VOTE, VOTE BEM AMIGO
Cícero Ferreira Lopes - Jornalista
O Distrito Federal tem uma comunidade de eleitores que passa de 1 milhão e 800 mil votantes, aptos a votar. Mas votar não é tão simples assim, considerando que o voto é a expressão consciente do eleitor, em delegar o seu voto a aqueles que se candidatam a cargos públicos para dirigir a cidade em comum acordo com a população. Ora, pensando bem, Brasília foi vítima de um brutal escândalo político a “Caixa de Pandora” que resultou na cassação do mandato do governador – José Roberto Arruda, do vice-governador Paulo Octavio, e consequentemente, a derrubada de todo secretariado de governo e as cassações de três deputados distritais. O baque moral desse escândalo envergonhou a toda sociedade e a toda população do Distrito Federal. Assim, quem é político está-se sentindo enlameado pela desonestidade e pelo descalabro da coisa público.
Mas “Tudo passa nada passa” como sentenciava o inesquecível orador sacro Padre Antonio Vieira, em “Os Sermões”. A menos de um mês, haverá eleições gerais em todo o Brasil. Contudo, é bom nos atermos especificamente a Brasília, para que o eleitorado esclarecido, na hora de votar, esqueça-se do mal político, do demagogo de carteirinha, e vote em pessoa de bem que tenham a proposta de servir com respeito, amor e espírito fraternal à comunidade. Uma coisa é certa entre os oitocentos candidatos que disputam o governo local, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Câmara Distrital têm gente qualificada que merece o seu voto.
PESQUISA PÕE AGNELO NA FRENTE
Já dizia a “raposa” maior de Minas Gerais, José Maria Alkimim, que o mais importante no fato político é a repercussão. Como a campanha política está chegado ao final, todos os políticos todos os candidatos pensam dia e noite, as 24 horas dia, no pleito de 3 de outubro. Enfim, é a reta final que se aproxima. Também agora, os institutos de opinião pública trabalham diuturnamente produzindo pesquisas para os candidatos.
É bem verdade que uma pesquisa eleitoral retrata um momento fugaz e passageiro. A pesquisa não tem o condão da verdade, muito embora, a sua informação é de natureza matemática e científica. Claro, que nas grandes cidades o resultado de uma pesquisa é mais real, mais factual, pois, nessa circunstância o colégio de eleitores é fundamental.
Assim, a Datafolha em pesquisa contratada pelo Rede Globo, nos dias 23 e 24, publicou pesquisa onde Roriz tinha 41% e Àgnelo 35%, sendo que na semana anterior, Roriz tinha uma dianteira de 20%. E que, agora, Agnelo crescera 15%. Por sua vez, o Instituto de Pesquisa Exata, em trabalho, realizado nos dias 23 e 26, registra pela primeira vez, que Agnelo passou á frente de Roriz obtendo 38,2%, enquanto o ex-governador teve 35,4, o que dá uma margem favorável a Agnelo de 2,8%. Já o Instituto Soma, de Brasília, cravava em sua pesquisa – nessa mesma época, o empate de 36% para Roriz e 36% para Agnelo.
NOVOS GOVERNADORES
Simplesmente, sete senadores estão candidatos a governador nas eleições de 3 de outubro.Detalhe todos têm chances de vitória. São eles: Tião Viana (PT- AC), Fernando Collor de Melo (PTB-AL), Alfredo Nascimento (PR-AM), Renato Casagrande (PSB-ES), José Vicente Claudino (PTB – PI), Marconi Pirillo (PSDB-GO) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN). Comenta-se ainda, que, Tião Viana, Alfredo Nascimento ocupem, futuramente, um cago de ministro de Estado no governo da presideente Dilma Rousseff.
BOATO CORRE
Ainda, nem se quer se concretizou a vitória de Dilma Rousseff à presidência da República, corre o boato de que a Dilma já burila a composição ministerial de seu governo. Por sua vez, a Dilma negou, peremptoriamente, qualquer indicação de alguém para qualquer ministério.Ora, não foi a toa que circulou a informação de que Antônio Palloci viria para a Casa Civil.
LULA E AGNELO
Os agnelistas estão mais do que contente com as pesquisas publicadas no ultimo fim de semana, que resta o empate técnico entre Agnelo Queiroz e Joaquim Roriz. Porém, o que mais alavancou a campanha de Agnelo foram as presenças e mensagem do casal presidencial Lula e Dona Marisa Letícia pedindo votos para o médico Agnelo.
TSE JULGARÁ
Quarta-Feira (1) de setembro, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral tem audiência para julgamento de candidatos que recorreram à essa Corte, e que esperam deferimento de suas candidaturas. Um caso particular é o de Joaquim Roriz que pretende disputar o governo do GDF pela quinta vez. Por outro lado, a banca de advogados que patrocina a causa rorizista, já adiantou que caso haja impedimento, de pronto Roriz recorrerá ao Supremo Tribunal Federal. Em tempo. No TSE existem 85 ações esperando deferimento do egrégio colégio eleitoral.
DISPUTA DURÍSSIMA.
A eleição para governador de Minas Gerais, que até então vinha dando o candidato Helio Costa, como um virtual vencedor, apresenta novidade em seu desempenho. É que, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), disparou a crescer nas pesquisas mineira, e agora, o Hélio Costa pontua 39% contra 32% de seu adversário. Esse fato vem reforçar a idéia de páreo vai ser duro. Claro que o ex-governador e candidato ao Senado Federal, Aécio Neves é dono de grande prestígio eleitoral nas Alterosas, isso é incontestável.
LULA E DILMA VIAJAM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente, com a candidata Dilma Rousseff vão empreender um “tour” pelos estados a começar pelo Ceará, Piauí e o Pará, onde haverá comícios e outras manifestações públicas. O objetivo da viagem é promover a vitória dos candidatos tidos como correligionários. Porém, o grupo técnico que coordena a campanha presidencial escolheu nove estados da federação onde Lula e Dilma teriam de ir a dois palanques, assim, para evitar ciumeiras Dilma e Lula não vão ao Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amapá, Maranhão e Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário