quarta-feira, 8 de setembro de 2010

AS CALENDAS


A política em Brasília entra na fase derradeira, isso é a campanha para eleger o futuro governador do Distrito Federal. Como o candidato Joaquim Roriz já ingressou com uma ação pedindo o registro de sua candidatura ao Supremo Tribunal Federal (STF), a questão está agora com os eminentes juízes da Corte Suprema. Falando nisso, o jornalista Gilberto Amaral, na sua coluna do Jornal de Brasília, conta o fato de que o ministro Cezar Pelluso lhe adiantou que, dificilmente, O Supremo se pronuncie antes do dia 3 de outubro, quanto ao julgamento da candidatura de Joaquim Roriz.


RIFIFI EM 7 DE SETEMBRO



A parada militar de 7 de Setembro foi um sucesso e mais uma vez marcou o patriotismo de todos nós para com a Pátria. O destaque ficou para o Exercito, a Marinha, a Aeronáutica, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Em segundo plano, lá estavam os candidatos políticos vendendo seus “peixes” (as candidaturas) distribuindo a torto e à direita seus santinhos. Houve até um quebra-pau entre rorizistas e agnelistas, mas, a polícia logo chegou e acalmou os ânimos dos brigões.

LULA É ASSIM.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um cidadão de muitas qualidades, contudo, tem uma distua de todas as outras. Lula é o maior desobediente da Justiça Eleitoral, pois, está indo a quase todos os comícios da candidata Dilma Rousseff. E o mais implicante é que ele pede hostensivamente que vote na Dilma e nos candidatos da coligação PMDB/PT. Muita gente entende que essa atitude do presidente Lula é um desrespeito à democracia, afinal ele é o primeiro mandatário do País, eleito democraticamente. Pela Justiça Eleitoral Lula é um cidadão como qualqu8er outro brasileiro. Em tempo. Na segunda -feira, à noite, em Valparaiso, ele pediu voto para Agnelo Queiroz, para Cristovam Buarque e para Rodrigo Rolemberg.


VÃO FAZER FALTA

Para os jornalistas que cobrem a Câmara dos Deputados as eleições deste ano vão provocar uma renovação no quadro parlamentar, na faixa de 70%. E que o número de deputados federais de primeira legislatura será grande. O que se leva a crer nessa renovação é o fato de que 21 deputados (desta legislatura) estão concorrendo a outros cargos como seja: vice-presidente, governadores, vice-governadores, e senadores. Tem mais, todo esse time é formado de parlamentares com longa experiência de atividade parlamentar. Em outras palavras são políticos tarimbados e bem vividos nos gabinetes, e comissões da Câmara dos Deputados. Eis, a lista: Michel Temer – PMDB, Índio da Costa Brasil- DEM, Luiz Paulo Veloso Lucas – PSDB, Flávio Dino – PC do B, Ângela Amim – PP, Celso Russomano – PTB, Fernando Gabeira – PV, Geddel Vieira Lima – PMDB, Carlos Abicalil – PT, Alberto Fraga – DEM, José Fernando Aparecido – PV, Rita Camata – PSDB, Ricardo Barros – PP, Eunício Oliveira – PMDB, Ciro Nogueira – PP, Armando Monteiro – PTB, José Carlos Aleluia – DEM, Paulo Rocha – PT, Raul Jugmann – PPS, Walter Pinheiro – PT.



ADEUS À POLÍTICA

Estão deixando a vida parlamentar ou mesmo a política, os senhores: Antônio Pallocci, José Eduardo Cardoso, Alcenir Guerra, Ibsen Pinheiro, Fernando Coruja e Sra. Raquel Teixeira, todos deputados federais.

BRASIL, CADA VEZ MAIOR
Falta apenas – ou melhor, lembrando a figura novelística do prefeito de Sucupira, o inesquecível, Odorico Paraguaçu: apenasmente, um mês, para as eleições gerais do Brasil. Lógico que o grande assunto agora é o pleito eletivo quando o Brasil conhecerá a primeira mulher que sentará na curul presidencial do Palácio do Planalto, que governará a Nação a partir de 1º de janeiro de 2011. Claro que esse evento auspicioso será saudado por todos nós brasileiros, e demais países que integram o Concerto das Nações. Portanto, 3 de abril será dia de júbilos.

NÃO É ABESTALHADO

A candidatura do Sr. Francisco Everaldo Oliveira – Tiririca, para deputado federal, pelo estado de São Paulo, é a mais comentada pela imprensa, pelo rádio e pela televisão. Pois bem, o computado de Tiririca já registrou mais de dois milhões de acessos. Isso é de fato um fenômeno de comunicação de massa. Os comentários feitos ao candidato são de críticas positivas (elogios), de sátira, de carinho, de aconselhamento, de pedido de emprego, de favores e etc. Claro que Tiririca com seu humor, sua verve de palhaço é uma pessoa de bem e dono de uma simpatia impar. A sua legenda é o Partido da República (PR). E pelo jeito, ele será eleito com uma expressiva votação. Pergunta-se Tiririca é político? Sim, ta na cara. Para ser político precisa ser povo, ter alma e ser gente. Eita, cearense porreta.

COM O PÉ DIREITO.

O PT tendo a frente o presidente Lula, o PMDB com o seu titular, presidente Michel Temer, da Câmara dos Deputados, criadores da coligação PT/PMDB ou vice-versa, juntamente, com outras legendas aliadas ao governo, esperam eleger uma bancada no Senado Federal de 55 senadores, ou numa estimativa mais conservadora de 50 parlamentares. Ora, esse quantitativo é excelente, levando em conta a virtual vitória da candidata Dilma Rousseff. Um detalhe importante, com 49 senadores, a Casa pode promover qualquer mudança constitucional, e nenhum presidente da Republica começou o governo com tanto apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário