VOTE, VOTE BEM AMIGO
Cícero Ferreira Lopes - Jornalista
O Distrito Federal tem uma comunidade de eleitores que passa de 1 milhão e 800 mil votantes, aptos a votar. Mas votar não é tão simples assim, considerando que o voto é a expressão consciente do eleitor, em delegar o seu voto a aqueles que se candidatam a cargos públicos para dirigir a cidade em comum acordo com a população. Ora, pensando bem, Brasília foi vítima de um brutal escândalo político a “Caixa de Pandora” que resultou na cassação do mandato do governador – José Roberto Arruda, do vice-governador Paulo Octavio, e consequentemente, a derrubada de todo secretariado de governo e as cassações de três deputados distritais. O baque moral desse escândalo envergonhou a toda sociedade e a toda população do Distrito Federal. Assim, quem é político está-se sentindo enlameado pela desonestidade e pelo descalabro da coisa público.
Mas “Tudo passa nada passa” como sentenciava o inesquecível orador sacro Padre Antonio Vieira, em “Os Sermões”. A menos de um mês, haverá eleições gerais em todo o Brasil. Contudo, é bom nos atermos especificamente a Brasília, para que o eleitorado esclarecido, na hora de votar, esqueça-se do mal político, do demagogo de carteirinha, e vote em pessoa de bem que tenham a proposta de servir com respeito, amor e espírito fraternal à comunidade. Uma coisa é certa entre os oitocentos candidatos que disputam o governo local, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Câmara Distrital têm gente qualificada que merece o seu voto.
PESQUISA PÕE AGNELO NA FRENTE
Já dizia a “raposa” maior de Minas Gerais, José Maria Alkimim, que o mais importante no fato político é a repercussão. Como a campanha política está chegado ao final, todos os políticos todos os candidatos pensam dia e noite, as 24 horas dia, no pleito de 3 de outubro. Enfim, é a reta final que se aproxima. Também agora, os institutos de opinião pública trabalham diuturnamente produzindo pesquisas para os candidatos.
É bem verdade que uma pesquisa eleitoral retrata um momento fugaz e passageiro. A pesquisa não tem o condão da verdade, muito embora, a sua informação é de natureza matemática e científica. Claro, que nas grandes cidades o resultado de uma pesquisa é mais real, mais factual, pois, nessa circunstância o colégio de eleitores é fundamental.
Assim, a Datafolha em pesquisa contratada pelo Rede Globo, nos dias 23 e 24, publicou pesquisa onde Roriz tinha 41% e Àgnelo 35%, sendo que na semana anterior, Roriz tinha uma dianteira de 20%. E que, agora, Agnelo crescera 15%. Por sua vez, o Instituto de Pesquisa Exata, em trabalho, realizado nos dias 23 e 26, registra pela primeira vez, que Agnelo passou á frente de Roriz obtendo 38,2%, enquanto o ex-governador teve 35,4, o que dá uma margem favorável a Agnelo de 2,8%. Já o Instituto Soma, de Brasília, cravava em sua pesquisa – nessa mesma época, o empate de 36% para Roriz e 36% para Agnelo.
NOVOS GOVERNADORES
Simplesmente, sete senadores estão candidatos a governador nas eleições de 3 de outubro.Detalhe todos têm chances de vitória. São eles: Tião Viana (PT- AC), Fernando Collor de Melo (PTB-AL), Alfredo Nascimento (PR-AM), Renato Casagrande (PSB-ES), José Vicente Claudino (PTB – PI), Marconi Pirillo (PSDB-GO) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN). Comenta-se ainda, que, Tião Viana, Alfredo Nascimento ocupem, futuramente, um cago de ministro de Estado no governo da presideente Dilma Rousseff.
BOATO CORRE
Ainda, nem se quer se concretizou a vitória de Dilma Rousseff à presidência da República, corre o boato de que a Dilma já burila a composição ministerial de seu governo. Por sua vez, a Dilma negou, peremptoriamente, qualquer indicação de alguém para qualquer ministério.Ora, não foi a toa que circulou a informação de que Antônio Palloci viria para a Casa Civil.
LULA E AGNELO
Os agnelistas estão mais do que contente com as pesquisas publicadas no ultimo fim de semana, que resta o empate técnico entre Agnelo Queiroz e Joaquim Roriz. Porém, o que mais alavancou a campanha de Agnelo foram as presenças e mensagem do casal presidencial Lula e Dona Marisa Letícia pedindo votos para o médico Agnelo.
TSE JULGARÁ
Quarta-Feira (1) de setembro, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral tem audiência para julgamento de candidatos que recorreram à essa Corte, e que esperam deferimento de suas candidaturas. Um caso particular é o de Joaquim Roriz que pretende disputar o governo do GDF pela quinta vez. Por outro lado, a banca de advogados que patrocina a causa rorizista, já adiantou que caso haja impedimento, de pronto Roriz recorrerá ao Supremo Tribunal Federal. Em tempo. No TSE existem 85 ações esperando deferimento do egrégio colégio eleitoral.
DISPUTA DURÍSSIMA.
A eleição para governador de Minas Gerais, que até então vinha dando o candidato Helio Costa, como um virtual vencedor, apresenta novidade em seu desempenho. É que, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), disparou a crescer nas pesquisas mineira, e agora, o Hélio Costa pontua 39% contra 32% de seu adversário. Esse fato vem reforçar a idéia de páreo vai ser duro. Claro que o ex-governador e candidato ao Senado Federal, Aécio Neves é dono de grande prestígio eleitoral nas Alterosas, isso é incontestável.
LULA E DILMA VIAJAM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente, com a candidata Dilma Rousseff vão empreender um “tour” pelos estados a começar pelo Ceará, Piauí e o Pará, onde haverá comícios e outras manifestações públicas. O objetivo da viagem é promover a vitória dos candidatos tidos como correligionários. Porém, o grupo técnico que coordena a campanha presidencial escolheu nove estados da federação onde Lula e Dilma teriam de ir a dois palanques, assim, para evitar ciumeiras Dilma e Lula não vão ao Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amapá, Maranhão e Alagoas.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
MULTAS
A Justiça Eleitoral não está aliviando a barra dos candidatos políticos, e os Tribunais Regionais Eleitorais, E m seis estados as multas e punições já alcançaram a cifra de 712.320,00 reais. O presidente Lula, a sua candidata Dilma Rousseff, José Serra já foram punidos. Contudo, o ex-ministro da Integração, deputado Geddel Vieira Lima, que concorre ao governo da Bahia, é o campeão das multas tendo de pagar a importância de R$ 310 mil reais, ao Tribunal Regional da Bahia. Em segundo lugar vem Antony Garotinho, ex governador carioca e atual, candidato a Câmara dos Deputados, sua multa é de 155 mil reais. Para o presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo, professor Alberto Rollo, se algo está errado é porque as multas têm preços irrisórios.
DIVIDIR É UMA ARTE
Caso se concretize a vitória de Dilma Rousseff para o Palácio do Planalto, já tem gente grande da cúpula do PT, pensando em vacinar o apetite do PMDB. Ora dividir o pão já é dificil, dividir o poder muito mais ainda. Claro que a gestação do futuro governo da presidente Dilma Rousseff vai ser uma partilha matematicamente bem dividiva. Em tempo. Quando o presidente Lula ganhou as eleições de 2002, o então todo poderoso, ministro da Casa Civil, José Dirceu, no intuito de fazer uma composição governamental com partidos políticos, pensou (Dirceu) em dar 6 ministérios ao PMDB. Tal idéia foi rechaçada até pelo presidente Lula. Tempo depois, veio a crise e o escândalo do mensalão, que quase derruba o governo.
OH! MINAS GERAIS!.
A engenharia que teve a concepção de se fazer a coligação PT/PMDB ou PMDB/PT nasceu Minas Gerais com Célio de Castro (PSB depois PT) foi eleito prefeito de Belo Horizonte, e tendo como vice-prefeito o pemedebista Marco Sant’ Anna. Os dois fizeram uma bela administração, e quem ganhou foi o povo foi a cidade. Hoje, Hélio Costa (PMDB) tem Patrus Ananias (PT) que aspiram conjuntamente, o governo do Palácio da Liberdade.
MRS. PRESIDENT DILMA
O jornal econômico britânico Financial Times que é a bíblia do capitalismo inglês, na edição de terça-feira (24), editou um caderno especial comentando já a vitória de Dilma Rousseff como presidente eleita do Brasil. Claro que a matéria teve repercussão em todo mundo capitalista. Isso se chama globalização.
DEPUTADO, HÁ SINCERIDADE NISSO?
A Polícia Federal já concluiu e já entregou ao Ministério Público Federal todo o inquérito policial do famigerado escândalo “Caixa de Pandora”. Agora, a “bola” está com a Procuradoria Geral do Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios. Mas, por sua conta própria e risco, o deputado distrital Paulo Tadeu presidiu o relatório da CPI da Codeplan que analisou à sua maneira, todo o escândalo da Câmara Legislativa/Codeplan. Acontece o seguinte na primeira CPI a Polícia Federal envolveu 8 parlamentares distritais. A CPI do Paulo Tadeu foi mais pródiga incriminou 22 pessoas, a começar pelo ex-governador Joaquim Domingos Roriz – que aparentemente, não tem nada com o peixe. De pronto, Paulo Fona arrematou a história: “Paulo Tadeu quer é se promover, ele que é candidato a deputado federal”.
ONDE VOCE ESTÁ
A Câmara dos Deputados vai abrir uma licitação pública para comprar um sistema de telefonia de mensagem de celular. Trocando em miúdo, a Câmara quer localizar cada parlamentar em qualquer lugar do Brasil, ou do exterior, principalmente, em período de recesso como agora. A frente dessa empreitada está o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza.
Um exemplo, depois que começou o recesso no dia 17 de julho, a mesa diretora da Casa nunca mais conseguiu convocar seus parlamentares para sessões extraordinárias. O preço deste serviço custará a quantia de 168 mil reais, para o envio de 92 mil mensagens mensais.
CASTIGO VEM A CAVALO.
O deputado federal, Tadeu Filippelli, presidente do diretório regional do PMDB do Distrito Federal, quer aplicar um corretivo nos parlamentares da Assembléia Legislativa de sua legenda,ou até mesmo correligionários que se envolveram na nebulosa história “Caixa de Pandora”. A punição é para moralizar o caráter ético do partido. Podem sofrer punição: deputado distrital Roney temer, o ex-secretario de Educação José Luiz Valente, o ex – secretário Fábio Simão e o deputado Benício Tavares. Mas Tadeu Filippelli faz uma advertência, cabe a Comissão de Ética do partido, estudar caso a caso, para não cometer injustiça.
BISPO SEM CANDIDATURA.
O Tribunal Superior Eleitoral, na sessão noturna de quarta-feira (25), cassou o cargo de deputado federal do Bispo Rodovalho, pelo fato dele ter abandonado o DEM (Democratas, antigo Partido da Frente Liberal – PFL). Assim, Rodovalho fica impedido de disputar qualquer cargo público nas eleições de outubro.
A Justiça Eleitoral não está aliviando a barra dos candidatos políticos, e os Tribunais Regionais Eleitorais, E m seis estados as multas e punições já alcançaram a cifra de 712.320,00 reais. O presidente Lula, a sua candidata Dilma Rousseff, José Serra já foram punidos. Contudo, o ex-ministro da Integração, deputado Geddel Vieira Lima, que concorre ao governo da Bahia, é o campeão das multas tendo de pagar a importância de R$ 310 mil reais, ao Tribunal Regional da Bahia. Em segundo lugar vem Antony Garotinho, ex governador carioca e atual, candidato a Câmara dos Deputados, sua multa é de 155 mil reais. Para o presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo, professor Alberto Rollo, se algo está errado é porque as multas têm preços irrisórios.
DIVIDIR É UMA ARTE
Caso se concretize a vitória de Dilma Rousseff para o Palácio do Planalto, já tem gente grande da cúpula do PT, pensando em vacinar o apetite do PMDB. Ora dividir o pão já é dificil, dividir o poder muito mais ainda. Claro que a gestação do futuro governo da presidente Dilma Rousseff vai ser uma partilha matematicamente bem dividiva. Em tempo. Quando o presidente Lula ganhou as eleições de 2002, o então todo poderoso, ministro da Casa Civil, José Dirceu, no intuito de fazer uma composição governamental com partidos políticos, pensou (Dirceu) em dar 6 ministérios ao PMDB. Tal idéia foi rechaçada até pelo presidente Lula. Tempo depois, veio a crise e o escândalo do mensalão, que quase derruba o governo.
OH! MINAS GERAIS!.
A engenharia que teve a concepção de se fazer a coligação PT/PMDB ou PMDB/PT nasceu Minas Gerais com Célio de Castro (PSB depois PT) foi eleito prefeito de Belo Horizonte, e tendo como vice-prefeito o pemedebista Marco Sant’ Anna. Os dois fizeram uma bela administração, e quem ganhou foi o povo foi a cidade. Hoje, Hélio Costa (PMDB) tem Patrus Ananias (PT) que aspiram conjuntamente, o governo do Palácio da Liberdade.
MRS. PRESIDENT DILMA
O jornal econômico britânico Financial Times que é a bíblia do capitalismo inglês, na edição de terça-feira (24), editou um caderno especial comentando já a vitória de Dilma Rousseff como presidente eleita do Brasil. Claro que a matéria teve repercussão em todo mundo capitalista. Isso se chama globalização.
DEPUTADO, HÁ SINCERIDADE NISSO?
A Polícia Federal já concluiu e já entregou ao Ministério Público Federal todo o inquérito policial do famigerado escândalo “Caixa de Pandora”. Agora, a “bola” está com a Procuradoria Geral do Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios. Mas, por sua conta própria e risco, o deputado distrital Paulo Tadeu presidiu o relatório da CPI da Codeplan que analisou à sua maneira, todo o escândalo da Câmara Legislativa/Codeplan. Acontece o seguinte na primeira CPI a Polícia Federal envolveu 8 parlamentares distritais. A CPI do Paulo Tadeu foi mais pródiga incriminou 22 pessoas, a começar pelo ex-governador Joaquim Domingos Roriz – que aparentemente, não tem nada com o peixe. De pronto, Paulo Fona arrematou a história: “Paulo Tadeu quer é se promover, ele que é candidato a deputado federal”.
ONDE VOCE ESTÁ
A Câmara dos Deputados vai abrir uma licitação pública para comprar um sistema de telefonia de mensagem de celular. Trocando em miúdo, a Câmara quer localizar cada parlamentar em qualquer lugar do Brasil, ou do exterior, principalmente, em período de recesso como agora. A frente dessa empreitada está o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza.
Um exemplo, depois que começou o recesso no dia 17 de julho, a mesa diretora da Casa nunca mais conseguiu convocar seus parlamentares para sessões extraordinárias. O preço deste serviço custará a quantia de 168 mil reais, para o envio de 92 mil mensagens mensais.
CASTIGO VEM A CAVALO.
O deputado federal, Tadeu Filippelli, presidente do diretório regional do PMDB do Distrito Federal, quer aplicar um corretivo nos parlamentares da Assembléia Legislativa de sua legenda,ou até mesmo correligionários que se envolveram na nebulosa história “Caixa de Pandora”. A punição é para moralizar o caráter ético do partido. Podem sofrer punição: deputado distrital Roney temer, o ex-secretario de Educação José Luiz Valente, o ex – secretário Fábio Simão e o deputado Benício Tavares. Mas Tadeu Filippelli faz uma advertência, cabe a Comissão de Ética do partido, estudar caso a caso, para não cometer injustiça.
BISPO SEM CANDIDATURA.
O Tribunal Superior Eleitoral, na sessão noturna de quarta-feira (25), cassou o cargo de deputado federal do Bispo Rodovalho, pelo fato dele ter abandonado o DEM (Democratas, antigo Partido da Frente Liberal – PFL). Assim, Rodovalho fica impedido de disputar qualquer cargo público nas eleições de outubro.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
SONHO DE DOM BOSCO.
A Família Salesiana do Distrito Federal promoverá domingo (29), a segunda caminhada (a pé) à Ermida Dom Bosco – Lago Sul, como programação das festividades de 50 anos de fundação de Brasília, e mais, comemorando o sonho premonitório de Dom Bosco, onde ele visualizou a construção da futura capital do Brasil, no ano de 1883, na Itália. O cortejo sairá do santuário de Dom Bosco às 8:00h, passando pela Catedral de Brasília, e seguindo a Esplanada dos Ministérios, toma-se a direção da Ponte JK, e depois Estrada Parque Dom Bosco – Lago Sul, até a Ermida. A previsão é de que a caravana chegue ás 11:00h, na praça da Ermida, onde haverá a celebração de Missa, pelo arcebispo de Brasília, Dom João Brás de Avis
Ainda, em homenagem a Dom Bosco os paroquianos promoverão três dias de festas com barraquinhas e comidas típicas: sexta-feira, sábado e domingo, sempre às 19:00h, no Santuário da W3 – SQS/702...
ME ENGANA
A campanha política para 3 de outubro, entrou agora na fase final. Esse período é propício para divulgar boato, mentira, fuxico, fofoca tudo que possa prejudicar o adversário, infelizmente, a política tem essa faceta. Sábado (21), o ex-governador José Roberto Arruda divulgou na imprensa, Jornal de Brasília, que Joaquim Roriz havia pago 4 milhões de reais, em 5 cheques de 800 reais, cada um, à promotora de Justiça Deborah Guerner, para não ser preso, no episódio da “Aquarela”. Essa mesma notícia foi divulgada na revista “Època”. Já na segunda-feira (23), o jornal vespertino “Coletivo” saiu com essa: “Roriz é condenado a devolver R$ 7 milhões”. Segundo o juiz Itagiba Catta Preta Neto, tal processo está ligado a compra no estrangeiro de caminhões e aparelhos técnicos para o Corpo de Bombeiros, em 2002. Em 2004, o deputado distrital Chico Vigilante moveu uma ação popular contra essa compra. Acontece que o mesmo juiz diz, explicitamente, que essa operação de modo algum poderá prejudicar Joaquim Roriz. Assim, vem a lembrança do dito popular, para o ex-deputado Chico Vigilante – me engana que eu gosto.
ALMA LAVADA
Agnelo Queiroz e toda a sua “troupe” de candidatos tiveram um dia muito puxado no sábado de caminhada, carreata, comícios em Taguatinga. Mas a estrela do evento foi à presença de dona Marisa Léticia – a primeira dama do país, que cumprimentou o povo e até pediu ao pessoal vote no Agnelo Queiroz para governador do Distrito Federal. E para completar, no programa eleitoral da televisão à noite, quem apareceu foi o presidente Lula pedindo voto para o agnelo e todos os companheiros da coligação PT/PMDB. O Agnelo está de alma lavada com o apoio presidencial.
ELA ESTÁ BEM
Transcorrida a primeira semana de propaganda no rádio e na televisão os apoiadores, correligionários, simpatizantes da candidatura de Dilma Rousseff estão radiantes de alegria, pelo desempenho da ex-ministra no seu tratamento com o público. Os técnicos de “marketing” acham que ele evoluiu muito, principalmente, em ela ser candidata pela primeira vez. Os mais otimistas até acham que Dilma fature a vitória já no primeiro turno.
SERÁ BENEDITO?
A parada ficou russa para o candidato e líder evangélico, deputado distrital, Benedito Domingos, pois, os seus bens materiais foram bloqueados para ressarcir uma
Dívida de 6 milhões de reais. É que o parlamentar está envolvido no escândalo “Caixa de Pandora”. A denuncia contra Benedito Domingos foi feita pelo Sr. Durval Barbosa. Benedito recebia uma propina de 40 mil reais, por mês, para apoiar o governo de José Roberto Arruda. O juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara de Fazenda é o responsável pelo bloqueio dos bens de Benedito. E tem mais, a Lei da Ficha Limpa poderá até impugnar essa candidatura.
NOITES FRIAS
Está-se no final de Agosto, e o fato interessante é que há muito tempo não havia um Agosto tão friorento como este, principalmente à noite. Outro detalhe não choveu um dia sequer, aliás faz 90 dias que não cai uma gota dagua (chuva).
TODO CANDIDATO SERÁ VOTADO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem até o dia 31 do corrente, para julgar e liberar 25 candidaturas de governadores, são pois recursos impetrados pelos candidatos que disputam os votos de seus eleitores; Nesse grupo três candidatos foram impugnados em seus respectivos TREs são eles Joaquim Roriz (PSC), do Distrito Federal, Ronaldo Lessa (PDT) de Alagoas e Expedito Júnior (PSDB) de Rondônia. Contudo, é voz corrente na Justiça Eleitoral de que o TSE não vai brecar nenhuma candidatura de qualquer cargo, conforme um entendimento já consolidado com o Superior Tribunal Federal (STF).
A Família Salesiana do Distrito Federal promoverá domingo (29), a segunda caminhada (a pé) à Ermida Dom Bosco – Lago Sul, como programação das festividades de 50 anos de fundação de Brasília, e mais, comemorando o sonho premonitório de Dom Bosco, onde ele visualizou a construção da futura capital do Brasil, no ano de 1883, na Itália. O cortejo sairá do santuário de Dom Bosco às 8:00h, passando pela Catedral de Brasília, e seguindo a Esplanada dos Ministérios, toma-se a direção da Ponte JK, e depois Estrada Parque Dom Bosco – Lago Sul, até a Ermida. A previsão é de que a caravana chegue ás 11:00h, na praça da Ermida, onde haverá a celebração de Missa, pelo arcebispo de Brasília, Dom João Brás de Avis
Ainda, em homenagem a Dom Bosco os paroquianos promoverão três dias de festas com barraquinhas e comidas típicas: sexta-feira, sábado e domingo, sempre às 19:00h, no Santuário da W3 – SQS/702...
ME ENGANA
A campanha política para 3 de outubro, entrou agora na fase final. Esse período é propício para divulgar boato, mentira, fuxico, fofoca tudo que possa prejudicar o adversário, infelizmente, a política tem essa faceta. Sábado (21), o ex-governador José Roberto Arruda divulgou na imprensa, Jornal de Brasília, que Joaquim Roriz havia pago 4 milhões de reais, em 5 cheques de 800 reais, cada um, à promotora de Justiça Deborah Guerner, para não ser preso, no episódio da “Aquarela”. Essa mesma notícia foi divulgada na revista “Època”. Já na segunda-feira (23), o jornal vespertino “Coletivo” saiu com essa: “Roriz é condenado a devolver R$ 7 milhões”. Segundo o juiz Itagiba Catta Preta Neto, tal processo está ligado a compra no estrangeiro de caminhões e aparelhos técnicos para o Corpo de Bombeiros, em 2002. Em 2004, o deputado distrital Chico Vigilante moveu uma ação popular contra essa compra. Acontece que o mesmo juiz diz, explicitamente, que essa operação de modo algum poderá prejudicar Joaquim Roriz. Assim, vem a lembrança do dito popular, para o ex-deputado Chico Vigilante – me engana que eu gosto.
ALMA LAVADA
Agnelo Queiroz e toda a sua “troupe” de candidatos tiveram um dia muito puxado no sábado de caminhada, carreata, comícios em Taguatinga. Mas a estrela do evento foi à presença de dona Marisa Léticia – a primeira dama do país, que cumprimentou o povo e até pediu ao pessoal vote no Agnelo Queiroz para governador do Distrito Federal. E para completar, no programa eleitoral da televisão à noite, quem apareceu foi o presidente Lula pedindo voto para o agnelo e todos os companheiros da coligação PT/PMDB. O Agnelo está de alma lavada com o apoio presidencial.
ELA ESTÁ BEM
Transcorrida a primeira semana de propaganda no rádio e na televisão os apoiadores, correligionários, simpatizantes da candidatura de Dilma Rousseff estão radiantes de alegria, pelo desempenho da ex-ministra no seu tratamento com o público. Os técnicos de “marketing” acham que ele evoluiu muito, principalmente, em ela ser candidata pela primeira vez. Os mais otimistas até acham que Dilma fature a vitória já no primeiro turno.
SERÁ BENEDITO?
A parada ficou russa para o candidato e líder evangélico, deputado distrital, Benedito Domingos, pois, os seus bens materiais foram bloqueados para ressarcir uma
Dívida de 6 milhões de reais. É que o parlamentar está envolvido no escândalo “Caixa de Pandora”. A denuncia contra Benedito Domingos foi feita pelo Sr. Durval Barbosa. Benedito recebia uma propina de 40 mil reais, por mês, para apoiar o governo de José Roberto Arruda. O juiz Álvaro Ciarlini, da 2ª Vara de Fazenda é o responsável pelo bloqueio dos bens de Benedito. E tem mais, a Lei da Ficha Limpa poderá até impugnar essa candidatura.
NOITES FRIAS
Está-se no final de Agosto, e o fato interessante é que há muito tempo não havia um Agosto tão friorento como este, principalmente à noite. Outro detalhe não choveu um dia sequer, aliás faz 90 dias que não cai uma gota dagua (chuva).
TODO CANDIDATO SERÁ VOTADO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem até o dia 31 do corrente, para julgar e liberar 25 candidaturas de governadores, são pois recursos impetrados pelos candidatos que disputam os votos de seus eleitores; Nesse grupo três candidatos foram impugnados em seus respectivos TREs são eles Joaquim Roriz (PSC), do Distrito Federal, Ronaldo Lessa (PDT) de Alagoas e Expedito Júnior (PSDB) de Rondônia. Contudo, é voz corrente na Justiça Eleitoral de que o TSE não vai brecar nenhuma candidatura de qualquer cargo, conforme um entendimento já consolidado com o Superior Tribunal Federal (STF).
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
BEM FEITO
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, suspendeu o esforço concentrado dos parlamentares, devido a invasão do plenário da Casa por 400 manifestantes, que estariam forçando os congressistas a aprovarem as PEC 300 e 308, que criam um piso salarial nacional para as classes de policiais militares, de policiais civis, de bombeiros e de policiais de penitenciárias. Pois, na tarde de terça-feira (17), houve uma tremenda baderna entre esses manifestantes com a polícia legislativa da Câmara, teve até quebra-quebra de vidraças e moveis. Eles (os manifestantes) invadiram o “salão verde”, no intuito de forçar a votação pelos deputados das referidas PECs.
Na quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer, simplesmente, cancelou o esforço concentrado para outubro – depois das eleições. Michel Temer justificou a suspensão alegando que a Câmara dos Deputados não trabalha e não decide sob pressão.
A POLÍTICA É DIVERSÃO
A Política é de fato um fenômeno social, científico e natural. Aristóteles já dizia que o homem é um animal social. Em Belo Horizonte na década de 50, havia um escritor Augusto de Lima Filho (Liminha) que assombrou a sociedade super conservadora de Minas Gerais ao publicar o livro: “Jesus Cristo o Primeiro Comunista”, foi um Deus nos acuda. Já o pai Augusto de Lima foi prefeito de Belo Horizonte, e um político tradicionalista da primeira República. Pois bem, hoje vive-se de fato numa democracia plena e constitucionalista até demais. A política é também um a concentração de adversidade. Um exemplo muito explicativo dessa sociologia cultural é a quantidade de artistas candidatos pelo Brasil afora: o comediante Tiririca, o “boxer” Maguila, Netinho – apresentador de televisão, a cantora Simony, o cômico Batoré, Reginaldo Rossi, Agnaldo Timóteo, Moacir Franco, a Mulher Pera, a Mulher Melancia e Stephan Nercessian ator,e tem muito mais gente que são candidatos a deputado federal ou deputado estadual. Claro que poucos deles têm chances de serem eleitos.
CANDIDATURA EM PERIGO.
O Tribunal Regional Eleitoral do DF aprovou a candidatura de José Hélio da Silva – mais conhecido como Hélio Gambiarra, para a chapa de suplente de senador, do candidato Rodrigo Rolemberg (PSB). Já o Hélio é um militante histórico do PT. Na semana passada circulou pela cidade uma história cavernosa de pedofilia que envolvia o próprio Hélio. O fato foi tão grave que a direção local do PT pensou,seriamente, em substituí-lo pelo Pedro Celso ou Professor Cafu, ambos já exerceram mandatos de deputado distrital, pelo partido da estrela vermelha.
CASO PANDORA
A Polícia Federal já concluiu todo o inquérito processual do famoso escândalo “Caixa de Pandora”, e o delegado responsável Alfredo Junqueira, entregou toda a documentação à sub-procuradora geral do Ministério Público do DF, doutora Raquel Dodge. A vasta documentação conta de um relatório de 100 páginas, 38 CDs de vídeos e mais duas caixas repletas de documentos escritos e fotográficos. De agora pra frente o escândalo de Pandora vai “morar” nas dependências do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob a guarda do ministro Arnaldo Esteves Lima. Tal escândalo derrubou o governador José Roberto Arruda, o vice-governador Paulo Otavio, os deputados Leonardo Prudente, Junior Brunelli, e de quebra Eurides Brito.
