quinta-feira, 31 de março de 2011
SERÁ DIFICIL
O caso da deputada federal Jaqueline Roriz, que foi pega, em uma fita de vídeo, recebendo uma propina de 50 mil reais, para a sua campanha na época para deputada distrital, no ano de 2006, é um probleminha assaz complicado. Isso vai depender de muita perspicácia tanto para quem for acusá-la, como também para quem for defendê-la. Ora, eleita que fora no pleito de 2006. Ela passou todo mandato de deputada distrital incólume. Então, agora, eleita, diplomada, empossada em via de começar, na real, o seu mandato de deputada federal, acontece o escândalo do vídeo. Pergunta-se com que argumento a Câmara dos Deputados vai cassar a jovem senhora deputada? O certo é que a jovem parlamentar não tem nada que desabone a sua conduta de legisladora. Outra coisa, são 513 deputados e essa gente é imbuída de um forte sentimento de espírito de corpo. Dessa forma vai ser muito difícil a bancada federal expurgar Jaqueline Roriz de seu “metier” político. E finalmente, para cassar a deputada Jaqueline serão necessários a metade mais 1(um), ou seja 257 votos da bancada federal da Casa.
OLHE O PMDB
O voto do ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal (STF) que passou para 2012, a aplicação da controvertida Lei da Ficha Limpa, provocou uma reviravolta danada no Congresso Nacional. Em outras palavras chacoalhou a composição do Senado e da Câmara dos Deputados, tanto assim, que, Jader Barbalho vai retornar vitorioso ao Senado Federal, com a expressiva votação que obteve nas eleições passadas, muito embora fosse considerado ficha suja. A mesma coisa aconteceu com o senador Marcelo Miranda (Tocantins). Na Câmara dos Deputados, são quatro parlamentares peemedebistas que terão assentos no plenário: Ricardo Souza Oliveira (Amapá), José Geraldo Oliveira de Arruda Filho (Ceará), Natan Donaton (Rondônia) e Celso Alencar Ramos Jacob (Rio de Janeiro).
GOVERNADOR GOVERNA
Diz a modinha popular: “O tempo passa / O tempo voa”, e lá se vão 90 dias de governo de Agnelo Queiroz. Ele (Agnelo) pediu ao povo um espaço de 100 dias, para mostrar o que está fazendo à frente do Palácio do Buriti. O negócio é que o prazo está expirando. A Saúde continua capenga, o Transporte Idem e a juventude pobre e triste e sem perspectiva continua se drogando e fumando craque nas barbas da polícia. Agnelo, acorda o PT, acorda PMDB, acorda o PCdoB, afinal vocês foram a coligação vitoriosa.
NEM SANTO ANTONIO SEGURA MAIS
Está perto do capitulo final a novela da corrupção no Ministério Público Federal que envolve o ex-procurador geral Leonardo Bandarra e a procuradora Deborah Guerner, eles receberam dinheiro da Caixa de Pandora para facilitar as incúrias do governo Arruda. Prazo fatal 6 de abril, e o processo corre sub-judice.
QUEM QUER DINHEIRO
A presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Coelho, executiva de alta competência, que administrou a instituição por cinco anos, deixou a CEF e vai agora para Nova York gerenciar um organismo financeiro da OEA. Foi na gestão de Maria Fernanda que o banco de Silvio Santos – Panamericano, conseguiu um empréstimo de 500 milhões de reais. E mesmo assim, o banco do Silvio Santos veio à falência.
INCRIVEL
Parece coisa do acredite se quiser, é que 32% das diretorias e instituições financeiras do Senado Federal são administradas por senadores envolvidos em irregularidades administrativas, e consequentemente, são réus perante à Justiça. Essa informação saiu no Correio Braziliense, na edição do dia 19 (terça-feira).
PRENDER O ZORRO
A deputada federal Jaqueline Roriz será cassada? Claro que não, alegava um velho oficial do Exercito hoje aposentado. Ele dizia mais quando o sargento Garcia prender o Zorro aí sim, vai preso tudo mundo e a deputada perde o mandato.
ARGH!
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), durante entrevista no programa CQC da TV Bandeirante, segunda-feira (28), desandou a insultar a entrevistadora Preta Gil e de quebra fez declarações contra negros e gays. A baixaria foi um Deus nos acuda. Resultado a Câmara dos Deputados, Preta Gil, associações de gays e entidades negras vão processar criminalmente o parlamentar carioca.
quinta-feira, 24 de março de 2011
KASSAB SAI DESSA
PMDB – 45 ANOS DE GLÓRIAS
Cícero Ferreira Lopes – Jornalista
Quinta-Feira (24 – março), O Movimento Democrático Brasileiro faz 45 anos de fundação. Mas o MDB – feliz denominação cunhada por Tancredo Neves, já nasceu firme, pequenino, determinado e profundamente brasileiro. Essa legenda a quem muita gente, diz, orgulhosamente, “MDB velho de guerra”, é um predestinado que nasceu para lutar, para servir, para trilhar e levar o Brasil e os brasileiros a sermos uma Nação humanista, fraterna, cristã e igualitária. Ora os princípios ideológicos e filosóficos estão firmados nos ensinamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas encíclicas papais “Quadragésimo Anno”, “Mater et Magistra” e “Pacis in Terris”, conforme nos ensinou o saudoso governador, professor e filósofo André Franco Montoro.
Parece que foi ontem. Aliás, 45 anos é um átimo de tempo, no conceito histórico. Pois o Brasil saíra de um governo democrático, construtivo, positivo e social do Presidente Juscelino Kubitschek, para o governo destrambelhado Jânio Quadros que culminou com a destituição de João Goulart pela revolução militar, que por si levou o País à uma ditadura desumana e cruel. Claro que o povo e a sociedade conhecem essa triste história...
Contudo, reza o adágio popular, não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe, um grupo de homens bem intencionados, professores, políticolíderes, trabalhadores, servidores públicos começaram a demonstrar a sua insatisfação com o “status quo” dos governantes militares. Foi, pois, nesse contingenciamento social de pessoas descontentes com os governantes procedentes da caserna. Claro que, as agitações estudantis, as greves operárias, as reuniões de sindicatos, as convocações de professores foram tomando corpo por todos os estados. Assim, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e consequentemente, em todas as unidades da federação, o povo foi tomando corpo e forma de organização política.
O certo é que, com o bipartidarismo implantado pelo Ato Institucional N° 2, treze partidos políticos até então, foram simplesmente alijados. Nascem assim a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB. Em tempo. Para a ARENA iriam (ou foram) todos os partidários defensores do sistema militar (a Revolução de 31 de Março), enfim, os situacionistas de plantão. Para a hoste adversária irá todos inimigos, os esquerdistas, os socialistas, os comunistas e etc. Dessa forma, o MDB entra em cena como monopólio de tudo que é contra o movimento castrense, ou seja, os milicos.
A primeira comissão executiva nacional do MDB teve a seguinte composição: Presidente – senador general Oscar Passos; vice-presidente Osvaldo Lima Filho; vice-presidente deputado André Franco Montoro; vice-presidente deputado Ulysses Guimarães; secretário geral deputado José Martins Rodrigues; tesoureiro senador Ermírio de Moraes; vogais; senador Pedro Ludovico, senador Argemiro Figueiredo, deputado Ítalo Vargas e doutor Henrique Santos.
O programa do MDB estava secundado em três fases: a) Denunciar o retrocesso em que foi vítima o Brasil, desde a revolução de 64: b) O MDB é um partido com visão no futuro do Brasil: e c) O MDB lutará pela transformação social e profunda das estruturas brasileiras.
Porém, por uma injunção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) qualquer partido deveria constar na sua nomenclatura oficial a palavra: “Partido”. E dessa forma, inteligentemente, Dr. Ulysses Guimarães colocou o P na frente das três letrinhas MDB e a legenda virou: Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Hoje, o PMDB é a legenda mais querida do eleitorado brasileiro.
BACULEJO PRESIDENCIAL
Esta semana (domingo – 20), começou festiva, alegre, chuvosa e fria, com o presidente americano Barack Obama acompanhado de sua esposa, Michele e filhas Malia e Sasha, visitando Brasília e Rio de Janeiro. A família presidencial esbanjou simpatia e cativou o Brasil inteiramente. A viagem foi sucesso absoluto. Contudo, o ponto negativo da visita foi a atitude policialesca do FBI em investigar os ministros brasileiros no almoço do Itamaraty. Aliás, a crítica deve ser endereçada exatamente à Presidência da Republica que permitiu o baculejo.
Dias atrás, a crônica política dos jornais e mídia eletrônica anunciaram, fartamente, que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab iria deixar o DEM, para formar um novo partido, com a denominação de Partido da Democracia Brasileira (PDB). E tinha mais, o PDB faria uma coligação com o PSB, do governador Eduardo Campos – Pernambuco. Mas na segunda-feira (21), eis a surpresa, Kassab deixa o DEM e cria o Partido Social Democrático – PSD. Ora, a classe política e a crônica especializada simplesmente ficaram atônitas. Então Gilberto Kassab quer ressuscitar o velho PSD mineiro de Zé Maria Alkimim, de Benedito Valadares e de Juscelino Kubitschek. Gente, pelo jeito, o prefeito Kassab desconhece que o PSD foi o maior partido de sua época, mais competente, mais inteligente e o mais velhaco.
MORENO ESCURO, MAS ILUSTRÍSSIMO
Por incrível que pareça, o deputado Júlio Campos (DEM), que já foi senador e governador do Mato Grosso, estava comentando da tribuna da Câmara dos Deputados a questão de foro privilegiado para as autoridades, alegando ele que, na prática a eficácia do foro privilegiado não vale nada. Mas o caldo entornou quando ele teve um lapso de memória – esquecendo o nome do ministro do STF, Joaquim Barbosa, e se referiu ao ministro do STF, como “moreno escuro”. O plenário da Casa veio a baixo. E o deputado custou para se explicar a seus pares. Preconceito, quem sabe?.
O DISTRITÃO
No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, veio a baila, no Congresso Nacional a Reforma Política e o seu relator era o médico Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ronaldo elaborou um estudo vasto e complexo defendendo o voto distrital e o financiamento público de campanha. Essa semana ele confessou a um grupo de jornalistas que se sentia profundamente frustrado, isso porque o vice-presidente da República, Michel Temer é o defensor n° 1 da criação do voto distrital, ou melhor, o distritão
AGNELO BOTA O TREM
O governador Agnelo Queiroz mandou fazer um estudo de viabilidade econômica para aproveitamento de trem de ferro – a linha que serve Brasília. Agnelo até já viajou todo o trajeto de linha férrea. O seu projeto visa proporcionar transporte de trem a mais de 300 mil passageiros por dia. São pessoas que residem nas localidades de Estrutural, SAI, EPTG, Guará, Park Way, EPNB, BR-040, Valparaíso, Jardim Ingá, Cidade Ocidental e Luziânia.
O FRIO VEM QUENTE
Todo mundo sabe que o verão – que acabou domingo à noite, foi de muita chuva, e que os agricultores estão contentes com tanta água. Agora, esperem o frio que virá com o outono. Os técnicos do Instituto de Meteorologia prevêem que maio e junho serão de manhãs e noites geladas. Assim, o povo que se cuide pois o frio vira tinindo.
OS RORIZ
O ex-governador Joaquim Roriz que se submeteu a uma ligeira operação de cateterismo para averiguar o seu estado de saúde, no Hospital Sírio Libanês, já está de alta, e que sexta-feira voltará à Brasília. Joaquim Roriz passa bem. Agora, complicada está a situação de sua filha, a deputada federal Jaqueline Roriz, flagrada que foi recebendo propina – escândalo Caixa de Pandora – das mãos de Durval Barbosa. Mas um jornalista gozador da Câmara disse que: Jaqueline vai ser cassada por que foi eleita, e se ela não tivesse sido eleita ela estaria leve, solta e fagueira.
Cícero Ferreira Lopes – Jornalista
Quinta-Feira (24 – março), O Movimento Democrático Brasileiro faz 45 anos de fundação. Mas o MDB – feliz denominação cunhada por Tancredo Neves, já nasceu firme, pequenino, determinado e profundamente brasileiro. Essa legenda a quem muita gente, diz, orgulhosamente, “MDB velho de guerra”, é um predestinado que nasceu para lutar, para servir, para trilhar e levar o Brasil e os brasileiros a sermos uma Nação humanista, fraterna, cristã e igualitária. Ora os princípios ideológicos e filosóficos estão firmados nos ensinamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas encíclicas papais “Quadragésimo Anno”, “Mater et Magistra” e “Pacis in Terris”, conforme nos ensinou o saudoso governador, professor e filósofo André Franco Montoro.
Parece que foi ontem. Aliás, 45 anos é um átimo de tempo, no conceito histórico. Pois o Brasil saíra de um governo democrático, construtivo, positivo e social do Presidente Juscelino Kubitschek, para o governo destrambelhado Jânio Quadros que culminou com a destituição de João Goulart pela revolução militar, que por si levou o País à uma ditadura desumana e cruel. Claro que o povo e a sociedade conhecem essa triste história...
Contudo, reza o adágio popular, não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe, um grupo de homens bem intencionados, professores, políticolíderes, trabalhadores, servidores públicos começaram a demonstrar a sua insatisfação com o “status quo” dos governantes militares. Foi, pois, nesse contingenciamento social de pessoas descontentes com os governantes procedentes da caserna. Claro que, as agitações estudantis, as greves operárias, as reuniões de sindicatos, as convocações de professores foram tomando corpo por todos os estados. Assim, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e consequentemente, em todas as unidades da federação, o povo foi tomando corpo e forma de organização política.
O certo é que, com o bipartidarismo implantado pelo Ato Institucional N° 2, treze partidos políticos até então, foram simplesmente alijados. Nascem assim a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB. Em tempo. Para a ARENA iriam (ou foram) todos os partidários defensores do sistema militar (a Revolução de 31 de Março), enfim, os situacionistas de plantão. Para a hoste adversária irá todos inimigos, os esquerdistas, os socialistas, os comunistas e etc. Dessa forma, o MDB entra em cena como monopólio de tudo que é contra o movimento castrense, ou seja, os milicos.
A primeira comissão executiva nacional do MDB teve a seguinte composição: Presidente – senador general Oscar Passos; vice-presidente Osvaldo Lima Filho; vice-presidente deputado André Franco Montoro; vice-presidente deputado Ulysses Guimarães; secretário geral deputado José Martins Rodrigues; tesoureiro senador Ermírio de Moraes; vogais; senador Pedro Ludovico, senador Argemiro Figueiredo, deputado Ítalo Vargas e doutor Henrique Santos.
O programa do MDB estava secundado em três fases: a) Denunciar o retrocesso em que foi vítima o Brasil, desde a revolução de 64: b) O MDB é um partido com visão no futuro do Brasil: e c) O MDB lutará pela transformação social e profunda das estruturas brasileiras.
Porém, por uma injunção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) qualquer partido deveria constar na sua nomenclatura oficial a palavra: “Partido”. E dessa forma, inteligentemente, Dr. Ulysses Guimarães colocou o P na frente das três letrinhas MDB e a legenda virou: Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Hoje, o PMDB é a legenda mais querida do eleitorado brasileiro.
BACULEJO PRESIDENCIAL
Esta semana (domingo – 20), começou festiva, alegre, chuvosa e fria, com o presidente americano Barack Obama acompanhado de sua esposa, Michele e filhas Malia e Sasha, visitando Brasília e Rio de Janeiro. A família presidencial esbanjou simpatia e cativou o Brasil inteiramente. A viagem foi sucesso absoluto. Contudo, o ponto negativo da visita foi a atitude policialesca do FBI em investigar os ministros brasileiros no almoço do Itamaraty. Aliás, a crítica deve ser endereçada exatamente à Presidência da Republica que permitiu o baculejo.
Dias atrás, a crônica política dos jornais e mídia eletrônica anunciaram, fartamente, que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab iria deixar o DEM, para formar um novo partido, com a denominação de Partido da Democracia Brasileira (PDB). E tinha mais, o PDB faria uma coligação com o PSB, do governador Eduardo Campos – Pernambuco. Mas na segunda-feira (21), eis a surpresa, Kassab deixa o DEM e cria o Partido Social Democrático – PSD. Ora, a classe política e a crônica especializada simplesmente ficaram atônitas. Então Gilberto Kassab quer ressuscitar o velho PSD mineiro de Zé Maria Alkimim, de Benedito Valadares e de Juscelino Kubitschek. Gente, pelo jeito, o prefeito Kassab desconhece que o PSD foi o maior partido de sua época, mais competente, mais inteligente e o mais velhaco.
MORENO ESCURO, MAS ILUSTRÍSSIMO
Por incrível que pareça, o deputado Júlio Campos (DEM), que já foi senador e governador do Mato Grosso, estava comentando da tribuna da Câmara dos Deputados a questão de foro privilegiado para as autoridades, alegando ele que, na prática a eficácia do foro privilegiado não vale nada. Mas o caldo entornou quando ele teve um lapso de memória – esquecendo o nome do ministro do STF, Joaquim Barbosa, e se referiu ao ministro do STF, como “moreno escuro”. O plenário da Casa veio a baixo. E o deputado custou para se explicar a seus pares. Preconceito, quem sabe?.
O DISTRITÃO
No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, veio a baila, no Congresso Nacional a Reforma Política e o seu relator era o médico Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ronaldo elaborou um estudo vasto e complexo defendendo o voto distrital e o financiamento público de campanha. Essa semana ele confessou a um grupo de jornalistas que se sentia profundamente frustrado, isso porque o vice-presidente da República, Michel Temer é o defensor n° 1 da criação do voto distrital, ou melhor, o distritão
AGNELO BOTA O TREM
O governador Agnelo Queiroz mandou fazer um estudo de viabilidade econômica para aproveitamento de trem de ferro – a linha que serve Brasília. Agnelo até já viajou todo o trajeto de linha férrea. O seu projeto visa proporcionar transporte de trem a mais de 300 mil passageiros por dia. São pessoas que residem nas localidades de Estrutural, SAI, EPTG, Guará, Park Way, EPNB, BR-040, Valparaíso, Jardim Ingá, Cidade Ocidental e Luziânia.
O FRIO VEM QUENTE
Todo mundo sabe que o verão – que acabou domingo à noite, foi de muita chuva, e que os agricultores estão contentes com tanta água. Agora, esperem o frio que virá com o outono. Os técnicos do Instituto de Meteorologia prevêem que maio e junho serão de manhãs e noites geladas. Assim, o povo que se cuide pois o frio vira tinindo.
OS RORIZ
O ex-governador Joaquim Roriz que se submeteu a uma ligeira operação de cateterismo para averiguar o seu estado de saúde, no Hospital Sírio Libanês, já está de alta, e que sexta-feira voltará à Brasília. Joaquim Roriz passa bem. Agora, complicada está a situação de sua filha, a deputada federal Jaqueline Roriz, flagrada que foi recebendo propina – escândalo Caixa de Pandora – das mãos de Durval Barbosa. Mas um jornalista gozador da Câmara disse que: Jaqueline vai ser cassada por que foi eleita, e se ela não tivesse sido eleita ela estaria leve, solta e fagueira.
quarta-feira, 16 de março de 2011
Depois do Pai a Filha
Está havendo uma verdadeira chuva de ações judiciais contra a pessoa da deputada federal Jaqueline Roriz. Essa bomba estourou no dia 3 de março, quando o jornal “Estado de São Paulo” divulgou a notícia de um vídeo, onde aparece a deputada Jaqueline Roriz, acompanhada de seu marido, Manoel Neto, recebendo 50 mil reais, de Durval Barbosa. O fato teve uma divulgação espetacular , principalmente, no Distrito Federal. Durante toda semana de carnaval a imprensa e mídia eletrônica “bamburraram” a notícia de todas as formas.
Ainda, nessa avalanche o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em primeira mão anunciou que a Câmara iria abrir uma ação jurídica contra Jaqueline Roriz. Por sua vez, o procurador geral da Republica, Roberto Gurgel mandou constituir uma comissão na Procuradoria Geral da União, também, contra a filha do ex-governador Joaquim Roriz. Duas outras instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil – seção do Distrito Federal, e o presidente do PSoL (Partido Socialismo e Liberdade) Antonio Carlos Andrade engrossaram o caldo contra Jaqueline, impetrando cada um, uma ação na Justiça Eleitoral.
Porém, a coisa não se encerra por aí. É pretensão do presidente da Câmara, deputado Marco Maia que, o poder Legislativo descubra um artifício para cassar, ou melhor, suprimir a figura de “delação premiada” a Durval Barbosa, o delator nº 1 do escândalo da “Caixa de Pandora”. Pois, a imprensa anunciou que Durval tem uma relação de vídeos com mais de 200 pessoas, implicadas em recebimento de propina.
Pelo sim pelo não, a situação da deputada federal é muito complicada. Ela só tem um fato a seu favor, e que a referida denuncia data de 2006, quando ela era candidata a deputada distrital. Hoje, ela é deputada federal (eleita no ano passado). Lógico, que, tal denúncia não tem nada haver com o pleito de 2010. E além do mais, Jaqueline Roriz goza de imunidade parlamentar.
O carnaval já passou, as águas rolaram e este Ano da Graça de 2011 promete ser quentíssimo na política nacional, além disso, uma coisa é certa vem aí a Reforma Política, pois quem quer é a classe política.
Em Tempo. Todos sabem: Joaquim Roriz é um político carismático, que muito embora, nascido em Goiás, por vocação é uma raposa mineira do nível de José Maria Alkimim – mestre maior no ofício da política.
PARTIDO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
Vem aí uma nova legenda partidária: Partido da Democracia Brasileira (PDB), e o seu criador é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Esse partido chega com força, com a intenção de disputar cargos de prefeito e vereador, já nas eleições vindouras do ano que vem. Por sua vez, é intuito de Kassab fazer uma coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), cujo presidente é o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Hoje, o PSB no Congresso Nacional conta com 31 deputados federais e 3 senadores. A princípio 29 deputados estão dispostos a se passar para o PDB. Contudo, para que o PDB venha se transformar num partido legal deve passar pela Justiça Eleitoral.
Enquanto isso, já é tido como favas contadas o desligamento de Gilberto Kassab dos Democratas.
AÉCIO E SERRA
A semana que se aproxima vai ser decisão para o Partido Social da Democracia Brasileira, que estará elegendo no dia 25 deste, o seu diretório executivo nacional. Disputam a presidência da legenda o economista e ex-governador paulista José Serra, e o senador e Aécio Neves que dão sinais concretos de que serão candidatos ao Palácio do Planalto em 2014.
CEM ANOS DE ASSIS VALENTE
Sábado dia 19, é dia de todo Brasil reverenciar o primeiro centenário de nascimento do genial compositor baiano Assis Valente. Ele nasceu em Santo Amaro da purificação – Recôncavo baiano, em 1911. Menino pobre e negro, Assis foi interno de colégio de Padres, mas quando tinha 12 anos, começou a vida artística recitando poesias em circos mambembes, pelo Brasil a fora até chegar no Rio de Janeiro. Foi aí que se revelou um compositor primoroso. Suas músicas eram interpretadas por Orlando Silva, Carmen Mirando, Carlos Galhardo e outro mais. Eis alguns sucessos de Assis Valente: Boas Festas (marchinha de Natal), E o Mundo Não se Acabou, Boneca de Pano, Segura na Mão, Sossega Leão, Alegria, Batucada e o inesquecível Brasil Pandeiro.
CENTENARIO DE SANTIAGO DANTAS
O jornalista, professor, sociólogo e ensaísta Cássio Schusbky escreveu uma crônica sobre o intelectual e político Francisco Clementino de San Tiago Dantas, que ficou imortalizado na vida política brasileira como Santiago Dantas, carioca nascido em 30 de outubro de 1911. Muito jovem aos 26 anos, Francisco San Tiago Dantas era professor, da Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro. Em sua juventude ele foi um estudante do movimento Integralista. Depois ele foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1962 foi designado ministro do Ministério do Itamaraty. Foi ainda jornalista e escritor e trabalhou em conjunto com Celso Furtado e Darcy Ribeiro. Vítima de um câncer voraz Santiago Dantas faleceu aos 52 anos em 1964.
DELAÇÃO PREMIADA É INJUSTIÇA
Tem um ditado popular que diz o seguinte: tudo demais é veneno. Com justa razão o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT/RS), vai sugerir a Comissão de Justiça e Constituição, uma maneira de cassar o ato de delação premiada concedida ao ex secretário institucional do GDF, Sr. Durval Barbosa, pois, como todo mundo sabe o Durval é dono de um vídeo repleto de figuras (funcionários graduados e deputados distritais) que recebiam propina (suborno). Ora, o escândalo de da Caixa de Pandora esfacelou a vida administrativa do Governo Distrital. E nessa circunstância quem posa de bonzão e bonitão é Durval quem tem as fitas de vídeo em mãos.
NEM DIREITA E NEM ESQUERDA
Hoje, praticamente, não há mais lugar para partido de direita e partido de esquerda, isso num questionamento ideológico, quer na África, na Ásia ou qualquer lugar do mundo. O capitalismo imperialista está em queda, basta ver o crescimento econômico da China e do Japão. O Tio Sam que se cuide. E a vinda esta semana ao Brasil do presidente Barack Obama tem um objetivo bem latente, Obama quer ver como o Brasil está se comportando politicamente com as nações do mundo inteiro. Ninguém nega que o Brasil está predestinado a ser uma potência de primeira grandeza na economia mundial. Desse jeito já
não tem mais cabimento chamar alguém de comunista ou de direitista, isso já era.
SÓ FALTAVA CUIDADO
O governador Agnelo Queiroz entregou nessa segunda-feira (14), ao trafego normal de veículos, a Ponte JK – monumento arquitetônico de Brasília. Na segunda quinzena de janeiro a Ponte JK teve um problema de desnivelamento. Pois, há 8 anos de construída a ponte nunca viu uma reparação técnica, e governo nenhum teve esse cuidado – pura incúria publica. Pois bem, a empresa de engenharia que fez o nivelamento recebeu a importância de quase 800 mil reais. E o trânsito flui normalmente na velocidade de 60 kilometros por hora. E a Ponte JK continua bela.
REFORMA ELEITORAL
A Comissão da Reforma Política do Senado, que tem o senador Francisco Dornelles, realiza nessa quarta e quinta-feira, as primeiras reuniões para debater os seguintes temas da Reforma Política: a) suplência de senador, b) data de posse de chefes do Executivo, c) adoção do voto facultativo e d) reeleição de prefeitos, governadores e presidente. Conforme o senador Dorneles é pretensão da Comissão deixar os temas mais polêmicos para o final da discussão. Claro que as questões mais intrigantes terão mais tempo, pois, o objetivo fundamental é fazer a Reforma Política ainda neste semestre.
Ainda, nessa avalanche o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em primeira mão anunciou que a Câmara iria abrir uma ação jurídica contra Jaqueline Roriz. Por sua vez, o procurador geral da Republica, Roberto Gurgel mandou constituir uma comissão na Procuradoria Geral da União, também, contra a filha do ex-governador Joaquim Roriz. Duas outras instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil – seção do Distrito Federal, e o presidente do PSoL (Partido Socialismo e Liberdade) Antonio Carlos Andrade engrossaram o caldo contra Jaqueline, impetrando cada um, uma ação na Justiça Eleitoral.
Porém, a coisa não se encerra por aí. É pretensão do presidente da Câmara, deputado Marco Maia que, o poder Legislativo descubra um artifício para cassar, ou melhor, suprimir a figura de “delação premiada” a Durval Barbosa, o delator nº 1 do escândalo da “Caixa de Pandora”. Pois, a imprensa anunciou que Durval tem uma relação de vídeos com mais de 200 pessoas, implicadas em recebimento de propina.
Pelo sim pelo não, a situação da deputada federal é muito complicada. Ela só tem um fato a seu favor, e que a referida denuncia data de 2006, quando ela era candidata a deputada distrital. Hoje, ela é deputada federal (eleita no ano passado). Lógico, que, tal denúncia não tem nada haver com o pleito de 2010. E além do mais, Jaqueline Roriz goza de imunidade parlamentar.
O carnaval já passou, as águas rolaram e este Ano da Graça de 2011 promete ser quentíssimo na política nacional, além disso, uma coisa é certa vem aí a Reforma Política, pois quem quer é a classe política.
Em Tempo. Todos sabem: Joaquim Roriz é um político carismático, que muito embora, nascido em Goiás, por vocação é uma raposa mineira do nível de José Maria Alkimim – mestre maior no ofício da política.
PARTIDO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
Vem aí uma nova legenda partidária: Partido da Democracia Brasileira (PDB), e o seu criador é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Esse partido chega com força, com a intenção de disputar cargos de prefeito e vereador, já nas eleições vindouras do ano que vem. Por sua vez, é intuito de Kassab fazer uma coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), cujo presidente é o governador de Pernambuco Eduardo Campos. Hoje, o PSB no Congresso Nacional conta com 31 deputados federais e 3 senadores. A princípio 29 deputados estão dispostos a se passar para o PDB. Contudo, para que o PDB venha se transformar num partido legal deve passar pela Justiça Eleitoral.
Enquanto isso, já é tido como favas contadas o desligamento de Gilberto Kassab dos Democratas.
AÉCIO E SERRA
A semana que se aproxima vai ser decisão para o Partido Social da Democracia Brasileira, que estará elegendo no dia 25 deste, o seu diretório executivo nacional. Disputam a presidência da legenda o economista e ex-governador paulista José Serra, e o senador e Aécio Neves que dão sinais concretos de que serão candidatos ao Palácio do Planalto em 2014.
CEM ANOS DE ASSIS VALENTE
Sábado dia 19, é dia de todo Brasil reverenciar o primeiro centenário de nascimento do genial compositor baiano Assis Valente. Ele nasceu em Santo Amaro da purificação – Recôncavo baiano, em 1911. Menino pobre e negro, Assis foi interno de colégio de Padres, mas quando tinha 12 anos, começou a vida artística recitando poesias em circos mambembes, pelo Brasil a fora até chegar no Rio de Janeiro. Foi aí que se revelou um compositor primoroso. Suas músicas eram interpretadas por Orlando Silva, Carmen Mirando, Carlos Galhardo e outro mais. Eis alguns sucessos de Assis Valente: Boas Festas (marchinha de Natal), E o Mundo Não se Acabou, Boneca de Pano, Segura na Mão, Sossega Leão, Alegria, Batucada e o inesquecível Brasil Pandeiro.
CENTENARIO DE SANTIAGO DANTAS
O jornalista, professor, sociólogo e ensaísta Cássio Schusbky escreveu uma crônica sobre o intelectual e político Francisco Clementino de San Tiago Dantas, que ficou imortalizado na vida política brasileira como Santiago Dantas, carioca nascido em 30 de outubro de 1911. Muito jovem aos 26 anos, Francisco San Tiago Dantas era professor, da Faculdade Nacional de Direito no Rio de Janeiro. Em sua juventude ele foi um estudante do movimento Integralista. Depois ele foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1962 foi designado ministro do Ministério do Itamaraty. Foi ainda jornalista e escritor e trabalhou em conjunto com Celso Furtado e Darcy Ribeiro. Vítima de um câncer voraz Santiago Dantas faleceu aos 52 anos em 1964.
DELAÇÃO PREMIADA É INJUSTIÇA
Tem um ditado popular que diz o seguinte: tudo demais é veneno. Com justa razão o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marco Maia (PT/RS), vai sugerir a Comissão de Justiça e Constituição, uma maneira de cassar o ato de delação premiada concedida ao ex secretário institucional do GDF, Sr. Durval Barbosa, pois, como todo mundo sabe o Durval é dono de um vídeo repleto de figuras (funcionários graduados e deputados distritais) que recebiam propina (suborno). Ora, o escândalo de da Caixa de Pandora esfacelou a vida administrativa do Governo Distrital. E nessa circunstância quem posa de bonzão e bonitão é Durval quem tem as fitas de vídeo em mãos.
NEM DIREITA E NEM ESQUERDA
Hoje, praticamente, não há mais lugar para partido de direita e partido de esquerda, isso num questionamento ideológico, quer na África, na Ásia ou qualquer lugar do mundo. O capitalismo imperialista está em queda, basta ver o crescimento econômico da China e do Japão. O Tio Sam que se cuide. E a vinda esta semana ao Brasil do presidente Barack Obama tem um objetivo bem latente, Obama quer ver como o Brasil está se comportando politicamente com as nações do mundo inteiro. Ninguém nega que o Brasil está predestinado a ser uma potência de primeira grandeza na economia mundial. Desse jeito já
não tem mais cabimento chamar alguém de comunista ou de direitista, isso já era.
SÓ FALTAVA CUIDADO
O governador Agnelo Queiroz entregou nessa segunda-feira (14), ao trafego normal de veículos, a Ponte JK – monumento arquitetônico de Brasília. Na segunda quinzena de janeiro a Ponte JK teve um problema de desnivelamento. Pois, há 8 anos de construída a ponte nunca viu uma reparação técnica, e governo nenhum teve esse cuidado – pura incúria publica. Pois bem, a empresa de engenharia que fez o nivelamento recebeu a importância de quase 800 mil reais. E o trânsito flui normalmente na velocidade de 60 kilometros por hora. E a Ponte JK continua bela.
REFORMA ELEITORAL
A Comissão da Reforma Política do Senado, que tem o senador Francisco Dornelles, realiza nessa quarta e quinta-feira, as primeiras reuniões para debater os seguintes temas da Reforma Política: a) suplência de senador, b) data de posse de chefes do Executivo, c) adoção do voto facultativo e d) reeleição de prefeitos, governadores e presidente. Conforme o senador Dorneles é pretensão da Comissão deixar os temas mais polêmicos para o final da discussão. Claro que as questões mais intrigantes terão mais tempo, pois, o objetivo fundamental é fazer a Reforma Política ainda neste semestre.
quarta-feira, 2 de março de 2011
AÉCIO PENSA ALTO
É isso aí, todo tempo é tempo de se fazer política. José Maria Alckimim, importante político mineiro, e mestre na arte de ser raposa, dizia com orgulho que nunca tirava férias, pois, ele vivia fazendo política de janeiro a janeiro, e mais o dia inteiro. Seguindo esse fado, o senador Aécio Neves (PSDB/MG) vai montar um escritório em Brasília, exclusivamente, para tratar de seu projeto de futuro candidato a presidência da República.
SERRA O SOBREVIVENTE
O PSDB e o DEM vivem uma crise existencial devido a derrota que sofreram nas eleições passadas (2010). O ex-governador José Serra está abatido com o resultado do pleito. Mas ele espera ser eleito presidente de sua legenda (PSDB) já agora no próximo dia 25 de março, quando a direção nacional do PSDB vai eleger seu novo diretório. Também, existe a possibilidade de José Serra vir presidir o Instituto Teotônio Vilela – órgão responsável pela divulgação da filosofia do PSDB, com sede em Brasília. Em tempo. José Serra ainda almeja ser candidato mais uma vez a presidente da República em 2014.
EFEITO TIRIRICA
Na atual conjuntura política nacional, o PR (Partido da Republica) foi a agremiação que mais cresceu no Congresso Nacional. Nas eleições de outubro o PR fez 40 deputados federais e 6 senadores. Agora, em fevereiro, o PR aliou-se a três outras legendas, e a bancada na Câmara dos Deputados passou para 62 deputados. A esse crescimento a crônica política está chamando de efeito Tiririca.
JUAZEIRO DE MEU PADIM
Vem aí o centenário de fundação de Juazeiro do Norte – Ceará, cidade criada pelo Padre Cícero Romão Batista. Devido a romaria que acontece todos os anos, de nordestinos indo a Juazeiro do Norte visitar a estátua de Juazeiro, a cidade ganhou o epíteto de “Meca do Ceará”. O município tem hoje uma população superior a 320 mil habitantes. O centenário acontecerá no dia 22 de julho. Já por sua vez, o Padre Cícero Romão Batista foi eleito “O Cearense do Século”, lógico, no século passado (1900)
EVOE PACOTÃO
A Sociedade Armorial Patafisica Rusticana, ou simplesmente, o PACOTÃO avisa ao distinto público que não irá ao GranFolia em frente ao Museu da República. Ora pois, o bloco como sempre desfilará pela contra mão da Avenida W/3, e ficará na Quadra 504 – ponto de referência o Bar Brasil. O PACOTÃO é o que há de bom no carnaval de Brasília: é cultural, é alegre, é sacana, é familiar, é frevo, é marchinha e é d graça. O bloco sairá no domingo e na terça-feira à tarde.
ACERTO DE CONTA
O governador Agnelo Queiroz tomou café na manhã de terça-feira (1), com os deputados distritais que o apóiam, e foi um momento para ele acertar compromissos firmados durante a campanha. Em suma, foi um acerto de contas, principalmente no que tange a contratação de novos servidores. O certo é que até apenas 5 mil servidores foram contratados, e o danado é que a maquina burocrática do estado precisa, principalmente, de gente qualificada.
Outra pessoa muito preocupada com essa situação do GDF é o secretário de governo Paulo Tadeu que quer ver o quanto antes, a solução do pessoal aprovado em concurso público, ainda no governo Arruda, que esperam os empregos.
TIRAR ÔNIBUS VELHOS
Gente outro problema grande que afeta a comunidade do Distrito Federal é sem dúvida alguma, a questão do transporte coletivo. A maioria dos ônibus que servem a população é de ônibus velhos e mal conservados. Quem sofre com essa situação é o trabalhador que precisa chegar a tempo em seu posto de trabalho. Outra coisa Brasília tem o preço de ônibus coletivo mais caro do país. Uma coisa é certa, o governador Agnelo Queiroz pode resolver essa questão, para tanto é só brigar com os donos de ônibus. Tem outra solução: cortar a concessão do transporte público, e abrir novas concorrências.
KADAFI NA BAHIA
Na Líbia a situação política está feia, e o ditador Muamar Kadafi está perdendo apoio popular. E o interessante é que ele diz que seu povo morre de amor por ele (Kadafi). Enquanto isso os Estados Unidos, a OTAN e outros organismos internacionais tramam, abertamente, a queda desse ditador sanguinário. Correu até um boato que Kadafi viria para o Brasil, pois, ele tem uma plantação de uvas e maçâs à beira do Rio São Francisco, mais precisamente em Juazeiro, na Bahia.
TRABALHO EM VÃO
Já está valendo para o mês de março o salário mínimo de R$ 545, que foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Enquanto isso, os partidos PV, PSDB, DEM e PPS vão ingressar com uma ação de inconstitucionalidade pelo fato de nos próximos anos até 2015, o salário mínimo feito por um decreto presidencial. Por sua vez a AGU argumenta que TSF não encontrará óbice para frear os índices dos salários mínimos, pelos próximos três anos.
SÓ PEPINO, ARGH!!
O novo ministro Luiz Fux do STF toma posse quinta-feira (3), à tarde. Ele vai deslindar os seguintes temas: Lei Ficha Limpa, a extradição do terrorista italiano Cesare Battisti, casamento de homem com homem e mulher com mulher, e autorização para aborto de crianças geradas sem cérebros.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
A REFORMA VIRÁ
Pelo sim ou pelo não, parece que a Reforma Política vai mesmo acontecer. É o negócio, pois, os tempos mudaram. Hoje as personalidades mais expressivas do cenário político brasileiro são favoráveis à mudança. O vice-presidente da República é de opinião que a Reforma Política aconteça este ano (de 2011), pelo fato de que para o ano vindouro haverá eleições para vereadores e prefeitos municipais. O senador mineiro Aécio Neves, também, é favorável a essa transformação. Aliás, todos os presidentes de partidos pensam igualmente.
Ora, o atual sistema proporcional eletivo é falho e inconseqüente. Por exemplo, nas eleições de 2002, houve um caso pitoresco, quando foi eleito o médico Enéas Carneiro, com uma votação estupenda superior a 1milhão e 500 mil votos, Doutor Enéas fez sozinho (elegeu) 5 outros deputados. Agora, no ano passado, o deputado Tiririca trouxe consigo mais 3 deputados. E, tudo isso, ocorreu pelo fato do quociente eleitoral. Outra incongruência que pode ser consertada, é o candidato titular, ao Senado Federal, escolher, ao seu bel prazer, a indicação de dois suplentes.
Outro fato interessante é o seguinte, extinguindo-se as coligações, os grandes partidos lucrariam mais, na soma absoluta de votos (votação majoritária), e certamente, o PSDB, o DEM e PPS teriam,naturalmente, eleitos mais parlamentares do que no pleito do ano passado. E ainda, no bojo de tantas mudanças, o senador Itamar Franco sugere que a posse do presidente da Republica venha acontecer no dia 10 de janeiro, e não no dia 1º de janeiro, como vem acontecendo ultimamente.
MUITO SANGUE
No Oriente, mais precisamente, no continente da África, algo revolucionário está acontecendo e a democracia se estabeleceu no Egito e na Tunísia sendo que os dois ditadores que governavam essas nações foram depostos. Na Argélia, na Jordânia, no Iêmen e no Barein o povo clama pelo regime democrático. Agora a coisa está feia é na Líbia, pois, as forças militares do ditador Omar Khadafi estão matando os adversários políticos sem dor e nem piedade. Hoje (22), pela manhã, no palácio governamental de Trípoli, Khadafi fez um violento discurso onde anunciou que não irá renunciar e que vai receber os adversários com muita bala.
PARA FRENTE É QUE SE ANDA
E a fila anda. Pelo meio dia desta terça-feira, com o plenário do Senado bastante cheio, o senador José Sarney instalou, solenemente, a comissão que irá elaborar o anteprojeto da Reforma Política. O grupo é constituído por 12 senadores, sendo que o indicado para presidir esse colegiado é o senador Francisco Dornelles(PP/RJ). Os outros parlamentares são: Itamar Franco (PPS/MG), Fernando Collor (PTB/AL), Aécio Neves (PSDB/MG), Demóstenes Torres (DEM/GO), Luiz Henrique (PMDB/SC), Roberto Requião (PMDB/PR), Wellington Dias (PT/PI), Jorge Viana (PT/AC), Pedro Taques (PDT/MT), Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) e Eduardo Braga (PMDB/AM).
MUBARACK/DILMA/SARNEY E A SERPENTE
Será sábado (26) o lançamento do CD do Pacotão, versão 2011, as marchinhas não fogem a tônica de sempre, que é espinafrar os políticos e a política. O Cicinho Filisteu vem falando de uma serpente que adora picar as pessoas, é a serpente do Pacotão. Mas quem está na berlinda são o Mubarack, a Dilma e o José Sarney. O Pacotão sai no domingo e na terça-feira gorda, da SQN/302, e a concentração começa ao meio dia.
ESPÍRITO DE CORPO
A Câmara Distrital de Brasília está cuidando de um artifício, um imbróglio qualquer para livrar o deputado Benedito Domingos de uma cassação, já que seu nome está relacionado com a turma do mensalão. Seus colegas (de Benedito) alegam que as infrações foram de gestões anteriores. Isso em bom português se chama “passar a mão na cabeça” e deixar de lado, faz de conta que não foi nada.
DROGAS
Dar dó, ver centenas de jovens, garotos e moças se drogando à céu aberto no Conic e adjacências. A Polícia de vez quando dá uma batida. Mas a solução é prender os traficantes que fazem a venda de maconha, cocaína e o crack. Por outro lado, isso é um problema de saúde pública que o governo tem de solucionar.
É FERA COMENDO FERA
Estou sabendo que a granfina e caríssima loja Daslu que abastecia a fina flor da sociedade quatrocentona de São Paulo, faliu e foi multada por explorar e enganar o “higt society” paulistana.Outra débâcle econômica de São Paulo foi a quebradeira do Banco Panamericano, que deu um prejuízo superior a 500 milhões de reais, na praça. E o empresário de comunicação Silvio Santos continua brincando com o seu auditório, com a pergunta ingênua quem quer dinheiro. Gente, isso é uma ironia, pois, o maior inimigo do capitalismo é o próprio capitalismo
MUITA GRANA
A presidente da Republica Dilma Rousseff na segunda-feira (21), esteve em Sergipe participando do XII Forum de Governadores. O local do encontro foi em Barra dos Coqueiros, município vizinho a Aracaju. O ponto alto do fórum foi o discurso da presidente Dilma, que falando durante 47 minutos, fez um discurso de afago para todo nordeste, prometendo realizar todos projetos que visam a erradicação da pobreza, e consequentemente, o crescimento social da gente nordestina. Foi justamente no Nordeste que Dilma alcançou a sua maior votação com 10.717.434 votos. Até o final de sua gestão presidencial em 2014, Dilma Roussef deve aplicar 120 bilhões de reais, em todo o Nordeste.
SEM SINTONIA
O XII Fórum de Governadores com a presença de 6 governantes, num total de 9, de forma sub-repitícia, alguns deles iniciaram uma conversa em favor da volta do tributo CPMF. Acontece que, a presidente Dilma Rousseff não gostou da insinuação, e não deu prosseguimento ao assunto. Claro que a CPMF é um tema indigesto.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
A QUEDA DA OPOSIÇÃO FREUD EXPLICA
A situação política dos partidos brasileiros é no mínimo constrangedor. Fora dessa generalidade estão o PMDB e o PT. Por outro lado, o advento da Lei da Ficha Limpa, que começou a vigorar antes do tempo, como uma ordem ditatorial, veio engrossar mais o caldo dos descontentes. E, o bom de tudo isso foi que fila andou. Em outras palavras a democracia existe.
Ora, o Brasil tem hoje 27 partidos políticos registrados, legalmente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e um colégio eleitoral de 138 milhões de votantes. Há um dito popular que reza: tudo demais é veneno. Claro que não se precisa de tantas legendas. Contudo, fazendo uma retrospectiva no resultado das eleições passadas (2010), verifica-se que o eleitorado patrício está ficando cada dia mais esclarecido e mais independente, isso prova que está havendo politização no meio do povo. Claro que o noticiário da mídia eletrônica contribuiu fortemente para que o eleitorado ficasse mais esperto quando o assunto é política e político, pois, uma coisa completa a outra
Mesmo assim, existe aí um contra senso muito perigoso. Os jovens universitários parecem alienados, e que não querem nada com a política e muito menos conhecer as ideologias doutrinárias. Como era diferente a classe estudantil e os universitários das décadas de 60,70 e 80. “Oh tempore Oh more”.
Voltando à vaca fria, hoje, meia dúzia de partidos políticos estão em plena decadência, cita-se três legendas como exemplos: o PSDB, o DEM e o PPS . Todos eles perderam milhares de filiados, de simpatizantes e eleitores. Tanto assim é que, seus dirigentes atuais estão de veras, preocupados com as eleições vindouras de 2012, quando o Brasil elegerá novos prefeitos municipais e novas bancadas de vereadores municipais. Em tempo. Para 2012, haverá um acréscimo de 8 mil vereadores, para todo o país. Claro que, esse quantitativo de edis virá de sobre maneira oxigenar a vida política nacional.
Uma coisa é certa, os tucanos, os democratas e os comunistas estão acometidos de falta de identidade ideológica, coisa que qualquer psicólogo resolve facilmente.
Ora, o Brasil tem hoje 27 partidos políticos registrados, legalmente, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e um colégio eleitoral de 138 milhões de votantes. Há um dito popular que reza: tudo demais é veneno. Claro que não se precisa de tantas legendas. Contudo, fazendo uma retrospectiva no resultado das eleições passadas (2010), verifica-se que o eleitorado patrício está ficando cada dia mais esclarecido e mais independente, isso prova que está havendo politização no meio do povo. Claro que o noticiário da mídia eletrônica contribuiu fortemente para que o eleitorado ficasse mais esperto quando o assunto é política e político, pois, uma coisa completa a outra
Mesmo assim, existe aí um contra senso muito perigoso. Os jovens universitários parecem alienados, e que não querem nada com a política e muito menos conhecer as ideologias doutrinárias. Como era diferente a classe estudantil e os universitários das décadas de 60,70 e 80. “Oh tempore Oh more”.
Voltando à vaca fria, hoje, meia dúzia de partidos políticos estão em plena decadência, cita-se três legendas como exemplos: o PSDB, o DEM e o PPS . Todos eles perderam milhares de filiados, de simpatizantes e eleitores. Tanto assim é que, seus dirigentes atuais estão de veras, preocupados com as eleições vindouras de 2012, quando o Brasil elegerá novos prefeitos municipais e novas bancadas de vereadores municipais. Em tempo. Para 2012, haverá um acréscimo de 8 mil vereadores, para todo o país. Claro que, esse quantitativo de edis virá de sobre maneira oxigenar a vida política nacional.
Uma coisa é certa, os tucanos, os democratas e os comunistas estão acometidos de falta de identidade ideológica, coisa que qualquer psicólogo resolve facilmente.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
RONALDO E PELÉ GRANDEZAS MAIORES
Claro que o grande assunto – na seara futebolística – é a aposentadoria precoce do fenômeno Ronaldo Nazário. Ele se afasta do futebol por estar muito gordo e não consegue mais perder peso. Ninguém fez mais gols em todas as Copas do Mundo, inclusive as Copas das Américas (1997 e 1999) e Copa das Confederações (1997), onde ele contabilizou 62 gols em 97 jogos. Por 3 vezes foi eleito o melhor jogador do mundo. Seu patrimônio financeiro é de 600 milhões de reais. Deixando o futebol Ronaldo entra para história do futebol internacional, ficando com toda gloria ao lado do Rei Pelé e tantos outros astros da constelação mundial do futebol. Boa sorte, e obrigado pelo que você fez pelo Brasil.
CNI APOIA DILMA
O empresário mineiro Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Industria (CNI), fazendo um comentário para jornalistas, afirmou categoricamente que a oposição do Congresso Nacional é pobre, e que os parlamentares tentam a todo custo atrapalhar o governo da presidente Dilma Rousseff. O doutor Robson que é engenheiro mecânico formado pela UFMG, é atleticano e discorda que o salário mínimo chegue ao valor de 600 reais, como quer a oposição.
NÃO É HORA
Tanto o Senado Federal como a Câmara dos Deputados estão trabalhando a lá “banho Maria”, pois, a coisa só vai pegar fogo depois de 15 de março, quando o carnaval passar. Enquanto isso, nesta semana, quarta-feira (16), a Câmara dos Deputados vota o projeto do Palácio do Planalto que passa o salário mínimo para o valor de R$ 545,00. Pois bem, enquanto isso a bancada oposicionista deseja o salário mínino de 580,00 reais. Na verdade, o PSDB, o DEM, o PPS querem é fazer charminho.
BRASÍLIA E EGITO
Todo mundo sabe que Brasília é uma cidade profundamente mística e que ela tem uma identidade espiritual com o Egito. Esse assunto é discutido pela escritora e egiptóloga Yara Kellern. O livro faz uma comparação da fundação de Brasília com a criação do Egito. A obra tem versão em vários idiomas, pois, os espiritualistas estrangeiros crêem que existe religiosa entre os faraós com o ex-presidente Juscelino Kubitschek que tinha ascendência judia e cigana. Dessa forma, a história da revolução que destronou o ditador Hosni Mubarak interessa a muita gente de Brasília.
AGORA MESMO
Pela maneira e atenção que os parlamentares de Brasília devotam ao tema Reforma Política, tudo indica, que acontecerá de fato a pretendida reforma. Nesse íntuito o Senado Federal criou um grupo de notáveis liderados pelo presidente da Casa, José Sarney, para discutir, formular uma tese com toda lógica filosófica do que venha ser a Reforma Política. Integram o grupo: os senadores Aécio Neves, Itamar Franco, Fernando Collor de Mello, Pedro Simon, Renan Calheiros,Valdir Raupp e outros. Para Aécio Neves a reforma deve começar agora, e já neste semestre. Um detalhe, o presidente Sarney deu um prazo de 45 dias, para a comissão apresentar resultado.
PMDB DE GUERRA
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães (nacional), Eliseu Padilha juntamente com o senador Valdir Raupp vão promover uma seminário nacional para discutir e estudar o projeto de Reforma Política. Pois, o PMDB tem na Fundação Ulysses Guimarães como uma entidade mentora da filosofia e do pensamento político do PMDB. O presidente Eliseu Padilha estima que até abril aconteça o seminário.
CNI APOIA DILMA
O empresário mineiro Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Industria (CNI), fazendo um comentário para jornalistas, afirmou categoricamente que a oposição do Congresso Nacional é pobre, e que os parlamentares tentam a todo custo atrapalhar o governo da presidente Dilma Rousseff. O doutor Robson que é engenheiro mecânico formado pela UFMG, é atleticano e discorda que o salário mínimo chegue ao valor de 600 reais, como quer a oposição.
NÃO É HORA
Tanto o Senado Federal como a Câmara dos Deputados estão trabalhando a lá “banho Maria”, pois, a coisa só vai pegar fogo depois de 15 de março, quando o carnaval passar. Enquanto isso, nesta semana, quarta-feira (16), a Câmara dos Deputados vota o projeto do Palácio do Planalto que passa o salário mínimo para o valor de R$ 545,00. Pois bem, enquanto isso a bancada oposicionista deseja o salário mínino de 580,00 reais. Na verdade, o PSDB, o DEM, o PPS querem é fazer charminho.
BRASÍLIA E EGITO
Todo mundo sabe que Brasília é uma cidade profundamente mística e que ela tem uma identidade espiritual com o Egito. Esse assunto é discutido pela escritora e egiptóloga Yara Kellern. O livro faz uma comparação da fundação de Brasília com a criação do Egito. A obra tem versão em vários idiomas, pois, os espiritualistas estrangeiros crêem que existe religiosa entre os faraós com o ex-presidente Juscelino Kubitschek que tinha ascendência judia e cigana. Dessa forma, a história da revolução que destronou o ditador Hosni Mubarak interessa a muita gente de Brasília.
AGORA MESMO
Pela maneira e atenção que os parlamentares de Brasília devotam ao tema Reforma Política, tudo indica, que acontecerá de fato a pretendida reforma. Nesse íntuito o Senado Federal criou um grupo de notáveis liderados pelo presidente da Casa, José Sarney, para discutir, formular uma tese com toda lógica filosófica do que venha ser a Reforma Política. Integram o grupo: os senadores Aécio Neves, Itamar Franco, Fernando Collor de Mello, Pedro Simon, Renan Calheiros,Valdir Raupp e outros. Para Aécio Neves a reforma deve começar agora, e já neste semestre. Um detalhe, o presidente Sarney deu um prazo de 45 dias, para a comissão apresentar resultado.
PMDB DE GUERRA
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães (nacional), Eliseu Padilha juntamente com o senador Valdir Raupp vão promover uma seminário nacional para discutir e estudar o projeto de Reforma Política. Pois, o PMDB tem na Fundação Ulysses Guimarães como uma entidade mentora da filosofia e do pensamento político do PMDB. O presidente Eliseu Padilha estima que até abril aconteça o seminário.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
CARNAVAL PARA TUDO
Muito embora, o ano legislativo (de 2011) do Congresso Nacional já tenha começado, tanto o Senado Federal como a Câmara dos Deputados, já elegeram suas respectivas mesas diretoras. No momento, na primeira quinzena de fevereiro, os parlamentares estão fazendo uma varredura na extensa pauta de projetos para arquivar alguns e dar prosseguimentos a outros. Outro fato importante, é que, os expedientes de sessão só começarão para valer depois do dia 15 de março. Em Tempo. Nas duas primeiras semanas de março tem carnaval, e logicamente, o Brasil vai parar. Cabe lembrar a frase de Nelson Rodrigues de que: “O Brasil para no Natal e só volta a trabalhar depois do carnaval”.
SARNEY
Com uma votação mais do que expressiva de seus pares, o senador José Sarney foi reconduzido pela quarta vez, para presidir o Senado Federal. Sarney em seu discurso de posse falou que vai fazer uma revolução administrativa na Casa. Como é do conhecimento público o Senado Federal foi acusado de muitos escândalos que mancharam a reputação da instituição. O mandato do presidente do Senado, José Sarney vai até 2013.
FUX PODE SER A LUZ
Ninguém pode avaliar o tamanho do imbróglio que gerou a afamada Lei da Ficha Limpa. Pois bem, ela entrou em ação de forma extemporânea – fora do tempo, pois ela foi sancionada pelo presidente Lula no dia 4 de junho (2010). Agora, a consequência mais direta e mais objetiva, e ao mesmo tempo a saída desse impasse é promover e fazer a tão sonhada Reforma Política. Aliás, a tão propalada Reforma Política começou com a Nova República. No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso criou-se até uma comissão para tocar o projeto, o que deu em nada.
A coisa se complicou muito mais ainda, pois, a Justiça Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal ficaram com essa “batata quente” nas mãos sem saber como decidir. Por outro lado, espera-se que a solução esteja como a nomeação do novo ministro Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal.
HAJA JUSTIÇA
A coisa está esquisita para a Justiça Eleitoral. Primeiro a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, pelo seu presidente Marco Maia (PT- RS) vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e convocar os suplentes Humberto Souto (PPS – MG) e Carlos Victor (PSB-RJ) para assumir as cadeiras de Alexandre da Silveira (PPS-MG) e Alexandre Aguiar Cardoso (PSB-RJ), licenciados para assumir cargos nos seus estados. O presidente Marco Maia entende que o cargo (de deputado) pertence ao partido.
Na esfera do Distrito Federal o caso é semelhante. O deputado federal Geraldo Magela virou secretário de Estado do governo Agnelo Queiroz, e também, Luiz Pitiman virou secretário agnelista. Augusto Carvalho (PPS-DF) assumiu a vaga de Magela, e o sindicalista Roberto Policarpo (PT-DF) foi para a vaga de Luiz Pitiman. O problema nesse caso é que há dois nomes: João Maria Medeiros de Oliveira e cel, Neviton Junior que brigam para assumir os lugares de Magela e Pitiman. Então está com a Justiça que é cega
LOCUPLETAR
As Comissões Técnicas do Senado Federal são em número de 11, e dessas apenas duas comissões já tem presidentes que são: Comissão de Constituição e Justiça –presidente: senador Delcídio Amaral (PT-MS); e Comissão de Infra-Estrutura – presidente senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Para a Câmara dos Deputados há 20 Comissões Técnicas que serão preenchidas pelos deputados, contudo, se espera que até 15 de março todas as Comissões Técnicas estejam completas.
QUE SE FAÇA A REFORMA
Nesses primeiros dias de sessões na Câmara dos Deputados é grande a afluência de parlamentares novos que ocupam o expediente “Pinga-Fogo” quando cada parlamentar tem 3 minutos para ler a sua mensagem. Fato interessante é que todos eles insistem em falar da necessidade de se fazer a Reforma Política.
Os repórteres e jornalistas políticos vêem nesse tema – a Reforma Política,algo de inusitado que está sendo falado, comentado e discutido em todo o país, como sendo a necessidade de se reformular a política eleitoral brasileira.
SAI MUBARAK
Para a política internacional do momento, o grande assunto é mesmo a revolução que se passa hoje no distante e milenar Egito. O povo não quer mais a ditadura de Hosny Mubarak. Desde o dia 25 que o povo saiu às ruas para protestar e depor o ditador. Mubarak tem 83 anos, e há 30 anos está no poder. O Egito é um país muito pobre com uma população grande de analfabetos. O mundo ocidental espera para já a deposição de Mubarak.
AULA INAUGURAL
Será amanhã – quarta-feira (10), às 14 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a aula inaugural das escolas da Secretaria de Educação. O evento contará com a presença da secretária de Educação, a professora Regina Vinhaes, e também, estará presente todo o “staff” de diretores e professores do GDF. São, portanto, 654 escolas que atendem a 500 mil estudantes regularmente inscritos. Por sua vez, o governador Agnelo Queiroz, no principio de janeiro determinou que uma força-tarefa revitalizasse mais de 300 escolas, em situação precária.
CERVEJA PARA O PACOTÃO
O PACOTÃO promoverá sábado (12), a escolha de suas marchinhas carnavalescas, no Clube da Imprensa – Vila Planalto, a partir das 14 horas.As 15 primeiras colocadas farão parte do 13 CD do PACOTÃO que, este ano faz 33 anos de fundação. O PACOTÃO chama-se de fato, Sociedade Armorial Patafísica Rusticana.
O bloco é por filosofia um grupo anárquico e satírico, o seu objetivo é brincar é sacanear a classe e os partidos políticos. Em tempo. O PAQCOTÃO é partidário. Importante, a Orquestra da Banda Podre do Pacotão vai animar a festa. E mais, 60 marchinhas já estão devidamente inscritas.
SARNEY
Com uma votação mais do que expressiva de seus pares, o senador José Sarney foi reconduzido pela quarta vez, para presidir o Senado Federal. Sarney em seu discurso de posse falou que vai fazer uma revolução administrativa na Casa. Como é do conhecimento público o Senado Federal foi acusado de muitos escândalos que mancharam a reputação da instituição. O mandato do presidente do Senado, José Sarney vai até 2013.
FUX PODE SER A LUZ
Ninguém pode avaliar o tamanho do imbróglio que gerou a afamada Lei da Ficha Limpa. Pois bem, ela entrou em ação de forma extemporânea – fora do tempo, pois ela foi sancionada pelo presidente Lula no dia 4 de junho (2010). Agora, a consequência mais direta e mais objetiva, e ao mesmo tempo a saída desse impasse é promover e fazer a tão sonhada Reforma Política. Aliás, a tão propalada Reforma Política começou com a Nova República. No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso criou-se até uma comissão para tocar o projeto, o que deu em nada.
A coisa se complicou muito mais ainda, pois, a Justiça Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal ficaram com essa “batata quente” nas mãos sem saber como decidir. Por outro lado, espera-se que a solução esteja como a nomeação do novo ministro Luiz Fux para o Supremo Tribunal Federal.
HAJA JUSTIÇA
A coisa está esquisita para a Justiça Eleitoral. Primeiro a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, pelo seu presidente Marco Maia (PT- RS) vai cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e convocar os suplentes Humberto Souto (PPS – MG) e Carlos Victor (PSB-RJ) para assumir as cadeiras de Alexandre da Silveira (PPS-MG) e Alexandre Aguiar Cardoso (PSB-RJ), licenciados para assumir cargos nos seus estados. O presidente Marco Maia entende que o cargo (de deputado) pertence ao partido.
Na esfera do Distrito Federal o caso é semelhante. O deputado federal Geraldo Magela virou secretário de Estado do governo Agnelo Queiroz, e também, Luiz Pitiman virou secretário agnelista. Augusto Carvalho (PPS-DF) assumiu a vaga de Magela, e o sindicalista Roberto Policarpo (PT-DF) foi para a vaga de Luiz Pitiman. O problema nesse caso é que há dois nomes: João Maria Medeiros de Oliveira e cel, Neviton Junior que brigam para assumir os lugares de Magela e Pitiman. Então está com a Justiça que é cega
LOCUPLETAR
As Comissões Técnicas do Senado Federal são em número de 11, e dessas apenas duas comissões já tem presidentes que são: Comissão de Constituição e Justiça –presidente: senador Delcídio Amaral (PT-MS); e Comissão de Infra-Estrutura – presidente senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
Para a Câmara dos Deputados há 20 Comissões Técnicas que serão preenchidas pelos deputados, contudo, se espera que até 15 de março todas as Comissões Técnicas estejam completas.
QUE SE FAÇA A REFORMA
Nesses primeiros dias de sessões na Câmara dos Deputados é grande a afluência de parlamentares novos que ocupam o expediente “Pinga-Fogo” quando cada parlamentar tem 3 minutos para ler a sua mensagem. Fato interessante é que todos eles insistem em falar da necessidade de se fazer a Reforma Política.
Os repórteres e jornalistas políticos vêem nesse tema – a Reforma Política,algo de inusitado que está sendo falado, comentado e discutido em todo o país, como sendo a necessidade de se reformular a política eleitoral brasileira.
SAI MUBARAK
Para a política internacional do momento, o grande assunto é mesmo a revolução que se passa hoje no distante e milenar Egito. O povo não quer mais a ditadura de Hosny Mubarak. Desde o dia 25 que o povo saiu às ruas para protestar e depor o ditador. Mubarak tem 83 anos, e há 30 anos está no poder. O Egito é um país muito pobre com uma população grande de analfabetos. O mundo ocidental espera para já a deposição de Mubarak.
AULA INAUGURAL
Será amanhã – quarta-feira (10), às 14 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a aula inaugural das escolas da Secretaria de Educação. O evento contará com a presença da secretária de Educação, a professora Regina Vinhaes, e também, estará presente todo o “staff” de diretores e professores do GDF. São, portanto, 654 escolas que atendem a 500 mil estudantes regularmente inscritos. Por sua vez, o governador Agnelo Queiroz, no principio de janeiro determinou que uma força-tarefa revitalizasse mais de 300 escolas, em situação precária.
CERVEJA PARA O PACOTÃO
O PACOTÃO promoverá sábado (12), a escolha de suas marchinhas carnavalescas, no Clube da Imprensa – Vila Planalto, a partir das 14 horas.As 15 primeiras colocadas farão parte do 13 CD do PACOTÃO que, este ano faz 33 anos de fundação. O PACOTÃO chama-se de fato, Sociedade Armorial Patafísica Rusticana.
O bloco é por filosofia um grupo anárquico e satírico, o seu objetivo é brincar é sacanear a classe e os partidos políticos. Em tempo. O PAQCOTÃO é partidário. Importante, a Orquestra da Banda Podre do Pacotão vai animar a festa. E mais, 60 marchinhas já estão devidamente inscritas.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Nova legislatura
O ano legislativo para o Congresso Nacional começa dia 1º de fevereiro, com a sessão magna de abertura, às 14 horas, sob a presidência de seu titular o senador José Sarney. Já no dia 2, haverá as eleições para a composição da mesa diretora do Senado Federal e Câmara dos Deputados, respectivamente.
Para o Senado já está “sacramentada” a reeleição do senador José Sarney. Enquanto isso é certa, certíssima, a eleição, também, na Câmara dos Deputados, na pessoa de Marco Maia (PT/RS).
O IMBATÍVEL
Ninguém duvida da vitória do deputado Marco Maia, gaúcho, pois, a sua campanha armou uma grande aliança que envolve 17 partidos. Agora, o complicado vai ser ele atender, a contento, todos os legionários dessa campanha. Está-se falando das seis secretarias especiais que formam a Mesa Diretora da Câmara.
PARTIDO POLÍTICO OU COLIGAÇÃO ELEITORAL
Eis uma pergunta que está incomodando a gregos e troianos, e em especial a Câmara dos Deputados: as vagas deixadas por parlamentares são do partido político ou da coligação eleitoral? Pois bem, isso gerou uma tremenda confusão para os juízes do TSE, TREs e TJ, e que afetou o Brasil inteiro.
Em Minas Gerais, o caso é o seguinte: o deputado Humberto Souto (PPS) reivindica no Supremo Tribunal Federal a vaga do deputado Alexandre Silveira (PPS), que deixou o cargo para assumir a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Metropolitano. Por sua vez a Câmara utilizou como critério a ordem de votos na coligação. Souto, que não foi eleito, perdeu a vaga para o DEM, partido mais bem votado do que o PPS. Outro caso. O STF concedeu liminar ao PMDB determinando que a vaga aberta por renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB/RO) fosse ocupada por um suplente do partido o deputado João Batista (PMDB/RO), e não pelo integrante mais bem votado da coligação. Afinal, casos semelhantes a esses dois, ocorreram em todos os estados da Federação.
A COISA É FEIA
Os hospitais de Brasília estão doentes. Como médico, o governador Agnelo Queiroz terá que se dobrar para curar também as feridas financeiras deixadas pelo governador (tampão) Rogério Rosso. Em tempo.Nesses primeiros dias de luta, Agnelo já visitou todos os grandes hospitais e constatou que a “desgraça” é feia, mas que tem jeito.
ORA PRO NOBIS
1500 pessoas de Brasília tiveram a sorte ou sina, de receber uma carta assinada pelo ex-governador José Roberto Arruda. A missiva não diz nada com nada. Não fala de política e nem fala de religião, ainda bem. Mas o Filisteu figura carimbada aqui nas hostes jornalísticas, matou a charada: “essa alma quer reza” A carta começou a ser veiculadas depois que passaram as festividades de Natal e de Ano Novo.
PODEROSO E NEGÃO
Charles Preto, embaixador plenipotenciário do Pacotão avisa que o presidente Barak Obama virá ao Brasil. A notícia virou a cabaça da ala de compositores do Pacotão, que já tem uma marchinha: O Negão mais lindo e mais gostoso do mundo. É isso aí Dá-lhe rigone.
XÔ INFLAÇÃO
Os economistas, tributaristas, auditores ficais, banqueiros e financistas já dão como certo a escalada da inflação brasileira para este ano. Ora, essa notícia é muito chata, pois, se a danada da inflação voltar quem se dana é a classe trabalhadora, ou melhor, o povão. Presidenta Dilma não deixe que isso aconteça.
OSTRACISMO
Uma historinha. Quando o governador Carlos Lacerda foi cassado, abandonado e jogado às traças pelo regime militar, muito tempo depois, ele sem tribuna, sem jornal e completamente no ostracismo, e confidenciou a um amigo que o que mais lhe doía era não ter um veiculo de comunicação, um clube, uma instituição que podesse falar para o povo. Guardando as devidas proporções, que está na solidão de dar dó é o ex governador de São Paulo, José Serra, está sem destino, quer ser presidente do PSDB nacional ou então presidente do Instituto Teotônio Vilela – órgão que dita a filosofia e a conduta do PSDB. O danado é ficar no esquecimento.
MAIS VEREADORES E DINHEIRO
A partir de fevereiro todas as Câmaras de Vereadores do pais vão estudar e dissecar a Emenda Constitucional nº 58, que criar o quantitativo de 7.816 novas vagas de vereadores. A Emenda será efetuada no ano de 2013, visto que, no ano anterior (2012) haverá eleições municipais em todo o Brasil. Assim, os novos vereadores estarão circunscritos numa tabela de faixa etária que se aplica a todo e qualquer município brasileiro. Também, obedecendo as circunstâncias demográficas o salário do vereador ficará entre 2.476,87 e 15.031,78 reais.
IRMÃO, TOMA CUIDADO.
A bancada da Oposição da Câmara Distrital tão logo inicie os trabalhos naquela Casa, vai entrar com uma ação contra o deputado distrital Benedito Domingos. A motivação desse processo para destituir o parlamentar evangélico é que as suas contas não foram aprovadas, no exercício passado. E tem mais Benedito Domingos está envolvido no escândalo “Caixa de Pandora”, e foi o parlamentar que mais recebeu propina do ex-governador José Roberto Arruda.
Para o Senado já está “sacramentada” a reeleição do senador José Sarney. Enquanto isso é certa, certíssima, a eleição, também, na Câmara dos Deputados, na pessoa de Marco Maia (PT/RS).
O IMBATÍVEL
Ninguém duvida da vitória do deputado Marco Maia, gaúcho, pois, a sua campanha armou uma grande aliança que envolve 17 partidos. Agora, o complicado vai ser ele atender, a contento, todos os legionários dessa campanha. Está-se falando das seis secretarias especiais que formam a Mesa Diretora da Câmara.
PARTIDO POLÍTICO OU COLIGAÇÃO ELEITORAL
Eis uma pergunta que está incomodando a gregos e troianos, e em especial a Câmara dos Deputados: as vagas deixadas por parlamentares são do partido político ou da coligação eleitoral? Pois bem, isso gerou uma tremenda confusão para os juízes do TSE, TREs e TJ, e que afetou o Brasil inteiro.
Em Minas Gerais, o caso é o seguinte: o deputado Humberto Souto (PPS) reivindica no Supremo Tribunal Federal a vaga do deputado Alexandre Silveira (PPS), que deixou o cargo para assumir a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Metropolitano. Por sua vez a Câmara utilizou como critério a ordem de votos na coligação. Souto, que não foi eleito, perdeu a vaga para o DEM, partido mais bem votado do que o PPS. Outro caso. O STF concedeu liminar ao PMDB determinando que a vaga aberta por renúncia do deputado Natan Donadon (PMDB/RO) fosse ocupada por um suplente do partido o deputado João Batista (PMDB/RO), e não pelo integrante mais bem votado da coligação. Afinal, casos semelhantes a esses dois, ocorreram em todos os estados da Federação.
A COISA É FEIA
Os hospitais de Brasília estão doentes. Como médico, o governador Agnelo Queiroz terá que se dobrar para curar também as feridas financeiras deixadas pelo governador (tampão) Rogério Rosso. Em tempo.Nesses primeiros dias de luta, Agnelo já visitou todos os grandes hospitais e constatou que a “desgraça” é feia, mas que tem jeito.
ORA PRO NOBIS
1500 pessoas de Brasília tiveram a sorte ou sina, de receber uma carta assinada pelo ex-governador José Roberto Arruda. A missiva não diz nada com nada. Não fala de política e nem fala de religião, ainda bem. Mas o Filisteu figura carimbada aqui nas hostes jornalísticas, matou a charada: “essa alma quer reza” A carta começou a ser veiculadas depois que passaram as festividades de Natal e de Ano Novo.
PODEROSO E NEGÃO
Charles Preto, embaixador plenipotenciário do Pacotão avisa que o presidente Barak Obama virá ao Brasil. A notícia virou a cabaça da ala de compositores do Pacotão, que já tem uma marchinha: O Negão mais lindo e mais gostoso do mundo. É isso aí Dá-lhe rigone.
XÔ INFLAÇÃO
Os economistas, tributaristas, auditores ficais, banqueiros e financistas já dão como certo a escalada da inflação brasileira para este ano. Ora, essa notícia é muito chata, pois, se a danada da inflação voltar quem se dana é a classe trabalhadora, ou melhor, o povão. Presidenta Dilma não deixe que isso aconteça.
OSTRACISMO
Uma historinha. Quando o governador Carlos Lacerda foi cassado, abandonado e jogado às traças pelo regime militar, muito tempo depois, ele sem tribuna, sem jornal e completamente no ostracismo, e confidenciou a um amigo que o que mais lhe doía era não ter um veiculo de comunicação, um clube, uma instituição que podesse falar para o povo. Guardando as devidas proporções, que está na solidão de dar dó é o ex governador de São Paulo, José Serra, está sem destino, quer ser presidente do PSDB nacional ou então presidente do Instituto Teotônio Vilela – órgão que dita a filosofia e a conduta do PSDB. O danado é ficar no esquecimento.
MAIS VEREADORES E DINHEIRO
A partir de fevereiro todas as Câmaras de Vereadores do pais vão estudar e dissecar a Emenda Constitucional nº 58, que criar o quantitativo de 7.816 novas vagas de vereadores. A Emenda será efetuada no ano de 2013, visto que, no ano anterior (2012) haverá eleições municipais em todo o Brasil. Assim, os novos vereadores estarão circunscritos numa tabela de faixa etária que se aplica a todo e qualquer município brasileiro. Também, obedecendo as circunstâncias demográficas o salário do vereador ficará entre 2.476,87 e 15.031,78 reais.
IRMÃO, TOMA CUIDADO.
A bancada da Oposição da Câmara Distrital tão logo inicie os trabalhos naquela Casa, vai entrar com uma ação contra o deputado distrital Benedito Domingos. A motivação desse processo para destituir o parlamentar evangélico é que as suas contas não foram aprovadas, no exercício passado. E tem mais Benedito Domingos está envolvido no escândalo “Caixa de Pandora”, e foi o parlamentar que mais recebeu propina do ex-governador José Roberto Arruda.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
VIVER É VIVER
Está-se na segunda quinzena de janeiro de 2011, e uma coisa é certa, vai ser um ano muito complicado, no que tange à política, às atividades econômicas, o primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff, a parceria PMDB/PT, como se sairá o governador Agnelo e o Carnaval no mês de março. A vida só é boa com muitas atribulações ... Argh!. E a fila anda, boa sorte.
CANDIDATURA ÚNICA
O deputado federal Marco Maia (PT-RS) está viajando á todas as capitais estaduais, com o objetivo de amarrar a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2011/2012, respectivamente. Ora, o PT já tem um compromisso amarrado, fechado e laçado com o PMDB, fruto da coligação que elegeu a presidente Dilma Rousseff. Enquanto isso, duas possíveis candidaturas de Aldo Rabelo (PC do B – SP), e Júlio Delgado (PSB – MG) desistiram do embate com Marco Maia. Mas, ontem (18), o presidente do PR, deputado Waldemar Costa Neto anunciou o apoio de sua legenda (PR) ao gaúcho Marcos Maia, cortando assim qualquer iniciativa de Sandro Mabel (PR – GO) a presidente da Câmara dos Deputados.
DEM AOS CACOS
Dilema atroz vive hoje os Democratas (DEM), que um dia foi o glorioso Partido da Frente Liberal (PFL). Esse partido vive uma questão de identidade própria que só Freud explica. Em 2002, o PFL elegeu 84 deputados federais, em 2006 fez uma bancada de 65 parlamentares na Câmara, em 2010, a sua representação eleita na Câmara Baixa foi, apenas de 43 deputados. Agora, no próximo dia 31, o DEM elegerá nova diretoria executiva, mas, a crise está braba e confusa, como também, deverá eleger o novo líder do partido na Câmara numa disputa que envolve os deputados ACM Neto (Bahia) e Marcos Montes (Minas Gerais). Contudo, o que mais crucifica os democratas é a perda de verba do Fundo Partidário que caiu mais de 50%, em termos financeiros. Pois, a verba ficará abaixo de 500 mil reais.
SALÁRIO PARA EX GOVERNADOR, NUNCA
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), doutor Ophir Cavalcanti vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal, contra o privilégio de pagar aos ex-governadores de Estado de aposentadoria. Entende doutor Ophir que esse pagamento fere o principio da moralidade pública, pois, é um acinte a todos brasileiros. Claro, que tal questão, vai mexer com toda sociedade nacional.
SAKINEH SALVA
No começo da semana, a presidência da República recebeu uma mensagem lacônica, do governo do Irã, comunicando que a prisioneira Sakineh Mohammadi não seria enforcada. Sakineh é aquela senhora que foi presa por cometer adultério, caso que divulgado no mundo inteiro. A princípio ela teria morte por apedrejamento.
NINGUEM É DE FERRO
A presidenta Dilma Rousseff concedeu férias a três ministros de seu governo: ministro Fernando Haddad – MEC; ministro Guido Mantega – Ministério da Fazenda, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho. Desde quando começou a campanha política de Dilma Rousseff, o trio não afastou um dia sequer do batente.
FICHA LIMPA
A famigerada Lei da Ficha Limpa ainda vai atormentar a vida de muitos candidatos que foram eleitos, mas que têm pelas costas alguns pacadinhos de ficha suja. Pois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer passar tudo a limpo, por exemplo, teve candidato que eleito já mudou de partido, e isso não pode.
ORDEM NAS COMUNICAÇÕES
O Ministério das Comunicações já enviou ao Congresso 339 pedidos de concessão e de renovação de outorga para rádios e TVs. São solicitações de senadores, depurados federais, deputados estaduais, empresários e pessoas que pretender explorar o ramo de comunicações. Pois bem, cada projeto, individualmente, será analisado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, e depois, enviado para o Senado Federal. Por sua vez, o Projeto de Lei (PLC116) já aprovado na Câmara dos Deputados vai seguir para o Senado. No geral esse tema abrange e, rádio, televisão, companhia telefônica e até empresas de capital estrangeiro.
CANDIDATURA ÚNICA
O deputado federal Marco Maia (PT-RS) está viajando á todas as capitais estaduais, com o objetivo de amarrar a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2011/2012, respectivamente. Ora, o PT já tem um compromisso amarrado, fechado e laçado com o PMDB, fruto da coligação que elegeu a presidente Dilma Rousseff. Enquanto isso, duas possíveis candidaturas de Aldo Rabelo (PC do B – SP), e Júlio Delgado (PSB – MG) desistiram do embate com Marco Maia. Mas, ontem (18), o presidente do PR, deputado Waldemar Costa Neto anunciou o apoio de sua legenda (PR) ao gaúcho Marcos Maia, cortando assim qualquer iniciativa de Sandro Mabel (PR – GO) a presidente da Câmara dos Deputados.
DEM AOS CACOS
Dilema atroz vive hoje os Democratas (DEM), que um dia foi o glorioso Partido da Frente Liberal (PFL). Esse partido vive uma questão de identidade própria que só Freud explica. Em 2002, o PFL elegeu 84 deputados federais, em 2006 fez uma bancada de 65 parlamentares na Câmara, em 2010, a sua representação eleita na Câmara Baixa foi, apenas de 43 deputados. Agora, no próximo dia 31, o DEM elegerá nova diretoria executiva, mas, a crise está braba e confusa, como também, deverá eleger o novo líder do partido na Câmara numa disputa que envolve os deputados ACM Neto (Bahia) e Marcos Montes (Minas Gerais). Contudo, o que mais crucifica os democratas é a perda de verba do Fundo Partidário que caiu mais de 50%, em termos financeiros. Pois, a verba ficará abaixo de 500 mil reais.
SALÁRIO PARA EX GOVERNADOR, NUNCA
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), doutor Ophir Cavalcanti vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal, contra o privilégio de pagar aos ex-governadores de Estado de aposentadoria. Entende doutor Ophir que esse pagamento fere o principio da moralidade pública, pois, é um acinte a todos brasileiros. Claro, que tal questão, vai mexer com toda sociedade nacional.
SAKINEH SALVA
No começo da semana, a presidência da República recebeu uma mensagem lacônica, do governo do Irã, comunicando que a prisioneira Sakineh Mohammadi não seria enforcada. Sakineh é aquela senhora que foi presa por cometer adultério, caso que divulgado no mundo inteiro. A princípio ela teria morte por apedrejamento.
NINGUEM É DE FERRO
A presidenta Dilma Rousseff concedeu férias a três ministros de seu governo: ministro Fernando Haddad – MEC; ministro Guido Mantega – Ministério da Fazenda, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho. Desde quando começou a campanha política de Dilma Rousseff, o trio não afastou um dia sequer do batente.
FICHA LIMPA
A famigerada Lei da Ficha Limpa ainda vai atormentar a vida de muitos candidatos que foram eleitos, mas que têm pelas costas alguns pacadinhos de ficha suja. Pois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer passar tudo a limpo, por exemplo, teve candidato que eleito já mudou de partido, e isso não pode.
ORDEM NAS COMUNICAÇÕES
O Ministério das Comunicações já enviou ao Congresso 339 pedidos de concessão e de renovação de outorga para rádios e TVs. São solicitações de senadores, depurados federais, deputados estaduais, empresários e pessoas que pretender explorar o ramo de comunicações. Pois bem, cada projeto, individualmente, será analisado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, e depois, enviado para o Senado Federal. Por sua vez, o Projeto de Lei (PLC116) já aprovado na Câmara dos Deputados vai seguir para o Senado. No geral esse tema abrange e, rádio, televisão, companhia telefônica e até empresas de capital estrangeiro.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
DOIS BICUDOS
Tem um ditado popular que diz o seguinte: dois bicudos não se beijam. Pois bem, a coligação partidária entre PMDB e PT, ou vice versa, esclarece muito bem a atual situação do momento. Essa coligação elegeu a presidente Dilma Rousseff e o governador Agnelo Queiroz, portanto, são dois partidos de governo e que se elegeram governo. Mas passadas as eleições começaram a surgir intrigas, boatos e futricas, porque na hora de distribuir os cargos (partilhar o bolo) cada um tinha mais fome do que o outro. Nessa peleja o PT levou vantagem na distribuição dos Ministérios. Essa discussão azedou tanto que essa semana a presidente Dilma Rousseff chamou o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e determinou que ele amistosamente, acabasse com essa pendenga. Em tempo. Aqui na área paroquial do governador Agnelo Queiroz, petistas e peemedebistas também se estranharam, mas, por enquanto tudo está calmo.
AS DROGAS
Brevemente, o novo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo começará uma cruzada por vários estados brasileiros, com o objetivo de implantar uma aliança nacional de combate ao crack. Como é do conhecimento público as drogas como cocaína, maconha, cheirinho da loló, e especialmente o crack estão dizimando a nossa juventude. Além dos governos estaduais os Ministérios da Marinha, do Exercito, da Aeronáutica e as Polícia Federal, Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros terão participação no combate às drogas. Para o ministro José Eduardo Cardoso: “O crack é a pior das drogas. É pior porque é barata na sua fabricação, fácil de ser produzida e traz um dano à saúde brutal”.
OLHO VIVO
O governador Agnelo Queiroz criou a Secretaria de transparência e Controle que terá a função de fiscalizar e controlar os atos do governo, e assim frear a corrupção. Para dirigir essa repartição com “status” de secretaria de governo, Agnelo nomeou Carlos Higino Ribeiro de Alencar, servidor altamente qualificado do Tribunal de Contas da União (TCU).
BURITINGA DO ARRUDA
O governador Agnelo Queiroz, na tarde de ontem (12), fez a entrega, ou melhor, a devolução do prédio onde funcionou o Palácio Buritinga, à Polícia Militar do Distrito Federal. A área fica na QNG de Taguatinga Norte.
DAR UM TEMPO
Entre tanta as tarefas do ministro José Eduardo Cardoso – Ministério da Justiça, é sua pretensão, arrumar os caminhos para efetivar a Emenda Constitucional que cria um piso nacional para as policias e bombeiros, a PEC300. Agora, no governo da presidente Dilma Rousseff, a PEC300 como foi elaborada não tem condições técnicas e financeiras de ser aplicada, por uma questão de conjuntura econômica do orçamento da nação.
COMO ANTES
Autoridades civis e militares da Secretaria da Defesa Civil, a Secretaria de Ordem Pública e Social estiveram inspecionando as áreas de risco em Brasília, exatamente agora com as constantes precipitações de chuvas. Foram anotadas 26 zonas de perigo. A Vila Rabelo II é a mais dramática de todas por haver despenhadeiros e um contingente de 50 famílias aí residente. Um detalhe a parte, toda a zona que oferece perigo tem um histórico de anos. O danado é que o poder público faz ouvido de marcador quer dizer não faz nada.
LÁ VEM BESTEIROL
“Em fevereiro tem carnaval” diz a música de Jorge Benjor, acontece que, o carnaval deste ano será no dia 8 de março. Aqui na capital federal as escolas de samba já fazem ensaios, e o irrequieto Pacotão – bloco de sujo que não perdoa ninguém, também, já se agita. Paulão de Varadero, Joka Pavaroti e o judeuzinho Filisteu fazem segredo de sete chaves para não revelar “as pérolas” de suas marchinhas para o tríduo de Momo.
Tem um ditado popular que diz o seguinte: dois bicudos não se beijam. Pois bem, a coligação partidária entre PMDB e PT, ou vice versa, esclarece muito bem a atual situação do momento. Essa coligação elegeu a presidente Dilma Rousseff e o governador Agnelo Queiroz, portanto, são dois partidos de governo e que se elegeram governo. Mas passadas as eleições começaram a surgir intrigas, boatos e futricas, porque na hora de distribuir os cargos (partilhar o bolo) cada um tinha mais fome do que o outro. Nessa peleja o PT levou vantagem na distribuição dos Ministérios. Essa discussão azedou tanto que essa semana a presidente Dilma Rousseff chamou o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e determinou que ele amistosamente, acabasse com essa pendenga. Em tempo. Aqui na área paroquial do governador Agnelo Queiroz, petistas e peemedebistas também se estranharam, mas, por enquanto tudo está calmo.
