segunda-feira, 7 de junho de 2010

JUNHO É SÓ ALEGRIA

Junho é o mês mais brasileiro, mais alegre, mais festivo e o mais popular. Quem fala assim com muita categoria, é simplesmente, o mestre folclorista e pesquisador Luiz da Câmara Cascudo. O professor Câmara deixou um legado imaterial exuberante como pesquisador da cultura, da sociologia, da geografia e da história do Brasil, e com especialidade o Nordeste. Por mais de 70 anos, o professor Câmara Cascudo formado em Direito pela Faculdade do Recife, foi amigo e contemporâneo de Padre Cícero – do Juazeiro do Norte, de Gilberto Freyre, de Rachel de Queiroz, de Luiz Gonzaga, e um dia entrevistou o cangaceiro Lampião (Virgulino Ferreira).

Junho, ou ainda o mês de três santos populares: São João Batista, Santo Antonio (padroeiro dos namorados), e São Pedro (porteiro do Céu) são comemorados com missas, novenas, fogueiras, fogos de artifícios e festas populares, e o mais importante comidas típicas e regionais.

LEI CAVILOSA

A Lei nº 9.504/97 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina o tempo exato de fazer as convenções, como também regulamenta o período de publicidade, de campanha pelos meio de comunicação (inclusive a mídia eletrônica), ela tem um ranço do regime militar. Por exemplo, a Lei fala que só é permito promover comícios, carreata, passeata e etc, somente depois do dia 5 de julho, do ano quando houver eleição. Assim, no ano vindouro, é terminantemente proibido falar de política publicamente. Então, fica cerceado o exercício na prática.

Essa proibição, até sem nexo, faz lembrar o raposa – no bom sentido, José Maria Alkimim, mineiro, e um dos fundadores do PSD, que dizia que como político nunca tirou férias na vida, pois, ele se dizia político o tempo todo, e até dormia com o pensamento na política. Claro que, como Alkimim tem muitos outros que vive a política em regime “full time”.

SOU CANDIDATO, MAS... SEGREDO!

O leitor, com toda certeza, já viu por agora, muitos carros trazendo no vidro traseiro nomes próprios, como: Pedro, Carlão, Nogueira, Bené e tem uns que até colocam o Dr (de doutor). Tudo bem, o recado está dado, e todos são pré-candidatos a deputado federal ou deputado distrital. O tempo para começar a campanha, propriamente dita, é depois do dia 5 de julho. Antes porém, os candidatos terão de passar pela convenção nacional e convenção regional, automaticamente, quando receberão cada um, a senha numeral do partido. E até Julho chegar a campanha é na surdina, no buchicho ou senão, como antigamente no de ouvido. Atenção! Quem alardear sua candidatura antes do tempo poderá ser punido pela Justiça Eleitoral.

LULA FALOU, AMIZADE.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um homem muito inteligente. E tal constatação todo mundo aprova. Não foi à toa que o seu colega americano Barak Obama disse que ele (Lula) é o cara. Melhor mesmo é a versatilidade do nosso presidente como orador, pois, o seu discurso é rico em tiradas inteligentes e populares. O certo é que quanto a qualidade de sua oratória que tem tudo de filósofo, conselheiro, pensador e futurólogo. Nessa semana em São Paulo, o presidente Lula disse essa pérola:”Vida de mulher é uma desgraça, sobretudo a da mulher que trabalha em casa, porque o trabalho doméstico não é valorizado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário