terça-feira, 3 de agosto de 2010

REPUBLIQUETA NUNCA

Pergunta-se: uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral tem força de lei? Foi, justamente, o que aconteceu, e a consulta gerou interpretações de toda ordem. O caso é o seguinte a Lei Ficha Limpa foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 4 de junho. E o senador Artur Virgílio Neto (PSDB-AM) perguntou ao TRE se a referida lei teria abrangência para cassar candidatos que renunciaram antes da Lei Ficha Limpa vigorar.
Aí, estabeleceu-se uma verdadeira confusão na interpretação dessa resposta. Mas nem tudo está perdido, e o candidato que se julgar injustiçado pela impugnação a Justiça Eleitoral faculta ao candidato a oportunidade dele recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. E se por ventura, novamente, o dito cujo for condenado, ele ( candidato) terá uma terceira chance de avocar ao Supremo Tribunal Federal. Então, nessa situação, o candidato chegará ao pleito de 3 de outubro, como sub-judice.
Pois, o imbróglio está feito, centenas de candidatos vão batalhar para se livrar da Lei Ficha Limpa, numa boa, afinal o Brasil é uma república democrática, e não uma republiqueta de banana.


AGOSTO VEM QUENTE

Esta semana, começou agosto, mês famoso pelo calendário, pelas fatalidades, pelas ocorrências históricas, é o oitavo no calendário Juliano, mês de sorte, e sobretudo, mês de afirmação. Para o Brasil, em agosto aconteceu o suicídio do presidente Getúlio Vargas. E sempre nesse período a vida política brasileira sofre abalos.
Pois bem. Agora, quinta-feira 5, acontecerão dois fatos importantes para a política nacional, é que o Tribunal Regional Eleitoral vai divulgar a relação dos candidatos fichas limpas que concorrerão as eleições. Á noite, a TV Bandeirante promove o primeiro debate nacional com os candidatos à presidência da República: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT/PMDB) e Marina Silva (PV).




Há um clímax de expectativa geral principalmente para os partidos políticos é que às 22:00h, (quinta-feira), todo mundo estará voltado para assistir o debate político com os candidatos presidenciáveis. A sociedade, o eleitor, o povo em geral vai querer saber como pensa fulano, sicrano e beltrano. O que interessa é saber como Dilma vai administrar, o que o Serra fará com a economia nacional, e a Marina o que ela pretende fazer. Não vai ser fácil, pois, é a vida de uma Nação que está em jogo.
Dilma Rousseff é a candidata neófita – em termo de campanha política, pois, ela nunca se candidatou nem à síndica. Ela está candidata, como a mãe de São Pedro está no céu, melhor explicando pelos méritos do presidente Lula. É bem verdade que Dilma é competente, inteligente, batalhadora e corajosa. A candidata petista, logicamente, é assistida por uma equipe de doutores, cientistas graduados em universidades estrangeiras, assessores do mais alto nível intelectual.
José Serra, paulistano de boa cepa, quando estudante universitário foi líder da categoria, foi presidente da UNE. Ele exilou-se no Chile, nos Estados Unidos onde concluiu graduação escolar superior. Voltou para o Brasil e se tornou um militante político de esquerda. Elegeu-se deputado federal pelo PMDB, depois se elegeu senador da República, foi governador e agora tenta pela segunda vez a presidência da República.
Marina Silva, acreana, filha de seringueiro, de família humilde, aos 16 anos, foi ser empregada doméstica para se alfabetizar e estudar. É destemida, é de formação política social e cristã. Conheceu Chico Mendes que a elegeu vereadora e deputada estadual. É senadora da República de segundo mandato, foi fundadora do PT em seu estado. Marina tem um pensamento filosófico político de raízes na Igreja (socialista cristã). A sua oratória é fluente e muito comunicativa. Marina deixou o PT por desentendimento na conduta política do Ministério do Meio Ambiente. Um detalhe, Marina é uma das dez personalidades estrangeiras que mais entende de Amazônia.

MUITO DINHEIRO

As eleições gerais deste ano vão custar aos cofres públicos da Nação a quantia de R$ 550 milhões de reais. Nessa conta está incluída um aumento na ordem de 47%, pois, no pleito de 2006, o gasto foi de 373.547.150,79 reais. Já o colégio eleitoral brasileiro teve um crescimento demográfico na ordem de 7,8% em relação ao eleitorado de 2006. Por sua vez, os TREs vão receber a quantia de 228 milhões de reais. Uma curiosidade, é no Amazonas (estado) que o voto custa mais caro, isso pela dificuldade de acesso do eleitor às seções eleitorais.


A TV MOSTRA

Você eleitor quer saber como anda a política na sua cidade, no seu estado ou no Brasil, a solução mais viável é a televisão, depois os jornais, e por fim o rádio. E a Internet ? Agora, a história é outra, daqui num futuro bem próximo a Internet naturalmente vai suplantar a televisão.

JOGO SUJO
O Ministério Público de São Paulo pediu ao TER bandeirante a cassação de Paulo Salim Maluf, quando prefeito de São Paulo realizou uma compra de frangos que foi superfaturada. Paulo Maluf que é o deputado mais bem votado no Brasil com mais de 700 mil votos, já está contestando no T.R.E. a impugnação. Já na Paraíba, o ex-governador, Cássio Cunha Lima, também, não aceita a sua cassação como candidato ao Senado da República. Os dois estão sujos perante à Ficha Limpa.


NO MARANHÃO NÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão resolveu desconhecer a Lei Ficha Limpa e “limpou” os nomes dos candidatos a deputados federais –inclusive Zequinha Roriz, filho do senador José Sarnei. A coisa engrossou eo TSE – de Brasília, vai ter de resolver esse imbróglio. Os magistrados maranhenses não aceitam a retroatividade temporal da Lei Ficha Limpa.


RORIZ 50 ANOS DE CASAMENTO.

Quinta-Feira (29), à noite, Roriz fez uma pausa na campanha política, e juntamente com a sua esposa dona Weslian Roriz, celebraram as bodas de ouro na Catedral de Brasília. Quem celebrou a solenidade religiosa foi Dom José Freire Falcão, cardeal e arcebispo emérito de Brasília. O templo ficou repleto de autoridades, personalidades e o povo que admira o casal Joaquim/Weslian Roriz.

PV É O MAIOR

Parece incrível o Partido Verde (PV), foi a legenda que mais apresentou candidatos para cargos públicos no Brasil, com 1.363 candidaturas. Em seguida veio o PT com 1.343 candidatos; o PMDB com 1.284; PSB com 1.126 e o PSDB com 1.098 candidatos

Um comentário:

  1. Amigo eu não sei se vc já sabe, mas no Twitter tão falando sobre um site q manda mensagens para o Roriz www.meuroriz.com
    Esse site foi feito porcausa do aniversário dele q pelo q parece é hj

    ResponderExcluir