AS DROGAS
Brevemente, o novo ministro da Justiça José Eduardo Cardozo começará uma cruzada por vários estados brasileiros, com o objetivo de implantar uma aliança nacional de combate ao crack. Como é do conhecimento público as drogas como cocaína, maconha, cheirinho da loló, e especialmente o crack estão dizimando a nossa juventude. Além dos governos estaduais os Ministérios da Marinha, do Exercito, da Aeronáutica e as Polícia Federal, Policia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros terão participação no combate às drogas. Para o ministro José Eduardo Cardoso: “O crack é a pior das drogas. É pior porque é barata na sua fabricação, fácil de ser produzida e traz um dano à saúde brutal”.
OLHO VIVO
O governador Agnelo Queiroz criou a Secretaria de transparência e Controle que terá a função de fiscalizar e controlar os atos do governo, e assim frear a corrupção. Para dirigir essa repartição com “status” de secretaria de governo, Agnelo nomeou Carlos Higino Ribeiro de Alencar, servidor altamente qualificado do Tribunal de Contas da União (TCU).
BURITINGA DO ARRUDA
O governador Agnelo Queiroz, na tarde de ontem (12), fez a entrega, ou melhor, a devolução do prédio onde funcionou o Palácio Buritinga, à Polícia Militar do Distrito Federal. A área fica na QNG de Taguatinga Norte.
DAR UM TEMPO
Entre tanta as tarefas do ministro José Eduardo Cardoso – Ministério da Justiça, é sua pretensão, arrumar os caminhos para efetivar a Emenda Constitucional que cria um piso nacional para as policias e bombeiros, a PEC300. Agora, no governo da presidente Dilma Rousseff, a PEC300 como foi elaborada não tem condições técnicas e financeiras de ser aplicada, por uma questão de conjuntura econômica do orçamento da nação.
COMO ANTES
Autoridades civis e militares da Secretaria da Defesa Civil, a Secretaria de Ordem Pública e Social estiveram inspecionando as áreas de risco em Brasília, exatamente agora com as constantes precipitações de chuvas. Foram anotadas 26 zonas de perigo. A Vila Rabelo II é a mais dramática de todas por haver despenhadeiros e um contingente de 50 famílias aí residente. Um detalhe a parte, toda a zona que oferece perigo tem um histórico de anos. O danado é que o poder público faz ouvido de marcador quer dizer não faz nada.
LÁ VEM BESTEIROL
“Em fevereiro tem carnaval” diz a música de Jorge Benjor, acontece que, o carnaval deste ano será no dia 8 de março. Aqui na capital federal as escolas de samba já fazem ensaios, e o irrequieto Pacotão – bloco de sujo que não perdoa ninguém, também, já se agita. Paulão de Varadero, Joka Pavaroti e o judeuzinho Filisteu fazem segredo de sete chaves para não revelar “as pérolas” de suas marchinhas para o tríduo de Momo.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
POSSE INESQUECÍVEL
A posse da presidenta Dilma Rousseff foi um espetáculo lindo e inesquecível, e nem a chuva tirou a beleza da efeméride. Detalhe, em seu discurso oficial, a própria Dilma disse que gostaria de ser chamada de presidenta.O início da solenidade oficial teve um pequeno atraso, devido a forte chuva que se precipitou no intercurso entre a residência oficial da Granja do Torto até à Catedral de Brasília (na Esplanada dos Ministérios). O discurso da primeira mandatária mulher do Brasil, da República, foi uma peça oratória de 40 minutos, contendo 3.604 palavras, foi um discurso claro, objetivo, técnico e inteligente. A presidenta por três vezes se emocionou e foi aplaudida pelo convidados especiais e pelo povo. Outro momento marcante foi quando ela passava em revista a tropa militar, e fez uma curta parada, para beijar a Bandeira do Brasil. Isso aconteceu no sábado – 1º de janeiro. Ato contínuo deu-se a posse dos 37 ministros de Estado que compõem o seu “staff” administrativo.
A BELEZA FAZ FESTA
Um acontecimento que marcou de forma impressionante a posse de Dilma Rousseff foi a jovem senhora Marcela, esposa do vice-presidente da República, Michel Temer. Todo mundo ficou encantado com essa beleza feminina.
CAVALO DE PAU
Na segunda-feira, quando todos os ministérios começaram de fato o trabalho, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior anunciou que vai dar um “cavalo de pau” no orçamento do governo para este ano de 30 Bilhões de reais. Tal corte vai afetar principalmente as verbas públicas de senadores e deputados federais. A ministra anunciou também que este ano não haverá aumento salarial, a exceção fica para os que ocupar cargos de chefia. Tem mais, as despesas de viagens (como diarias), alugueis de carros e contratos de imóveis terão uma fiscalização mais do que rigorosa.
BOICOTE
Nem tudo são flores e nem tudo flui naturalmente. É que está havendo um boicote do PMDB que não prestigiou a posse de nenhum ministro do PT. A razão desse arrefecimento é porque, simplesmente, o PT abocanhou três pastas ministeriais que pertenciam ao PMDB, são elas: a Saúde, as Comunicações e a Integração Nacional.
SARAVÁ
Militante de esquerda e de movimentos culturais da Bahia, a professora Luiza Helena Bairros que tomou posse na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social e Racial (SEPPIR), teve uma solenidade bonita, no Ministério da Justiça. Professores, cientistas sociais, empresários que fundaram a UNEGO e o MNU vieram à Brasília prestigiar o evento. E a certo instante, a ministra Luiza disse que era filha de Iansã – entidade feminina do Candomblé e foi bastante aplaudida.
VELHO CHICO
Cinco governadores do Nordeste fizeram questão de prestigiar a posse do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB). Em seu discurso o ministro prometeu implantar a Estrada de Ferro Transnordestina e concluir a obra de Transposição do Rio São Francisco.
MEDO DE SE ACABAR
Nas hostes da oposição está causando tremores, dores de cabeça e suores frios quando assunto é a refundação do PSDB e refundação do DEM. O assunto é espinhoso, pois, quem diria que essas duas legendas que já mandaram e desmandaram viessem a definhar, como nas eleições próximas passadas.
VIVERE
Cezare Batisti italiano que aportou no Brasil em 2007, que está preso em Brasília, sob a custódia da Polícia Federal, não será extraditado para a Itália, como quer o governo italiano. No ultimo dia do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simplesmente negou a extradição dele. Isso está dando pano para as mangas. É verdade que pesam contra o foragido quatro homicídios políticos cometidos na Itália. Por sua vez os advogados daqui que lutam pela defesa do Cezare já entraram com uma ação de soltura junto ao Supremo Tribunal Federal. E a vida continua...
SAÚDE PRIORIDADE 1
O governador Agnelo Queiroz iniciou sua gestão administrativa no domingo, sendo que o dia anterior foi a sua posse oficialmente. E a prioridade número 1 da gestão que ora se inicia, é justamente, a Saúde da Família do Distrito Federal. Na terça-feira, o governador Agnelo e o seu secretária e mais uma equipe de técnicos de saúde estiveram no Hospital Regional do Gama – que está em reforma. No momento Agnelo anunciou a construção de um outro hospital (e que falta definir a localidade). À tarde Agnelo teve uma audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha que disponibilizou uma verba de 100 milhões de reais. Outra conquista muito importante para o governo de Agnelo Queiroz foi o convênio como Hospital Universitário de Brasília para a consecução do programa Centro de Alta Complexidade em Oncologia que atenderá todo e qualquer paciente de Câncer. Para tanto será criado um terceiro turno – expediente, para atender o publico.
AGRADAR É DIFICIL
Nem Cristo agradou a todo mundo, imagine o governador Agnelo Queiroz ao formar o seu “staff” de secretários de estado. Ora, o arco de aliança que elegeu o novo governador contava com 14 partidos. Assim, na prática era impossível contentar a todos igualmente. Por exemplo, o PT ganhou 17 secretarias, e o PMDB 6 secretarias. O incômodo foi tão flagrante que o senador reeleito Cristovam Buarque, de pirraça, não compareceu à posse. E ele foi o grande ausente na solenidade.
A BELEZA FAZ FESTA
Um acontecimento que marcou de forma impressionante a posse de Dilma Rousseff foi a jovem senhora Marcela, esposa do vice-presidente da República, Michel Temer. Todo mundo ficou encantado com essa beleza feminina.
CAVALO DE PAU
Na segunda-feira, quando todos os ministérios começaram de fato o trabalho, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior anunciou que vai dar um “cavalo de pau” no orçamento do governo para este ano de 30 Bilhões de reais. Tal corte vai afetar principalmente as verbas públicas de senadores e deputados federais. A ministra anunciou também que este ano não haverá aumento salarial, a exceção fica para os que ocupar cargos de chefia. Tem mais, as despesas de viagens (como diarias), alugueis de carros e contratos de imóveis terão uma fiscalização mais do que rigorosa.
BOICOTE
Nem tudo são flores e nem tudo flui naturalmente. É que está havendo um boicote do PMDB que não prestigiou a posse de nenhum ministro do PT. A razão desse arrefecimento é porque, simplesmente, o PT abocanhou três pastas ministeriais que pertenciam ao PMDB, são elas: a Saúde, as Comunicações e a Integração Nacional.
SARAVÁ
Militante de esquerda e de movimentos culturais da Bahia, a professora Luiza Helena Bairros que tomou posse na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social e Racial (SEPPIR), teve uma solenidade bonita, no Ministério da Justiça. Professores, cientistas sociais, empresários que fundaram a UNEGO e o MNU vieram à Brasília prestigiar o evento. E a certo instante, a ministra Luiza disse que era filha de Iansã – entidade feminina do Candomblé e foi bastante aplaudida.
VELHO CHICO
Cinco governadores do Nordeste fizeram questão de prestigiar a posse do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB). Em seu discurso o ministro prometeu implantar a Estrada de Ferro Transnordestina e concluir a obra de Transposição do Rio São Francisco.
MEDO DE SE ACABAR
Nas hostes da oposição está causando tremores, dores de cabeça e suores frios quando assunto é a refundação do PSDB e refundação do DEM. O assunto é espinhoso, pois, quem diria que essas duas legendas que já mandaram e desmandaram viessem a definhar, como nas eleições próximas passadas.
VIVERE
Cezare Batisti italiano que aportou no Brasil em 2007, que está preso em Brasília, sob a custódia da Polícia Federal, não será extraditado para a Itália, como quer o governo italiano. No ultimo dia do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, simplesmente negou a extradição dele. Isso está dando pano para as mangas. É verdade que pesam contra o foragido quatro homicídios políticos cometidos na Itália. Por sua vez os advogados daqui que lutam pela defesa do Cezare já entraram com uma ação de soltura junto ao Supremo Tribunal Federal. E a vida continua...
SAÚDE PRIORIDADE 1
O governador Agnelo Queiroz iniciou sua gestão administrativa no domingo, sendo que o dia anterior foi a sua posse oficialmente. E a prioridade número 1 da gestão que ora se inicia, é justamente, a Saúde da Família do Distrito Federal. Na terça-feira, o governador Agnelo e o seu secretária e mais uma equipe de técnicos de saúde estiveram no Hospital Regional do Gama – que está em reforma. No momento Agnelo anunciou a construção de um outro hospital (e que falta definir a localidade). À tarde Agnelo teve uma audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha que disponibilizou uma verba de 100 milhões de reais. Outra conquista muito importante para o governo de Agnelo Queiroz foi o convênio como Hospital Universitário de Brasília para a consecução do programa Centro de Alta Complexidade em Oncologia que atenderá todo e qualquer paciente de Câncer. Para tanto será criado um terceiro turno – expediente, para atender o publico.
AGRADAR É DIFICIL
Nem Cristo agradou a todo mundo, imagine o governador Agnelo Queiroz ao formar o seu “staff” de secretários de estado. Ora, o arco de aliança que elegeu o novo governador contava com 14 partidos. Assim, na prática era impossível contentar a todos igualmente. Por exemplo, o PT ganhou 17 secretarias, e o PMDB 6 secretarias. O incômodo foi tão flagrante que o senador reeleito Cristovam Buarque, de pirraça, não compareceu à posse. E ele foi o grande ausente na solenidade.
Assinar:
Postagens (Atom)