DIFICIL PARA TODO MUNDO
Não está fácil fazer propaganda política dos candidatos para a eleição de 3 de outubro. É que o Tribunal Regional Eleitoral está analisando 2.027 pedidos de multas e propaganda irregular. A lei que disciplina o modo de divulgar qualquer candidato é muito exigente, e outra coisa todo material gráfico ou artístico está com a mão de obra muito cara. O que mais se vê nas ruas ou avenidas de forte trânsito são cavaletes com a foto e número do distinto candidato. Tem ainda alguns bonecos horrorosos, e se escutam uns jingles sem musicalidade alguma. Mas, salgado mesmo são os preços das multas que variam de 2 mil reais, a 8 mil reais. Um detalhe nada interessante, é que o material de propaganda apreendido pela fiscalização vai para o depósito do T.R.E. . Saiba pois, o pessoal que já foi multado: Paulo Roriz (DEM), Raimundo Ribeiro (PSDB), Valdivino Barcellos (PR), Izalci Lucas (PR),Eliana Pedrosa (DEM, Pedro do Ovo(PRP) e Agaciel Maia (PTC)..
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, suspendeu o esforço concentrado dos parlamentares, devido a invasão do plenário da Casa por 400 manifestantes, que estariam forçando os congressistas a aprovarem as PEC 300 e 308, que criam um piso salarial nacional para as classes de policiais militares, de policiais civis, de bombeiros e de policiais de penitenciárias. Pois, na tarde de terça-feira (17), houve uma tremenda baderna entre esses manifestantes com a polícia legislativa da Câmara, teve até quebra-quebra de vidraças e moveis. Eles (os manifestantes) invadiram o “salão verde”, no intuito de forçar a votação pelos deputados das referidas PECs.
Na quarta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer, simplesmente, cancelou o esforço concentrado para outubro – depois das eleições. Michel Temer justificou a suspensão alegando que a Câmara dos Deputados não trabalha e não decide sob pressão.
A POLÍTICA É DIVERSÃO
A Política é de fato um fenômeno social, científico e natural. Aristóteles já dizia que o homem é um animal social. Em Belo Horizonte na década de 50, havia um escritor Augusto de Lima Filho (Liminha) que assombrou a sociedade super conservadora de Minas Gerais ao publicar o livro: “Jesus Cristo o Primeiro Comunista”, foi um Deus nos acuda. Já o pai Augusto de Lima foi prefeito de Belo Horizonte, e um político tradicionalista da primeira República. Pois bem, hoje vive-se de fato numa democracia plena e constitucionalista até demais. A política é também um a concentração de adversidade. Um exemplo muito explicativo dessa sociologia cultural é a quantidade de artistas candidatos pelo Brasil afora: o comediante Tiririca, o “boxer” Maguila, Netinho – apresentador de televisão, a cantora Simony, o cômico Batoré, Reginaldo Rossi, Agnaldo Timóteo, Moacir Franco, a Mulher Pera, a Mulher Melancia e Stephan Nercessian ator,e tem muito mais gente que são candidatos a deputado federal ou deputado estadual. Claro que poucos deles têm chances de serem eleitos.
CANDIDATURA EM PERIGO.
O Tribunal Regional Eleitoral do DF aprovou a candidatura de José Hélio da Silva – mais conhecido como Hélio Gambiarra, para a chapa de suplente de senador, do candidato Rodrigo Rolemberg (PSB). Já o Hélio é um militante histórico do PT. Na semana passada circulou pela cidade uma história cavernosa de pedofilia que envolvia o próprio Hélio. O fato foi tão grave que a direção local do PT pensou,seriamente, em substituí-lo pelo Pedro Celso ou Professor Cafu, ambos já exerceram mandatos de deputado distrital, pelo partido da estrela vermelha.
CASO PANDORA
A Polícia Federal já concluiu todo o inquérito processual do famoso escândalo “Caixa de Pandora”, e o delegado responsável Alfredo Junqueira, entregou toda a documentação à sub-procuradora geral do Ministério Público do DF, doutora Raquel Dodge. A vasta documentação conta de um relatório de 100 páginas, 38 CDs de vídeos e mais duas caixas repletas de documentos escritos e fotográficos. De agora pra frente o escândalo de Pandora vai “morar” nas dependências do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob a guarda do ministro Arnaldo Esteves Lima. Tal escândalo derrubou o governador José Roberto Arruda, o vice-governador Paulo Otavio, os deputados Leonardo Prudente, Junior Brunelli, e de quebra Eurides Brito.
DIFICIL PARA TODO MUNDO
Não está fácil fazer propaganda política dos candidatos para a eleição de 3 de outubro. É que o Tribunal Regional Eleitoral está analisando 2.027 pedidos de multas e propaganda irregular. A lei que disciplina o modo de divulgar qualquer candidato é muito exigente, e outra coisa todo material gráfico ou artístico está com a mão de obra muito cara. O que mais se vê nas ruas ou avenidas de forte trânsito são cavaletes com a foto e número do distinto candidato. Tem ainda alguns bonecos horrorosos, e se escutam uns jingles sem musicalidade alguma. Mas, salgado mesmo são os preços das multas que variam de 2 mil reais, a 8 mil reais. Um detalhe nada interessante, é que o material de propaganda apreendido pela fiscalização vai para o depósito do T.R.E. . Saiba pois, o pessoal que já foi multado: Paulo Roriz (DEM), Raimundo Ribeiro (PSDB), Valdivino Barcellos (PR), Izalci Lucas (PR),Eliana Pedrosa (DEM, Pedro do Ovo(PRP) e Agaciel Maia (PTC)..
terça-feira, 17 de agosto de 2010
FICHA LIMPA EM 2012.
O Tribunal Superior Eleitoral havia protocolado 169 processos, até a noite de segunda-feira (16), todos de candidatos que vão disputar o pleito de 3 de outubro. Ora, segundo o calendário eleitoral do TSE, na próxima quinta-feira encerra-se o prazo para que essa corte eleitoral faça a leitura de julgamento – resultado, dos candidatos que recorreram a esse tribunal. Um detalhe, mais de 30% desses processos são atinentes à Lei Ficha Limpa. Também, até então – na segunda-feira, não havia registro da candidatura do ex-governador Joaquim Roriz. Por outro lado, no parecer do ministro Marcelo Ribeiro, o questionamento da Ficha Limpa basta uma votação do mérito pela corte que acontecerá ainda esta semana. Há uma propensão para que a Lei Ficha Limpa seja adotada nas eleições de 2012. O plenário do Tribunal Superior Eleitoral é constituído de sete juízes.
EXIGIR DE MAIS
A Justiça Eleitoral quer de todo jeito que os partidos políticos ou coligações cumprem a norma que determinou o percentual de 30% de candidatas mulheres para os cargos de deputadas federais, e consequentemente deputadas distritais. Essa determinação está mexendo e muito com as cabeças dos dirigentes políticos. O certo e lógico é que o contingente de mulheres militantes não chega a tal percentual. Uma observação os partidos grandes talvez consiga essa façanha de 30%. E os nanicos?
MUITA PROIBIÇÃO
Começou hoje para valer, a meta final da campanha política quando entram em ação os programas de rádio e de televisão. A programação vai se estender até o dia 30 de setembro.Claro que, para agitar mais o caldo tem-se de quebra as parafernálias da Internet: site, Orkut, blog e etc, pois, tudo vale. Por outro lado, a Justiça Eleitoral está proibindo muito a distribuição de cartazes, de panfletos, de fotos e até aparelho de som que toca jingles e mensagens. E realmente, tais medidas coercitivas só atrapalham a divulgação dos candidatos e em especial os qqu3e disputam a Câmara dos Deputados ou assembléias estaduais.
TÁ RUIM DE FALA
Gente foi de uma pobreza franciscana o debate de quinta-feira (12), na TV Band, com os candidatos ao governo do GDF. Joaquim Roriz virou um saco de pancada e seus adversários, impiedosamente o massacraram. E todos eles tinham um discurso tacanho, pobre e sem clareza. Agnelo é médico mas não fala bem, o Toninho tem um discurso que lembra a esquerda festiva. Roriz todo mundo sabe que a oratória não é o seu fraco. Mas quem não tem cachorro caça com gato.
OLHE A DILMA AÌ GENTE
Para as eleições de 3 de outubro, o Brasil inteiro que tem um colégio eleitoral de 135 milhões de eleitores, vai eleger uma bancada de 54 senadores – dois por estado, entre 275 candidatos. Enquanto isso, 1.836.280 eleitores do Distrito Federal vão eleger 8 deputados federais e 24 parlamentares distritais. Agora, se Dilma Rousseff ganhar no primeiro turno, não será surpresa.
CRIOULO PETISTA.
Não coisa mais provinciana do que Agnelo Queiroz querer processar Roriz por infâmia, pelo fato de Roriz ter dito que vermelho é a cor de Satanás
Ora, na campanha de 2002, o PT fez um escarcéu dos diabos porque Roriz chamou um popular de crioulo petista. Foi um Deus nos acuda com os petistas querendo incriminar Roriz como racista e preconceituoso. Depois, se soube que o tal crioula era um agricultor amigo de Roriz desde o tempo de juventude.
O Tribunal Superior Eleitoral havia protocolado 169 processos, até a noite de segunda-feira (16), todos de candidatos que vão disputar o pleito de 3 de outubro. Ora, segundo o calendário eleitoral do TSE, na próxima quinta-feira encerra-se o prazo para que essa corte eleitoral faça a leitura de julgamento – resultado, dos candidatos que recorreram a esse tribunal. Um detalhe, mais de 30% desses processos são atinentes à Lei Ficha Limpa. Também, até então – na segunda-feira, não havia registro da candidatura do ex-governador Joaquim Roriz. Por outro lado, no parecer do ministro Marcelo Ribeiro, o questionamento da Ficha Limpa basta uma votação do mérito pela corte que acontecerá ainda esta semana. Há uma propensão para que a Lei Ficha Limpa seja adotada nas eleições de 2012. O plenário do Tribunal Superior Eleitoral é constituído de sete juízes.
EXIGIR DE MAIS
A Justiça Eleitoral quer de todo jeito que os partidos políticos ou coligações cumprem a norma que determinou o percentual de 30% de candidatas mulheres para os cargos de deputadas federais, e consequentemente deputadas distritais. Essa determinação está mexendo e muito com as cabeças dos dirigentes políticos. O certo e lógico é que o contingente de mulheres militantes não chega a tal percentual. Uma observação os partidos grandes talvez consiga essa façanha de 30%. E os nanicos?
MUITA PROIBIÇÃO
Começou hoje para valer, a meta final da campanha política quando entram em ação os programas de rádio e de televisão. A programação vai se estender até o dia 30 de setembro.Claro que, para agitar mais o caldo tem-se de quebra as parafernálias da Internet: site, Orkut, blog e etc, pois, tudo vale. Por outro lado, a Justiça Eleitoral está proibindo muito a distribuição de cartazes, de panfletos, de fotos e até aparelho de som que toca jingles e mensagens. E realmente, tais medidas coercitivas só atrapalham a divulgação dos candidatos e em especial os qqu3e disputam a Câmara dos Deputados ou assembléias estaduais.
TÁ RUIM DE FALA
Gente foi de uma pobreza franciscana o debate de quinta-feira (12), na TV Band, com os candidatos ao governo do GDF. Joaquim Roriz virou um saco de pancada e seus adversários, impiedosamente o massacraram. E todos eles tinham um discurso tacanho, pobre e sem clareza. Agnelo é médico mas não fala bem, o Toninho tem um discurso que lembra a esquerda festiva. Roriz todo mundo sabe que a oratória não é o seu fraco. Mas quem não tem cachorro caça com gato.
OLHE A DILMA AÌ GENTE
Para as eleições de 3 de outubro, o Brasil inteiro que tem um colégio eleitoral de 135 milhões de eleitores, vai eleger uma bancada de 54 senadores – dois por estado, entre 275 candidatos. Enquanto isso, 1.836.280 eleitores do Distrito Federal vão eleger 8 deputados federais e 24 parlamentares distritais. Agora, se Dilma Rousseff ganhar no primeiro turno, não será surpresa.
CRIOULO PETISTA.
Não coisa mais provinciana do que Agnelo Queiroz querer processar Roriz por infâmia, pelo fato de Roriz ter dito que vermelho é a cor de Satanás
Ora, na campanha de 2002, o PT fez um escarcéu dos diabos porque Roriz chamou um popular de crioulo petista. Foi um Deus nos acuda com os petistas querendo incriminar Roriz como racista e preconceituoso. Depois, se soube que o tal crioula era um agricultor amigo de Roriz desde o tempo de juventude.
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
O SUPREMO E RORIZ
Cícero Ferreira Lopes - jornalista
A Lei complementar nº 135, ou simplesmente a Lei da Ficha Limpa, está provocando uma revolta, uma confusão nunca vista nos costumes políticos da sociedade brasileira, agora, nesse momento. Domingo (8 de agosto), o jurista e ex- ministro da Justiça, Maurício Correia, discorreu, com muita propriedade, em seu artigo semanal, no Correio Braziliense, sobre o tema: “A Justiça eleitoral e as eleições”. Foi uma aula de Direito, e concomitantemente, uma aula de Política.
Em seu intróito, o ex-senador faz uma abordagem sobre o papel do juiz quando julga ou anuncia uma sentença. Para Maurício Correia, o juiz não é um autômato que dita a lei como se fora uma máquina. Claro que é homem dotado de inteligência racional, de forma sobrenatural. Isso faz lembrar o pensamento maior de Erasmo de Roterdâ, ao afirmar que, o que Deus deu mais ao homem foi o bom senso.
Contudo, o articulista Maurício Correia fala com muita propriedade do episódio da impugnação da candidatura de Joaquim Roriz pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal. Todos sabem que Roriz é candidato ao governo do DF – pela quinta vez, fato inédito na história política brasileira. Em tempo, nenhum patrício chegou a governar por quatro mandatos qualquer estado da Federação.
Ora, a Lei da Ficha Limpa que foi promulgada recentemente, no dia 3 de junho p.p,. veio moralizar o “modus vivendi” de se fazer política. Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral, ao dar interpretação literal, quer a todo custo pegar como cobaia o ex-senador Joaquim Roriz, pelo fato de ter ele renunciado ao cargo de senador em 2007, furtando o direito da presunção de inocência e outros mais apontados pelos juristas.
Esse caso, da provável impugnação de Roriz tornou-se um caso emblemático e nacional. Enquanto isso, uma ilustre banca de advogados que tem Roriz como cliente já entrou com o recurso cabível no TRE, capaz de dar novo rumo à decisão. Se for infrutífero, dirigirá outro ao Tribunal Superior Eleitoral para defender o registro da candidatura. Também é intenção de Joaquim Roriz, pelos seus advogados, chegar à instância maior, o Tribunal Superior Federal (TSE), a pretensão de ter restaurado o seu direito democrático de ser votado para o Governo do Distrito Federal caso seja negado pelo TSE.
E finaliza o mestre Maurício Correia: “Só a essa Corte (STF), como a mais alta instância do Poder Judiciário, é que ficará o encargo de dizer definitivamente se os infratores da Lei Ficha Limpa terão mais essa oportunidade de permanecer na delinquência eleitoral ou se sofrerão os ônus imediatos das sanções previstas”. Em tempo: Contra Roriz não há qualquer punição no Senado que desabone a sua conduta de homem público.
Cícero Ferreira Lopes - jornalista
A Lei complementar nº 135, ou simplesmente a Lei da Ficha Limpa, está provocando uma revolta, uma confusão nunca vista nos costumes políticos da sociedade brasileira, agora, nesse momento. Domingo (8 de agosto), o jurista e ex- ministro da Justiça, Maurício Correia, discorreu, com muita propriedade, em seu artigo semanal, no Correio Braziliense, sobre o tema: “A Justiça eleitoral e as eleições”. Foi uma aula de Direito, e concomitantemente, uma aula de Política.
Em seu intróito, o ex-senador faz uma abordagem sobre o papel do juiz quando julga ou anuncia uma sentença. Para Maurício Correia, o juiz não é um autômato que dita a lei como se fora uma máquina. Claro que é homem dotado de inteligência racional, de forma sobrenatural. Isso faz lembrar o pensamento maior de Erasmo de Roterdâ, ao afirmar que, o que Deus deu mais ao homem foi o bom senso.
Contudo, o articulista Maurício Correia fala com muita propriedade do episódio da impugnação da candidatura de Joaquim Roriz pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal. Todos sabem que Roriz é candidato ao governo do DF – pela quinta vez, fato inédito na história política brasileira. Em tempo, nenhum patrício chegou a governar por quatro mandatos qualquer estado da Federação.
Ora, a Lei da Ficha Limpa que foi promulgada recentemente, no dia 3 de junho p.p,. veio moralizar o “modus vivendi” de se fazer política. Por sua vez, o Tribunal Regional Eleitoral, ao dar interpretação literal, quer a todo custo pegar como cobaia o ex-senador Joaquim Roriz, pelo fato de ter ele renunciado ao cargo de senador em 2007, furtando o direito da presunção de inocência e outros mais apontados pelos juristas.
Esse caso, da provável impugnação de Roriz tornou-se um caso emblemático e nacional. Enquanto isso, uma ilustre banca de advogados que tem Roriz como cliente já entrou com o recurso cabível no TRE, capaz de dar novo rumo à decisão. Se for infrutífero, dirigirá outro ao Tribunal Superior Eleitoral para defender o registro da candidatura. Também é intenção de Joaquim Roriz, pelos seus advogados, chegar à instância maior, o Tribunal Superior Federal (TSE), a pretensão de ter restaurado o seu direito democrático de ser votado para o Governo do Distrito Federal caso seja negado pelo TSE.
E finaliza o mestre Maurício Correia: “Só a essa Corte (STF), como a mais alta instância do Poder Judiciário, é que ficará o encargo de dizer definitivamente se os infratores da Lei Ficha Limpa terão mais essa oportunidade de permanecer na delinquência eleitoral ou se sofrerão os ônus imediatos das sanções previstas”. Em tempo: Contra Roriz não há qualquer punição no Senado que desabone a sua conduta de homem público.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
SINA DO PSDB E DEM
As eleições gerais cada dia se aproximam mais, e uma energia ou frenesi vai tomando conta do povo, principalmente, dos candidatos E, como a coisa mudou , no governo do presidente Lula para cá, quer dizer em oito anos.
Quem não se lembra da coligação PSDB e PFL, duas grandes legendas que mandaram e desmandaram, puseram em prática o liberalismo da primeira ministra inglesa Margareth Tatcher, e a economia brasileira foi para o beleléu. O presidente Fernando Henrique Cardoso – pai do apagão, por pouco não vendeu o Banco do Brasil. E tem um fato insólito que pouca gente sabe, FHC chegou a arquitetar a criação do senador vitalício e claro, sendo ele um desses senadores. A turma do Pacotão sabe dessa historia, que graças a Deus não prosperou.
Passado tanto tempo dessa brincadeira, hoje, PSDB e o PFL que virou o DEM – ou demo, como o qualificou o presidente Lula. Essa coligação vive uma realidade bisonha, para não dizer triste, desprestigiado, e prestes a sucumbir. Hoje, o PSDB e o DEM vão muito mal nos estados: Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro.. O DEM por exemplo o único governador que tinha (eleito pelo PFL) era José Roberto Arruda, do Distrito Federal que foi deposto pelo Ministério Público, no começo do ano.
SETENTINHA ZERO QUILOMETRO
A festa de 70 anos, de Cicinho Filisteu, sábado (7), à tarde, no Conic foi um rebocetê dos diabos, tinha comunistas, agnelistas, filipelistas, magelistas, médicos, advogados, poetas, atrizes, jornalistas e candidatos que dava no meio da canela. O Filisteu – que é o muso do Pacotão estava célere, prosaico, profano como sempre, cantarolou uma infame marchinha com o título inusitado de “Ficha Suja” que dizia assim:
Em Agnelo eu não voto não
Agnelo deu calote no Pacotão
Ele vai dar ele vai ele vai dar
Calote na população.
Ficha Suja
Para animar a frevança até a orquestra Banda Podre do Pacotão tocou a vontade. Calma gente, vem agora um comercial. Foi lançado um CD “Cicinho sem conserto” onde o próprio canta suas perolas pornofônicas, gaiatas e satíricas dos carnavais do Pacotão. Cada disco custa 10,00. O diretor artístico foi o tenor Joka Pavaroti (de Goiás). Compre o disco pelo 8411 1481.
COTA PEQUENA MAS VALIOSA
Para as eleições de outubro próximo, houve um aumento, embora pequeno de número de mulheres, que concorrem à Câmara dos Deputados que são 1.332 senhoras. Em 2006, o registro foi de 703 candidatas. Informa o ministro Carlos Ayres Brito – presidente do Tribunal Superior Eleitoral que os partidos políticos, cada um podem reservar a cota de 30% das vagas para as mulheres que desejaram concorrer a qualquer cargo político. Atualmente, o plenário da Câmara dos Deputados registra a presença de 513 parlamentares,
CHICA BOM
Até sexta-feira 13 (de agosto), os advogados do ex-governador Joaquim Roriz entram com uma ação judicial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no intuito de revogar a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral. Por sua vez, a Corte do TSE deve julgar essa solicitação no dia 19, do mês em curso. Roriz mantém a esperança de ser candidato pela quinta vês, ao Palácio do Buriti. A fé de Roriz faz lembrar o teatrólogo e cronista Nélson Rodrigues que dizia: “O homem sem fé é incapaz de chupar um chica bom”.
NOVA FORMA DE GOVERNO FEDERAL.
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, revelou à imprensa que a Presidência da República na gestão de Dilma Rousseff, pretende criar uma assessoria especial para tratar de questões estratégicas de Segurança Nacional, como fez o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos. O chefe dessa pasta ficará subordinado ao ministro titular da pasta de Segurança Nacional. Por sua vez, o futuro vice-presidente da Republica, Deputado Michel Temer tem um projeto para partilhar os ministérios de forma diferente como acontece hoje.
As eleições gerais cada dia se aproximam mais, e uma energia ou frenesi vai tomando conta do povo, principalmente, dos candidatos E, como a coisa mudou , no governo do presidente Lula para cá, quer dizer em oito anos.
Quem não se lembra da coligação PSDB e PFL, duas grandes legendas que mandaram e desmandaram, puseram em prática o liberalismo da primeira ministra inglesa Margareth Tatcher, e a economia brasileira foi para o beleléu. O presidente Fernando Henrique Cardoso – pai do apagão, por pouco não vendeu o Banco do Brasil. E tem um fato insólito que pouca gente sabe, FHC chegou a arquitetar a criação do senador vitalício e claro, sendo ele um desses senadores. A turma do Pacotão sabe dessa historia, que graças a Deus não prosperou.
Passado tanto tempo dessa brincadeira, hoje, PSDB e o PFL que virou o DEM – ou demo, como o qualificou o presidente Lula. Essa coligação vive uma realidade bisonha, para não dizer triste, desprestigiado, e prestes a sucumbir. Hoje, o PSDB e o DEM vão muito mal nos estados: Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro.. O DEM por exemplo o único governador que tinha (eleito pelo PFL) era José Roberto Arruda, do Distrito Federal que foi deposto pelo Ministério Público, no começo do ano.
SETENTINHA ZERO QUILOMETRO
A festa de 70 anos, de Cicinho Filisteu, sábado (7), à tarde, no Conic foi um rebocetê dos diabos, tinha comunistas, agnelistas, filipelistas, magelistas, médicos, advogados, poetas, atrizes, jornalistas e candidatos que dava no meio da canela. O Filisteu – que é o muso do Pacotão estava célere, prosaico, profano como sempre, cantarolou uma infame marchinha com o título inusitado de “Ficha Suja” que dizia assim:
Em Agnelo eu não voto não
Agnelo deu calote no Pacotão
Ele vai dar ele vai ele vai dar
Calote na população.
Ficha Suja
Para animar a frevança até a orquestra Banda Podre do Pacotão tocou a vontade. Calma gente, vem agora um comercial. Foi lançado um CD “Cicinho sem conserto” onde o próprio canta suas perolas pornofônicas, gaiatas e satíricas dos carnavais do Pacotão. Cada disco custa 10,00. O diretor artístico foi o tenor Joka Pavaroti (de Goiás). Compre o disco pelo 8411 1481.
COTA PEQUENA MAS VALIOSA
Para as eleições de outubro próximo, houve um aumento, embora pequeno de número de mulheres, que concorrem à Câmara dos Deputados que são 1.332 senhoras. Em 2006, o registro foi de 703 candidatas. Informa o ministro Carlos Ayres Brito – presidente do Tribunal Superior Eleitoral que os partidos políticos, cada um podem reservar a cota de 30% das vagas para as mulheres que desejaram concorrer a qualquer cargo político. Atualmente, o plenário da Câmara dos Deputados registra a presença de 513 parlamentares,
CHICA BOM
Até sexta-feira 13 (de agosto), os advogados do ex-governador Joaquim Roriz entram com uma ação judicial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no intuito de revogar a impugnação de sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral. Por sua vez, a Corte do TSE deve julgar essa solicitação no dia 19, do mês em curso. Roriz mantém a esperança de ser candidato pela quinta vês, ao Palácio do Buriti. A fé de Roriz faz lembrar o teatrólogo e cronista Nélson Rodrigues que dizia: “O homem sem fé é incapaz de chupar um chica bom”.
NOVA FORMA DE GOVERNO FEDERAL.
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, revelou à imprensa que a Presidência da República na gestão de Dilma Rousseff, pretende criar uma assessoria especial para tratar de questões estratégicas de Segurança Nacional, como fez o presidente Barack Obama, dos Estados Unidos. O chefe dessa pasta ficará subordinado ao ministro titular da pasta de Segurança Nacional. Por sua vez, o futuro vice-presidente da Republica, Deputado Michel Temer tem um projeto para partilhar os ministérios de forma diferente como acontece hoje.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
A IMPUGNAÇÃO ENROLOU
Repercute com muita intensidade a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que cassou a candidatura de Joaquim Domingos Roriz. O povo ficou meio tonto pensando que Roriz desistirá da eleição. Mas Roriz já afirmou categoricamente que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. E tem mais, a campanha de rua, com instalações de comitês, continua a todo vapor. Roriz está disposto a lutar pela sua candidatura até no Supremo Tribunal Federal (STF), se for o caso.
O impacto da impugnação de Roriz foi como uma ducha de água fria. Aliás, esse abalo ,também , desestruturou as hostes adversárias capitaneadas pelos candidatos que disputam o governo do GDF, pois, o bolo eleitoral fica mais confuso. Claro que a decisão do corpo de jurados do TSE tem uma outra peculiaridade que é o questionamento político constitucional.
A banca de advocacia do professor e jurista, Pedro Gordilho, que presta serviço ao ex-governador Joaquim Roriz já está estudando as peças jurídicas de defesa de Roriz.
QUE DIFICULDADE, FICHA LIMPA
Até agora mais de dez estados da federação já se posicionaram contra a Lei Ficha Limpa, no capitulo que tange a questão da retroatividade da lei para punir alguém. Como se trata uma questão capciosa demais, o caminho certo é esperar a decisão e a definição do Supremo Tribunal Federal. E assim, pela lógica, a retroatividade da Lei Ficha Limpa só ficará mais clara quando o STF se pronunciar. Pois bem, os TREs do Rio Grande do Sul, de Tocantins, do Acre, da Paraíba, do Mato Grosso do Sul, do Pará e outros mais, estão julgando os candidatos deixando de lado a retroatividade temporal. Por sua vez, a OAB está só reclamando da falta de unidade de pensamento quando o assunto é Ficha Limpa.
Enquanto isso, eis a relação de candidaturas “fichas sujas” que ficaram “limpas” devido os TREs: Ana Júlia Carepa (PT-PA) para governadora: Jader Barbalho (PMDB-PA), para senador; Paulo Rocha (PT-PA), para senador: Jackson Lago (PDT-MA), para governador; Heráclito Fortes (DEM-PI) para senador; Mão Santa (PSC-PI),para senador; Wellington Dias (PT-PI), para senador: Fernando Collor (PTB-AL), para governador e Antony Garotinho (PP-RJ), para deputado Federal.
TRE ATAREFADO
O Tribunal Regional Eleitoral do DF promete para terça-feira, dia 10, acabar de examinar os pedidos de registro de candidaturas, num total de 1.030 candidatos. Na realidade, faltam apenas 300 processos. Por outro lado, o TER já contabilizou 79 impugnações, 19 desistências e 11 foram barradas por falta de informações. No rol de possíveis impugnados constam os nomes de Maria de Lourdes Abadia – para senadora, Ana Cristina Kubitschek (neta de Juscelino Kubitscheck). Cristiano Araújo (PTB) que luta pela reeleição na Câmara Legislativa e Benício Tavares (PMDB) candidato a reeleição.
A CLASSE PODE
A comunidade de gays, lésbicas e simpatizantes do Distrito Federal que tem aproximadamente 70 mil eleitores, quer desenvolver um trabalho de conscientização para ele um “colega” para a Câmara dos Deputados e dois parlamentares para a Assembléia Distrital.
Repercute com muita intensidade a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, que cassou a candidatura de Joaquim Domingos Roriz. O povo ficou meio tonto pensando que Roriz desistirá da eleição. Mas Roriz já afirmou categoricamente que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. E tem mais, a campanha de rua, com instalações de comitês, continua a todo vapor. Roriz está disposto a lutar pela sua candidatura até no Supremo Tribunal Federal (STF), se for o caso.
O impacto da impugnação de Roriz foi como uma ducha de água fria. Aliás, esse abalo ,também , desestruturou as hostes adversárias capitaneadas pelos candidatos que disputam o governo do GDF, pois, o bolo eleitoral fica mais confuso. Claro que a decisão do corpo de jurados do TSE tem uma outra peculiaridade que é o questionamento político constitucional.
A banca de advocacia do professor e jurista, Pedro Gordilho, que presta serviço ao ex-governador Joaquim Roriz já está estudando as peças jurídicas de defesa de Roriz.
QUE DIFICULDADE, FICHA LIMPA
Até agora mais de dez estados da federação já se posicionaram contra a Lei Ficha Limpa, no capitulo que tange a questão da retroatividade da lei para punir alguém. Como se trata uma questão capciosa demais, o caminho certo é esperar a decisão e a definição do Supremo Tribunal Federal. E assim, pela lógica, a retroatividade da Lei Ficha Limpa só ficará mais clara quando o STF se pronunciar. Pois bem, os TREs do Rio Grande do Sul, de Tocantins, do Acre, da Paraíba, do Mato Grosso do Sul, do Pará e outros mais, estão julgando os candidatos deixando de lado a retroatividade temporal. Por sua vez, a OAB está só reclamando da falta de unidade de pensamento quando o assunto é Ficha Limpa.
Enquanto isso, eis a relação de candidaturas “fichas sujas” que ficaram “limpas” devido os TREs: Ana Júlia Carepa (PT-PA) para governadora: Jader Barbalho (PMDB-PA), para senador; Paulo Rocha (PT-PA), para senador: Jackson Lago (PDT-MA), para governador; Heráclito Fortes (DEM-PI) para senador; Mão Santa (PSC-PI),para senador; Wellington Dias (PT-PI), para senador: Fernando Collor (PTB-AL), para governador e Antony Garotinho (PP-RJ), para deputado Federal.
TRE ATAREFADO
O Tribunal Regional Eleitoral do DF promete para terça-feira, dia 10, acabar de examinar os pedidos de registro de candidaturas, num total de 1.030 candidatos. Na realidade, faltam apenas 300 processos. Por outro lado, o TER já contabilizou 79 impugnações, 19 desistências e 11 foram barradas por falta de informações. No rol de possíveis impugnados constam os nomes de Maria de Lourdes Abadia – para senadora, Ana Cristina Kubitschek (neta de Juscelino Kubitscheck). Cristiano Araújo (PTB) que luta pela reeleição na Câmara Legislativa e Benício Tavares (PMDB) candidato a reeleição.
A CLASSE PODE
A comunidade de gays, lésbicas e simpatizantes do Distrito Federal que tem aproximadamente 70 mil eleitores, quer desenvolver um trabalho de conscientização para ele um “colega” para a Câmara dos Deputados e dois parlamentares para a Assembléia Distrital.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
ASSIM NÃO DÁ
Artigo Cícero Ferreira Lopes
Nunca houve uma campanha política tão fria como a deste ano (2010). O que denuncia ser tempo de política são alguns cavaletes com as fotos e “posters” de políticos candidato nas ruas ou avenidas de cidades e até nas rádios e televisões a coisa está sem animação ou capionga – como se diz em Minas Gerais. Para piorar o político não pode nem pagar uma rodada de pinga ou uma cervejada aos eleitores, por causa Justiça Eleitoral.
A Lei 11.300/2006, conhecida como a mini-reforma política determinou um conjunto de regras disciplinando a utilização da propaganda, do financiamento e a prestação de contas das despesas com campanhas, e mais, o respeito ao calendário eleitoral. Desse jeito, sinceramente, não dá prazer ser candidato e muito menos trabalhar por alguém sem poder esbanjar uma alegria efusiva e contagiante.
Também, em Minas Gerais, há um ditado que reza assim – sem dinheiro não se faz política – pura verdade. Claro que para se eleger um deputado estadual (ou distrital, para o Distrito Federal), se o pretendente não tiver uma reserva de 2 milhões de reais, não entre na brincadeira. Aliás, o deputado José Bonifácio de Andrade, famosa raposa mineira da UDN, costumava dizer que “a política não é brincadeira pra menino”. Agora, para se eleger deputado federal a conta não fica por menos de 4 milhões de reais.
O certo de tudo isso ou consolo é que a política é fundamental, logo é necessário a sua sobrevivência para a própria sociedade. E os políticos que forem eleitos no dia 3 de outubro, têm o dever imperativo de fazer a reforma política tão almejada pela sociedade brasileira.
Artigo Cícero Ferreira Lopes
Nunca houve uma campanha política tão fria como a deste ano (2010). O que denuncia ser tempo de política são alguns cavaletes com as fotos e “posters” de políticos candidato nas ruas ou avenidas de cidades e até nas rádios e televisões a coisa está sem animação ou capionga – como se diz em Minas Gerais. Para piorar o político não pode nem pagar uma rodada de pinga ou uma cervejada aos eleitores, por causa Justiça Eleitoral.
A Lei 11.300/2006, conhecida como a mini-reforma política determinou um conjunto de regras disciplinando a utilização da propaganda, do financiamento e a prestação de contas das despesas com campanhas, e mais, o respeito ao calendário eleitoral. Desse jeito, sinceramente, não dá prazer ser candidato e muito menos trabalhar por alguém sem poder esbanjar uma alegria efusiva e contagiante.
Também, em Minas Gerais, há um ditado que reza assim – sem dinheiro não se faz política – pura verdade. Claro que para se eleger um deputado estadual (ou distrital, para o Distrito Federal), se o pretendente não tiver uma reserva de 2 milhões de reais, não entre na brincadeira. Aliás, o deputado José Bonifácio de Andrade, famosa raposa mineira da UDN, costumava dizer que “a política não é brincadeira pra menino”. Agora, para se eleger deputado federal a conta não fica por menos de 4 milhões de reais.
O certo de tudo isso ou consolo é que a política é fundamental, logo é necessário a sua sobrevivência para a própria sociedade. E os políticos que forem eleitos no dia 3 de outubro, têm o dever imperativo de fazer a reforma política tão almejada pela sociedade brasileira.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
REPUBLIQUETA NUNCA
Pergunta-se: uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral tem força de lei? Foi, justamente, o que aconteceu, e a consulta gerou interpretações de toda ordem. O caso é o seguinte a Lei Ficha Limpa foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 4 de junho. E o senador Artur Virgílio Neto (PSDB-AM) perguntou ao TRE se a referida lei teria abrangência para cassar candidatos que renunciaram antes da Lei Ficha Limpa vigorar.
Aí, estabeleceu-se uma verdadeira confusão na interpretação dessa resposta. Mas nem tudo está perdido, e o candidato que se julgar injustiçado pela impugnação a Justiça Eleitoral faculta ao candidato a oportunidade dele recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. E se por ventura, novamente, o dito cujo for condenado, ele ( candidato) terá uma terceira chance de avocar ao Supremo Tribunal Federal. Então, nessa situação, o candidato chegará ao pleito de 3 de outubro, como sub-judice.
Pois, o imbróglio está feito, centenas de candidatos vão batalhar para se livrar da Lei Ficha Limpa, numa boa, afinal o Brasil é uma república democrática, e não uma republiqueta de banana.
AGOSTO VEM QUENTE
Esta semana, começou agosto, mês famoso pelo calendário, pelas fatalidades, pelas ocorrências históricas, é o oitavo no calendário Juliano, mês de sorte, e sobretudo, mês de afirmação. Para o Brasil, em agosto aconteceu o suicídio do presidente Getúlio Vargas. E sempre nesse período a vida política brasileira sofre abalos.
Pois bem. Agora, quinta-feira 5, acontecerão dois fatos importantes para a política nacional, é que o Tribunal Regional Eleitoral vai divulgar a relação dos candidatos fichas limpas que concorrerão as eleições. Á noite, a TV Bandeirante promove o primeiro debate nacional com os candidatos à presidência da República: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT/PMDB) e Marina Silva (PV).
Há um clímax de expectativa geral principalmente para os partidos políticos é que às 22:00h, (quinta-feira), todo mundo estará voltado para assistir o debate político com os candidatos presidenciáveis. A sociedade, o eleitor, o povo em geral vai querer saber como pensa fulano, sicrano e beltrano. O que interessa é saber como Dilma vai administrar, o que o Serra fará com a economia nacional, e a Marina o que ela pretende fazer. Não vai ser fácil, pois, é a vida de uma Nação que está em jogo.
Dilma Rousseff é a candidata neófita – em termo de campanha política, pois, ela nunca se candidatou nem à síndica. Ela está candidata, como a mãe de São Pedro está no céu, melhor explicando pelos méritos do presidente Lula. É bem verdade que Dilma é competente, inteligente, batalhadora e corajosa. A candidata petista, logicamente, é assistida por uma equipe de doutores, cientistas graduados em universidades estrangeiras, assessores do mais alto nível intelectual.
José Serra, paulistano de boa cepa, quando estudante universitário foi líder da categoria, foi presidente da UNE. Ele exilou-se no Chile, nos Estados Unidos onde concluiu graduação escolar superior. Voltou para o Brasil e se tornou um militante político de esquerda. Elegeu-se deputado federal pelo PMDB, depois se elegeu senador da República, foi governador e agora tenta pela segunda vez a presidência da República.
Marina Silva, acreana, filha de seringueiro, de família humilde, aos 16 anos, foi ser empregada doméstica para se alfabetizar e estudar. É destemida, é de formação política social e cristã. Conheceu Chico Mendes que a elegeu vereadora e deputada estadual. É senadora da República de segundo mandato, foi fundadora do PT em seu estado. Marina tem um pensamento filosófico político de raízes na Igreja (socialista cristã). A sua oratória é fluente e muito comunicativa. Marina deixou o PT por desentendimento na conduta política do Ministério do Meio Ambiente. Um detalhe, Marina é uma das dez personalidades estrangeiras que mais entende de Amazônia.
MUITO DINHEIRO
As eleições gerais deste ano vão custar aos cofres públicos da Nação a quantia de R$ 550 milhões de reais. Nessa conta está incluída um aumento na ordem de 47%, pois, no pleito de 2006, o gasto foi de 373.547.150,79 reais. Já o colégio eleitoral brasileiro teve um crescimento demográfico na ordem de 7,8% em relação ao eleitorado de 2006. Por sua vez, os TREs vão receber a quantia de 228 milhões de reais. Uma curiosidade, é no Amazonas (estado) que o voto custa mais caro, isso pela dificuldade de acesso do eleitor às seções eleitorais.
A TV MOSTRA
Você eleitor quer saber como anda a política na sua cidade, no seu estado ou no Brasil, a solução mais viável é a televisão, depois os jornais, e por fim o rádio. E a Internet ? Agora, a história é outra, daqui num futuro bem próximo a Internet naturalmente vai suplantar a televisão.
JOGO SUJO
O Ministério Público de São Paulo pediu ao TER bandeirante a cassação de Paulo Salim Maluf, quando prefeito de São Paulo realizou uma compra de frangos que foi superfaturada. Paulo Maluf que é o deputado mais bem votado no Brasil com mais de 700 mil votos, já está contestando no T.R.E. a impugnação. Já na Paraíba, o ex-governador, Cássio Cunha Lima, também, não aceita a sua cassação como candidato ao Senado da República. Os dois estão sujos perante à Ficha Limpa.
NO MARANHÃO NÃO
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão resolveu desconhecer a Lei Ficha Limpa e “limpou” os nomes dos candidatos a deputados federais –inclusive Zequinha Roriz, filho do senador José Sarnei. A coisa engrossou eo TSE – de Brasília, vai ter de resolver esse imbróglio. Os magistrados maranhenses não aceitam a retroatividade temporal da Lei Ficha Limpa.
RORIZ 50 ANOS DE CASAMENTO.
Quinta-Feira (29), à noite, Roriz fez uma pausa na campanha política, e juntamente com a sua esposa dona Weslian Roriz, celebraram as bodas de ouro na Catedral de Brasília. Quem celebrou a solenidade religiosa foi Dom José Freire Falcão, cardeal e arcebispo emérito de Brasília. O templo ficou repleto de autoridades, personalidades e o povo que admira o casal Joaquim/Weslian Roriz.
PV É O MAIOR
Parece incrível o Partido Verde (PV), foi a legenda que mais apresentou candidatos para cargos públicos no Brasil, com 1.363 candidaturas. Em seguida veio o PT com 1.343 candidatos; o PMDB com 1.284; PSB com 1.126 e o PSDB com 1.098 candidatos
Pergunta-se: uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral tem força de lei? Foi, justamente, o que aconteceu, e a consulta gerou interpretações de toda ordem. O caso é o seguinte a Lei Ficha Limpa foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 4 de junho. E o senador Artur Virgílio Neto (PSDB-AM) perguntou ao TRE se a referida lei teria abrangência para cassar candidatos que renunciaram antes da Lei Ficha Limpa vigorar.
Aí, estabeleceu-se uma verdadeira confusão na interpretação dessa resposta. Mas nem tudo está perdido, e o candidato que se julgar injustiçado pela impugnação a Justiça Eleitoral faculta ao candidato a oportunidade dele recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. E se por ventura, novamente, o dito cujo for condenado, ele ( candidato) terá uma terceira chance de avocar ao Supremo Tribunal Federal. Então, nessa situação, o candidato chegará ao pleito de 3 de outubro, como sub-judice.
Pois, o imbróglio está feito, centenas de candidatos vão batalhar para se livrar da Lei Ficha Limpa, numa boa, afinal o Brasil é uma república democrática, e não uma republiqueta de banana.
AGOSTO VEM QUENTE
Esta semana, começou agosto, mês famoso pelo calendário, pelas fatalidades, pelas ocorrências históricas, é o oitavo no calendário Juliano, mês de sorte, e sobretudo, mês de afirmação. Para o Brasil, em agosto aconteceu o suicídio do presidente Getúlio Vargas. E sempre nesse período a vida política brasileira sofre abalos.
Pois bem. Agora, quinta-feira 5, acontecerão dois fatos importantes para a política nacional, é que o Tribunal Regional Eleitoral vai divulgar a relação dos candidatos fichas limpas que concorrerão as eleições. Á noite, a TV Bandeirante promove o primeiro debate nacional com os candidatos à presidência da República: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT/PMDB) e Marina Silva (PV).
Há um clímax de expectativa geral principalmente para os partidos políticos é que às 22:00h, (quinta-feira), todo mundo estará voltado para assistir o debate político com os candidatos presidenciáveis. A sociedade, o eleitor, o povo em geral vai querer saber como pensa fulano, sicrano e beltrano. O que interessa é saber como Dilma vai administrar, o que o Serra fará com a economia nacional, e a Marina o que ela pretende fazer. Não vai ser fácil, pois, é a vida de uma Nação que está em jogo.
Dilma Rousseff é a candidata neófita – em termo de campanha política, pois, ela nunca se candidatou nem à síndica. Ela está candidata, como a mãe de São Pedro está no céu, melhor explicando pelos méritos do presidente Lula. É bem verdade que Dilma é competente, inteligente, batalhadora e corajosa. A candidata petista, logicamente, é assistida por uma equipe de doutores, cientistas graduados em universidades estrangeiras, assessores do mais alto nível intelectual.
José Serra, paulistano de boa cepa, quando estudante universitário foi líder da categoria, foi presidente da UNE. Ele exilou-se no Chile, nos Estados Unidos onde concluiu graduação escolar superior. Voltou para o Brasil e se tornou um militante político de esquerda. Elegeu-se deputado federal pelo PMDB, depois se elegeu senador da República, foi governador e agora tenta pela segunda vez a presidência da República.
Marina Silva, acreana, filha de seringueiro, de família humilde, aos 16 anos, foi ser empregada doméstica para se alfabetizar e estudar. É destemida, é de formação política social e cristã. Conheceu Chico Mendes que a elegeu vereadora e deputada estadual. É senadora da República de segundo mandato, foi fundadora do PT em seu estado. Marina tem um pensamento filosófico político de raízes na Igreja (socialista cristã). A sua oratória é fluente e muito comunicativa. Marina deixou o PT por desentendimento na conduta política do Ministério do Meio Ambiente. Um detalhe, Marina é uma das dez personalidades estrangeiras que mais entende de Amazônia.
MUITO DINHEIRO
As eleições gerais deste ano vão custar aos cofres públicos da Nação a quantia de R$ 550 milhões de reais. Nessa conta está incluída um aumento na ordem de 47%, pois, no pleito de 2006, o gasto foi de 373.547.150,79 reais. Já o colégio eleitoral brasileiro teve um crescimento demográfico na ordem de 7,8% em relação ao eleitorado de 2006. Por sua vez, os TREs vão receber a quantia de 228 milhões de reais. Uma curiosidade, é no Amazonas (estado) que o voto custa mais caro, isso pela dificuldade de acesso do eleitor às seções eleitorais.
A TV MOSTRA
Você eleitor quer saber como anda a política na sua cidade, no seu estado ou no Brasil, a solução mais viável é a televisão, depois os jornais, e por fim o rádio. E a Internet ? Agora, a história é outra, daqui num futuro bem próximo a Internet naturalmente vai suplantar a televisão.
JOGO SUJO
O Ministério Público de São Paulo pediu ao TER bandeirante a cassação de Paulo Salim Maluf, quando prefeito de São Paulo realizou uma compra de frangos que foi superfaturada. Paulo Maluf que é o deputado mais bem votado no Brasil com mais de 700 mil votos, já está contestando no T.R.E. a impugnação. Já na Paraíba, o ex-governador, Cássio Cunha Lima, também, não aceita a sua cassação como candidato ao Senado da República. Os dois estão sujos perante à Ficha Limpa.
NO MARANHÃO NÃO
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão resolveu desconhecer a Lei Ficha Limpa e “limpou” os nomes dos candidatos a deputados federais –inclusive Zequinha Roriz, filho do senador José Sarnei. A coisa engrossou eo TSE – de Brasília, vai ter de resolver esse imbróglio. Os magistrados maranhenses não aceitam a retroatividade temporal da Lei Ficha Limpa.
RORIZ 50 ANOS DE CASAMENTO.
Quinta-Feira (29), à noite, Roriz fez uma pausa na campanha política, e juntamente com a sua esposa dona Weslian Roriz, celebraram as bodas de ouro na Catedral de Brasília. Quem celebrou a solenidade religiosa foi Dom José Freire Falcão, cardeal e arcebispo emérito de Brasília. O templo ficou repleto de autoridades, personalidades e o povo que admira o casal Joaquim/Weslian Roriz.
PV É O MAIOR
Parece incrível o Partido Verde (PV), foi a legenda que mais apresentou candidatos para cargos públicos no Brasil, com 1.363 candidaturas. Em seguida veio o PT com 1.343 candidatos; o PMDB com 1.284; PSB com 1.126 e o PSDB com 1.098 candidatos
Assinar:
Postagens (Atom)