró Agnelo Queiróz, aconteceu na praça central da Ceilândia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se fez presente, como também, a Dilma Rousseff – candidata à presidência da República. Também, prestigiaram o comício os deputados Geraldo Magela, Paulo Tadeu, Erika Kokai, Chico Vigilante, Wasni de Roure e muitos outros. Segundo informação da Polícia Militar um público de 3 mil pessoas os diversos, inclusive Dilma Rousseff.

ALO ALO DONA WESLIAN

A dona Weslian está solta na buraqueira. Explica-se melhor, todas as tardes, prolongando-se até à noite, a candidata ao governo do Distrito Federal não perde tempo, ela e seu “staff” de campanha percorre rua a rua, quadra a quadra das cidades satélites pedindo que os moradores votem no nome dela.

O fato importante, é que ela é muito bem recebida, principalmente, pelo eleitorado feminino. Dona Weslian, embora, goiana, age como os políticos mineiros, conversa, toma café, bate dois dedos de prosa, e seguida, parte para outra casa. Um detalhe. Enquanto isso, Joaquim Roriz fica no escritório só telefonando para os correligionários. A Jaqueline – eleita deputada federal e a Liliane – eleita deputada distrital, acompanham a mãe (dona Weslian).

ELEITORES.

Você sabia que, no Brasil inteiro, 24,6 milhões de eleitores deixaram do votar no dia 3 pp., e que esse quantitativo significou o percentual de 18,12%.

PACOTÃO

Chegou à sede da “Sociedade Armorial Patafísica Rusticana”, mais conhecida como “O PACOTÃO”, um manifesto de intelectuais, professores, escritores, críticos de artes, pensadores, filósofos e até jornalistas, de solidariedade à candidata Dilma Rousseff. É que a candidata petista tem sido vítima de uma insidiosa campanha contra à sua pessoa (Dilma). São signatários do documento: Frei Leonardo Boff, Chico Buarque, Caetano Veloso, Fernando Rodrigues, Jaguar, Mônica Bérgamo, Carlos Heitor Cony, Chico Cesar, Tom Zé, Geraldinho Vieira, Joka Pavaroti, Paulão Varadero e Cicinho Filisteu. Atenção, quem desejar assinar o manifesto , dirija-se ao “Café da Rua 8”, Asa Norte.

PLEBISCITO JÁ ERA

Maledicência no Planalto. O presidente Lula da Silva está brabo com a senadora Marina da Silva. E o motivo foi a votação estupenda de 20 Mi votos, que Marina obteve nas urnas do dia 3. Tantos votos serviram para clarear a cabeça de Lula, e fazer o presidente refletir que um presidente da República não é objeto de um cavaleiro solitário. Esse negócio de plebiscito para satisfazer ao ego de alguém, já era. Em tempo. O Partido Verde (PV) de Marina (senadora) vai discutir domingo (17), se a organização apóia a candidatura de Dilma Rousseff ou a candidatura de José Serra.

A PESQUISA FUROU

Gente, como as pesquisas eleitorais dão furo. Elas enganam a si próprio. Duvida-se que algum instituto tenha acertado a “performance” da senadora Marina Silva (PV), com 20 Mi votos, obtendo assim um percentual de 19% do eleitorado nacional.

Aqui no cenário do Distrito Federal, no domingo (3), as pesquisas davam vitória de Agnelo Queiroz com um percentual entre 51% a 53%. Coisa furada. Assim não dá, já dizia FHC.

TEMER E OS GAÚCHOS

Nesta quarta-feira (13), o presidente do PMDB nacional, deputado Michel Temer encontra-se no Rio Grande do Sul. A sua missão é promover debates e comícios para abordar a filosofia do acordo entre PMDB e o PT na atual campanha presidencial, que objetiva levar a candidata Dilma Rousseff à presidência da República. Michel Temer é o colega de chapa da Dilma, para o cargo de vice-presidente. Além de Porto Alegre Temer visitará outros municípios gaúchos.

COMUNISTA E ABORTO

Há palavras que têm em si uma espécie de condenação, exemplos: execração, maldição, anátema e etc. Como o termo política é muito rico de significado, principalmente, no tocante a sociologia, a antropologia, a linguagem, e coisa e tal e descambau, e chega. Tem uma palavra no Brasil que é quase igual a um palavrão: comunista. Pois, nos quatro cantos do país, o povo fica cabreiro, quando ouve esse termo. A definição que todo mundo sabe é que comunista é gente que não creia em Deus, ateu, mata padre, mata freira, derruba governo, destroi a família e come criancinha.

Agora, nos dias atuais, neste momento de campanha política presidencial (2010), a palavra mais horripilante é aborto. A Dilma que se cuide.

O BOM COMBATE

Valeu sim, assistir o debate de domingo (10), á noite, na TV Bandeirante, entre os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra. Foi uma discussão braba, forte e temperamental, nada de água com açúcar. O bate-boca no bom sentido fez o telespectador ficar esperto. O importante é que não houve vencedor. Os temas abordados foram questões religiosas, escândalos de governo, caso Erenice Guerra, Marina Silva e quebra de sigilo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ALEA JACTA EST

O fato mais importante, mais emblemático e o mais fantástico das eleições gerais de domingo (3), foi a grandiosa votação alcançada pela candidata, senadora, Marina Silva. Ela obteve uma votação superior a 19 milhões de votos, perfazendo assim, o total de 20% da votação geral, o que obriga a se fazer uma eleição de segundo turno, para se conhecer o (a) sucessor(a) de Lula, no Palácio do Planalto. Marina provou, com competência, que entrou no jogo da eleição para acabar com a idéia de plebiscito – como pretendia o primeiro mandatário do País. A vitória de Marina é a certeza da inteligência do povo brasileiro.

O próximo passo, será dia 31, do corrente, quando o eleitor patrício se pronunciará pelo voto elegendo Dilma Rousseff (PT/PMDB) ou José Serra (PSDB/DEM). Assim, “Alea jacta est” a sorte está lançada.

DE IGUAL PARA IGUAL

Foi surpreendente para o eleitorado de Brasília, a definição de segundo turno para a escolha do governador do Distrito Federal, que acontecerá no último domingo (31) do mês. O pleito transcorreu numa boa, com o povo comparecendo em massa, e tudo transcorreu na mais absoluta ordem, o que mostra o alto grau de civilidade, disciplina e educação do brasiliense. Agora, o páreo é entre Agnelo Queiróz versus Weslian Roriz.

Para o eleitor e a classe política o segundo turno é outra eleição, onde tudo começa novamente do zero. A votação passada é outra história. Para dona Weslian e o médico Agnelo vão polarizar o pleito, numa batalha de cabeça a cabeça, e não há favoritismo.

O POVO SABE VOTAR

A primeira parte da campanha política, que começou no dia 6 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simplesmente, esqueceu de lado, o código de ética da Justiça Eleitoral, e saiu pelo Brasil afora, pregando, abertamente, em praça pública, às candidaturas de Dilma para a presidência da República, e de seus correligionários estaduais. Lula e Dilma foram multados muitas vezes. Quando começou a campanha pelo rádio e televisão, Lulinha deu uma de garoto propaganda. Mas todo esse desprendimento publicitário foi em vão. Dilma vai ao segundo turno, e muita gente apoiada pelo presidente da República amargou derrota, exemplo, o senador Hélio Costa que disputou o governo de Minas Gerais. Uma coisa é certa, o povo sabe votar.

ADEUS DE PARLAMENTARES

A Câmara dos Deputados registrou na eleição do dia 3, o percentual de 44%, de deputados que não conseguiram se eleger. Entre essas figuras por demais conhecidas, com mais de três mandatos, na Casa, como:: José Genoino (PT/SP), Chico Alencar (PSol/RJ), Raul Jugmann (PPS/PE), Augusto Carvalho (PPS/DF). Enquanto isso, no Senado Federal, foram derrotados Heráclito Fortes (DEM/PI), Marco Maciel (PSDB/PE), Arthur Virgílio Neto (PSDB/AM), Tarso Jereissati (PSDB/CE) e Mão Santa (PSC/PI). A deputada federal Rita Camata (PSDB/ES) que concorreu ao Senado, foi derrotada. Em tempo. O deputado baiano José Carlos Aleluia (DEM), também, foi derrotado.

QUEM VENCERÁ?

O embate entre dona Weslian Roriz versus Agnelo Queiróz vai ser surpreendente, pois, os números revelados nas urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dão uma lógica de equilíbrio, e que ninguém vai suplantar o adversário com votação estupenda. Por exemplo, no primeiro turno, Agnelo obteve 676.384 votos, o que significou 48,41%. Weslian teve 440.128 votos com o percentual de 31,50%; já Toninho do PSol fez bonito logrando a soma de 199.095 votos; perfazendo 14,25%. Já Eduardo Brandão (PV) chegou a 78.838 votos, representando 5,64% . Houve mais quatro candidatos com votações inexpressivas. No global registraram-se as presenças 1.550.765 eleitores presentes em todo o pleito.

A incógnita é a seguinte quantos votos terão o vencedor? Ora, o futuro a Deus pertence. Pela lógica, Agnelo tem chance de ganhar. Acontece que dona Weslian Roriz tem consigo o apoio e a determinação de seu esposo, Joaquim Roriz, que é um político carismático e popular. No momento a vantagem pró agnelo de 233.266 é mais do que relativo, quer dizer uma valorização puramente simbólica..

O fundamental dessa disputa serão os acordos políticos que farão tanto Agnelo como dona Weslian, pois, o povo é quem vai decidir. Assim, até o dia 31, muita, mais muita água mesmo, vai correr de verdade. Um detalhe o período da chuva já começou.

MAIOR INTERAÇÃO ENTRE PT E PMDB.

O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer promoveu na quarta-feira (6), uma reunião com toda bancada peemedebista, com a finalidade de fazer uma análise crítica das eleições. O presidente Michel que também é o candidato a vice presidente, da chapa de Dilma Rousseff, criticou os desentendimentos havidos entre os organizadores responsáveis pela agenda de Dilma Rousseff. Finalizou Michel Temer que agora na fase derradeira da campanha deve-se incrementar as viagens dele e de Dilma para que haja melhor proveito na votação de segundo turno, e lógico, a vitória de Dilma.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PANDEMONIO

As eleições gerais de Brasília, de domingo (3), foram as mais controvertidas da história da cidade. Isso porque as confusões de ordem jurídica e normativa começaram bem antes, exatamente quando foi promulgada a mini reforma política, no ano passado. Para aumentar a complexidade do pleito surgiu a Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor no dia 4 de junho, do ano em curso. Para coroar tanto desacerto, o Supremo Tribunal Federal (STF) ficou empacado em 5 votos a favor e 5 votos contra, quando julgou a admissibilidade da candidatura de Joaquim Roriz, para o governo do DF. E como o mundo gira, Joaquim Roriz teve uma idéia diligente, retirou-se do pleito, colocou sua mulher, dona Weslian Roriz, e a campanha girou as cabeças dos candidatos concorrentes ao Palácio do Buriti. Moral da história, a candidata Weslian Roriz – que nunca foi política na acepção da palavra, disputa a cadeira de governador, em segundo turno, com o médico Agnelo Queiroz, no dia 31. Claro que esse embate, além de confuso, mostra o grau de comprometimento da política de Brasília

VOTO NULO

Toninho do PSol foi a peça fundamental (candidatura) que tirou a vitória do Agnelo Queiroz, igualmente, como se toma um doce de uma criança. Os petistas contavam, como favas contadas a vitória agnelista, durante todo o domingo. Mas quando se abriram as urnas, eis a decepção – segundo turno na cabeça. Toninho teve mais de 199.095 votos, perfazendo um total de 14,25%, o que foi uma boa votação. Hoje, no telejornal da Globo, pela manhã, Toninho disse que não apoiará o Agnelo (PT), e muito menos dona Weslian Roriz, por uma questão lógica filosófica, logo. ele anulará o seu voto, no dia 31.

DILMA, NUNCA

Matreira, como uma índia, a senadora Marina Silva, que obteve excelente votação, no domingo (3), de 19,5 milhões de votos, alcançando assim 20% da votação geral nacional, é agora a figura mais cobiçada tanto por José Serra como por Dilma Rousseff. Claro que ambos querem o seu apoio político, visando chegar ao Palácio do Planalto. Acontece que, tímida, rouca, e educada, Marina se esquiva dos dois, politicamente. Todavia, um jovem político acreano da Boca do Acre, colega de Faculdade de Marina desde o tempo de implantação do PT naquele estado, aposta um doce – já que ele não bebe, como Marina não vota na Dilma. Quem não se lembra do atrito entre Dilma e Marina que a fez ela deixar o Ministério do Meio Ambiente. Esse colega de Marina é sacerdote.

O ÚNICO QUE FEZ O SUCESSOR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve estar muito tiririca da vida, por não eleger no primeiro turno a candidata Dilma Rousseff. Aliás, este “blog”, contou, recentemente, uma façanha do presidente Getúlio Vargas, na eleição de 1946. Pois bem. Getúlio quando foi deposto do governo se recolheu em sua fazenda em São Borja. Os candidatos a presidente eram dois, o brigadeiro Eduardo Gomes – um homem bonito, tipo galã, freqüentador da alta sociedade carioca e líder militar. Foi ele que criou a Força Aérea Brasileira (a Aeronáutica). Já o seu adversário, também, candidato ao Palácio do Catete, era o matogrossense Eurico Gaspar Dutra. Pelo andar da carruagem o brigadeiro Eduardo Gomes ganharia a eleição, tranquilamente, pois, ele tinha o apoio da União Democrática Nacional, a célebre UDN, que era direitona, aristocrática, rica e intelectual. Já o general Dutra era um comandante de tropa respeitadíssimo pelo Exercito, e do Partido Social Democrático, o histórica PSD. Quando faltavam 5 dias para a eleição, um grupo de político de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia vai a São Borja e Getúlio ler uma carta de apoio a Dutra, a qual foi lida em todas as rádios do País. A conseqüência foi estupenda e Getulio virou a eleição fazendo de Eurico Gaspar Dutra o presidente do Brasil. Até hoje, a gloria de alguém ter feito o sucessor na presidência da República cabe a Getúlio Vargas, o primeiro presidente a eleger um sucessor. O segundo presidente foi Itamar Franco que fez Fernando Henrique Cardoso.

BRASÍLIA SABE VOTAR

Foi tudo que é de bom as eleições de Brasília de 2010. Houve surpresa, houve escândalo, houve bagunça, impugnações, arbitrariedade da Justiça Eleitoral e até sopapos entre rorizistas com petistas, socialistas, comunistas e candidatos de todos os naipes. Um dado significativo que expressa mudança é de que, apenas, 10 deputados distritais conseguiram ser reeleitos. Assim, 14 novos parlamentares distritais completam o quadro. Os deputados evangélicos jaó são mais maioria no parlamento distrital. Isso é sinal de que, realmente, o povo reprovou a conduta dos envolvidos no escândalo “Caixa de Pandora”. Um detalhe, o distrital Evandro Garla (PRB-PTB) que é pastor da Igreja Universal é o representante do bispo Edir Macedo.

Outra mudança significativa foi na bancada da Câmara dos Deputados, onde um único deputado logrou a reeleição, que foi Geraldo Magela (PT). São oito parlamentares: Reguffe (PDT), Paulo Tadeu (PT), Jaqueline Roriz (PMN), Izalci (PR), Magela (PT), Erika Kokai (PT), Ronaldo Fonseca (PR) e Luiz Pitiman (PMDB). A posse será no dia 1 de fevereiro – Congresso Nacional.

8 MILHÕES DE VOTOS PARA ONDE

Agora, complicou de vez, o Supremo Tribunal Federal tem agendado para hoje (dia 6), o julgamento da candidatura de Jader Barbalho – PMDB/PA, que teve mais de 1 milhão e 700 mil votos, para o Senado Federal. O caso de Jader é semelhante ao de Joaquim Roriz. Por outro lado, tem ainda do Pará, a votação de Paulo Rocha que obteve 1milhão e 300 mil votos.Ora, somando as votações de Paulo e de Jader dão uma soma que supera o quantitativo de 50% de votantes paraenses no estado. Desse modo há na pratica a possibilidade de se fazer nova eleição no estado marajoara.

Mas, a prova contundente do que o imbróglio dos Fichas Sujas pegou com força, é que o Supremo terá de definir a situação de 8 milhões de votos considerados nulos das eleições de domingo passado.